Flat Preloader Icon

EVENTO DA COMJOVEM BH E REGIÃO APRESENTA ALTERNATIVAS DE IA PARA O TRC

por | out 13, 2023 | ComJovem, Núcleo Belo Horizonte

Fonte: COMJovem
Chapéu: TRC

Na quinta-feira (14/09), com apoio do SETCEMG, a COMJOVEM BH E Região realizou um evento para os jovens empresários e convidados, no Evu Restaurante, em Belo Horizonte. O encontro contou com a presença de Sérgio Alexandre de Carvalho, diretor de Tecnologia do Grupo Toniato, que falou sobre “Como usar a Inteligência Artificial (IA) na sua transportadora”.

Na abertura do evento, a coordenadora da COMJOVEM BH e Região, Ana Paula de Souza, afirmou que seria de suma importância para todos compreender como a IA poderia beneficiar as transportadoras e, ainda, pediu aos participantes para que compartilhassem suas soluções e investimentos em inovação e tecnologia nas empresas. 

O diretor do SETCEMG e membro da COMJOVEM BH e Região, Antônio Lodi, iniciou a apresentação da noite com uma provocação a Sérgio sobre  como ele adentrou nesse mundo da Inteligência Artificial e trouxe esse artifício para o setor de transporte. “Em 2013, a gente criou a GS Tecnologia, que é uma empresa hoje que oferece especificamente tecnologia para o mundo do transporte. Nosso foco desde o início era esse. A gente traz toda a expertise, experiência e vivência de quem sabe ali o que se passa dentro de um caminhão e a complexidade do trabalho”, afirmou Sérgio. 

SARA: ASSISTENTE VIRTUAL QUE FORNECE DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E RAPIDEZ

O projeto deu-se início antes do lançamento do Chat GPT, com um sistema que, na época, fornecia uma série de serviços que ficavam rodando dentro do servidor do Grupo Toniato, como os agendamentos de algumas rotinas. “Quando o Chat GPT veio, nós já tínhamos a SARA, que na verdade era uma sigla desse servidor, que fornecia serviços de agendamento de rotina automática”, explicou Sérgio. Ele ainda destacou que antes mesmo de surgir o WhatsApp, a Sara respondia as questões por meio de SMS. 

A Sara trabalha 24 horas por dia fornecendo aos motoristas, transportadores e qualquer outro que utiliza a assistente virtual, informações para as perguntas dadas. Ela é utilizada em todos os segmentos do Grupo Toniato, e, não só dentro do grupo, mas o serviço, também, é oferecido a outras empresas ou indústrias que querem usufruir das qualidades do artifício. 

Durante a palestra, Sérgio fez perguntas para Sara sobre diversos assuntos, não só questões relacionadas ao setor de transporte, mas também coisas cotidianas como: a previsão do tempo em Belo Horizonte, quais as últimas notícias que ocorreram em São Paulo e entre outras. Todas foram respondidas de forma rápida e completa “Quero que vocês foquem na rapidez. Quando mandamos mensagem no WhatsApp, queremos ser respondidos na hora, queremos a dinâmica de pergunta e resposta na hora e a Sara traz isso”, explicou. 

Ao ser questionado por Lodi sobre o motivo de ter escolhido colocar a assistente virtual no Whatsapp e por que não criar um aplicativo para o artifício, Sérgio explicou que não queria que o motorista ou transportador baixasse mais um aplicativo, mas sim, que esse artefato já estivesse em um que seja usado constantemente e por todos, como o WhatsApp. Fornecendo, então, na palma da mão e de forma rápida, a Sara e suas propostas de solução. 

Além de rapidez e praticidade, foi posto em questão a importância de como a assistente virtual democratizou a informação e fez com que situações cotidianas que pessoas no setor de transporte precisam saber sobre. Receber contracheque com rapidez, saber quais frotas estão paradas, informações sobre placas de carro, das estradas e, até, encaminhar boletos se tornarão algo de forma fácil para todos. 

O SETCEMG EM MOVIMENTO PELOS JOVENS EMPRESÁRIOS 

No decorrer do evento, os coordenadores, Ana Paula e Alessandro Reis, e Lodi, reafirmaram e lembraram como a entidade vem acreditando neles e criando possibilidades deles mostrarem, cada vez mais, o comprometimento com o transporte de cargas. 

Eles também agradeceram a presença do diretor do SETCEMG, Ulisses Martins, e também ao presidente da entidade, Antonio Luis da Silva Junior, que mesmo não comparecendo ao evento colaborou na sua viabilização e realização.

Confira as fotos do evento aqui

Saiba mais sobre o projeto do Grupo Toniato, clique aqui.