Para utilizar este site corretamente é necessário habilitar o javascript do navegador.

Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística

Sobre a Entidade


Conhecida, e reconhecida, por sua força no transporte de cargas,

a NTC&Logística chega ao seu 51ª aniversário renovada e pronta para continuar trabalhando em prol do desenvolvimento do TRC; preparada para enfrentar os desafios futuros.
 

Criada em 17 de setembro de 1963, a NTC tinha como principal objetivo representar os empresários do transporte de cargas em âmbito nacional. Na época, o País vinha crescendo e a atividade precisava se organizar para dar conta da demanda com condições dignas de trabalho.

 

Desde sua instituição até os dias de hoje, a NTC atuou junto ao Governo Federal em busca de melhores condições para o setor. Dos pleitos que defendeu, conseguiu ver muitos se tornarem realidade. A Lei 11.442 de 2012, que disciplina o transporte rodoviário de cargas, é, com certeza, uma das conquistas que está na sua história.

 

Voltada sempre para a evolução permanente do setor, a NTC conseguiu estabelecer bases nos quatro cantos do País fazendo jus ao N de sua sigla. Atualmente, ela congrega, além das empresas diretamente associadas (cerca de 3.500), mais de 50 entidades patronais (Federações, Sindicatos e Associações especializadas), representando cerca de 10.500 empresas que operam uma frota superior a 1,5 milhão de caminhões e criam mais de 1 milhão de postos de trabalho.

 

Em sua sede, em São Paulo, dispõe de um corpo técnico, capaz de oferecer todo o tipo de assessoria. Conta com economistas, advogados, engenheiros, técnicos em distribuição, custos, seguros, marketing e recursos humanos. 

 

Com o objetivo de cuidar dos interesses políticos da categoria, a entidade mantém em Brasília uma segunda sede, que oferece todo suporte ao setor de transporte de cargas junto à Administração Federal através de profissionais especializados que acompanham permanentemente as atividades do Congresso Nacional, dos Ministérios e dos demais órgãos governamentais.

 

Além disso, a NTC mantém diversas Câmaras Técnicas Comissões que tem como objetivo discutir e buscar soluções para o desenvolvimento do transporte de cargas . Destacamos a Comissão Nacional de Jovens Empresários - ComJovem Nacional que circula o Brasil inteiro angariando novos jovens para se inserir na nas atividades associativas mantendo o setor articulado com condições de dar continuidade ao trabalho realizado até hoje.

 

Desta forma, a NTC continua atuando em âmbito nacional em prol do setor, dispondo de conteúdo técnico especializado e fomentando a continuidade na luta por uma atividade regulamentada.

 
Sobre a Entidade NTC | NTC | Transporte de cargas