Para utilizar este site corretamente é necessário habilitar o javascript do navegador.

Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
Hidrovia

Medeiros destaca escoamento da safra de MT para Argentina através de hidrovia

Wed, 09 de August de 2017
Fonte: Nortão Notícias
Em pronunciamento, nesta terça-feira (08.08), o senador José Medeiros (PSD-MT) destacou a possibilidade de escoamento da produção agrícola de Mato Grosso para a Argentina, através de hidrovia desativada há quatro décadas. As discussões avançaram durante visita do embaixador da Argentina, Carlos Magariños, ao Mato Grosso para assinatura de protocolo de intenções para a criação da Câmara de Comércio entre o país vizinho e o estado.
 
Segundo José Medeiros, os gargalos do lado argentino estão “praticamente todos sanados”, faltando, no Brasil, destravar “pequenas coisas” no Ibama para que a hidrovia possa funcionar amplamente.“Isso é importante não só para Mato Grosso. É importante para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo que vai poder usar essa hidrovia e isso, com certeza, nos abrirá até uma saída para o Pacífico conforme os estudos ali apresentados”, declarou o senador, que se comprometeu a conversar com o governo federal, através do ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil, para agilizar o destravamento do projeto.
 
Infraestrutura – Em Plenário, José Medeiros lembrou que Mato Grosso é o maior produtor de grãos e tem o maior rebanho do Brasil. Apesar disso, segundo disse, o estado sofre com um problema sério de infraestrutura. “Mato Grosso hoje é o maior produtor de grãos, milho, soja, girassol; exporta 88% do diamante nacional; é o maior produtor de milho de pipoca; tem o maior rebanho do Brasil, mas ele tem um sério problema de infraestrutura, e, devido ao frete muito alto, os produtos chegam a outros países e até mesmo em estados brasileiros com baixa competitividade”, destacou.