Para utilizar este site corretamente é necessário habilitar o javascript do navegador.

Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
Ferrovia

Empresa chinesa de transporte ferroviário estuda investir no Rio Grande do Sul

Mon, 28 de August de 2017
Fonte: Governo do Rio Grande do Sul
Uma comitiva da China Railway Rolling Stock (CRRC) América Latina Corporation foi recebida pelo governador José Ivo Sartori, nesta sexta-feira (25), no Palácio Piratini. A empresa é considerada a maior fornecedora mundial de equipamentos de transporte ferroviário. Os chineses vieram ao Rio Grande do Sul para conhecer os planos de desenvolvimento do governo, a estrutura dos sistemas rodoviário e ferroviário do estado e a área de pesquisa em ciência e tecnologia.
 
Sartori afirmou que a presença de mais uma empresa estrangeira no estado deve colaborar para a atração de mais investimentos. "Para nós, é extremamente importante investimentos estrangeiros para termos uma economia mais desenvolvida, que ofereça melhores condições de vida para os gaúchos”, afirmou.
 
A audiência tratou do interesse da empresa na reforma de trens, no fornecimento de equipamentos para o parque eólico de Cerro Chato e em investimentos no ônibus elétrico, projeto de inovação em desenvolvimento pelo Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Área de Mobilidade Urbana, Logística e Transporte (Mult).
 
O presidente da CRRC, Liu Ming, reforçou a intenção de fechar parcerias com outros empreendimentos gaúchos. "Esta é a nossa primeira visita ao estado e fomos bem recebidos. Exportamos para mais de cem países e temos interesse em uma colaboração com empresários gaúchos", afirmou.
 
Nesta semana, a comitiva visitou a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, onde conversaram com as empresas Agrale e Randon; as secretarias dos Transportes e de Minas e Energia; a empresa Trensurb e as prefeituras de Porto Alegre e Canoas. Nos próximos meses, os chineses devem enviar comitivas técnicas para visitar Tresurb, Cerro Chato e Agrale.
 
Sobre a CRRC
 
As principais atividades da empresa abrangem a produção de equipamentos de transporte ferroviário, infraestrutura urbana, novos materiais, indústrias, serviços e negócios de importação e exportação.
 
Com investimento de 1,408 milhão de euros para pesquisa e desenvolvimento, a empresa do governo chinês ocupou o 96º lugar, em investimento, entre as empresas globais para pesquisa e desenvolvimento em 2016.
 
A comitiva entregou ao governador uma miniatura de um dos trens que fabrica na China, e que tem potência para viajar a 380 km/h.