Para utilizar este site corretamente é necessário habilitar o javascript do navegador.

Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística

X Congresso Técnico Olhar Empresarial reúne jovens empresários em Brasília


Aconteceu ontem (8/5), no prédio da CNT, em Brasília, o X Congresso Técnico Olhar Empresarial com a participação de jovens empresários do setor de todo o País. Para a abertura do evento, compuseram a mesa principal o presidente da NTC&Logística e da FENATAC, José Hélio Fernandes, o patrono da COMJOVEM e presidente da FETCESP e da seção de carga da CNT, Flavio Benatti, a coordenadora da COMJOVEM Nacional, Ana Carolina Jarrouge, e os vice-coordenadores da COMJOVEM Nacional, Antônio Ruyz e André Martinez de Simone. 
 
 
 
 
 
 
Ruyz falou da satisfação em poder estar na casa do transportador (CNT) e ressaltou a importância do jovem para o setor. “Nós jovens temos um papel fundamental nas entidades e estamos nos politizando cada vez mais. É muito importante estarmos em Brasília onde tudo acontece”. André deu continuidade e lembrou do compromisso de todos. “Daqui para o final do ano teremos muito trabalho a fazer”. E aproveitou para agradecer a todos que participaram da campanha NTC do Bem. “Entregamos os cheques no Hospital do Câncer de Rio Verde e foi muito gratificante”. 
 
Benatti falou dos assuntos importante que serão tratados no XVIII Seminário Brasileiro do TRC. “É uma satisfação ver que os jovens que começaram na COMJOVEM lá atrás hoje estão à frente das entidades. Por isso, não posso deixar de cumprimentar todos os coordenadores, mas principalmente a coordenação atual, que tem feito esse movimento setorial de maior importância para o nosso país”. E deixou sua mensagem: “ajudem o setor a se oxigenar. Daqui a pouco, são vocês que ocuparão nossos lugares”.
 
José Hélio Fernandes deu as boas-vindas a todos. “Fico cada vez mais orgulhoso de ver como cada vez mais gente vem abraçando essa causa. COMJOVEM é renovação”. O presidente da NTC falou sobre o NTC do Bem e da alegria de ter participado da entrega dos cheques ao Hospital do Câncer de Rio Verde. “O transporte leva as riquezas do país e contribui com quem precisa. Essa ação mostra bem isso”. 
 
Guilherme Gonçalves, presidente da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), foi o convidado da tarde e apresentou a entidade. A CONAJE, presente em 26 estados do Brasil, tem como objetivo representar, integrar e inspirar os jovens empresários e suas organizações, com o intuito de fortalecer o ambiente empreendedor brasileiro, desenvolver novas lideranças e contribuir para o crescimento do País. 
 
 
 
Na ocasião, Guilherme apresentou a pesquisa do jovem empreendedor brasileiro. Os dados apontam que hoje, de acordo com a Organização Internacional da Juventude (OIJ), o Brasil tem 50 milhões de jovens e ¼ são empreendedores. Ou seja, 12,5 milhões de jovens empreendedores até 29 anos. “86% desses jovens afirmam ter começado a empreender sem nenhum preparo e foram, aos poucos, se buscando conhecimento”.
 
No final, Guilherme provocou uma discussão sobre liderança e a participação dos jovens na política. “Temos que nos unir para sermos mais fortes. Uma corda é formada por vários fios, que juntos não a deixam estourar. É assim que deve funcionar”. 
 
 
Em seguida, André compartilhou com os presentes sua experiência no Workshop Inovar, Capacitar, Avançar, que fez parte das atividades decorrentes da adesão do SEST SENAT ao mediaX, programa da Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, e é promovido em parceria com a CNT e o ITL (Instituto de Transporte e Logística). 
 
 
Concurso artigos 2018 – Scania
 
A evolução tecnológica vem alterando diferentes cenários da sociedade, inclusive o do setor de transportes. As operações logísticas também se tornaram mais complexas e exigem cada vez mais planejamento no uso de dados para gerarem resultados.
 
 
A Scania, parceira do cliente na transição para um transporte sustentável, vem acompanhado este cenário, investindo em inovação para apoiar os empresários na jornada por mais eficiência e promovendo ações que incentivem o conhecimento sobre as transformações mais impactantes dentro do setor de transporte.
 
Por esse motivo, a empresa propôs aos membros da COMJOVEM que reflitam sobre os temas, como inovação, Big Data, Internet das Coisas e escrevam um texto com um olhar para o futuro do transporte, sobre: “O impacto da digitalização nas operações logísticas”. 
 
Para mais informações, entrar em contato com a secretaria da COMJOVEM, pelo e-mail comjovem@ntcelogistica.org.br 
 
Reunião COMJOVEM e visita à biblioteca CNT
 
Ana Carolina Jarrouge liderou a reunião que listou as principais atividades e ações da COMJOVEM para este ano. E reforçou o convite para que todos participem dos eventos, principalmente o CONET&Internsindical e o Encontro Nacional da COMJOVEM, que este ano será no interior de São Paulo, no hotel Mavsa. Os pacotes já estão à venda e podem ser adquiridos com a DBA&C Associados pelo e-mail eventos@dba-c.com.
 
Após a reunião, os jovens empresários fizeram uma visita à biblioteca da CNT.
 
Patrocinadores
 
O X Congresso Olhar Empresarial teve o patrocínio de Autotrac, Iveco, MAN Latin America, Mercedes-Benz, No Trexo, Scania e Trade Vale.
 
No intervalo do evento, Scania e MAN sortearam brindes para os jovens presentes.
 
 
 
 
 
 
 
Autotrac e Scania promovem integração entre os jovens empresários
 
Em continuidade ao Congresso, a Autotrac e a Scania promoveram um evento de integração e confraternização entre os participantes da COMJOVEM. Todos foram convidados para uma noite agradável e descontraída.