Para utilizar este site corretamente é necessário habilitar o javascript do navegador.

Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística

Transposul recebe solenidade do primeiro Prêmio Despoluir organizado pela Fetransul


As empresas que se destacaram na adoção de medidas sustentáveis com relação a emissão de poluentes foram conhecidas durante a 20ª edição da Transposul - Feira e Congresso de Transportes e Logística. A solenidade teve início às 18h30min de quinta-feira (28/06) no auditório principal dos pavilhões do Fundaparque, em Bento Gonçalves (RS).
 
 
As empresas que tiveram seus veículos aferidos foram distribuídas em quatro regiões do estado, considerando os pontos de maior concentração. As empresas vencedoras no segmento transporte de carga foram:
 
Porto Alegre 
Transportes Gabardo LTDA.
 
Grande Porto Alegre
Transportes Spolier LTDA.
 
Região Central
Expresso Hércules Transportes e Comércio LTDA.
 
Fronteira 
Gafor Logística
 
Categoria Transporte de Passageiros
 
As empresas participantes do programa ambiental do transporte – DESPOLUIR – são divididas em três segmentos: urbano, metropolitano e longo curso. Em cada segmento as empresas são distribuídas em três categorias, observando o tamanho da frota.
 
As empresas vencedoras foram:
 
  • Segmento empresas urbanas com frota de até 70 veículos: Expresso Assur LTDA, de Guaíba.
  • Empresas urbanas com frotas de 71 até 150 veículos: Viação Teresópolis Cavalhada, de Porto Alegre. 
  • Empresas urbanas com frotas acima de 150 veículos: Viação Santa Tereza, de Caxias do Sul
  • Troféu no segmento Metropolitano: Sociedade de Ônibus União LTDA.
  • Segmento de empresas de longo curso com até 70 veículos: Expresso Azul de Transportes S/A, de Lajeado.
  • Empresas de longo curso com 71 até 150 veículos: Bento Gonçalves de Transportes LTDA.
  • Empresas de longo curso com mais de 150 veículos: Viação Ouro e Prata S/A.
 
O Despoluir – Programa Ambiental do Transporte é uma iniciativa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). As empresas participantes foram divididas em três segmentos, urbano, metropolitano e longo curso. Além das agraciadas com o troféu, também receberam certificado todas que se enquadram nas normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
 
A Avaliação Veicular Ambiental é uma das principais ações do Despoluir. A medida melhora a qualidade do ar, cuida da saúde dos trabalhadores e estimula o uso racional de combustíveis. Além dos aspectos sustentáveis, o Programa também contribui para a redução de custo das empresas e condutores.
 
A 20ª TranspoSul - Feira e Congresso de Transportes e Logística ocorre entre 27 e 29 de junho no pavilhão E do Fundaparque, em Bento Gonçalves. Outras informações podem ser obtidas no site transposul.com.