Em reunião realizada no último dia 20/04/2023, em Nova Iorque, na sede da ONU – Organização das Nações Unidas, a Câmara Internacional da Indústria de Transportes – CIT, com a presença de 19 países membros, foi aprovada moção de apoio à aprovação e conversão em lei pelo Congresso Nacional do Brasil de norma estabelecendo a contratação de seguro para cobertura da responsabilidade por danos à carga, durante a operação de transporte, com exclusividade ao transportador.
Na última quarta-feira (17), os representantes do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) receberam o Presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, o Vice-Presidente de Produtos Farmacêuticos, e Coordenador da CT-Farma, Gylson Ribeiro, o Assessor Técnico, Lauro Valdívia e o Presidente do Conselho Superior e de Administração do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), Adriano Depentor. Eles foram recebidos na sede do CRF-SP pelo Dr. Marcelo Polacow (Presidente) e Dra. Luciana Canetto (vice-presidente), Dr. Kleber Fernandes (Coordenador do Grupo Técnico de Trabalho de Logística de Produtos de Interesse à Saúde), e a Dra. Simone Lisot (Superintendente geral).
O encontro debateu a RDC da Anvisa nº 430, de 2020, que está em fase de implantação e que dispõe sobre as Boas Práticas de distribuição, armazenamento e transporte de medicamentos. Foram abordadas atividades como qualificação, validação de equipamentos, qualificação de rotas, monitoramento de temperatura, capacitação das pessoas que manipulam o medicamento durante o transporte, entre outras atividades relacionadas à logística de produtos de interesse à saúde.
O objetivo foi conectar atores importantes do processo de transporte, debater a atuação do farmacêutico e deliberar alguns ajustes técnicos, principalmente na RDC 430/20, para que as operações de transporte e logística de medicamentos sejam efetivamente implantadas, viabilizando economicamente essa norma.
Para o Dr. Kleber, a reunião de hoje foi um marco importante dentro do processo regulatório do segmento de transporte. “Ao longo dos últimos dez anos, o farmacêutico tem ampliado seu papel no setor, realizando atuações que, acima de tudo, preconizam o principal objetivo da cadeia de valor: as questões de saúde para o paciente e a segurança na cadeia de distribuição”, afirmou.
“Reuniões estratégicas entre entidades como o CRF-SP e a NTC&Logística são oportunidades para revisão e melhoria contínua dos processos regulatórios. Eles permitem que todos os stakeholders compartilhem insights valiosos que podem transformar positivamente o transporte e a logística de medicamentos, promovendo uma implementação mais eficaz da norma vigente, para torná-la exequível e economicamente viável.”, reforçou Gylson.
No próximo dia 8 de maio de 2024, acontecerá a 23ª Edição do Seminário Brasileiro do Transporte RODOVIáRIO de Cargas, das 9h às 13 horas, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF.
O evento é uma iniciativa da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, em parceria com a NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e apoio institucional do Sistema Transporte (CNT – Confederação Nacional do Transporte; SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, e ITL – Instituto de Transporte e Logística) e da FuMTran (Fundação Memória do Transporte).
Faça já sua inscrição e garanta sua participação no evento, que reúne os principais representantes do TRC, assim como lideranças, parlamentares, autoridades governamentais e integrantes do meio acadêmico, para debater temas de grande importância para o setor e para o país.
• ARTHUR LIRA – Deputado Federal e Presidente da Câmara dos Deputados
• GILBERTO ABRAMO – Deputado Federal e Presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados
• RENAN FILHO – Ministro dos Transportes
• ROBINSON BARREIRINHAS – Secretário Especial da Receita Federal do Brasil
• VANDER COSTA – Presidente do Sistema Transporte (CNT / SEST SENAT / ITL)
• EDUARDO REBUZZI – Presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística
10h às 13 horas – Painel: REFORMA TRIBUTÁRIA – IMPACTO NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS PRESIDENTE DA MESA: Deputado Federal GILBERTO ABRAMO (Republicanos/MG) – Presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados MODERADOR: Deputado Federal DIEGO ANDRADE (PSD/MG) – Membro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados Palestrantes Convidados: • Deputado Federal JOAQUIM PASSARINHO – Coordenador da Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo • ROBINSON BARREIRINHAS – Secretário Especial da Receita Federal do Brasil • Deputado Federal BALEIA ROSSI (MDB/SP) – Autor da proposta da Reforma Tributária • MARCOS AURÉLIO RIBEIRO – Diretor Jurídico da NTC – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística • VALDETE MARINHEIRO – Advogada Tributarista 13 horas – ENCERRAMENTO
Representante da Confederação enalteceu os avanços e pontuou os desafios enfrentados para a efetiva melhoria nas condições de segurança e saúde no trabalho
A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou da cerimônia de lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho nesta quinta-feira (18), no Ministério do Trabalho, em Brasília (DF). A CANPAT 2024, como foi chamada, tem como foco chamar a atenção para a segurança em máquinas e equipamentos, na tentativa de reduzir os acidentes de trabalho.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais: o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; o secretário de Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe Brandão de Mello; e o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Também teve a participação de representantes da OIT (Organização Internacional do Trabalho), do Ministério Público do Trabalho, do TST (Tribunal Superior do Trabalho) e do Ministério da Saúde.
O gerente executivo de Relações Trabalhistas e Sindicais da CNT, Frederico Toledo, foi quem representou os empregadores do Sistema Transporte na solenidade. Em sua fala, destacou a oportunidade de compartilhar reflexões sobre a segurança e saúde no trabalho, sob a ótica do setor transportador.
Frederico Toledo pediu ao ministro que estimule o diálogo social dentro da CTPP (Comissão Tripartite Paritária Permanente) e continue a investigar novas necessidades nas relações de trabalho, bem como atue na promoção das revisões necessárias nas normas regulamentadoras. “Ao mesmo tempo, defendo que seja criterioso para eliminar excessos que não apenas criam encargos desnecessários, mas também desviam nosso foco das questões mais críticas de segurança e saúde”, concluiu o gerente da CNT.
Outras confederações também marcaram presença na solenidade. A CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde) e a CNA (Confederação da Agricultura ePecuária do Brasil) também usaram seu espaço para enaltecer os esforços na melhoria da segurança e saúde do trabalho.
Acidentes de trabalho no Brasil
Segundo dados do Ministério do Trabalho, acidentes e doenças do trabalho causam perdas de 4% do PIB e prejudicam trabalhadores e empregadores. É por isso que existe um esforço conjunto de todos os envolvidos para reduzir os incidentes.
“Quanto ao posicionamento do Brasil no cenário global, de acordo com as estatísticas mais recentes da OIT, ainda temos desafios significativos a enfrentar. Apesar de nossos progressos, estamos constantemente buscando melhorar nossa posição no ranking global de segurança e saúde no trabalho, o que demonstra nosso compromisso contínuo com a melhoria das condições de trabalho”, analisou o representante da CNT.
Para o trabalhador, a insegurança causa perdas diretas, como doenças laborais e até a vida. Já para o empregador, há grandes impactos financeiros que podem levar até ao fechamento de empresas. A sociedade também perde com os acidentes de trabalho, já há déficit de cidadãos produtivos e aumento de impostos ou taxas.
O evento foi transmitido ao vivo e ficou gravado no YouTube, no canal da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho. Quem desejar, pode acessar a íntegra clicando aqui.
Contribuições podem ser feitas até as 18h do dia 29 de abril. Projeto abrange as rodovias GO-020/060/070/080, em uma extensão total de 572,82 km
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promoveu nesta semana, ao longo de dois dias, audiência pública para discutir a concessão das rodovias estaduais em Goiás, especificamente o Polo Goiânia, que compreende as rodovias GO-020, GO-060, GO-070 e GO-080. O evento, composto por duas sessões públicas, uma presencial em Goiânia, no dia 17/4, e outra híbrida em Brasília, no dia 18/4, transmitida ao vivo pelo Canal ANTT no Youtube, reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil, além de membros da Agência e do Ministério dos Transportes.
A estruturação desse projeto é fruto de uma parceria entre ANTT, Ministério dos Transportes e o BNDES.
O objetivo é tornar público, colher sugestões e contribuições às minutas de Edital e Contrato, ao Programa de Exploração da Rodovia e aos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, que visa à concessão para exploração do lote RODOVIáRIO composto pelas rodovias estaduais do Polo Goiânia, em uma extensão total de 572,82 km. O projeto prevê, ao longo de 35 anos, investimentos na casa dos R$ 9,4 bilhões, além de 50 mil empregos diretos e indiretos, bem como receitas para os municípios e investimentos em desenvolvimento tecnológico.
Durante as sessões públicas, diversos pontos foram debatidos, incluindo a qualidade das rodovias, segurança viária e impactos econômicos e sociais da concessão. A análise comparativa entre rodovias de gestão pública e concedida, apresentada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), mostrou que, enquanto apenas 23% das rodovias públicas apresentam condições de bom a ótimo estado, esse número sobe para 63% em rodovias concedidas.
Além disso, a concessão das rodovias contribui para a redução dos índices de acidentes de trânsito, conforme evidenciado pelos dados da ANTT que apontam uma redução de 22% no número de mortos, 10% no número de feridos graves e 18% no número de acidentes em rodovias concedidas entre 2015 e 2023.
Detalhamento do projeto e obras previstas
O projeto prevê uma série de melhorias ao longo dos quase 600 km das rodovias abrangidas, incluindo:
63 km de duplicações
33 km de faixas adicionais
106 km de acostamentos
68 dispositivos de interseções e OAEs novos e remodelados
Implantação de passarelas de pedestres, ciclovias e vias marginais
Realocação da Pista dos Romeiros
Destaque para o contorno de Nerópolis, com 8 km de extensão
Impacto Econômico e Social
Detalhamento do Projeto Polo Goiânia
Capex – Investimento: R$ 5,14 bilhões para obras, melhorias, edificações e equipamentos.
Parte Operacional: Despesas operacionais estimadas em R$ 4,85 bilhões, incluindo pessoal, tributos e verbas.
Prazo da Concessão: 35 anos.
Veq dia/Praça: Volume de tráfego equivalente, ponderado pelo tamanho da praça, é 9.874, ponderado por TCP.
Progressão do Tráfego: A progressão do tráfego, ao longo dos 35 anos, é de 1,65%.
Proporção entre CAPEX e Receita: 43%, mostrando o quanto a concessionária vai auferir e investir em relação à receita.
Custo de 1km de Duplicação: R$ 5,9 milhões.
Custo de uma Faixa Adicional: R$ 2,44 milhões por km.
WACC (Taxa de Retorno): 9,12%, seguindo os preceitos da ANTT.
Sistema de Pagamento: Tradicional por praças de pedágio.
Durante a concessão, estão previstas várias fases. Os trabalhos iniciais ocorrerão nos dois primeiros anos, quando serão realizados serviços para melhorar a trafegabilidade, como recomposição do pavimento, sinalização horizontal e vertical, substituição e implantação de defensas, capina, roçada e limpeza do sistema de drenagem, eliminando problemas que representem riscos e desconforto aos usuários.
Do terceiro ao oitavo ano, começa a fase de recuperação da rodovia, reestabelecendo todas as suas características originais, incluindo a recuperação estrutural de todos os seus elementos, trazendo o projeto original em termos de capacidade de rolamento.
Do nono ano em diante, até o fim da concessão, é a fase de conservação, quando a rodovia passa a receber periodicamente serviços de manutenção estruturada.
Principais obras
33 km de faixas adicionais
63 km de duplicações
1,8 km de melhorias de pontos críticos
5,5 km de ciclovias
1,2 km de realocação da Pista dos Romeiros
GO-080: implantação do contorno de Nerópolis (8 km)
Principais obras por rodovia
GO-020
1,6 km de vias marginais
5,5 km de ciclovias
33,7 km de duplicações
30,8 km de acostamentos
GO-060
2,2 km de vias marginais
1,8 km de melhorias de pontos críticos
29,1 km de duplicações
21,6 km de faixas adicionais
1,2 km de realocação da Pista dos Romeiros
75,2 km de acostamentos
GO-070
1,7 km de vias marginais
GO-080
8 km do contorno de Nerópolis
0,6 km de duplicações
3,6 km de vias marginais
11,4 km de faixas adicionais
Praças de Pedágio e Desconto de Usuário Frequentes (DUF)
O projeto contempla 7 praças de pedágio, com possibilidade de deságio no valor do pedágio por meio do Desconto de Usuário Frequentes (DUF), incentivando os usuários que trafegam com alta frequência a obterem descontos progressivos na tarifa.
Operação e Atendimento ao Usuário Customizado
Durante os 35 anos de concessão, estão previstos em todos os trechos concedidos Centro de Controle Operacional (CCO), Posto de Pesagem Veicular fixo, Sistema de CFTV, Sistema de Análise de Tráfego, Aplicativo para chamadas de emergência e Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU) com tempos de resposta definidos.
Modelo Regulatório e próximos passos
O modelo regulatório adotado inclui medidas para garantir estabilidade tarifária, qualidade dos projetos e obras, resolução eficiente de controvérsias e sustentabilidade ambiental.
Os próximos passos incluem o período de contribuição, aprovação do TCU e publicação do edital, culminando no leilão e início da concessão no segundo semestre de 2025.
“A Audiência Pública representou um marco na discussão sobre a concessão das rodovias em Goiás, fornecendo uma visão abrangente dos detalhes do projeto e dos benefícios esperados para a população e economia do estado. O engajamento da sociedade civil e a transparência no processo são fundamentais para garantir o sucesso e a eficiência da concessão”, destacou o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.
Para a coordenadora-geral de Outorgas Rodoviárias da Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes, Soraya Amaral, a expectativa é que a concessão das rodovias estaduais em Goiás impulsione o desenvolvimento regional e nacional, proporcionando melhorias significativas na infraestrutura viária e promovendo o crescimento econômico e social do estado.
“Ano passado, o Ministério dos Transportes recepcionou os estudos das concessões estaduais goianas. Para que isso pudesse ser feito, foi necessário firmar convênio de delegação ainda em 2023 e o Estado de Goiás delegou à União as rodovias estaduais para administração e exploração da infraestrutura rodoviária. O convênio já foi firmado e publicado no Diário Oficial da União, mas só tem eficácia a partir da assinatura contrato. Após o fim da concessão, as rodovias retornam para a administração do estado”, explicou.
Ela explicou, ainda, que as concessões impulsionam resultados, o que pode ser observado, por exemplo, nas Rodovias Integradas do Paraná. “Assim como já acontece com o Paraná, a gente alcança resultados estratégicos mais rápidos. As concessões geram um crescimento econômico social e desenvolvem tanto regional quanto nacionalmente. Para o Estado de Goiás, temos ainda mais quatro estudos para projetos de concessão e leilão ainda em 2024”, concluiu a coordenadora.
Total de veículos pesados registrados em nome de locadoras chegou a 42.712 unidades
Segundo apuração da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), com base nas informações de frotas do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), as locadoras de veículos foram responsáveis por absorver 9,4% de todos os caminhões vendidos em 2023 no Brasil.
Conforme a ABLA, isso fez com que o total de veículos pesados no setor de locação tenha chegado a 42.712 unidades (avanço de 19,6% na comparação com 2022). Levando em conta só caminhões, foram emplacados 10.211 durante 2023, um crescimento de 38,9% sobre o ano anterior.
Setor começa a andar
Conforme o vice-presidente da ABLA, Paulo Miguel Júnior, a terceirização de frotas de caminhões é uma atividade estabelecida em mercados como os da Europa e Estados Unidos. “No Brasil, começa a avançar tanto em termos de veículos urbanos de carga (VUCs), até os modelos maiores e completos, com o cavalo mecânico e a carreta”, acrescenta.
Como regra, os contratos de locação caminhões são longos, com duração de 12, 24 e até 36 meses. Segundo Miguel Júnior, o mercado brasileiro ainda tem muito espaço para crescer entre as locadoras e as fábricas de caminhões. “O potencial desse tipo de locação é grande e os números apurados pela ABLA mostram que, cada vez mais, nossas expectativas vão se transformando em realidade.”
Marcas líderes
O Censo ABLA também apurou que, dos 10.211 caminhões comprados por locadoras no último ano, 51,9% vieram da Volkswagen, seguida pela Mercedes-Benz, com 26,1% das vendas realizadas para empresas de aluguel de veículos. Em terceiro lugar no volume de vendas ficou a Volvo, com participação de 8,6%.
Já em relação ao total de 42.712 caminhões atualmente registrado em nome das locadoras de veículos, 48% são da Volkswagen, seguida pela Mercedes-Benz, com 32,8%. Também em relação à frota total, a Volvo completa o pódio com 7,7% dos caminhões pertencentes às locadoras no Brasil.
A Ativa Logística, um dos maiores operadores logísticos do País e com 24 unidades presentes nas principais cidades, acaba de receber 6 premiações referentes a programas de qualidade desenvolvidos por importantes indústrias dos segmentos farmacêutico e de cosméticos. A Farmoquímica (FQM) concedeu 5 troféus que classificaram a empresa como o melhor operador logístico nas categorias Qualidade, Marketing, Vendas e Logística. Já a Salon Line, uma das principais marcas de cosméticos do país, entregou uma medalha de reconhecimento pela excelência nos serviços oferecidos pela empresa. A Ativa Logística é responsável pelo transporte de medicamentos da Farmoquímica (FQM) e produtos de beleza da Salon Line nas principais capitais brasileiras.
Segundo o diretor comercial e marketing, Ricardo Navarro, a expertise no transporte de medicamentos e produtos de beleza, a transferência de cargas entre os centros de distribuição da empresa localizados nas regiões Sudeste, Sul e em Goiânia, a eficiência nas entregas e a excelência na distribuição de produtos para farmácias e drogarias em todo o País, foram os principais diferenciais para esses reconhecimentos.
Navarro ressalta que, mais uma vez, esses troféus reforçam e atestam a excelência e a capacidade da companhia para operações de grande porte, em âmbito nacional, nos modais aéreo e RODOVIáRIO: “Destaco também que realizamos entregas de acordo com as exigências do mercado para redes de farmácias, perfumarias e distribuidoras que exigem separação por lote, validade, paletização e agendamento. As nossas operações seguem os mais altos padrões de qualidade, segurança e exigências das indústrias do segmento.”
Com uma frota de 1.800 veículos para operações nos modais aéreo e rodoviário, em 2023, a movimentação de cargas atingiu a marca de 279 mil toneladas, representando 50 milhões de volumes entregues para 5.400 cidades atendidas.
O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina (SETCOM) está apresentando um relatório detalhado aos órgãos responsáveis, incluindo o Governo Federal, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e autoridades estaduais e federais, solicitando melhorias urgentes na BR-153, especialmente no trecho entre União da Vitória e Porto União, na divisa entre Santa Catarina e Paraná.
De acordo com levantamentos realizados pela equipe do SETCOM, inúmeras reclamações foram registradas por motoristas devido aos desníveis na pista. Esses desníveis tem causados prejuízos para o setor de transporte de cargas e riscos aos motoristas. A “trepidação” provocada pelos desníveis resulta na movimentação indesejada das cargas nos veículos, além de falhas ocasionais no sistema de suspensão das carretas.
É importante ressaltar que esse trecho da BR-153 é uma das principais vias de ligação entre o Sul do Brasil e o centro do país, além de ser rota para os países do Mercosul. Embora não tenham sido registrados acidentes graves até o momento a demanda é urgente.
O presidente do SETCOM, Ederson Vendrame, enfatiza que nos últimos anos diversos pontos problemáticos foram identificados pelo Sindicato. “Sempre que recebemos um grande volume de reclamações de motoristas e empresas, nossa equipe se mobiliza para realizar levantamentos detalhados a fim de evidenciar o problema e exigir uma solução rápida”, explica.
Vendrame reitera que o setor de transporte de cargas necessita urgentemente de uma solução para garantir a fluidez do tráfego e minimizar os prejuízos causados pelos trechos danificados da BR-153. O presidente reitera que a situação está insustentável e várias empresas do ramo já apresentaram problemas em cargas e estrutura das carretas devido aos desníveis no trecho.
“A atividade econômica iniciou 2024 mais aquecida do que apontavam as expectativas no fim de 2023. Após o PIB ter registrado crescimento nulo no terceiro e no quarto trimestres de 2023, os dados mais recentes indicam que a atividade econômica voltou a se expandir. Diversos fatores explicam os resultados recentes e darão impulso para a atividade econômica até o fim de 2024”, diz o Informe.
A expectativa da indústria é que o crescimento seja mais equilibrado entre os setores, com aumento de 2,0% da indústria da construção e 1,7% da transformação. A previsão é que a indústria extrativa também mantenha crescimento elevado, de 3,1%.
“Nossa visita ao Maranhão foi de suma importância para resgatarmos a normalidade à malha rodoviária do estado, que tanto sofreu com as fortes chuvas dos últimos dias”, destacou o ministro.
Em resposta aos sérios danos provocados em rodovias federais pelas fortes chuvas que assolaram o Maranhão nos últimos dias, o ministro dos Transportes, Renan Filho, visitou o estado e anunciou uma série de medidas emergenciais para solucionar os problemas rodoviários nas localidades afetadas. O estado já conta com intervenções do Departamento Nacional de Infraestruturas de Transportes (DNIT), que tem trabalhando para reestabelecer o fluxo normal da malha rodoviária maranhense.
“Nossa visita ao Maranhão foi de suma importância para resgatarmos a normalidade à malha rodoviária do estado, que tanto sofreu com as fortes chuvas dos últimos dias”, destacou o ministro Renan Filho. “Inclusive, em áreas onde não houve um deslizamento integral, mas causou algum afundamento, algum dano à rodovia, vamos buscar realizar uma recuperação preventiva, antes que a rodovia ceda. Trata-se de uma atitude nova, bem diferente do que acontecia no passado”, complementou.
No total, três trechos sofreram rompimentos: dois na BR-222/MA e um na BR-316/MA. O caso mais grave ocorreu na saída do município de Santa Inês, na altura do Km 363 da BR-222/MA, onde uma ponte com cerca de dez metros caiu devido ao alto volume de águas de um igarapé. O segundo rompimento foi na altura do Km 598 da mesma rodovia, já na cidade de Bom Jesus das Selvas. Já o terceiro caso de deslizamento afetou o trecho do Km 267, da BR-316/MA, próximo a Santa Inês.
Emergência
A pronta resposta do Ministério dos Transportes, por meio do DNIT, resultou na liberação do trecho da BR-316/MA ainda nesta terça-feira (16) e previsão de liberação do segundo trecho da BR-222/MA, em Bom Jesus das Selvas, até sábado (20). Ambos os trechos funcionarão com desvios e sistema de “Pare e siga”. Além disso, uma ponte móvel do exército vinda do Piauí será instalada no prazo de 15 dias na saída de Santa Inês enquanto o governo federal trabalha numa solução definitiva.
Considerada um importante eixo RODOVIáRIO de ligação entre o Maranhão e outros estados das regiões Nordeste e Norte, a BR-316/MA receberá investimentos na ordem de R$ 3 milhões para recuperação do trecho afetado. Outros R$ 5 milhões serão investidos para reparar o rompimento da BR-222/MA, em Bom Jesus das Selvas, com mais R$ 7 milhões a serem investidos na reconstrução de uma ponte definitiva que deverá substituir a que caiu no acesso a Santa Inês. “Vamos construir a nova ponte, pré-moldada, ao lado da provisória do exército, que ajudará a normalizar o fluxo da região”, detalhou o ministro. Ao todo, serão R$15 milhões investidos.
Melhorias para o estado
As visitas aos trechos afetados contaram com a participação do ministro do Esporte, André Fufuca; do diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão e do vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão. “Muito importante a vinda do ministro Renan Filho ao nosso estado, ficamos muito satisfeitos com sua resolutividade, de prontamente já apontar soluções, em curto e médio prazos.
Agradecemos muito a sensibilidade do presidente Lula de determinar que imediatamente as obras para recuperação fossem realizadas para garantir o livre acesso em nossas estradas”, declarou Felipe Camarão, vice-governador do Maranhão.
Na ocasião, o ministro Renan Filho manifestou ainda sua vontade de retornar em breve para anunciar novas obras que previnam problemas no estado. “A grande novidade é que do município de Miranda, passando por Santa Inês até a cidade de Santa Luzia. O governo federal vai fazer um projeto de revitalização integral daquela rodovia para tirar o pavimento asfáltico da parte superior da estrada e colocar o pavimento em concreto rígido, uma tecnologia mais capaz de sustentar peso em terreno mole”, anunciou.
Para 2024, o Ministério dos Transportes prevê um investimento de R$ 872,1 milhões em rodovias federais e ferrovias maranhenses. Além disso, o Governo Federal tem trabalhado para melhorar a malha rodoviária do estado, cujo Índice de Condição de Manutenção (ICM) passou de 30% de estradas consideradas boas em 2022 para 59% em 2023. A meta atual é que esse percentual suba para 70% até o fim de 2024.
A avaliação é da CNT e faz parte do Boletim de Conjuntura Econômica de abril, divulgado nesta quarta-feira (17)
A inflação no país está arrefecendo. Em março, o índice geral de preços, medido pelo IPCA (índice geral de preços oao consumidor), aumentou 0,16%, bem abaixo do registrado em fevereiro, 0,83%. Embora em 12 meses o IPCA acumule alta de 3,93%, o valor é o mais baixo desde junho do ano passado. Já o índice de preços do grupo transporte apresentou diminuição de 0,33% em março, acumulando alta de 3,70% em 12 meses.Os detalhes estão no novo Boletim de Conjuntura Econômica de abril, divulgado nesta quarta-feira (17) pela CNT (Confederação Nacional do Transporte).
O panorama econômico viabilizou novo corte na Selic, taxa básica de juros. A meta da taxa Selic passou de 11,25% para 10,75% ao ano. A decisão ocorreu na segunda reunião do Copom (Comitê de POLíTICA Monetária), nos dias 19 e 20 de março. A expectativa de mercado, reportada no Boletim Focus, do Banco Central, é de que, até dezembro próximo, a taxa Selic chegue a 9% ao ano.
O diesel também apresenta recuo na inflação acumulada em 12 meses desde agosto de 2023. No entanto, o transportador deve estar atento devido às incertezas do atual cenário internacional. O recente ataque do Irã a Israel deve, inclusive, reverberar em inflação para o setor transportador nos próximos meses, tendo em vista que o Irã é o segundo maior produtor de petróleo da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e possui em torno de 10% das reservas mundiais.
Na última segunda-feira, o governo federal enviou para apreciação do Congresso Nacional o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025 (PNL 3/2024). O texto estabelece as diretrizes para a elaboração e execução da LOA (Lei Orçamentária Anual) do ano que vem. O projeto propõe equilibrar receitas e despesas em 2025 (sem geração de déficit ou superávit), repetindo a meta de 2024. Assim, a dívida pública como proporção do PIB crescerá até 2027, alcançando 79,7%, e só começará a cair em 2028.
Há uma previsão de priorização de investimentos no âmbito do novo PAC. As despesas do orçamento de investimento destinadas ao Programa, limitadas a R$ 5,00 bilhões, não serão consideradas na meta de resultado primário. Assim, os investimentos em infraestrutura ficam menos suscetíveis a cortes, caso a arrecadação fique abaixo das expectativas.
Os recursos destinados para emendas parlamentares impositivas somam R$ 39,60 bilhões. O valor equivale a 0,32% do PIB (Produto Interno Bruto). A vantagem é que, uma vez aprovadas essas emendas parlamentares ao Orçamento, o governo tem de executá-las em 2025. “O setor transportador deve estar atento aos prazos para a mobilização de parlamentares, para garantir emendas que viabilizem obras que ampliem a oferta e a qualidade das infraestruturas de transporte no país”, enfatiza a gerente executiva de Economia da CNT, Fernanda Schwantes.
A estratégia se faz necessária diante do grande descompasso entre o que tem sido efetivamente aplicado pelo governo em infraestruturas de transporte nas últimas décadas e a necessidade estimada pelo setor. O papel da CNT e das federações do transporte é de estar na linha de frente na defesa dos interesses do setor, junto ao Legislativo
A Patrus Transportes recebeu os prêmios Fornecedor Ouro e Destaque ESG, do Grupo Boticário, entre todos os fornecedores que participam do Programa de Avaliação e Desenvolvimento de Parceiros (PADP). Os prêmios foram entregues no 27º Encontro de Parceiros – Consistência Que Nos Move, realizado no dia 08 de abril, no Centro de Eventos FIEP, em Curitiba (PR).
O Programa tem o propósito de reconhecer o desempenho dos parceiros estratégicos do Grupo, tomando como base os resultados do ano anterior e os avanços de cada um nos temas relacionados ao ESG.
Neste ano, mais uma vez, a Patrus Transportes foi premiada em dobro, repetindo o mesmo reconhecimento da premiação dos 2 anos anteriores.
A Patrus recebeu o prestigiado prêmio de Fornecedor Ouro – Melhor Transportadora de Carga Fracionada – concedido pela excelência no serviço prestado, reflete o compromisso contínuo da empresa com a qualidade, eficiência e confiabilidade em suas operações de transporte. Além disso, o reconhecimento como Destaque ESG (Ambiental, Social e Governança) destaca o papel fundamental da Patrus Transportes na promoção da sustentabilidade e responsabilidade corporativa.
Este prêmio não apenas celebra as práticas empresariais socialmente responsáveis da empresa, mas também destaca seu compromisso com a proteção do meio ambiente e o bem-estar social das comunidades em que opera.
Vinícius Braga, Gerente de ESG da Patrus, comentou sobre a alegria de recebermos o troféu Destaque ESG: “Tenho muito orgulho da trajetória ESG que a Patrus Transportes tem feito. Estamos construindo diariamente uma empresa que acredita que o futuro é criado no presente. Mais do que isso: um futuro sustentável, do jeito que queremos e do jeito que o mundo merece: feito por negócios transformadores!”.
Ao longo de 14 anos de parceria, foram 23 troféus, sendo 12 na categoria Ouro, 9 de Destaque em Sustentabilidade/ESG e 2 na categoria Diamante. Esses prêmios são testemunho do compromisso da Patrus Transportes com a excelência em todas as áreas de suas operações, desde a qualidade do serviço até a responsabilidade ambiental e social.
Ao ser reconhecida pelo Grupo Boticário, uma das empresas mais respeitadas do país, a Patrus Transportes reafirma seu compromisso em superar as expectativas dos clientes e em contribuir para um futuro mais sustentável e responsável.
Ministrada pela FDC, a pós-graduação é gratuita, sendo direcionada a gestores e executivos de empresas de transporte e logística associadas ao Sistema Transporte
Conhecer a fundo as técnicas mais modernas de gestão de negócios e desenvolver as competências necessárias para tornar o setor de transporte e logística mais competitivo. Esses são os objetivos principais da Especialização em Gestão de Negócios, que está com inscrições abertas para duas turmas: a de Florianópolis (SC), até o dia 19 de maio, e a do Rio de janeiro, até 28 de julho.
Se você é gestor ou executivo de empresas de transporte e logística associadas ao Sistema Transporte, essa pós-graduação gratuita e de alto nível é para você!
Ministrada pela renomada FDC (Fundação Dom Cabral), a capacitação faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística) e promovido pelo SEST SENAT.
Se ficou interessado, confira, a seguir, alguns detalhes importantes:
→ Quem pode fazer a especialização
Profissionais das empresas de transporte e logística dos modais RODOVIáRIO de cargas e passageiros, ferroviário, aquaviário, operadores logísticos e aéreos filiados às federações e/ou associações que integram o Sistema Transporte.
→ Sobre a inscrição e a seleção
Para se candidatarem ao processo seletivo e participarem do curso, os candidatos precisam:
ser profissionais do setor de transporte;
exercer cargo de gestão devidamente comprovado em currículo e declarado na ficha de inscrição online;
ter nível superior completo em qualquer área de formação, em curso reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação); e
se cadastrar e preencher a ficha de inscrição disponível no site do ITL.
→ Datas importantes para lembrar
Turma de Florianópolis (SC)
o Inscrições: até 19/5/2024
o Entrevistas: 13/5/2024 a 29/5/2024
o Seleção/Aprovação: 3/6/2024 a 7/6/2024
o 1º Módulo do curso: 8/7 a 12/7/2024
Turma do Rio de Janeiro (RJ)
o Inscrições: até 28/7/2024
o Entrevistas: 15/7/2024 a 2/8/2024
o Seleção/Aprovação: 5/8/2024 a 9/8/2024
o 1º Módulo do curso: 9/9 a 13/9/2024
→ O que esperar do curso
Ministrado por professores renomados e com experiência prática em importantes instituições, o curso vai trabalhar a visão sistêmica nas organizações, identificando aspectos fundamentais para o desenvolvimento de equipes de alta performance operacional. O objetivo é desenvolver uma visão crítica e analítica embasada em técnicas tradicionais e inovadoras.
O conteúdo programático prevê temas como: mindset global e suas implicações na gestão; liderança adaptativa; gestão estratégica da cadeia de suprimentos; cidades inteligentes e mobilidade urbana; ESG nos negócios; inteligência artificial aplicada; estratégia ágil; negociação, entre muitos outros.
Evento terá palestras e debates com lideranças femininas para aumentar o protagonismo de mulheres no setor
Incentivar o diálogo entre mulheres e fortalecer as ações em diversas esferas do trânsito brasileiro. Esse é o objetivo do 1º Seminário Trânsito para Elas, que acontece nesta quarta-feira (17), e é promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em parceria com o Instituto Mulheres pelo Trânsito.
O painel que abre o evento terá palestras da diretora do Departamento de Segurança no Trânsito do Ministério dos Transportes, Maria Alice Nascimento Souza, da deputada federal Gleisi Hoffmann e da senadora Teresa Leitão.
As três vão abordar metas e propostas de políticas públicas para mulheres no trânsito. Em seguida, o evento vai reunir, em outros seis painéis, condutoras e executivas da iniciativa privada, para discutir ações de inclusão e equidade no setor de transportes.
Cobertura da imprensa
Profissionais de imprensa poderão acompanhar a cerimônia sem necessidade de credenciamento prévio.
SERVIÇO
O quê: 1º Seminário Trânsito para Elas
Quando: Quarta-feira (17/04), às 9h
Local: Ministério de Minas e Energia – Auditório. End: Esplanada dos Ministérios, Bloco U, subsolo – Brasília, DF
Boletim Focus projeta PIB de 1,95% e inflação de 3,71% em 2024
Expectativas de queda da inflação e otimismo com a economia do país. Este é o cenário projetado pelo mercado financeiro, segundo o boletim Focus, divulgado nesta terça-feira (14), em Brasília, pelo Banco Central.
Com relação ao PIB – Produto Interno Bruto, a soma de todas riquezas produzidas no país –, é a nona semana seguida de alta nas estimativas, com o mercado esperando crescimento de 1,95% em 2024.
Na semana passada, espera-se que a economia cresceria 1,9% no ano, e, há quatro semanas, a expansão estava em 1,8%. Para os anos subsequentes, a estimativa se mantém estável há diversas semanas em 2% para 2025, 2026 e 2027.
O mercado financeiro projeta uma inflação de 3,71% ao final de 2024, percentual abaixo do projetado há uma semana (3,76%). Há quatro semanas, esperava-se que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerada a inflação oficial do país – fecharia 2024 em 3,79%.
A estimativa para 2024 está dentro do intervalo da meta de inflação que deve ser perseguida pelo Banco Central. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é 3% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior 4,5%. Para 2025 e 2026, as metas de inflação estão fixadas em 3%, com a mesma tolerância.
Selic e dólar
Câmbio e taxa básica de juros (Selic) romperam a expectativa de estabilidade, apresentando uma tendência de alta. No caso da Selic, cujas previsões anteriores estavam em 9% ao final de 2024, o mercado aumentou as estimativas para uma taxa de 9,13% este ano. As projeções se mantêm estáveis em 2025 (8,5%), 2026 e 2027 (8,5%).
Com relação ao dólar, o mercado aumentou de R$ 4,95 para R$ 4,97 a cotação esperada para o fim deste ano. Há quatro semanas, a cotação projetada estava em R$ 4,95. Para o ano que vem, as projeções da cotação da moeda norte-americana se mantêm estáveis há 14 semanas – em R$ 5. O mercado prevê uma cotação de R$ 5,03 para 2026; e de R$ 5,07 para 2027.
O período indicado representa a semana de referência do dado pesquisado e disponibilizado pela ANP, respeitando o critério histórico de divulgação e a metodologia da pesquisa.
Entre 30/7/2017 e 30/12/2017, os 459 municípios pesquisados foram distribuídos da seguinte forma: as 26 capitais e o Distrito Federal pesquisados semanalmente e outros 432 municípios pesquisados quinzenalmente, alternando-se a cada semana um determinado grupo (Grupo A com as 27 capitais mais 215 municípios e Grupo B com as 27 capitais e outros 217 municípios).
Os indicadores setoriais e macroeconômicos permitem aos empresários, principalmente, os de transporte, o acompanhamento da evolução da inflação no setor do transporte rodoviário de cargas, e, sobretudo, dos principais indicadores macroeconômicos para a tomada de decisão.
Esse trabalho acompanha a evolução dos mais diversos indicadores, tanto setoriais, quanto macroeconômicos, com o objetivo de servir de ferramenta na tomada de decisão no que diz respeito a reajustes de contratos de transporte e outros de uma maneira geral, bem como, ações indenizatórias, reajustes de salários, entre outros.
Na tarde de ontem (15), no Rio de Janeiro, o Presidente da NTC&Logística e da Fetranscarga, Eduardo Rebuzzi, e o Vice-Presidente das Relações Internacionais, Danilo Guedes, se reuniram com a representante da União Internacional dos Transportes Rodoviários – IRU, Dra. Ana Taliberti.
A principal pauta em discussão foi a adesão do Brasil à Convenção Aduaneira relativa ao Transporte Internacional de Mercadorias ao Abrigo de Cadernetas (Carne TIR).
Rebuzzi enfatizou a importância da aprovação do convênio para o setor de Transporte RODOVIáRIO Internacional de Cargas (TRIC), destacando também a necessidade de aproximar a IRU da NTC&Logística.
Isso permitiria um intercâmbio de melhores práticas em temas como ESG, combustíveis alternativos, inclusão de mulheres e capacitação de motoristas, com foco em experiências e iniciativas bem-sucedidas na Europa, Ásia e Oriente Médio.
A reunião representou um passo significativo na busca por soluções conjuntas e pela promoção de um Transporte Internacional de Mercadorias mais eficiente, sustentável e inclusivo.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza, nesta terça-feira (16/4), a Audiência Pública n° 2/2024, com o objetivo de tornar público, colher sugestões e contribuições à minuta de resolução que aprova o Regulamento dos Pontos de Parada e Descanso (PPD) sob competência da ANTT.
Atualmente, dois PPDs sob competência da Agência já estão em funcionamento, ambos na concessão administrada pela Ecovias do Araguaia (BRs-153, 414 e 080 – de Anápolis/GO a Aliança/TO). Projetos de implementação previstos ainda para 2024 incluem novos pontos na EcoRioMinas, Rio SP, Via Brasil e Litoral Sul.
A sessão pública ocorrerá de forma híbrida (presencial e virtual), por videoconferência, e será transmitida ao vivo pelo canal da ANTT no YouTube. A sessão será realizada presencialmente no auditório da ANTT em Brasília-DF.
Aqueles que participarão presencialmente deverão comparecer ao local 30 minutos antes do início da sessão para confirmação de presença e acesso ao evento. A videoconferência da sessão pública será realizada por meio da ferramenta “Microsoft Teams”.
As colaborações por escrito podem ser enviadas até 6/5, pelo Sistema Participantt.
SERVIÇO
Audiência Pública n° 2/2024
Data e Hora: 16 de abril, das 14h às 18h
Formato: híbrido (presencial e online)
Local: Auditório da ANTT
Transmissão: Canal ANTT no Youtube
HISTÓRICA
Com o apoio da ANTT, o Ministério dos Transportes (MT) promoveu a certificação de diversos locais existentes ao longo das rodovias, como postos de gasolina, hotéis e restaurantes, por exemplo. No âmbito da Portaria nº 45/2021, foram estabelecidas as condições para homologação de estabelecimentos de Pontos de Parada e Descanso, recebendo a ANTT a atribuição de realizar vistorias desses locais para a referida homologação, e ainda a possibilidade de delegação dessas vistorias a prestadores de serviço ou concessionária.
A fim de se trabalhar uma regulação específica sobre o assunto, a Gerência de Regulação Rodoviária (GERER) propôs, para o portfólio do Eixo Temático 2 da Agenda Regulatória – Biênio 2023/2024, o assunto “Implementação dos pontos de parada e descanso nas rodovias federais concedidas”.
Buscando compreender os aspectos de maior importância para os caminhoneiros em um PPD, a ANTT, em parceria com a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), realizou duas pesquisas.
A primeira, realizada entre 7 e 10 de novembro de 2023 no Paraná, tratou-se de projeto “piloto”. Em seguida, a pesquisa foi aplicada em âmbito nacional de 20 de novembro de 2023 a 5 de janeiro de 2024, alcançando o total de 1403 profissionais entrevistados (93,6% gênero masculino e 6,4% gênero feminino).
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
Para obter mais informações sobre o procedimento de Audiência Pública, assista ao vídeo. Para entender como enviar suas contribuições, consulte o tutorial do Sistema ParticipANTT.
O objetivo é acompanhar a evolução da percepção dos empresários em relação às condições macroeconômicas e às perspectivas para a atividade empresarial que desempenham
O Índice CNT de Confiança do Transportador se tornou um instrumento importante para a tomada de decisões por parte das empresas do setor. Por isso, a Confederação Nacional do Transporte dá início, nessa segunda-feira (15), à coleta de dados para mais uma rodada dessa sondagem, que avalia a situação atual e as expectativas futuras dos empresários (seis meses) em relação à economia e ao próprio negócio.
Enviada, por e-mail ou WhatsApp, às empresas do transporte RODOVIáRIO de cargas do Rio Grande do Sul (4ª rodada) e de São Paulo (2ª rodada), a pesquisa visa fortalecer o posicionamento dos próprios empresários diante do entendimento relativo ao estado de confiança geral do setor, medido pelo indicador.
Lançado de forma inédita para o setor no ano passado, o Índice CNT de Confiança do Transportador disponibiliza análises que auxiliam na avaliação de investimentos e na expansão dos negócios. Ele é útil para antecipar as tomadas de decisão pelas empresas de transporte e como isso repercutirá sobre a economia nacional.
Uma vez que a confiança do empresário também é afetada pela POLíTICA, o Índice contribui para balizar as ações de defesa dos interesses do setor de transporte, realizadas, de forma reiterada, pela CNT e pelas federações de transporte junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “Os resultados podem ser utilizados, ainda, por empresas fornecedoras e consumidoras dos serviços de transporte, já que entender a expectativa do setor é fundamental para antecipar as principais tendências em curto prazo”, exemplifica o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.
Os transportadores têm até o dia 30 de abril para responderem à sondagem da CNT, que é aplicada a cada semestre.
Lote Litoral tem 213 km de rodovias que ligam o Alto Tietê ao litoral sul de São Paulo dentro da Parceria Público-Privada
Mais de 24.000 empregos diretos, indiretos e induzidos deverão ser criados com a concessão de 213 quilômetros de rodovias do Lote Litoral Paulista, que liga o Alto Tietê ao litoral sul. O leilão que definirá o responsável pela execução das obras será realizado na 3ª feira (16.abr.2024), na sede da B3, na capital paulista.
Com um prazo de 30 anos, a concessão no modelo de Parceria Público-Privada prevê investimentos de R$ 4,3 bilhões para a realização de intervenções estruturais e melhorias nas rodovias SP-055 (Rodovia Padre Manuel da Nóbrega), SP-088 (Mogi-Dutra) e SP-098 (Mogi-Bertioga).
Os trechos passam pelos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Bertioga, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu.
Serão mais de 90 km de duplicações, 10 km de faixas de ultrapassagem e 47 km de acostamentos, construção de 73 km de ciclovias, 27 novas passarelas para passagens de pedestres. Além disso, a concessão prevê serviços como atendimento por equipes de socorro mecânico, guincho, primeiros socorros e monitoramento das rodovias por sistemas de câmeras.
O cálculo de empregos que serão criados considera o tempo e investimento das obras, assim como a duração da concessão.
Poderão participar do leilão sociedades e demais pessoas jurídicas, entidades brasileiras ou estrangeiras, isoladamente ou reunidas em consórcio. O vencedor será aquele que oferecer o maior desconto no valor da contraprestação – fixada pelo governo em, no máximo, R$ 199 milhões – a ser paga pelo poder concedente.
OPORTUNIDADES DE R$ 220 BILHÕES
O Governo de São Paulo tem previsão para 13 projetos em leilões ao longo de 2024. O primeiro deles foi o Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte em fevereiro, que ligará a cidade de São Paulo a Campinas.
A carteira de projetos de concessões, desestatizações e parcerias da atual gestão estadual é estimada em mais de R$ 220 bilhões em capital privado, com 20 projetos qualificados e a previsão de 44 leilões até o final de 2026.
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