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CIT apresenta moção em apoio a MP 1.153/2022 na conferência geral em Nova Iorque 

CIT apresenta moção em apoio a MP 1.153/2022 na conferência geral em Nova Iorque 

Em reunião realizada no último dia 20/04/2023, em Nova Iorque, na sede da ONU – Organização das Nações Unidas, a Câmara Internacional da Indústria de Transportes – CIT, com a presença de 19 países membros, foi aprovada moção de apoio à aprovação e conversão em lei pelo Congresso Nacional do Brasil de norma estabelecendo a contratação de seguro para cobertura da responsabilidade por danos à carga, durante a operação de transporte, com exclusividade ao transportador.

Confira aqui a íntegra do documento

Fetranslog-NE anuncia homenageados no Troféu do Mérito e apresenta nova diretoria

Fetranslog-NE anuncia homenageados no Troféu do Mérito e apresenta nova diretoria

Evento acontecerá no dia 24 de maio, em João Pessoa, e marca nova fase da federação responsável por 42% da frota de transporte de carga rodoviária que circula no Nordeste

A Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste (Fetranslog-NE) anunciou os nomes dos homenageados da primeira edição do Troféu do Mérito TRC Nordeste, que ocorrerá no dia 24 de maio, em João Pessoa. Serão condecoradas quatro personalidades importantes para a categoria: João Azevêdo, governador da Paraíba; Vander Francisco Costa, presidente do Sistema Transporte (CNT / SEST SENAT / ITL); Efraim Filho, senador pela Paraíba (União Brasil), e Clóvis Bezerra, presidente de honra da Fetranslog-NE.

Responsável por 42% da frota de transporte de carga que circula no Nordeste, a Federação fundada em 2018 reúne seis sindicatos patronais, tendo presença marcante em cinco estados nordestinos: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Com sede em João Pessoa, a entidade representa uma voz unificada na promoção do desenvolvimento socioeconômico local, atuando como uma força motriz no setor de transporte e logística.

A solenidade do dia 24 de maio também marcará, de forma simbólica, a posse da nova diretoria eleita da Federação. O paraibano Arlan Rodrigues foi reeleito como novo presidente da Fetranslog-NE, com mandato que começará em 1º de janeiro de 2025 até 31 de dezembro de 2028. Arlan Rodrigues é uma das referências de empresário no segmento de transportes de cargas e logística da Paraíba e de toda a região Nordeste.

“Mais do que um prêmio, o Troféu do Mérito TRC Nordeste é um reconhecimento da importância do Transporte de Cargas para a economia local e nacional, destacando a dedicação, inovação e liderança de seus principais atores. A honraria criada é outorgada a pessoas que tenham contribuído para a valorização do Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil e, em especial, no Nordeste”, explica o presidente Arlan Rodrigues.

Influência e dimensão

A Fetranslog-NE é uma entidade sindical de grau superior, filiada à Confederação Nacional do Transporte (CNT) e à Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). A Federação abrange seus serviços atendendo a, aproximadamente, 11 mil empresas que, juntas, empregam quase 48 mil trabalhadores. Em conjunto, esta união estratégica elevou a frota total das transportadoras filiadas para 443.772.

O porte e a capilaridade atingidos pela Fetranslog-NE permitiram que sua voz na região fosse ampliada em âmbito nacional, e, atualmente, a entidade defende, de maneira influente, os pleitos das empresas do setor, além de viabilizar a colaboração e o intercâmbio de melhores práticas entre seus membros e o poder público e privado. Dessa forma, a Fetranslog-NE é reconhecida como um agente na promoção da competitividade no transporte rodoviário de cargas e no desenvolvimento socioeconômico do Nordeste.

“A Fetranslog-NE reconhece a importância dos sindicatos associados em sua estrutura e opera em estreita colaboração com eles para defender os interesses dos transportadores de cargas em toda a região. Cada sindicato associado é uma peça vital na engrenagem da federação, contribuindo para sua representatividade e alcance”, afirma Arlan Rodrigues.

Oferecendo uma ampla gama de serviços especializados, a Fetranslog-NE está comprometida em estimular o desenvolvimento empresarial de suas filiadas. Seus serviços incluem representação setorial, consultoria jurídica e assessoria em economia e estatística. Ao fornecer esse suporte essencial, a Federação capacita suas empresas associadas a enfrentar os desafios do mercado e a prosperar em um ambiente competitivo em constante evolução.

Sindicatos Associados:

⦁Maranhão: SETCEMA (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado do Maranhão)

⦁Piauí: SINDICAPI (Sindicato dos Transportadores de Cargas e Logística do Piauí)

⦁Ceará: SETCARCE (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado do Ceará)

⦁Mossoró: SETCLOM (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística da Microrregião de Mossoró)

⦁Rio Grande do Norte: SETCERN (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado do Rio Grande do Norte)

⦁Paraíba: SETCEPB (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado da Paraíba)

Sistema Transporte e Embaixada do Brasil discutem pautas ambientais com o olhar na COP30

Sistema Transporte e Embaixada do Brasil discutem pautas ambientais com o olhar na COP30

O embaixador Corrêa Lago recebeu o diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, nessa segunda-feira (22), em Brasília

Em vista de sua reconhecida atuação em prol de um setor com responsabilidade socioambiental, o Sistema Transporte tem participado de eventos de destaque nacional e internacional ligados à Agenda ESG. Tem, também, estabelecido relacionamentos relevantes com importantes atores nessa temática. O embaixador do Brasil André Aranha Corrêa do Lago é um deles.

Nessa segunda-feira (22), Corrêa do Lago, que é secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente, do Ministério das Relações Exteriores, recebeu, em Brasília, a visita institucional do diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, e dos assessores da CNT (Confederação Nacional do Transporte) Thiago Luiz Ticchetti e Jason Luz. Na pauta, foi debatida a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que, em 2025, será sediada no Brasil.

No encontro, Vinicius Ladeira elencou diversas ações do Sistema Transporte, que busca contribuir para a redução da emissão de gases poluentes pelo setor. É o caso, por exemplo, do Despoluir, o maior programa ambiental do Transporte, que incentiva os transportadores a adotarem práticas ambientalmente responsáveis e a diminuírem os impactos na natureza e na saúde pública.

Realizada pela CNT em parceria com o SEST SENAT, essa iniciativa teve o reconhecimento da ONU (Organização das Nações Unidas), tendo sido apresentada por Vinicius Ladeira na COP28, realizada no ano passado, em Dubai, nos Emirados Árabes. Nesse evento, ele e a gerente ambiental da CNT, Erica Marcos, conduziram um painel em que discutiram as rotas para a descarbonização, além das vantagens e dos desafios das fontes de energia para o setor.

Dentro de sua agenda ambiental, a CNT busca ser a principal promotora de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do setor de transporte e da qualidade de vida de seus trabalhadores. Para isso, uma de suas medidas é viabilizar o acesso aos transportadores de informações estratégicas, como novas tecnologias e fontes de energia mais limpas. Nesse sentido, a entidade publicou a Série Energia no Transporte, a fim de divulgar um material preciso sobre as diferentes fontes energéticas que podem ser utilizadas no transporte para auxiliar o segmento a diminuir a sua dependência de combustíveis fósseis, como o diesel.

Para Vinicius Ladeira, o encontro foi muito proveitoso, especialmente pelo fato de o Sistema Transporte ter compartilhado as possibilidades de contribuições por parte das três entidades que o compõem (CNT, SEST SENAT e ITL). O embaixador Corrêa do Lago reconheceu e reafirmou a importância do envolvimento do setor de transporte nessa temática. No encontro, também marcaram presença o assessor da Secretaria, Rafael da Soller, e a diretora para Clima, Liliam Chagas.

A 30ª edição da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025.

ANTT vai promover Workshop “Sandbox Regulatório de Pesagem em Velocidade da Via”

ANTT vai promover Workshop “Sandbox Regulatório de Pesagem em Velocidade da Via”

Evento será realizado no dia 8/5, no edifício-sede da ANTT, em Brasília (DF)

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai realizar, a partir das 9h do dia 8/5, o workshop “Sandbox Regulatório de Pesagem em Velocidade da Via”, no auditório do edifício-sede da ANTT, em Brasília (DF). O objetivo do evento é apresentar os resultados parciais do Sandbox Regulatório, que se destina a implantar teste operacional para fiscalização e controle de peso de veículos em movimento, por meio de sistema de pesagem em alta velocidade (High Speed Weigh-in-Motion – HS-WIM).

Além disso, o evento promoverá palestras sobre tecnologias de fiscalização, monitoramento e controle de rodovias em fluxo livre, com insights valiosos e experiências relevantes para o setor de tecnologias de pesagem de veículos em movimento. As apresentações abordarão tópicos-chave, tendências atuais e futuras, desafios regulatórios, bem como compartilharão conhecimentos práticos com os participantes.

O encontro tem como público-alvo servidores, trabalhadores dos setores regulados, colaboradores das concessionárias e das associações, comunidades acadêmicas de ensino superior e usuários.

Para participar, os interessados deverão preencher o formulário de inscrição aqui.

A programação também contará com uma visita da equipe técnica da ANTT e convidados, no dia anterior (7/5), a Uberlândia (MG), onde já está em funcionamento o equipamento HS-WIM, implantado pela concessionária Ecovias do Cerrado.

Confira abaixo a programação completa do evento:

As tecnologias de fiscalização, monitoramento e controle de rodovias em fluxo livre são todas aquelas que permitem a caracterização do tráfego, fiscalização, cobrança de pedágio, fiscalização de transporte e quaisquer outras funções relacionadas ao conhecimento do tráfego sem que o usuário da rodovia sinta a interferência da operação do equipamento no seu fluxo, isto é, sem necessitar reduzir sua velocidade ou controlar a posição do veículo para permitir o funcionamento da operação desejada. A pesagem em alta velocidade (equipamento HS-WIM) é um desses dispositivos tecnológicos revolucionários.

“As vantagens da operação das tecnologias de fluxo livre, como o HS-WIM, são diversas, trazendo o mínimo impacto possível na viagem dos usuários, reduzindo atrasos, evitando gastos desnecessários de combustível e reduzindo as emissões de gases poluentes e do efeito estufa, garantindo ainda que os veículos sigam viagem sem interrupções e que os usuários que trafegam dentro dos requisitos legais não sejam abordados para a fiscalização”, explicou o diretor da ANTT Guilherme Theo Sampaio.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

Participação pública: projeto de concessão do Polo Goiânia está aberto a sugestões até segunda-feira (29)

Participação pública: projeto de concessão do Polo Goiânia está aberto a sugestões até segunda-feira (29)

Com investimento de aproximadamente R$9,4 bilhões, o projeto prevê a geração de 50 mil empregos

Os interessados em fazer sugestões para a modernização do conjunto das rodovias do chamado Polo Goiânia, têm até o dia 29 de abril para contribuir. Após avaliação da ANTT, as sugestões apresentadas poderão ser incluídas às minutas de edital e do contrato, ao Programa de Exploração da Rodovia e aos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, do projeto de concessão. Os detalhes de como participar podem ser conferidos neste link.

O lote soma uma extensão de 572,82 quilômetros e abrange 39 cidades do estado de Goiás. O projeto prevê investimentos de quase R$ 9,4 bilhões nos próximos 35 anos, criando cerca de 50 mil empregos diretos e indiretos. A estruturação desse projeto é uma parceria do Ministério dos Transportes, ANTT e BNDES.

Confira as estradas que formam o Polo Goiânia:

– GO-020 – do entroncamento da BR-153/352, em Goiânia, até o entroncamento com a GO-139, em Cristianópolis;

– GO-060 – do entroncamento com a GO-050/070, na Av. Castelo Branco, em Goiânia, até o entroncamento com a GO-320, em Iporá;

– GO-070 – do entroncamento com a BR-060, na Av. Castelo Branco, até o entroncamento com a GO-164;

– GO-080 – do entroncamento da BR-040, na Av. Perimetral Norte, em Goiânia, até Goianésia.

Obras

No projeto, estão previstas obras de ampliação de capacidade, incluindo:

– 63,439 km de duplicação

– 32,964 km de faixas adicionais

– 8,969 km de vias marginais

– 8,030 km de contornos

Além disso, diversas melhorias estão planejadas, como passagens inferiores, retornos, rotatórias, passarelas, acessos, pontos de ônibus e ciclovias. O projeto prevê ainda a instalação de sete praças de pedágio e oito bases operacionais.

Sessões públicas

Nos dias 17/4, em Goiânia, e 18/4, em Brasília,  ocorreram as audiências públicas presenciais e semipresenciais para discutir a concessão das rodovias estaduais em Goiás, reunindo autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil, além de membros da Agência e do Ministério dos Transportes.

Durante as sessões públicas, diversos pontos foram debatidos, incluindo a qualidade das rodovias, fluidez de tráfego e a segurança viária. O objetivo é promover integração regional e nacional, assim como um escoamento mais eficiente da produção de soja local.

Via Brasil BR-163 promove ações de saúde em postos de combustíveis, entre MT e PA

Via Brasil BR-163 promove ações de saúde em postos de combustíveis, entre MT e PA

Clínica móvel percorre o trecho sob concessão, entre Sinop (MT) e Porto de Miritituba (PA), oferecendo serviços de saúde

Desde janeiro deste ano, a concessionária Via Brasil BR-163 promove a campanha de segurança no trânsito, que tem como objetivo alertar os usuários das rodovias BR-163 e BR-230 sobre os cuidados para evitar sinistros (acidentes).

Agora, em abril, a Clínica Móvel de Saúde está percorrendo o trecho, com paradas em postos de combustível nas quais oferece gratuitamente a todos os usuários serviços, como:

  • aferição de glicemia
  • aferição de pressão arterial
  • dicas de saúde
  • testes de malária

Além disso, as equipes da Via Brasil BR-163 estão distribuindo brindes e dando dicas de como dirigir com mais segurança. Caso vocês estejam perto de um dos postos da ação, participe! Os serviços são oferecidos de graça.

Veja os locais participantes:

Evolução das cotações dos petróleos Brent e West Texas no mercado internacional

Evolução das cotações dos petróleos Brent e West Texas no mercado internacional

O Brent negoceia-se no mercado de Londres (London Stock Exchange) e é referência para os mercados europeus, africanos (por influência) e asiáticos. A cotação do barril de Brent é calculada em função da produção mundial, mas também da procura global que depende essencialmente da energética planetária, o que explica as fortes flutuações que se podem observar em prazos muito curtos. O barril de Brent deve o seu nome porque inicialmente era extraído de uma base da Shell chamada Brent Spar.

O barril WTI tem o nome derivado de West Texas Intermediate, sendo que West Texas é a principal região petrolífera dos Estados Unidos da América. Atualmente, este produto é principalmente extraído na região do Golfo do México. É negociado na Bolsa de Nova York e a sua cotação é referência para o mercado norte-americano. É também apelidado de Texas Light Sweet já que normalmente é o mais leve e com menor taxa de enxofre de todos os petróleos no mundo e, portanto, mais fácil de ser refinado, o que geralmente confere um preço mais alto em relação ao Brent. Contudo, o Brent está mais caro que o WTI porque outros fatores influenciam as cotações, principalmente o boom da produção nos Estados Unidos e a situação geopolítica dos principais países produtores como a que ocorre atualmente nos países árabes.

Arquivo na íntegra, abaixo:

Simulador Combustível – DIESEL | MARÇO/24

Simulador Combustível – DIESEL | MARÇO/24

O período indicado representa a semana de referência do dado pesquisado e disponibilizado pela ANP, respeitando o critério histórico de divulgação e a metodologia da pesquisa.

Entre 30/7/2017 e 30/12/2017, os 459 municípios pesquisados foram distribuídos da seguinte forma: as 26 capitais e o Distrito Federal pesquisados semanalmente e outros 432 municípios pesquisados quinzenalmente, alternando-se a cada semana um determinado grupo (Grupo A com as 27 capitais mais 215 municípios e Grupo B com as 27 capitais e outros 217 municípios).

Para mais informações, acesse http://www.anp.gov.br/precos-e-defesa-da-concorrencia/precos/levantamento-de-precos.

Arquivo na íntegra, abaixo:

Visita de representantes da NTC&Logística ao Ministério das Relações Exteriores reforça discussões sobre o Transporte Internacional de Cargas

Visita de representantes da NTC&Logística ao Ministério das Relações Exteriores reforça discussões sobre o Transporte Internacional de Cargas

No dia 22 de abril, representantes da NTC&Logística realizaram uma visita ao Ministério das Relações Exteriores, destacando-se pela presença de figuras importantes como José Hélio Fernandes, vice-presidente de Assuntos Políticos; Paulo Afonso Lustosa, vice-presidente Regional para o Centro-Oeste, e Edmara Claudino, assessora de Relações Institucionais. O encontro teve como anfitrião João Carlos Parkinson de Castro, ministro da carreira diplomática, evidenciando a importância do diálogo contínuo entre a liderança do setor de transporte de cargas e o governo.

Durante a reunião, os representantes da NTC&Logística e o ministro discutiram diversos assuntos críticos relacionados ao transporte internacional de cargas. Um dos temas centrais foi a adesão do Brasil ao Convênio TIR (Transport International Routier), um acordo internacional que facilita a movimentação de mercadorias entre as fronteiras internacionais, reduzindo os procedimentos burocráticos e promovendo uma operação de transporte mais eficiente e segura.

A participação do Brasil nesse convênio é vista como um passo fundamental para a modernização e a competitividade do setor de transporte de cargas,viabilizando a integração econômica com outros países e potencializando o comércio exterior brasileiro. A reunião reflete o compromisso da NTC&Logística em colaborar com o governo para desenvolver políticas que fortaleçam o setor de transporte e contribuam para o crescimento econômico do país.

Vice-presidente de ESG representa a NTC&Logística em discussões globais sobre a presença feminina no setor de transportes

Vice-presidente de ESG representa a NTC&Logística em discussões globais sobre a presença feminina no setor de transportes

Joyce Bessa, vice-presidente Extraordinária da Pauta ESG da NTC&Logística, está participando de um grupo de discussão internacional da IRU (International Road Transport Union). O grupo, composto por líderes de vários países, visa discutir estratégias que possam promover a inclusão feminina de forma mais ampla, tanto no Brasil quanto em outros países do mundo.

Em uma reunião ocorrida nesta segunda-feira, 22 de abril, Joyce destacou a relevância desse trabalho para o setor. “É fundamental para a NTC&Logística liderar essa discussão no Brasil, buscando formas de garantir que as mulheres tenham mais espaço no Transporte”, afirmou. Esse encontro demonstra a necessidade de entender como a inclusão feminina pode beneficiar o setor, ajustando práticas e propiciando um ambiente mais equitativo.

A participação da NTC&Logística nesse grupo de discussão internacional confirma o empenho da atual gestão no apoio a iniciativas voltadas à diversidade e à igualdade no setor de Transportes, como as do Vez&Voz, do SETCESP – do qual a NTC&Logística é signatária – e do Voz Delas, da Mercedes-Benz do Brasil.

Participe da 23ª edição do Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas

Participe da 23ª edição do Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas

No próximo dia 8 de maio de 2024, acontecerá a 23ª Edição do Seminário Brasileiro do Transporte de Cargas, das 9h às 13 horas, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

O evento é uma iniciativa da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, em parceria com a NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e apoio institucional do Sistema Transporte (CNT – Confederação Nacional do Transporte / SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte / ITL – Instituto de Transporte e Logística) e da FuMTran (Fundação Memória do Transporte).

Faça já sua inscrição e garanta sua participação no evento, que reúne os principais representantes do TRC, assim como lideranças, parlamentares, autoridades governamentais, integrantes do meio acadêmico e técnicos especializados, para debater temas de grande importância para o setor e para o país.

Inscreva-se aqui: https://www.portalntc.org.br/eventos/23a-edicao-do-seminario-brasileiro-do-transporte-rodoviario-de-cargas/

Confira a programação:

9h às 10 horas – SOLENIDADE DE ABERTURA

Convidados para a Composição da Mesa:

ARTHUR LIRA – Deputado Federal e Presidente da Câmara dos Deputados

GILBERTO ABRAMO – Deputado Federal e Presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados

RENAN FILHO – Ministro dos Transportes

ROBINSON BARREIRINHAS – Secretário Especial da Receita Federal do Brasil

RAFAEL VITALE RODRIGUES – Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes

Terrestre (ANTT)

VANDER COSTA – Presidente do Sistema Transporte (CNT / SEST SENAT / ITL)

EDUARDO REBUZZI – Presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística

10h às 13 horas – Painel: REFORMA TRIBUTÁRIA – IMPACTO NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

PRESIDENTE DA MESA: Deputado Federal GILBERTO ABRAMO (Republicanos/MG) – Presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados

MODERADOR: Deputado Federal DIEGO ANDRADE (PSD/MG) – Membro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados

Palestrantes Convidados:

Deputado Federal JOAQUIM PASSARINHO – Coordenador da Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo

ROBINSON BARREIRINHAS – Secretário Especial da Receita Federal do Brasil

Deputado Federal BALEIA ROSSI (MDB/SP) – Autor da proposta da Reforma Tributária

Deputado LUIZ GASTÃO – 3º Vice-Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico

Deputada ADRIANA VENTURA – Deputada Federal

MARCOS AURÉLIO RIBEIRO – Diretor Jurídico da NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística

VALDETE MARINHEIRO – Advogada Tributarista

ALESSANDRA M. BRANDÃO TEIXEIRA – Advogada Tributarista

13 horas – ENCERRAMENTO

Em lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, CNT defende revisão de normas

Em lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, CNT defende revisão de normas

Representante da Confederação enalteceu os avanços e pontuou os desafios enfrentados para a efetiva melhoria nas condições de segurança e saúde no trabalho

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou da cerimônia de lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho na última quinta-feira (18), no Ministério do Trabalho, em Brasília (DF). A CANPAT 2024, como foi chamada, tem como foco chamar a atenção para a segurança em máquinas e equipamentos, na tentativa de reduzir os acidentes de trabalho.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; o secretário de Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe Brandão de Mello, e o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Também teve a participação de representantes da OIT (Organização Internacional do Trabalho), do Ministério Público do Trabalho, do TST (Tribunal Superior do Trabalho) e do Ministério da Saúde.

O gerente executivo de Relações Trabalhistas e Sindicais da CNT, Frederico Toledo, foi quem representou todos os empregadores brasileiros na solenidade. Em sua fala, destacou a oportunidade de compartilhar reflexões sobre a segurança e saúde no trabalho, sob a ótica do setor transportador.

Frederico Toledo pediu ao ministro que estimule o diálogo social dentro da CTPP (Comissão Tripartite Paritária Permanente) e continue a investigar novas necessidades nas relações de trabalho, bem como atue na promoção das revisões necessárias nas normas regulamentadoras. “Ao mesmo tempo, defendo que seja criterioso para eliminar excessos que não apenas criam encargos desnecessários, mas também desviam nosso foco das questões mais críticas de segurança e saúde”, concluiu o gerente da CNT.

Outras confederações também marcaram presença na solenidade. A CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde) e a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) também usaram seu espaço para enaltecer os esforços na melhoria da segurança e saúde do trabalho.

Acidentes de trabalho no Brasil

Segundo dados do Ministério do Trabalho, acidentes e doenças do trabalho causam perdas de 4% do PIB e prejudicam trabalhadores e empregadores. É por isso que existe um esforço conjunto de todos os envolvidos para reduzir os incidentes.

“Quanto ao posicionamento do Brasil no cenário global, de acordo com as estatísticas mais recentes da OIT, ainda temos desafios significativos a enfrentar. Apesar de nossos progressos, estamos constantemente buscando melhorar nossa posição no ranking global de segurança e saúde no trabalho, o que demonstra nosso compromisso contínuo com a melhoria das condições de trabalho”, analisou o representante da CNT.

Para o trabalhador, a insegurança causa perdas diretas, como doenças laborais e até a vida. Já para o empregador, há grandes impactos financeiros que podem levar até ao fechamento de empresas. A sociedade também perde com os acidentes de trabalho, já há déficit de cidadãos produtivos e aumento de impostos ou taxas.

O evento foi transmitido ao vivo e ficou gravado no YouTube, no canal da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho. Quem desejar, pode acessar a íntegra clicando aqui.

Debatedores defendem medidas para impulsionar uso do biometano no Brasil

Debatedores defendem medidas para impulsionar uso do biometano no Brasil

O biometano é produzido a partir da purificação de gás obtido da decomposição de resíduos orgânicos

Debatedores defenderam, nesta terça-feira (23), medidas para incentivar o uso do biometano na matriz energética brasileira. O assunto foi discutido na Comissão de Minas e Energia, a pedido do deputado Hugo Leal (PSD-RJ).

O biometano é produzido a partir da purificação do biogás. Este, por sua vez, é o gás obtido da decomposição de resíduos orgânicos, como lixo, esgoto e até restos agropecuários (sendo o principal o bagaço de cana).

Hugo Leal avalia que o mercado de biometano já é uma realidade no País, apesar de ser pouco conhecido da população, e precisa ser dinamizado. Atualmente, o Brasil possui 20 unidades de produção da substância, podendo chegar a 90 em 2029, na avaliação da Associação Brasileira do Biogás (Abiogás).

Leal aposta no uso do biocombustível no setor de transportes pesados, já que tem a mesma composição do gás veicular, com a diferença de ser renovável. “Quanto mais nós utilizamos o gás natural para os veículos pesados, menos dependência nós vamos ter do diesel importado”, disse. Ele é autor de um projeto de lei (PL 4861/23) de incentivos ao biometano.

Origem

O diretor da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), Marcelo Mendonça, também vê no setor de transportes a saída para impulsionar o mercado de biometano. “O elétrico não é a única solução. O veículo a gás custa três vezes menos do que o veículo elétrico”, disse.

Outra vantagem do uso do combustível, segundo Mendonça, é poder aproveitar a infraestrutura de gasodutos (43 mil quilômetros) e os mais de 1,7 mil postos que já operam com gás natural veicular.

O diretor institucional da montadora Scania e representante da Abiogás, Gustavo Bonini, afirmou que o Brasil tem vocação para produzir o combustível, principalmente a partir de resíduos e esgoto. “Talvez seja o combustível que mais tem enraizado o que a gente chama de economia circular: você transforma um passivo ambiental, um problema, num ativo energético”, disse.

Outros debatedores defenderam medidas específicas para estimular a cadeia de produção. Entre elas, a inclusão dos veículos a gás nos planos de mobilidade urbana e a criação de linhas de financiamento em bancos públicos para unidades produtoras.

O deputado Leônidas Cristino (PDT-CE) propôs que outros setores da economia, além dos transportes, também possam usar o biometano. “Temos que abranger todos os segmentos da economia, para que a gente possa tirar o gás carbônico da atmosfera, caso contrário o mundo não vai suportar”, afirmou.

Reportagem – Janary Júnior

Edição – Rachel Librelon

COMJOVEM Comissão de Jovens Empresários e Executivos

Esta comissão tem como objetivo a integração e capacitação dos jovens empresários e executivos, despertando-os para futuras lideranças no setor de transporte de cargas e logística em âmbito nacional, através de realizações de eventos, fóruns, bem como, visitas técnicas de modo a alavancar possíveis negócios com grandes fornecedores.

Vice-Presidente e Coordenador Nacional/SP:
André Martinez de Simone
Vice-Coordenador Nacional: Priscila Hartel Zanette
Vice-Coordenador Nacional/SP: Hudson Mateus Almeida Rabelo


NÚCLEO COORDENADOR ENTIDADE
     
ABC Marcel Zorzin SETRANS
ARARAQUARA Kaique Costa De Oliveira SETCAR
BAHIA Guilherme de Oliveira Elias SETCEB
BELO HORIZONTE Ana Paula De Souza SETCEMG
CAMPINAS Artur Mendes de Souza Filho SINDICAMP
CASCAVEL André de Moraes SINTROPAR
CENTRO OESTE Laudelino Bruno Marra FENATAC
CENTRO OESTE MINEIRO Eider Diego Silva e Castro SETCOM
CHAPECÓ Daniel Vicenzi SITRAM
CURITIBA Alexandre Loureiro Aliski SETCEPAR
ESPIRITO SANTO Roberto Piani Coelho Fabiani TRANSCARES
FOZ DO IGUAÇÚ André Luis Vaz Rufatto Queiroz SINDIFOZ
INSTITUTO COMJOVEM Geovani Antunes Serafim NTC
JOINVILLE Eduardo da Silva Emilio SETRACAJO
LAGES E PLANALTO SERRANO Edson Francisco Ferreira Ronconi SETPLAN
LONDRINA Fernando de Freitas Noronha SETCEPAR
NORDESTE Leonardo Barreira Maranhão FETRANSLOG
PORTO ALEGRE Gustavo Kras Borges Ferreira SETCERGS
RIO DE JANEIRO Italo Grativol FETRANSCARGA
SANTOS Pedro Bala Sorbello SINDISAN
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Bruno Martineli SETCARP
SÃO PAULO Lorine Daniele Costa Romunhão Lima SETCESP
SUL DE SANTA CATARINA Franco Scarabelot Gonçalves SETRAM
TRIÂNGULO MINEIRO Pedro Henrique Cabral Vasconcelos SETRIM
VALE DO PARAÍBA – LITORAL NORTE Maria Eduarda Gennari de Paula SINDIVAPA
VIDEIRA Kilsa Porto Morona SINTRAVIR
SINDIPESA Alana Vargas de Araújo Gonzalez SINDIPESA
Setcesp lança 10ª edição do Prêmio de Sustentabilidade

Setcesp lança 10ª edição do Prêmio de Sustentabilidade

Na manhã da última quarta-feira, (17), o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) promoveu uma live de lançamento oficial da 10ª edição do Prêmio de Sustentabilidade. O décimo ano da premiação reafirma o compromisso da entidade com a valorização das melhores práticas no Transporte de Cargas (TRC) e em prol dos pilares do ESG.

A premiação tem como principal objetivo a valorização e o destaque das empresas do setor que buscam em suas ações diárias reduzir os impactos ambientais de suas atividades, colaboram com o desenvolvimento econômico e social, e prezam pela segurança viária e do trabalho. “O Prêmio de Sustentabilidade transcende a premiação anual. Tornou-se um catalisador de mudanças positivas, disseminando conhecimento, inspirando ações inovadoras e fomentando a adoção de práticas mais sustentáveis em toda a cadeia logística”, explica o presidente do Conselho Superior e de Administração do Setcesp, Adriano Depentor.

Mais que um Prêmio, um movimento

Desde o seu surgimento, o Prêmio de Sustentabilidade já recebeu mais de 320 projetos inscritos por 190 empresas participantes. Em 2023, a premiação bateu recorde de inscrições com 69 projetos. Segundo Fernanda Veneziani, coordenadora da Comissão de Sustentabilidade do Setcesp, a premiação traz para as transportadoras uma vontade maior de desenvolver esforços na busca por um futuro mais sustentável, ético e engajado.

Para este ano, a 10ª edição do Prêmio de Sustentabilidade reserva algumas mudanças em relação aos anos anteriores. “Como todos os anos, nós fazemos mudanças, sempre há novidades. Fizemos um estudo para acertar e alinhar aquilo que acreditamos que poderia melhorar. Por isso, o regulamento acompanha a evolução do setor”, explica a gestora de eventos e parcerias do Setcesp, Silmara Balhes.

Entre as principais mudanças, estão a permissão de empresas não associadas ao Setcesp participarem da premiação e a necessidade de enviar um vídeo complementar de até 3 minutos junto ao projeto com uma breve explicação sobre o tema. “Antigamente, apenas empresas filiadas ao Setcesp poderiam participar do Prêmio. Porém, como percebemos a grande adesão das transportadoras, trabalhamos para permitir a expansão do Prêmio para outras regiões do país. Agora todas as empresas de transporte de cargas podem inscrever seus projetos”, conta Balhes.

O Setcesp reconhece a importância do evento não somente para o setor de transporte de cargas, mas também para a sociedade e o futuro do meio ambiente. “O papel do Setcesp, como fomentador desse tema no TRC, tem sido extremamente relevante, e o Prêmio tem inspirado as transportadoras. A Comissão de Sustentabilidade vem compartilhando, ao longo dos anos, a troca de conhecimento e fomentando as boas práticas”, finaliza Veneziani.

Para saber como a sua empresa pode participar, o Setcesp desenvolveu uma live com informações no canal da entidade, no YouTube. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Q9Fs-_6rrlw

ANTT realiza Reunião Participativa para debater necessidade de alterações contratuais da Nova Rota do Oeste

ANTT realiza Reunião Participativa para debater necessidade de alterações contratuais da Nova Rota do Oeste

Concessionária administra BR-163 entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizará, a partir de amanhã (23/4), a Reunião Participativa nº 4/2024, em três sessões públicas abertas a todos, com o objetivo de receber manifestações orais e escritas sobre a necessidade de alterações contratuais da concessão rodoviária federal administrada pela Concessionária Nova Rota do Oeste S.A. (BR-163/MT/MS).

Entre as propostas de alterações contratuais a serem debatidas, há pleitos relacionados à implantação de PPDs (Ponto de Parada e Descanso), considerações sobre segurança operacional, proposta de conectividade por sinal 4G, obras de retorno em nível, Desconto de Usuário Frequente (DUF), entre outros.

As sessões do evento serão realizadas presencialmente nos seguintes municípios, datas, horários e endereços:

Município: Sinop – MT

Data: 23 de abril de 2024

Horário: das 14 às 17 horas (horário local)

Endereço: Auditório do Vie Hotel, situado na Av. Bruno Martini, nº

2.249, bairro Recanto Suíço

Capacidade: 120 pessoas

Município: Cuiabá – MT

Data: 25 de abril de 2024

Horário: das 14 às 17 horas (horário local)

Endereço: Auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso, situado na Av. Antônio Dorileo, nº 1.100, bairro Coxipó

Capacidade: 120 pessoas

Município: Rondonópolis – MT

Data: 26 de abril de 2024

Horário: das 14 às 17 horas (horário local)

Endereço: Auditório do Hotel Slaviero Rondonópolis, situado na R. Arnaldo Estevão de Figueiredo, nº 985, bairro Jardim Monte Líbano

Capacidade:100 pessoas

Para saber mais sobre o procedimento de Reunião Participativa, assista ao vídeo. Para entender como enviar suas contribuições, consulte o tutorial do Sistema ParticipANTT.

Sistema Transporte realiza missão com empresários na Suécia, país que busca a inovação sustentável

Sistema Transporte realiza missão com empresários na Suécia, país que busca a inovação sustentável

Delegação brasileira faz imersão no ecossistema de inovação sueco. Etapa acadêmica prossegue até sexta-feira (26)

A possibilidade de inovar de forma sustentável é uma meta perseguida pela Suécia. O país escandinavo sedia, até a próxima sexta-feira (26), mais uma edição da Missão Internacional do Transporte. Realizada pelo Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL), a iniciativa proporciona a empresários e gestores brasileiros uma imersão acadêmica, complementada por visitas técnicas a empresas locais.

A programação foi idealizada pela Stockholm Schoolof Economics (SSE) Executive Education. Considerada a principal provedora em educação executiva do norte europeu, a instituição é conhecida por produzir conhecimento alinhado às demandas de mercado. As aulas ocorrem, principalmente, no campus Kämpasten, na cidade de Sigtuna.

Na abertura oficial da Missão, realizada nesse domingo (21), o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, instigou os participantes a serem vetores do conhecimento. “A Suécia é um exemplo de tecnologia e sustentabilidade, sem conflito entre uma coisa e outra. Eles têm essa mentalidade, e podemos, sim, repercutir isso em nossas empresas no Brasil”, disse.

“Lembro, ainda, que o transporte, de um modo geral, já está engajado com o ESG, e esperamos agregar, durante a Missão, exemplos de boas práticas, sejam elas ambientais, sociais ou em governança”, complementou o presidente, que se referiu, ainda, à busca por equidade entre gêneros no ambiente de trabalho.

Katarina Hägg, CEO de Educação Executiva da SSE, da Escola de Empreendedorismos de Estocolmo, conduziu a solenidade, que contou com vários momentos de fala. O professor Lars Strannegard, da Stockholm School of Economics, deu boas-vindas à comitiva e compartilhou um pouco sobre a história do Stockholm City Hall, local do evento, famoso por abrigar o banquete em homenagem aos vencedores do Prêmio Nobel.

O diplomata Leonardo de Souza, encarregado de Negócios da Embaixada Brasileira em Estocolmo, recordou o histórico de amizade entre Brasil e Suécia – parceria intensificada nos últimos anos. Já o ministro Jorge Oliveira, ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), discursou sobre os desafios da atividade fiscalizadora, boas práticas e as possibilidades decorrentes da cooperação entre agentes públicos e privados.

Em sua participação, o senador da República Efraim de Araújo Morais Filho (União-PB) destacou que, também do ponto de vista legislativo, é valioso o intercâmbio de conhecimento com a Suécia. De forma específica, o parlamentar comentou os avanços proporcionados pela Reforma Tributária e a futura implementação do IVA, modelo de tributação recomendado pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).

O professor Rasmus Rahm, diretor executivo da SSE e coordenador do programa da Missão, encerrou a noite com uma tirada divertida. Ele disse que “há um abacaxi a ser descascado, o abacaxi do transporte sustentável”, e que é exatamente esse o debate a ser enfrentado pelos estudantes ao longo do curso preparado pela Stockholm School of Economics.

ANAC aprovou novo modelo de drone para transporte de cargas

ANAC aprovou novo modelo de drone para transporte de cargas

Novo modelo aprovado pela ANAC poderá operar até 24 km fora da linha de visão do piloto

A Agência Nacional de Aviação Civil anunciou, na última sexta-feira (19), que emitiu uma autorização de um novo projeto para o transporte de pequenas cargas em voos além do alcance visual.

A aeronave DLV-2, produzida pela empresa brasileira Speedbird Aero, é uma evolução do DLV-1 NEO, aprovado pela autarquia em 2022, e que foi o primeiro drone utilizado para operações de entrega (delivery) no Brasil. O novo modelo poderá transportar até 6,5 kg de carga e operar a uma distância Bvlos de até 24 km.

O atual regulamento (nº 94E), de abril de 2023, impõe limites ao voo dos equipamentos fora da linha de visão do piloto. Operações deste tipo somente podem acontecer mediante autorização do projeto pela ANAC e que critérios operacionais do órgão e os do uso do espaço aéreo publicados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) sejam obedecidos.

Atualmente, de acordo com a autarquia, 15 modelos de drones já podem realizar operações desse tipo no Brasil.

Jundiaí recebe a maior feira de logística nos dias 22, 23 e 24 de maio

Jundiaí recebe a maior feira de logística nos dias 22, 23 e 24 de maio

9ª edição da Brasil Log contará com rodada de negócios e palestras gratuitas sobre o setor

Jundiaí se prepara para receber a 9ª edição da Feira Internacional de Logística – Brasil Log, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de maio de 2024, no Parque Comendador Antônio Carbonari. O evento, que é considerado o principal ambiente de networking e realização de negócios do setor, reunirá empresas, profissionais e especialistas para debater as últimas tendências, soluções inovadoras e desafios da área logística.

Jundiaí é reconhecida por sua forte tradição no cenário logístico nacional e, nesta edição da Brasil LOG, a cidade ganha ainda mais destaque. Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), a Feira amplia a visibilidade do município no mercado.

“Somos uma cidade com mais de 160 multinacionais instaladas, atrativa pela infraestrutura existente e que garante qualidade de vida para as pessoas. A Brasil LOG, em especial neste ano em que temos as movimentações para a construção do Trem Intercidades, que mudará a realidade das cidades – acrescentará mais potencialidades ao segmento”, destaca

Programação

A Brasil Log 2024 contará com uma programação abrangente, que inclui palestras, workshops e rodadas de negócios. Entre os temas que serão abordados, destacam-se:

  • Plano de Investimentos do Porto de Santos: o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, apresentará as novidades e perspectivas para o maior porto da América Latina.
  • Gestão de Estoque e Armazenagem: o Dr. José Meireles de Sousa, especialista com mais de 40 anos de experiência, compartilhará as melhores práticas para otimizar a gestão de estoque e armazenagem.
  • Logística Sustentável: o SEBRAE trará à tona a importância da sustentabilidade na cadeia logística, com foco em estratégias ESG.
  • Indústria 4.0: o físico José Roberto Cunha Jr., da UNICAMP, abordará a aplicação da automação de portarias e pesagem de cargas na indústria 4.0.
  • Networking Estratégico: o especialista Bruno Maia ministrará uma palestra sobre como maximizar o potencial das redes sociais para o sucesso profissional.
  • Tendências em Logística: diversos workshops abordarão temas como Inteligência Artificial na Logística; inventários com drones; opções de armazenagem e terminais; SAAS em Supply Chain; Logística Internacional, entre outros.

Networking e oportunidades de negócios

A Feira também será palco para discutir a importância do networking na Logística, com uma palestra intitulada “Conexões Estratégicas: maximizando o potencial do networking para o sucesso profissional” por Bruno Maia. Além disso, serão exploradas tendências como Inteligência Artificial, uso de drones em inventários e diversas tecnologias para automação de operações logísticas.

Participação gratuita com credenciamento

A entrada para a Feira é gratuita, mas os visitantes precisam se credenciar no site oficial. As inscrições para as palestras também podem ser feitas no mesmo site, com vagas limitadas.

Serviço:

Feira Internacional de Logística: Brasil Log 2024

Data: 22 a 24/05
Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva

Governo estabelece Política Nacional de Pontos de Parada e Descanso em rodovias federais

Governo estabelece Política Nacional de Pontos de Parada e Descanso em rodovias federais

Portaria começa a valer no dia 2 de maio. Objetivo é garantir condições adequadas de repouso para os motoristas profissionais, aumentar a segurança nas estradas e reduzir o número de acidentes

O Governo Federal publicou nesta sexta-feira (19), no Diário Oficial da União (D.O.U), a Portaria Nº 387, que estabelece a Nacional de implantação de Pontos de Parada e Descanso (PPD) em rodovias federais. O documento foi assinado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, na última quinta-feira (18) durante a inauguração do primeiro PPD de Santa Catarina, que fica no Km 220 da BR-101/SC. O local, administrado pela concessionária Arteris Litoral Sul, recebeu um investimento de R$ 17,5 milhões e beneficiará milhares de motoristas de transporte de carga que percorrem, diariamente, o trecho que faz parte do Corredor do Mercosul, importante para a integração ao comércio internacional e, consequentemente, para o desenvolvimento da região Sul e de todo o Brasil.

De acordo com a portaria, a implementação dos PPDs acontecerá em duas frentes principais: nas rodovias federais concedidas sob gestão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e nas rodovias sob gestão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). O objetivo é garantir condições adequadas de repouso para os motoristas profissionais, aumentar a segurança nas estradas e reduzir o número de acidentes. A portaria começa a valer a partir do dia 2 de maio.

No caso da ANTT, a portaria estabelece obrigatoriedade de implantação de ao menos um PPD nos contratos de concessão em vigor, regulados e fiscalizados pela Agência, priorizando sua operação até 2025. Além disso, a norma define que todos os estudos de projetos de concessão de rodovias devem incluir pelo menos um PPD, com previsão de operação até o terceiro ano de contrato.

Locais que oferecem uma completa infraestrutura de atendimento aos caminhoneiros, como o PPD, colaboram de maneira efetiva para o cumprimento da Lei Nº 13.103/15 (Lei do Motorista), que também dispõe sobre o tempo de descanso obrigatório.

A escolha dos locais para implantação dos PPDs considerará critérios como demanda de tráfego, segurança viária e a abrangência de PPDscertificados ao longo das rodovias, com a meta de garantir a existência de pelo menos um PPD a cada 400 km. Já para as rodovias sob gestão do DNIT, o departamento realizará estudos para identificar os pontos mais relevantes para a instalação dos PPDs, priorizando os principais corredores logísticos.

A implementação desses pontos poderá ser realizada através de um “Sandbox regulatório”, buscando iniciar as operações até 2025.

“Essa política representa um avanço significativo na busca por estradas mais seguras e condições de trabalho mais adequadas para os profissionais do transporte de cargas em todo o país. Os caminhoneiros são essenciais para a economia nacional”, disse o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.

Audiência Pública

Durante essa semana, na terça-feira (16), a ANTT promoveu a Audiência Pública nº 2/2024, que debateu a minuta de resolução que aprova o Regulamento dos Pontos de Parada e Descanso (PPD) sob competência da Agência. A sessão contou com participações presenciais no auditório da ANTT em Brasília – DF e por videoconferência. A sessão debateu pontos acerca do funcionamento, tipos de carga e regras para a implementação dos PPDs.

O debate quanto à proposta de ação regulatória levou em consideração pesquisas realizadas pela ANTT em parceria com a Confederação Nacional dos Transportes Autônomos que levantaram as principais demandas dos usuários em relação aos Pontos de Parada e Descanso, como segurança, atendimento médico, psicológico e odontológico e bem-estar e saúde da mulher.

Sistema FETRANSPAR celebra 31 anos de atuação no transporte paranaense

Sistema FETRANSPAR celebra 31 anos de atuação no transporte paranaense

Celebração em Foz do Iguaçu reuniu diferentes segmentos econômicos, representantes de entidades de classe, autoridades municipais, estaduais e federais

Dezenas de empresários do setor de transporte e representantes de diferentes segmentos econômicos, entidades de classe, autoridades municipais, estaduais e federais se reuniram na cidade de Foz do Iguaçu (PR)durante a tarde da última quinta-feira (18) para discutir as principais demandas hoje vividas pelo transporte de cargas. O evento que leva o nome de ‘Primeiro Encontro Paranaense do Transporte' foi promovido pelo Sistema FETRANSPAR, que comemorada seus 31 anos neste 19 de abril. A iniciativa teve o patrocínio do BRDE, Agência Fomento e o apoio do Sistema Transporte.

O segmento transportador de cargas do Paraná é composto por mais de 25 mil empresas e corresponde a uma fatia próxima de 7% do PIB estadual, empregando juntos mais de 240 mil pessoas.

“Realizar esse encontro  na cidade de Foz do Iguaçu é algo estratégico. É desta região, do marco das Três Fronteiras que temos um fluxo intenso de caminhões e empresas que diuturnamente utilizam rodovias para distribuir diferentes cargas as cidades, estados, países e para o mundo todo”, disse o presidente do Sistema FETRANSPAR e Vice-Presidente Regional da NTC&Logística, Coronel Sérgio Malucelli.

A Federação consolidou-se como voz ativa na representatividade do setor nestes últimos anos.  Atender, defender e assistir o transportador e o setor de transporte de cargas está no centro das prioridades da FETRANSPAR. 

Prêmio Despoluir

Como o objetivo de proporcionar a valorização e reconhecimento dos transportadores paranaenses que agem proativamente na melhoria dos seus processos operacionais e atuam com comprometimento para a preservação do meio ambiente,  por meio do controle da emissão de poluentes de suas frotas, o Sistema FETRANSPAR lançou durante a realização do  ‘Primeiro Encontro Paranaense do Transporte' o Prêmio Despoluir Fetranspar'.

A iniciativa pretende valorizar empresas que adotam boas práticas socioambientais em suas estruturas, visando minimizar os impactos do transporte no meio ambiente, tornando o setor mais sustentável e responsável. As inscrições serão abertas no próximo mês de outubro e o regulamento ficará disponível no site www.fetranspar.org.br

Temas discutidos

Na pauta estiveram assuntos de relevância para o transportador como ‘Concessões de Rodovias Paranaenses', abordado pelo engenheiro Luciano Lourenço, diretor efetivo da Agência Nacional de Transporte Terrestre – ANTT. A ‘Transição Energética no Transporte Rodoviário' discorrido por Bruno Batista, diretor executivo da CNT. E o ‘O Paraná e suas Três Fronteiras  e a Integração do Transporte no Cone Sul', tema explanado pelo General Sérgio Westphalen Etchegoyen, diretor presidente do Instituto Brasileiro para Autorregulação no Setor de Infraestrutura.

Comissão do Senado aprova nome de estado e cidade nas placas Mercosul

Comissão do Senado aprova nome de estado e cidade nas placas Mercosul

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, na última terça-feira (16), o Projeto de Lei 3.214/2023 que acrescenta nas placas de veículos do Mercosul o município e a sigla do estado de origem. As placas Mercosul, adotadas para todos os veículos novos e aqueles que mudem de domicílio desde 2020, já são comuns nas estradas brasileiras. Milhões de veículos usam esses elementos de identificação, mas a falta do estado e cidade ainda incomoda muitos motoristas.

O projeto é de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC), e altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997) para prever que as placas veiculares informem o município e o estado no qual o veículo está registrado.

Esperidião Amin defendeu a proposição e esclareceu que o projeto não obriga a substituição nos veículos já emplacados. A nova regra seria válida para os novos emplacamentos e entraria em vigor um ano após a publicação da lei que resultar da aprovação da matéria.

Segundo Esperidião Amin, a apresentação do projeto foi motivada pelo fato de essas informações facilitarem o trabalho de fiscalização das autoridades policiais e de trânsito. O senador observou que a matéria, por reforçar a segurança, recebeu apoio do governo federal.

“Em audiência, inclusive com a participação de representantes do Ministério da Justiça, eles manifestaram que o projeto vem ao encontro do interesse da segurança viária”, afirmou, ao explicar que o condutor não vai precisar pagar novamente para incluir as informações, pois a possível norma só entrará em vigor após um ano, caso seja sancionada.

Brasil deve subir para 8ª posição no ranking das maiores economias do mundo em 2024, prevê FMI

Brasil deve subir para 8ª posição no ranking das maiores economias do mundo em 2024, prevê FMI

Órgão revisou para cima o PIB do Brasil para 2024, indicando crescimento de 2,2%; veja ranking das 10 maiores economia do mundo segundo a projeção do órgão

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima o PIB do Brasil para o ano de 2024. A atualização do relatório World Economic Outlook indica crescimento de 2,2% neste ano, ante o 1,7% calculado anteriormente. Caso sejam confirmadas as estimativas do FMI, o país deve subir uma posição no ranking das maiores economias do mundo (veja abaixo), saltando de 9º para 8º lugar.

O relatório classifica o crescimento de 2,2% como moderado e afirma que ele se dá com base na consolidação fiscal e reflete as atuais políticas econômicas em vigor. “Os pressupostos da monetária são consistentes, tendo como meta a convergência da inflação dentro da faixa de tolerância até o final de 2024″, diz o trecho do documento. Para o ano de 2025, a projeção de crescimento da economia brasileira é de 2,1%.

O Brasil voltou a figurar entre as 10 maiores economias do mundo no ano passado, alcançando a 9ª posição com a alta de 2,9% no PIB em 2023. Pelos cálculos do FMI, a soma do PIB brasileiro deve ser de US$ 2,331 trilhões, pouco acima da 9ª colocada, a Itália, com projeção de US$ 2,328 trilhões. O FMI indica que o Brasil continuará em 8º lugar até 2029, último ano para o qual faz projeções.

O fundo analisa que, apesar das muitas previsões sombrias devido aos efeitos da pandemia e à guerra entre Ucrânia e Rússia, o mundo evitou uma recessão, e o sistema bancário revelou-se em grande parte resiliente. Além disso, as economias dos mercados emergentes não sofreram paradas bruscas.

Confira abaixo o ranking das maiores economias do mundo em 2024, segundo as projeções do FMI:

1. Estados Unidos: US$ 28,78 trilhões

2. China: US$ 18,53 trilhões

3. Alemanha: US$ 4,59 trilhões

4. Japão: US$ 4,11 trilhões

5. Índia: US$ 3,94 trilhões

6. Reino Unido: US$ 3,5 trilhões

7. França: US$ 3,13 trilhões

8. Brasil: US$ 2,33 trilhões

9. Itália: US$ 2,33 trilhões

10. Canadá: US$ 2,24 trilhões

Nota de Pesar – SÉRGIO CASAGRANDE DE OLIVEIRA 1956 – 2024

Nota de Pesar – SÉRGIO CASAGRANDE DE OLIVEIRA 1956 – 2024

É com imenso pesar que a Diretoria da NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, representada por seu presidente, Eduardo Rebuzzi, vem a público comunicar o falecimento do estimado empresário SÉRGIO CASAGRANDE DE OLIVEIRA, ilustre amigo porto-alegrense que nos deixou neste 19 de abril.

Nascido em 15 de setembro de 1956, gaúcho de coração e fervoroso torcedor do Grêmio, CASAGRANDE sempre teve na família – a esposa Iveti e os filhos Ana Paula e Rodrigo – seu mais particular foco de atenção.

Sua trajetória acadêmica teve início em 1977, no Curso Superior de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dois anos depois, decidiu-se por uma nova carreira, ingressando no Curso de Administração de Empresas. Em 1981, já como corretor de seguros, especializou-se no ramo de seguros de transporte e movimentação de mercadorias, deixando um legado de excelência e dedicação.

Sua vida profissional foi empenhada à APISUL, empresa em que alcançou notável crescimento e da qual se tornou sócio em 2002. Ao longo dessa jornada, CASAGRANDE não só compartilhou sua expertise como foi um especial parceiro da NTC&Logística, envolvendo-se nos projetos da entidade e contribuindo significativamente para o setor. O justo reconhecimento da entidade foi concretizado ao agraciá-lo, em 2009, com a Medalha de Mérito do Transporte – NTC.

A paixão por seu estado natal, o Rio Grande do Sul, nunca o impediu de abraçar a cidade de São Paulo, que desde 1999 lhe proporcionou amizades verdadeiras, conhecimentos valiosos, clientes fiéis e, principalmente, uma comunidade que lhe era muito grata.

Neste momento de luto e memória, a Diretoria e todos os membros da NTC&Logística estendem suas condolências e solidariedade à sua esposa, Iveti, aos filhos, Ana Paula e Rodrigo, à Diretoria da APISUL, aos parentes, amigos e todos aqueles foram privilegiados por conhecer e conviver com SÉRGIO CASAGRANDE DE OLIVEIRA.

Informações: O velório do Sr. Sérgio Casagrande que ocorrerá amanhã, 20/04/24, das 10h Às 16h na Capela do Cemitério Parque Morumby em São Paulo/SP.

Entidades debatem aprimoramentos na RDC nº 430 para o transporte e a logística de medicamentos

Entidades debatem aprimoramentos na RDC nº 430 para o transporte e a logística de medicamentos

Na última quarta-feira (17), foi realizada uma reunião na sede do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), da qual participaram o Presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, o Vice-Presidente de Produtos Farmacêuticos e Coordenador da CT-Farma, Gylson Ribeiro, o Assessor Técnico Lauro Valdívia e o Presidente do Conselho Superior e de Administração do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), Adriano Depentor; tendo sido recebidos pelo Dr. Marcelo Polacow (Presidente) e Dra. Luciana Canetto (vice-presidente), Dr. Kleber Fernandes (Coordenador do Grupo Técnico de Trabalho de Logística de Produtos de Interesse à Saúde), e a Dra. Simone Lisot (Superintendente geral).

No encontro se debateu a RDC 430/2020 da Anvisa, que dispõe sobre as “Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e Transporte de Medicamentos”, sendo abordadas atividades como qualificação, validação de equipamentos, qualificação de rotas, monitoramento de temperatura, capacitação das pessoas que manipulam o medicamento durante o transporte, entre outras relacionadas à logística de produtos de interesse à saúde.

O objetivo foi conectar atores importantes do processo de transporte, debater a atuação do farmacêutico e deliberar alguns ajustes técnicos, principalmente na RDC 430/20, para que as operações de transporte e logística de medicamentos sejam efetivamente implantadas, viabilizando economicamente e operacionalmente essa norma.

Para o Dr. Kleber, a reunião de hoje foi um marco importante dentro do processo regulatório do segmento de transporte. “Ao longo dos últimos dez anos, o farmacêutico tem ampliado seu papel no setor, realizando atuações que, acima de tudo, preconizam o principal objetivo da cadeia de valor, ou seja, as questões de saúde para o paciente e a segurança na cadeia de distribuição”, afirmou.

“Reuniões estratégicas entre entidades como o CRF-SP e a NTC&Logística são oportunidades para revisão e melhoria contínua dos processos regulatórios. Eles permitem que todos os stakeholders compartilhem insights valiosos que podem transformar positivamente o transporte e a logística de medicamentos, promovendo uma implementação mais eficaz da norma vigente, para torná-la operacionalmente exequível e economicamente viável.”, reforçou Gylson.

Em lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, CNT defende revisão de normas

Em lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, CNT defende revisão de normas

Representante da Confederação enalteceu os avanços e pontuou os desafios enfrentados para a efetiva melhoria nas condições de segurança e saúde no trabalho

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou da cerimônia de lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho nesta quinta-feira (18), no Ministério do Trabalho, em Brasília (DF). A CANPAT 2024, como foi chamada, tem como foco chamar a atenção para a segurança em máquinas e equipamentos, na tentativa de reduzir os acidentes de trabalho.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais: o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; o secretário de Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe Brandão de Mello; e o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Também teve a participação de representantes da OIT (Organização Internacional do Trabalho), do Ministério Público do Trabalho, do TST (Tribunal Superior do Trabalho) e do Ministério da Saúde.

O gerente executivo de Relações Trabalhistas e Sindicais da CNT, Frederico Toledo, foi quem representou os empregadores do Sistema Transporte na solenidade. Em sua fala, destacou a oportunidade de compartilhar reflexões sobre a segurança e saúde no trabalho, sob a ótica do setor transportador.

Frederico Toledo pediu ao ministro que estimule o diálogo social dentro da CTPP (Comissão Tripartite Paritária Permanente) e continue a investigar novas necessidades nas relações de trabalho, bem como atue na promoção das revisões necessárias nas normas regulamentadoras. “Ao mesmo tempo, defendo que seja criterioso para eliminar excessos que não apenas criam encargos desnecessários, mas também desviam nosso foco das questões mais críticas de segurança e saúde”, concluiu o gerente da CNT.

Outras confederações também marcaram presença na solenidade. A CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde) e a CNA (Confederação da Agricultura ePecuária do Brasil) também usaram seu espaço para enaltecer os esforços na melhoria da segurança e saúde do trabalho.

Acidentes de trabalho no Brasil

Segundo dados do Ministério do Trabalho, acidentes e doenças do trabalho causam perdas de 4% do PIB e prejudicam trabalhadores e empregadores. É por isso que existe um esforço conjunto de todos os envolvidos para reduzir os incidentes.

“Quanto ao posicionamento do Brasil no cenário global, de acordo com as estatísticas mais recentes da OIT, ainda temos desafios significativos a enfrentar. Apesar de nossos progressos, estamos constantemente buscando melhorar nossa posição no ranking global de segurança e saúde no trabalho, o que demonstra nosso compromisso contínuo com a melhoria das condições de trabalho”, analisou o representante da CNT.

Para o trabalhador, a insegurança causa perdas diretas, como doenças laborais e até a vida. Já para o empregador, há grandes impactos financeiros que podem levar até ao fechamento de empresas. A sociedade também perde com os acidentes de trabalho, já há déficit de cidadãos produtivos e aumento de impostos ou taxas.

O evento foi transmitido ao vivo e ficou gravado no YouTube, no canal da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho. Quem desejar, pode acessar a íntegra clicando aqui.