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CIT apresenta moção em apoio a MP 1.153/2022 na conferência geral em Nova Iorque 

CIT apresenta moção em apoio a MP 1.153/2022 na conferência geral em Nova Iorque 

Em reunião realizada no último dia 20/04/2023, em Nova Iorque, na sede da ONU – Organização das Nações Unidas, a Câmara Internacional da Indústria de Transportes – CIT, com a presença de 19 países membros, foi aprovada moção de apoio à aprovação e conversão em lei pelo Congresso Nacional do Brasil de norma estabelecendo a contratação de seguro para cobertura da responsabilidade por danos à carga, durante a operação de transporte, com exclusividade ao transportador.

Confira aqui a íntegra do documento

Ativa Logística recebe seis premiações das indústrias farma e beleza

Ativa Logística recebe seis premiações das indústrias farma e beleza

A Ativa Logística, um dos maiores operadores logísticos do País e com 24 unidades presentes nas principais cidades, acaba de receber 6 premiações referentes a programas de qualidade desenvolvidos por importantes indústrias dos segmentos farmacêutico e de cosméticos. A Farmoquímica (FQM) concedeu 5 troféus que classificaram a empresa como o melhor operador logístico nas categorias Qualidade, Marketing, Vendas e Logística.  Já a Salon Line, uma das principais marcas de cosméticos do país, entregou uma medalha de reconhecimento pela excelência nos serviços oferecidos pela empresa. A Ativa Logística é responsável pelo transporte de medicamentos da Farmoquímica (FQM) e produtos de beleza da Salon Line nas principais capitais brasileiras.

Segundo o diretor comercial e marketing, Ricardo Navarro, a expertise no transporte de medicamentos e produtos de beleza, a transferência de cargas entre os centros de distribuição da empresa localizados nas regiões Sudeste, Sul e em Goiânia, a eficiência nas entregas e a excelência na distribuição de produtos para farmácias e drogarias em todo o País, foram os principais diferenciais para esses reconhecimentos.

Navarro ressalta que, mais uma vez, esses troféus reforçam e atestam a excelência e a capacidade da companhia para operações de grande porte, em âmbito nacional, nos modais aéreo e : “Destaco também que realizamos entregas de acordo com as exigências do mercado para redes de farmácias, perfumarias e distribuidoras que exigem separação por lote, validade, paletização e agendamento. As nossas operações seguem os mais altos padrões de qualidade, segurança e exigências das indústrias do segmento.”

Com uma frota de 1.800 veículos para operações nos modais aéreo e rodoviário, em 2023, a movimentação de cargas atingiu a marca de 279 mil toneladas, representando 50 milhões de volumes entregues para 5.400 cidades atendidas.

SETCOM apresenta relatório de reivindicações por melhorias na BR-153

SETCOM apresenta relatório de reivindicações por melhorias na BR-153

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina (SETCOM) está apresentando um relatório detalhado aos órgãos responsáveis, incluindo o Governo Federal, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e autoridades estaduais e federais, solicitando melhorias urgentes na BR-153, especialmente no trecho entre União da Vitória e Porto União, na divisa entre Santa Catarina e Paraná.

De acordo com levantamentos realizados pela equipe do SETCOM, inúmeras reclamações foram registradas por motoristas devido aos desníveis na pista. Esses desníveis tem causados ​​prejuízos para o setor de transporte de cargas e riscos aos motoristas. A “trepidação” provocada pelos desníveis resulta na movimentação indesejada das cargas nos veículos, além de falhas ocasionais no sistema de suspensão das carretas.

É importante ressaltar que esse trecho da BR-153 é uma das principais vias de ligação entre o Sul do Brasil e o centro do país, além de ser rota para os países do Mercosul. Embora não tenham sido registrados acidentes graves até o momento a demanda é urgente.

O presidente do SETCOM, Ederson Vendrame, enfatiza que nos últimos anos diversos pontos problemáticos foram identificados pelo Sindicato. “Sempre que recebemos um grande volume de reclamações de motoristas e empresas, nossa equipe se mobiliza para realizar levantamentos detalhados a fim de evidenciar o problema e exigir uma solução rápida”, explica.

Vendrame reitera que o setor de transporte de cargas necessita urgentemente de uma solução para garantir a fluidez do tráfego e minimizar os prejuízos causados ​​pelos trechos danificados da BR-153. O presidente reitera que a situação está insustentável e várias empresas do ramo já apresentaram problemas em cargas e estrutura das carretas devido aos desníveis no trecho.

CNI prevê alta de 2,4% do PIB e expansão de 2,1% para indústria em 2024

CNI prevê alta de 2,4% do PIB e expansão de 2,1% para indústria em 2024

Expectativa é que o crescimento seja mais equilibrado ent os setores

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) prevê uma alta de 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB)neste ano e uma expansão do PIB industrial de 2,1%. A projeção consta do Informe Conjuntural do primeiro trimestre, divulgado pela entidade nesta terça-feira, 16.

“A atividade econômica iniciou 2024 mais aquecida do que apontavam as expectativas no fim de 2023. Após o PIB ter registrado crescimento nulo no terceiro e no quarto trimestres de 2023, os dados mais recentes indicam que a atividade econômica voltou a se expandir. Diversos fatores explicam os resultados recentes e darão impulso para a atividade econômica até o fim de 2024”, diz o Informe.

A expectativa da indústria é que o crescimento seja mais equilibrado entre os setores, com aumento de 2,0% da indústria da construção e 1,7% da transformação. A previsão é que a indústria extrativa também mantenha crescimento elevado, de 3,1%.

Renan Filho anuncia R$15 milhões em obras emergenciais nas rodovias afetadas por chuvas no Maranhão

Renan Filho anuncia R$15 milhões em obras emergenciais nas rodovias afetadas por chuvas no Maranhão

“Nossa visita ao Maranhão foi de suma importância para resgatarmos a normalidade à malha rodoviária do estado, que tanto sofreu com as fortes chuvas dos últimos dias”, destacou o ministro.

Em resposta aos sérios danos provocados em rodovias federais pelas fortes chuvas que assolaram o Maranhão nos últimos dias, o ministro dos Transportes, Renan Filho, visitou o estado e anunciou uma série de medidas emergenciais para solucionar os problemas rodoviários nas localidades afetadas. O estado já conta com intervenções do Departamento Nacional de Infraestruturas de Transportes (DNIT), que tem trabalhando para reestabelecer o fluxo normal da malha rodoviária maranhense.

“Nossa visita ao Maranhão foi de suma importância para resgatarmos a normalidade à malha rodoviária do estado, que tanto sofreu com as fortes chuvas dos últimos dias”, destacou o ministro Renan Filho. “Inclusive, em áreas onde não houve um deslizamento integral, mas causou algum afundamento, algum dano à rodovia, vamos buscar realizar uma recuperação preventiva, antes que a rodovia ceda. Trata-se de uma atitude nova, bem diferente do que acontecia no passado”, complementou.

No total, três trechos sofreram rompimentos: dois na BR-222/MA e um na BR-316/MA. O caso mais grave ocorreu na saída do município de Santa Inês, na altura do Km 363 da BR-222/MA, onde uma ponte com cerca de dez metros caiu devido ao alto volume de águas de um igarapé. O segundo rompimento foi na altura do Km 598 da mesma rodovia, já na cidade de Bom Jesus das Selvas. Já o terceiro caso de deslizamento afetou o trecho do Km 267, da BR-316/MA, próximo a Santa Inês.

Emergência

A pronta resposta do Ministério dos Transportes, por meio do DNIT, resultou na liberação do trecho da BR-316/MA ainda nesta terça-feira (16) e previsão de liberação do segundo trecho da BR-222/MA, em Bom Jesus das Selvas, até sábado (20). Ambos os trechos funcionarão com desvios e sistema de “Pare e siga”. Além disso, uma ponte móvel do exército vinda do Piauí será instalada no prazo de 15 dias na saída de Santa Inês enquanto o governo federal trabalha numa solução definitiva.

Considerada um importante eixo de ligação entre o Maranhão e outros estados das regiões Nordeste e Norte, a BR-316/MA receberá investimentos na ordem de R$ 3 milhões para recuperação do trecho afetado. Outros R$ 5 milhões serão investidos para reparar o rompimento da BR-222/MA, em Bom Jesus das Selvas, com mais R$ 7 milhões a serem investidos na reconstrução de uma ponte definitiva que deverá substituir a que caiu no acesso a Santa Inês. “Vamos construir a nova ponte, pré-moldada, ao lado da provisória do exército, que ajudará a normalizar o fluxo da região”, detalhou o ministro. Ao todo, serão R$15 milhões investidos.

Melhorias para o estado

As visitas aos trechos afetados contaram com a participação do ministro do Esporte, André Fufuca; do diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão e do vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão. “Muito importante a vinda do ministro Renan Filho ao nosso estado, ficamos muito satisfeitos com sua resolutividade, de prontamente já apontar soluções, em curto e médio prazos.

Agradecemos muito a sensibilidade do presidente Lula de determinar que imediatamente as obras para recuperação fossem realizadas para garantir o livre acesso em nossas estradas”, declarou Felipe Camarão, vice-governador do Maranhão.

Na ocasião, o ministro Renan Filho manifestou ainda sua vontade de retornar em breve para anunciar novas obras que previnam problemas no estado. “A grande novidade é que do município de Miranda, passando por Santa Inês até a cidade de Santa Luzia. O governo federal vai fazer um projeto de revitalização integral daquela rodovia para tirar o pavimento asfáltico da parte superior da estrada e colocar o pavimento em concreto rígido, uma tecnologia mais capaz de sustentar peso em terreno mole”, anunciou.

Para 2024, o Ministério dos Transportes prevê um investimento de R$ 872,1 milhões em rodovias federais e ferrovias maranhenses. Além disso, o Governo Federal tem trabalhado para melhorar a malha rodoviária do estado, cujo Índice de Condição de Manutenção (ICM) passou de 30% de estradas consideradas boas em 2022 para 59% em 2023. A meta atual é que esse percentual suba para 70% até o fim de 2024.

Inflação se mantêm controlada em 2024, o que viabilizou mais um corte na meta da taxa básica de juros

Inflação se mantêm controlada em 2024, o que viabilizou mais um corte na meta da taxa básica de juros

A avaliação é da CNT e faz parte do Boletim de Conjuntura Econômica de abril, divulgado nesta quarta-feira (17)

A inflação no país está arrefecendo. Em março, o índice geral de preços, medido pelo IPCA (índice geral de preços oao consumidor), aumentou 0,16%, bem abaixo do registrado em fevereiro, 0,83%. Embora em 12 meses o IPCA acumule alta de 3,93%, o valor é o mais baixo desde junho do ano passado. Já o índice de preços do grupo transporte apresentou diminuição de 0,33% em março, acumulando alta de 3,70% em 12 meses.Os detalhes estão no novo Boletim de Conjuntura Econômica de abril, divulgado nesta quarta-feira (17) pela CNT (Confederação Nacional do Transporte).

O panorama econômico viabilizou novo corte na Selic, taxa básica de juros. A meta da taxa Selic passou de 11,25% para 10,75% ao ano. A decisão ocorreu na segunda reunião do Copom (Comitê de Monetária), nos dias 19 e 20 de março. A expectativa de mercado, reportada no Boletim Focus, do Banco Central, é de que, até dezembro próximo, a taxa Selic chegue a 9% ao ano.

O diesel também apresenta recuo na inflação acumulada em 12 meses desde agosto de 2023. No entanto, o transportador deve estar atento devido às incertezas do atual cenário internacional. O recente ataque do Irã a Israel deve, inclusive, reverberar em inflação para o setor transportador nos próximos meses, tendo em vista que o Irã é o segundo maior produtor de petróleo da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e possui em torno de 10% das reservas mundiais.

Na última segunda-feira, o governo federal enviou para apreciação do Congresso Nacional o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025 (PNL 3/2024). O texto estabelece as diretrizes para a elaboração e execução da LOA (Lei Orçamentária Anual) do ano que vem. O projeto propõe equilibrar receitas e despesas em 2025 (sem geração de déficit ou superávit), repetindo a meta de 2024. Assim, a dívida pública como proporção do PIB crescerá até 2027, alcançando 79,7%, e só começará a cair em 2028.

Há uma previsão de priorização de investimentos no âmbito do novo PAC. As despesas do orçamento de investimento destinadas ao Programa, limitadas a R$ 5,00 bilhões, não serão consideradas na meta de resultado primário. Assim, os investimentos em infraestrutura ficam menos suscetíveis a cortes, caso a arrecadação fique abaixo das expectativas.

Os recursos destinados para emendas parlamentares impositivas somam R$ 39,60 bilhões. O valor equivale a 0,32% do PIB (Produto Interno Bruto). A vantagem é que, uma vez aprovadas essas emendas parlamentares ao Orçamento, o governo tem de executá-las em 2025. “O setor transportador deve estar atento aos prazos para a mobilização de parlamentares, para garantir emendas que viabilizem obras que ampliem a oferta e a qualidade das infraestruturas de transporte no país”, enfatiza a gerente executiva de Economia da CNT, Fernanda Schwantes.

A estratégia se faz necessária diante do grande descompasso entre o que tem sido efetivamente aplicado pelo governo em infraestruturas de transporte nas últimas décadas e a necessidade estimada pelo setor. O papel da CNT e das federações do transporte é de estar na linha de frente na defesa dos interesses do setor, junto ao Legislativo

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Acesse a íntegra do Boletim de Conjuntura Econômica

Peso dos Insumos na Carga Lotação – Março|24

Peso dos Insumos na Carga Lotação – Março|24

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Peso dos Insumos na Carga Lotação – Março|24

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Peso dos Insumos na Carga Lotação – Março|24

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Peso dos Insumos de Carga Fracionada Operações Urbanas – Março|24

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Participe da 23ª edição do Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas

Participe da 23ª edição do Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas

Fonte: NTC&Logística

Seminário Brasileiro

No próximo dia 8 de maio de 2024, acontecerá a 23ª Edição do Seminário Brasileiro do Transporte de Cargas, das 9h às 13 horas, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF.

O evento é uma iniciativa da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, em parceria com a NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e apoio institucional do Sistema Transporte (CNT – Confederação Nacional do Transporte; SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, e ITL – Instituto de Transporte e Logística) e da FuMTran (Fundação Memória do Transporte).

Faça já sua inscrição e garanta sua participação no evento, que reúne os principais representantes do TRC, assim como lideranças, parlamentares, autoridades governamentais e integrantes do meio acadêmico, para debater temas de grande importância para o setor e para o país.

Inscreva-se aqui: https://www.portalntc.org.br/eventos/23a-edicao-do-seminario-brasileiro-do-transporte-rodoviario-de-cargas/

Confira a programação:

9h às 10 horas – SOLENIDADE DE ABERTURA

Convidados para a Composição da Mesa:

•ARTHUR LIRA – Deputado Federal e Presidente da Câmara dos Deputados
•GILBERTO ABRAMO – Deputado Federal e Presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados
•RENAN FILHO – Ministro dos Transportes
•ROBINSON BARREIRINHAS – Secretário Especial da Receita Federal do Brasil
•VANDER COSTA – Presidente do Sistema Transporte (CNT / SEST SENAT / ITL)
•EDUARDO REBUZZI – Presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística

10h às 13 horas – Painel: REFORMA TRIBUTÁRIA – IMPACTO NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

PRESIDENTE DA MESA: Deputado Federal GILBERTO ABRAMO (Republicanos/MG) – Presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados
MODERADOR: Deputado Federal DIEGO ANDRADE (PSD/MG) – Membro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados

Palestrantes Convidados:


• Deputado Federal JOAQUIM PASSARINHO – Coordenador da Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo
• ROBINSON BARREIRINHAS – Secretário Especial da Receita Federal do Brasil
• Deputado Federal BALEIA ROSSI (MDB/SP) – Autor da proposta da Reforma Tributária
• MARCOS AURÉLIO RIBEIRO – Diretor Jurídico da NTC – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
• VALDETE MARINHEIRO – Advogada Tributarista

13 horas – ENCERRAMENTO

Faça já sua inscrição aqui: https://www.portalntc.org.br/eventos/23a-edicao-do-seminario-brasileiro-do-transporte-rodoviario-de-cargas/

Patrus Transportes é premiada em dobro pelo Grupo Boticário: Fornecedor Ouro e Destaque ESG

Patrus Transportes é premiada em dobro pelo Grupo Boticário: Fornecedor Ouro e Destaque ESG

A Patrus Transportes recebeu os prêmios Fornecedor Ouro e Destaque ESG, do Grupo Boticário, entre todos os fornecedores que participam do Programa de Avaliação e Desenvolvimento de Parceiros (PADP). Os prêmios foram entregues no 27º Encontro de Parceiros – Consistência Que Nos Move, realizado no dia 08 de abril, no Centro de Eventos FIEP, em Curitiba (PR).

O Programa tem o propósito de reconhecer o desempenho dos parceiros estratégicos do Grupo, tomando como base os resultados do ano anterior e os avanços de cada um nos temas relacionados ao ESG.

Neste ano, mais uma vez, a Patrus Transportes foi premiada em dobro, repetindo o mesmo reconhecimento da premiação dos 2 anos anteriores.

A Patrus recebeu o prestigiado prêmio de Fornecedor Ouro – Melhor Transportadora de Carga Fracionada – concedido pela excelência no serviço prestado, reflete o compromisso contínuo da empresa com a qualidade, eficiência e confiabilidade em suas operações de transporte. Além disso, o reconhecimento como Destaque ESG (Ambiental, Social e Governança) destaca o papel fundamental da Patrus Transportes na promoção da sustentabilidade e responsabilidade corporativa.

Este prêmio não apenas celebra as práticas empresariais socialmente responsáveis da empresa, mas também destaca seu compromisso com a proteção do meio ambiente e o bem-estar social das comunidades em que opera.

Vinícius Braga, Gerente de ESG da Patrus, comentou sobre a alegria de recebermos o troféu Destaque ESG: “Tenho muito orgulho da trajetória ESG que a Patrus Transportes tem feito. Estamos construindo diariamente uma empresa que acredita que o futuro é criado no presente. Mais do que isso: um futuro sustentável, do jeito que queremos e do jeito que o mundo merece: feito por negócios transformadores!”.

Ao longo de 14 anos de parceria, foram 23 troféus, sendo 12 na categoria Ouro, 9 de Destaque em Sustentabilidade/ESG e 2 na categoria Diamante. Esses prêmios são testemunho do compromisso da Patrus Transportes com a excelência em todas as áreas de suas operações, desde a qualidade do serviço até a responsabilidade ambiental e social.

Ao ser reconhecida pelo Grupo Boticário, uma das empresas mais respeitadas do país, a Patrus Transportes reafirma seu compromisso em superar as expectativas dos clientes e em contribuir para um futuro mais sustentável e responsável.

Especialização em Gestão de Negócios têm inscrições abertas para turmas de Florianópolis e Rio de Janeiro

Especialização em Gestão de Negócios têm inscrições abertas para turmas de Florianópolis e Rio de Janeiro

Ministrada pela FDC, a pós-graduação é gratuita, sendo direcionada a gestores e executivos de empresas de transporte e logística associadas ao Sistema Transporte

Conhecer a fundo as técnicas mais modernas de gestão de negócios e desenvolver as competências necessárias para tornar o setor de transporte e logística mais competitivo. Esses são os objetivos principais da Especialização em Gestão de Negócios, que está com inscrições abertas para duas turmas: a de Florianópolis (SC), até o dia 19 de maio, e a do Rio de janeiro, até 28 de julho.

Se você é gestor ou executivo de empresas de transporte e logística associadas ao Sistema Transporte, essa pós-graduação gratuita e de alto nível é para você!

Ministrada pela renomada FDC (Fundação Dom Cabral), a capacitação faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística) e promovido pelo SEST SENAT.

Se ficou interessado, confira, a seguir, alguns detalhes importantes:

→ Quem pode fazer a especialização

Profissionais das empresas de transporte e logística dos modais de cargas e passageiros, ferroviário, aquaviário, operadores logísticos e aéreos filiados às federações e/ou associações que integram o Sistema Transporte.


→ Sobre a inscrição e a seleção

Para se candidatarem ao processo seletivo e participarem do curso, os candidatos precisam:

  • ser profissionais do setor de transporte;
  • exercer cargo de gestão devidamente comprovado em currículo e declarado na ficha de inscrição online;
  • ter nível superior completo em qualquer área de formação, em curso reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação); e
  • se cadastrar e preencher a ficha de inscrição disponível no site do ITL.


→ Datas importantes para lembrar

  • Turma de Florianópolis (SC)

o   Inscrições: até 19/5/2024

o   Entrevistas: 13/5/2024 a 29/5/2024

o   Seleção/Aprovação: 3/6/2024 a 7/6/2024

o   1º Módulo do curso: 8/7 a 12/7/2024

  • Turma do Rio de Janeiro (RJ)

o   Inscrições: até 28/7/2024

o   Entrevistas: 15/7/2024 a 2/8/2024

o   Seleção/Aprovação: 5/8/2024 a 9/8/2024

o   1º Módulo do curso: 9/9 a 13/9/2024

→ O que esperar do curso

Ministrado por professores renomados e com experiência prática em importantes instituições, o curso vai trabalhar a visão sistêmica nas organizações, identificando aspectos fundamentais para o desenvolvimento de equipes de alta performance operacional. O objetivo é desenvolver uma visão crítica e analítica embasada em técnicas tradicionais e inovadoras.

O conteúdo programático prevê temas como: mindset global e suas implicações na gestão; liderança adaptativa; gestão estratégica da cadeia de suprimentos; cidades inteligentes e mobilidade urbana; ESG nos negócios; inteligência artificial aplicada; estratégia ágil; negociação, entre muitos outros.

Mulheres no volante: Senatran promove 1º seminário sobre segurança e inclusão no tráfego brasileiro

Mulheres no volante: Senatran promove 1º seminário sobre segurança e inclusão no tráfego brasileiro

Evento terá palestras e debates com lideranças femininas para aumentar o protagonismo de mulheres no setor

Incentivar o diálogo entre mulheres e fortalecer as ações em diversas esferas do trânsito brasileiro. Esse é o objetivo do 1º Seminário Trânsito para Elas, que acontece nesta quarta-feira (17), e é promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em parceria com o Instituto Mulheres pelo Trânsito.

O painel que abre o evento terá palestras da diretora do Departamento de Segurança no Trânsito do Ministério dos Transportes, Maria Alice Nascimento Souza, da deputada federal Gleisi Hoffmann e da senadora Teresa Leitão.

As três vão abordar metas e propostas de políticas públicas para mulheres no trânsito. Em seguida, o evento vai reunir, em outros seis painéis, condutoras e executivas da iniciativa privada, para discutir ações de inclusão e equidade no setor de transportes.

Cobertura da imprensa

Profissionais de imprensa poderão acompanhar a cerimônia sem necessidade de credenciamento prévio.

SERVIÇO

O quê: 1º Seminário Trânsito para Elas

Quando: Quarta-feira (17/04), às 9h

Local: Ministério de Minas e Energia – Auditório. End: Esplanada dos Ministérios, Bloco U, subsolo – Brasília, DF

Transmissão pelo canal do Ministério dos Transportes: https://www.youtube.com/watch?v=pAbPLGEIkak

Mercado mantém otimismo com inflação e economia

Mercado mantém otimismo com inflação e economia

Foto: José Cruz/Agência Brasil/Arquivo

Boletim Focus projeta PIB de 1,95% e inflação de 3,71% em 2024

Expectativas de queda da inflação e otimismo com a economia do país. Este é o cenário projetado pelo mercado financeiro, segundo o boletim Focus, divulgado nesta terça-feira (14), em Brasília, pelo Banco Central.

Com relação ao PIB – Produto Interno Bruto, a soma de todas riquezas produzidas no país –, é a nona semana seguida de alta nas estimativas, com o mercado esperando crescimento de 1,95% em 2024.

Na semana passada, espera-se que a economia cresceria 1,9% no ano, e, há quatro semanas, a expansão estava em 1,8%. Para os anos subsequentes, a estimativa se mantém estável há diversas semanas em 2% para 2025, 2026 e 2027.

O mercado financeiro projeta uma inflação de 3,71% ao final de 2024, percentual abaixo do projetado há uma semana (3,76%). Há quatro semanas, esperava-se que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerada a inflação oficial do país – fecharia 2024 em 3,79%.

A estimativa para 2024 está dentro do intervalo da meta de inflação que deve ser perseguida pelo Banco Central. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é 3% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior 4,5%. Para 2025 e 2026, as metas de inflação estão fixadas em 3%, com a mesma tolerância.

Selic e dólar

Câmbio e taxa básica de juros (Selic) romperam a expectativa de estabilidade, apresentando uma tendência de alta. No caso da Selic, cujas previsões anteriores estavam em 9% ao final de 2024, o mercado aumentou as estimativas para uma taxa de 9,13% este ano. As projeções se mantêm estáveis em 2025 (8,5%), 2026 e 2027 (8,5%).

Com relação ao dólar, o mercado aumentou de R$ 4,95 para R$ 4,97 a cotação esperada para o fim deste ano. Há quatro semanas, a cotação projetada estava em R$ 4,95. Para o ano que vem, as projeções da cotação da moeda norte-americana se mantêm estáveis há 14 semanas – em R$ 5. O mercado prevê uma cotação de R$ 5,03 para 2026; e de R$ 5,07 para 2027.

Frete Recebido – Lotação

Frete Recebido – Lotação

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Simulador Combustível – DIESEL | MARÇO/24

Simulador Combustível – DIESEL | MARÇO/24

O período indicado representa a semana de referência do dado pesquisado e disponibilizado pela ANP, respeitando o critério histórico de divulgação e a metodologia da pesquisa.

Entre 30/7/2017 e 30/12/2017, os 459 municípios pesquisados foram distribuídos da seguinte forma: as 26 capitais e o Distrito Federal pesquisados semanalmente e outros 432 municípios pesquisados quinzenalmente, alternando-se a cada semana um determinado grupo (Grupo A com as 27 capitais mais 215 municípios e Grupo B com as 27 capitais e outros 217 municípios).

Para mais informações, acesse http://www.anp.gov.br/precos-e-defesa-da-concorrencia/precos/levantamento-de-precos.

Arquivo na íntegra, abaixo:

Indicadores Setoriais e Macroeconômicos | Março/24

Indicadores Setoriais e Macroeconômicos | Março/24

Os indicadores setoriais e macroeconômicos permitem aos empresários, principalmente, os de transporte, o acompanhamento da evolução da inflação no setor do transporte rodoviário de cargas, e, sobretudo, dos principais indicadores macroeconômicos para a tomada de decisão. 

Esse trabalho acompanha a evolução dos mais diversos indicadores, tanto setoriais, quanto macroeconômicos, com o objetivo de servir de ferramenta na tomada de decisão no que diz respeito a reajustes de contratos de transporte e outros de uma maneira geral, bem como, ações indenizatórias, reajustes de salários, entre outros.

Arquivo completo, abaixo:

NTC&Logística se reúne com representante da IRU para discutir a adesão do Brasil à Convenção Aduaneira

NTC&Logística se reúne com representante da IRU para discutir a adesão do Brasil à Convenção Aduaneira

Na tarde de ontem (15), no Rio de Janeiro, o Presidente da NTC&Logística e da Fetranscarga, Eduardo Rebuzzi, e o Vice-Presidente das Relações Internacionais, Danilo Guedes, se reuniram com a representante da União Internacional dos Transportes Rodoviários – IRU, Dra. Ana Taliberti.

A principal pauta em discussão foi a adesão do Brasil à Convenção Aduaneira relativa ao Transporte Internacional de Mercadorias ao Abrigo de Cadernetas (Carne TIR).

Rebuzzi enfatizou a importância da aprovação do convênio para o setor de Transporte Internacional de Cargas (TRIC), destacando também a necessidade de aproximar a IRU da NTC&Logística.

Isso permitiria um intercâmbio de melhores práticas em temas como ESG, combustíveis alternativos, inclusão de mulheres e capacitação de motoristas, com foco em experiências e iniciativas bem-sucedidas na Europa, Ásia e Oriente Médio.

A reunião representou um passo significativo na busca por soluções conjuntas e pela promoção de um Transporte Internacional de Mercadorias mais eficiente, sustentável e inclusivo.

ANTT realiza hoje a Audiência Pública sobre Pontos de Parada e Descanso

ANTT realiza hoje a Audiência Pública sobre Pontos de Parada e Descanso

Sessão híbrida ocorre a partir das 14h

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza, nesta terça-feira (16/4), a Audiência Pública n° 2/2024, com o objetivo de tornar público, colher sugestões e contribuições à minuta de resolução que aprova o Regulamento dos Pontos de Parada e Descanso (PPD) sob competência da ANTT.

Atualmente, dois PPDs sob competência da Agência já estão em funcionamento, ambos na concessão administrada pela Ecovias do Araguaia (BRs-153, 414 e 080 – de Anápolis/GO a Aliança/TO). Projetos de implementação previstos ainda para 2024 incluem novos pontos na EcoRioMinas, Rio SP, Via Brasil e Litoral Sul.

A sessão pública ocorrerá de forma híbrida (presencial e virtual), por videoconferência, e será transmitida ao vivo pelo canal da ANTT no YouTube. A sessão será realizada presencialmente no auditório da ANTT em Brasília-DF.

Aqueles que participarão presencialmente deverão comparecer ao local 30 minutos antes do início da sessão para confirmação de presença e acesso ao evento. A videoconferência da sessão pública será realizada por meio da ferramenta “Microsoft Teams”.

As colaborações por escrito podem ser enviadas até 6/5, pelo Sistema Participantt.

SERVIÇO

Audiência Pública n° 2/2024

Data e Hora: 16 de abril, das 14h às 18h

Formato: híbrido (presencial e online)

Local: Auditório da ANTT

Transmissão: Canal ANTT no Youtube

HISTÓRICA

Com o apoio da ANTT, o Ministério dos Transportes (MT) promoveu a certificação de diversos locais existentes ao longo das rodovias, como postos de gasolina, hotéis e restaurantes, por exemplo. No âmbito da Portaria nº 45/2021, foram estabelecidas as condições para homologação de estabelecimentos de Pontos de Parada e Descanso, recebendo a ANTT a atribuição de realizar vistorias desses locais para a referida homologação, e ainda a possibilidade de delegação dessas vistorias a prestadores de serviço ou concessionária.

A fim de se trabalhar uma regulação específica sobre o assunto, a Gerência de Regulação Rodoviária (GERER) propôs, para o portfólio do Eixo Temático 2 da Agenda Regulatória – Biênio 2023/2024, o assunto “Implementação dos pontos de parada e descanso nas rodovias federais concedidas”.

Buscando compreender os aspectos de maior importância para os caminhoneiros em um PPD, a ANTT, em parceria com a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), realizou duas pesquisas.

A primeira, realizada entre 7 e 10 de novembro de 2023 no Paraná, tratou-se de projeto “piloto”. Em seguida, a pesquisa foi aplicada em âmbito nacional de 20 de novembro de 2023 a 5 de janeiro de 2024, alcançando o total de 1403 profissionais entrevistados (93,6% gênero masculino e 6,4% gênero feminino).

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Para obter mais informações sobre o procedimento de Audiência Pública, assista ao vídeo. Para entender como enviar suas contribuições, consulte o tutorial do Sistema ParticipANTT.

Confederação Nacional do Transporte inicia nova rodada da sondagem sobre o Índice CNT de Confiança do Transportador com empresários de RS e SP

Confederação Nacional do Transporte inicia nova rodada da sondagem sobre o Índice CNT de Confiança do Transportador com empresários de RS e SP

O objetivo é acompanhar a evolução da percepção dos empresários em relação às condições macroeconômicas e às perspectivas para a atividade empresarial que desempenham

O Índice CNT de Confiança do Transportador se tornou um instrumento importante para a tomada de decisões por parte das empresas do setor. Por isso, a Confederação Nacional do Transporte dá início, nessa segunda-feira (15), à coleta de dados para mais uma rodada dessa sondagem, que avalia a situação atual e as expectativas futuras dos empresários (seis meses) em relação à economia e ao próprio negócio.

Enviada, por e-mail ou WhatsApp, às empresas do transporte de cargas do Rio Grande do Sul (4ª rodada) e de São Paulo (2ª rodada), a pesquisa visa fortalecer o posicionamento dos próprios empresários diante do entendimento relativo ao estado de confiança geral do setor, medido pelo indicador.

Lançado de forma inédita para o setor no ano passado, o Índice CNT de Confiança do Transportador disponibiliza análises que auxiliam na avaliação de investimentos e na expansão dos negócios. Ele é útil para antecipar as tomadas de decisão pelas empresas de transporte e como isso repercutirá sobre a economia nacional.

Uma vez que a confiança do empresário também é afetada pela , o Índice contribui para balizar as ações de defesa dos interesses do setor de transporte, realizadas, de forma reiterada, pela CNT e pelas federações de transporte junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “Os resultados podem ser utilizados, ainda, por empresas fornecedoras e consumidoras dos serviços de transporte, já que entender a expectativa do setor é fundamental para antecipar as principais tendências em curto prazo”, exemplifica o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.

Os transportadores têm até o dia 30 de abril para responderem à sondagem da CNT, que é aplicada a cada semestre.

Concessão de rodovias no litoral de SP criará 24.000 empregos

Concessão de rodovias no litoral de SP criará 24.000 empregos

Lote Litoral tem 213 km de rodovias que ligam o Alto Tietê ao litoral sul de São Paulo dentro da Parceria Público-Privada

Mais de 24.000 empregos diretos, indiretos e induzidos deverão ser criados com a concessão de 213 quilômetros de rodovias do Lote Litoral Paulista, que liga o Alto Tietê ao litoral sul. O leilão que definirá o responsável pela execução das obras será realizado na 3ª feira (16.abr.2024), na sede da B3, na capital paulista.

Com um prazo de 30 anos, a concessão no modelo de Parceria Público-Privada prevê investimentos de R$ 4,3 bilhões para a realização de intervenções estruturais e melhorias nas rodovias SP-055 (Rodovia Padre Manuel da Nóbrega), SP-088 (Mogi-Dutra) e SP-098 (Mogi-Bertioga).

Os trechos passam pelos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Bertioga, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu.

Serão mais de 90 km de duplicações, 10 km de faixas de ultrapassagem e 47 km de acostamentos, construção de 73 km de ciclovias, 27 novas passarelas para passagens de pedestres. Além disso, a concessão prevê serviços como atendimento por equipes de socorro mecânico, guincho, primeiros socorros e monitoramento das rodovias por sistemas de câmeras.

O cálculo de empregos que serão criados considera o tempo e investimento das obras, assim como a duração da concessão.

Poderão participar do leilão sociedades e demais pessoas jurídicas, entidades brasileiras ou estrangeiras, isoladamente ou reunidas em consórcio. O vencedor será aquele que oferecer o maior desconto no valor da contraprestação – fixada pelo governo em, no máximo, R$ 199 milhões – a ser paga pelo poder concedente.

OPORTUNIDADES DE R$ 220 BILHÕES

O Governo de São Paulo tem previsão para 13 projetos em leilões ao longo de 2024. O primeiro deles foi o Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte em fevereiro, que ligará a cidade de São Paulo a Campinas.

A carteira de projetos de concessões, desestatizações e parcerias da atual gestão estadual é estimada em mais de R$ 220 bilhões em capital privado, com 20 projetos qualificados e a previsão de 44 leilões até o final de 2026.

Porto de Santos alerta transportadores sobre novas regras de agendamento para caminhões

Porto de Santos alerta transportadores sobre novas regras de agendamento para caminhões

A Autoridade Portuária de Santos (APS) alterou recentemente as regras para agendamento de caminhões ao Porto de Santos, e agora está alertando os transportadores sobre o entendimento correto da norma, já que houve alguns problemas na última semana.

De acordo com a APS, uma interpretação incorreta da norma levou alguns operadores de terminais e caminhoneiros a acreditar que estariam desobrigados de agendar a entrada de caminhões nos pátios reguladores.

Apesar da mudança, é importante esclarecer que os terminais portuários e pátios reguladores foram envolvidos na revisão da norma, e que ela continua prevendo a obrigatoriedade de uso dos pátios reguladores para o agendamento de caminhões, visando a organização e o controle efetivo do fluxo de veículos ao Porto, conforme artigo 12.

O Artigo 21 da norma permite, excepcionalmente, que terminais que movimentam granel sólido de origem vegetal possam ser isentos da utilização dos pátios, desde que adotem tecnologias ou metodologias eficazes para monitorar e controlar o fluxo de chegada dos caminhões.

Esta isenção só pode ser concedida após uma análise rigorosa e aprovação pela APS, que deve validar a eficácia das soluções propostas para assegurar que cumpram com os objetivos de eficiência e segurança operacional.

Até o momento desta publicação, a APS não recebeu nenhum pedido de análise de tais soluções tecnológicas ou metodológicas por parte dos terminais portuários. Portanto, reitera-se que a obrigatoriedade do uso dos pátios reguladores permanece em vigor para todos os terminais.

A inclusão desta possibilidade no Artigo 21 visa estimular a inovação e o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que contribuam para a modernização e eficiência das operações portuárias. A APS está aberta para avaliar propostas dos terminais que possam demonstrar sua eficácia em termos práticos e que se alinhem às exigências operacionais e de segurança do Porto de Santos.

Para finalizar a nota, a APS agradece a colaboração de todos os parceiros e usuários do Porto e reafirma seu compromisso com a transparência e o diálogo constante com a comunidade portuária para esclarecer quaisquer dúvidas e garantir a aplicação efetiva das normativas em vigor.

Seminário Itinerante de Belo Horizonte celebra as conquistas e vislumbra o futuro do Transporte e da Logística

Seminário Itinerante de Belo Horizonte celebra as conquistas e vislumbra o futuro do Transporte e da Logística

Na última sexta-feira, 12 de abril, ocorreu a segunda edição do ano do Seminário Itinerante, em Belo Horizonte, organizado pela NTC&Logística e pela COMJOVEM, marcando mais uma edição comemorativa dos 20 anos do evento que se dedica ao desenvolvimento do setor de Transporte e Logística em todo o Brasil. O evento aconteceu na unidade do SEST SENAT, Unidade Jardim Vitória, e reuniu empresários, especialistas representantes institucionais para discutir os avanços e os desafios do setor com um foco particular na inovação, regulamentação e sucessão empresarial.

O Presidente Eduardo Rebuzzi, que por motivos de agenda externa não pôde comparecer presencialmente, enviou vídeo de boas-vindas agradecendo a presença de todos. O Vice-presidente da Fetcemg e Representando o Presidente da NTC&Logística, declarou: “Este seminário é um marco na nossa jornada de constante evolução e compromisso com o transporte. Celebramos hoje duas décadas de trabalho intenso, sempre buscando melhorias e inovações para o setor. A NTC&Logística, junto à Fetcemg, tem sido pioneira em diversas iniciativas que visam não apenas o crescimento, mas também a sustentabilidade e eficiência logística no Brasil. Estamos contentes de receber esse evento aqui em Minas Gerais. Sejam todos bem-vindos e bom evento a todos.”

Os Vice-coordenadores Nacionais da COMJOVEM, Priscila Zanette e Hudson Rabello, destacaram a importância do evento em suas palavras de boas-vindas.

De acordo com Zanette, “Através de iniciativas como o Seminário Itinerante, nós da COMJOVEM reforçamos o nosso compromisso com o desenvolvimento profissional dos jovens no setor de Transportes. É essencial oferecer ferramentas e conhecimento que preparem a nova geração para os desafios futuros. Estamos muito felizes em realizar mais esse evento aqui em Belo Horizonte”.

Hudson reforçou o papel de constante evolução da Comissão: “O papel da COMJOVEM tem sido fundamental na integração de jovens talentos com os veteranos do setor de Transportes, fomentando um intercâmbio de ideias que é de grande importância para o nosso crescimento. Nossos esforços são para que a inovação não seja apenas um termo, mas uma prática constante em nosso setor. Por isso, realizamos eventos como esse, fazendo a diferença para todo o Setor”.

Em seguida, eles chamaram o vídeo do Coordenador Nacional, André de Simone, que está em Missão de Negócios na China com uma comitiva liderada pela Fetransul.

A Coordenadora do núcleo da COMJOVEM de Belo Horizonte, Ana Paula Souza, reforçou a alegria e importância de realizar o evento na base. “É com imenso prazer que recebemos vocês aqui para mais uma edição do Seminário Itinerante. A COMJOVEM, há quase duas décadas, se dedica a capacitar e inspirar novos líderes para o nosso setor. O Seminário é uma de nossas iniciativas mais importantes por ficar mais próximo dos integrantes e associados da NTC&Logística, dos sindicatos e federações. Quero agradecer a organização do evento, o apoio do SEST SENAT, e a cada um de vocês que tiveram a chance de estarem aqui. Com certeza sairemos mais inspirados e preparados para os desafios do nosso setor. Vamos juntos aprender, conectar e crescer”.

O Presidente do Setcemg, Antonio Luis da Silva Junior, lembrou da importância do segmento transportador e de como a pandemia deixou claro o trabalho fundamental realizado, destacando os trabalhos das instituições do setor e da COMJOVEM. “O Transporte de Cargas, que atende as necessidades mais distantes, mostrou, nos últimos anos, a sua importância por meio de um trabalho fundamental para o desenvolvimento e crescimento do Brasil.  Por isso a importância das Instituições e da COMJOVEM: vocês nos dão esperança de um futuro mais forte. O Setcemg orgulha-se de fazer parte desta jornada e queremos continuar contribuindo. Sejam bem-vindos à Belo Horizonte e aproveitem o dia.”

Fechando as falas, a Diretora do SEST SENAT do Jardim Vitória, Lina Araújo, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância do Serviço. “Parabéns a todos vocês que estão participando desse evento e que transportam com excelência. Estamos muito felizes em receber vocês aqui hoje. O SEST SENAT tem como objetivo transformar, qualificar e cuidar do trabalhador e do empresário do transporte. Nossa proposta é agregar e somar, sendo parceiro para que vocês continuem sendo transportadores de grande referência. Bom evento a todos e muito obrigada.” 

Dando início às apresentações, a membro do Conselho de ex-Coordenadores da COMJOVEM Nacional – NTC&Logística, Diretora Estatutária da Seção II – Transporte Rodoviário de Cargas – CNT, Presidente Executiva do Setcesp e Idealizadora do Movimento Vez & Voz, Ana Carolina Jarrouge, apresentou um panorama das iniciativas da NTC&Logística, destacando o sistema de transporte CNT, SEST SENAT, e ITL, além de introduzir o Movimento Vez & Voz, que busca empoderar novas vozes no setor de Transporte Rodoviário de Cargas. 

“Nos últimos 60 anos, a NTC&Logística tem sido uma força importante no setor de Transporte Rodoviário de Cargas, não só defendendo os interesses do setor, mas também promovendo o desenvolvimento sustentável e inovador por meio de diversas iniciativas. Através do sistema de transporte, formado pela CNT, SEST SENAT, e o ITL, temos trabalhado arduamente para oferecer formação, apoio e melhorias contínuas aos nossos profissionais. Essas instituições são pilares que sustentam nossos esforços em capacitação e excelência operacional, garantindo que o transporte de cargas no Brasil não apenas atenda às necessidades do mercado, mas também contribua positivamente para a economia e para a sociedade.”, destacou Jarrouge.

Paulo Corazza e Aymée Pegorini Belleboni, da Martinelli Advogados, abordaram a “Finep e Lei do Bem”, explicando como empresas podem maximizar seus projetos mediante incentivos à inovação.

Seguindo o tema de inovação, Samir Lótfi Vaz, da Fundação Dom Cabral, falou sobre “Sucesso na sucessão”, um olhar crítico sobre como preparar empresas familiares para transições gerenciais.

Carlos Roberto Alvisi Junior, da ANTT, delineou O Papel da ANTT na regulamentação dos Pontos de Paradas e Descanso, destacando a importância dessas regulações para a segurança e bem-estar dos motoristas.

Mesa de Debate

A mesa de debate contou com a mediação de Dr. Paulo Theodoro, Assessor Jurídico do Setcemg, e teve como convidados Antonio Luis da Silva Junior, Presidente do Setcemg, Carlos Roberto Alvisi Junior, da ANTT, Antonio Lodi, Diretor do Setcemg, e Ana Paula de Souza. Eles discutiram as contribuições das instituições para o TRC (Transporte Rodoviário de Cargas), enfatizando como a legislação e as políticas públicas podem apoiar o desenvolvimento do setor. Também ressaltaram o papel fundamental desenvolvido pelo Setcemg ao longo dos anos.

Durante o evento, os patrocinadores tiveram espaço para falarem de seus serviços e realizaram sorteio com os participantes.

Confira as fotos do evento, clicando aqui.

O evento foi uma realização da NTC&Logística, com Entidades Anfitriãs, Fetcemg e Setcemg, Núcleo Anfitrião, COMJOVEM Belo Horizonte, contou com o Patrocínio da Autotrac, Edenred Ticket Log Repom, Fenatran, Mercedes-Benz e Transpocred, Apoio Institucional do Sistema Transporte CNT, SEST SENAT e ITL, FuMTran e Apoio Logístico da Braspress.

Câmara Técnica de Assuntos Trabalhistas Sindicais e de Negociações Coletivas da NTC&Logística realiza primeira reunião de 2024

Câmara Técnica de Assuntos Trabalhistas Sindicais e de Negociações Coletivas da NTC&Logística realiza primeira reunião de 2024

Na primeira reunião de 2024 da Câmara Técnica de Assuntos Trabalhistas Sindicais e de Negociações Coletivas da NTC&Logística – Catsind, que aconteceu na última sexta-feira (12), coordenada pelo Assessor Jurídico, Narciso Figueiroa Júnior, e com participação do Vice-presidente de Assuntos Trabalhistas da entidade, Dagnor Schneider, importantes questões foram discutidas e abordadas pelos assessores jurídicos dos sindicatos e federações associados à NTC&Logística de todo o Brasil.

Um dos pontos centrais da pauta foi a temática das Negociações Coletivas no Transporte de Cargas (TRC) por uma análise aprofundada das avaliações realizadas, as perspectivas para os próximos períodos e a definição da pauta patronal a ser seguida. Esse debate revelou a importância de buscar equilíbrio e justiça nas relações trabalhistas do setor, visando sempre o bem-estar dos trabalhadores e a sustentabilidade das empresas.

Outro tema de destaque foi a abordagem da Lei 14.611/23, que trata da Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens. Os participantes avaliaram a implementação prática dessa legislação e discutiram estratégias para garantir sua efetiva aplicação no âmbito do TRC, promovendo a igualdade de gênero e combatendo qualquer forma de discriminação salarial.

Além disso, foi sugerida a realização do IV Seminário Trabalhista do TRC, com a proposição de temas relevantes e atuais para serem debatidos no evento, visando a atualização e capacitação dos profissionais envolvidos com as questões trabalhistas e sindicais do setor.

Dentre outros assuntos discutidos, destacaram-se questões relacionadas às tendências do mercado de trabalho, reformas legislativas em andamento, desafios enfrentados pelas empresas do setor e as perspectivas para o futuro do TRC.

A reunião foi marcada pela troca de conhecimentos, experiências e ideias entre os participantes, reforçando o compromisso da Câmara Técnica de Assuntos Trabalhistas e Sindicais da NTC&Logística em promover o diálogo construtivo e o aprimoramento contínuo das práticas trabalhistas no setor de Transporte de Cargas no Brasil.

Participe da 23ª edição do Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas

Participe da 23ª edição do Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas

No próximo dia 8 de maio de 2024, das 9h às 13h, acontecerá a 23ª Edição do Seminário Brasileiro do Transporte de Cargas, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados em Brasília/DF. O evento é realizado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados com o apoio da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e conta com o apoio institucional da Confederação Nacional do Transporte – CNT.

Faça já sua inscrição e garanta sua participação no evento que reúne os principais representantes do setor de transporte de cargas, assim como lideranças, parlamentares, autoridades governamentais e integrantes do meio acadêmico para debater temas de grande importância para o país no que diz respeito ao setor.

Inscreva-se aqui: https://www.portalntc.org.br/eventos/23a-edicao-do-seminario-brasileiro-do-transporte-rodoviario-de-cargas/

Confira a programação

Das 9h às 10h – SOLENIDADE DE ABERTURA

Convidados para Composição da Mesa

  • ARTHUR LIRA – Deputado Federal e Presidente da Câmara dos Deputados
  • GILBERTO ABRAMO – Deputado Federal e Presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados
  • RENAN FILHO – Ministro dos Transportes
  • ROBINSON BARREIRINHAS – Secretário Especial da Receita Federal do Brasil
  • VANDER COSTA – Presidente da Confederação Nacional do Transporte – CNT
  • EDUARDO REBUZZI – Presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística

Das 10h às 13h – Painel: REFORMA TRIBUTÁRIA – IMPACTO NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

PRESIDENTE DA MESA: DEPUTADO GILBERTO ABRAMO – Presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados

MODERADOR: DEPUTADO DIEGO ANDRADE – Membro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

Palestrantes Convidados:

  • DEPUTADO JOAQUIM PASSARINHO – Presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo
  • ROBISON BARREIRINHAS – Secretário Especial da Receita Federal do Brasil
  • DEPUTADO BALEIA ROSSI – Autor da proposta da Reforma Tributária
  • MARCOS AURÉLIO RIBEIRO – Diretor Jurídico da NTC – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
  • VALDETE MARINHEIRO – Advogada Tributarista

13h – ENCERRAMENTO

Faça já sua inscrição aqui: https://www.portalntc.org.br/eventos/23a-edicao-do-seminario-brasileiro-do-transporte-rodoviario-de-cargas/