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CIT apresenta moção em apoio a MP 1.153/2022 na conferência geral em Nova Iorque 

CIT apresenta moção em apoio a MP 1.153/2022 na conferência geral em Nova Iorque 

Em reunião realizada no último dia 20/04/2023, em Nova Iorque, na sede da ONU – Organização das Nações Unidas, a Câmara Internacional da Indústria de Transportes – CIT, com a presença de 19 países membros, foi aprovada moção de apoio à aprovação e conversão em lei pelo Congresso Nacional do Brasil de norma estabelecendo a contratação de seguro para cobertura da responsabilidade por danos à carga, durante a operação de transporte, com exclusividade ao transportador.

Confira aqui a íntegra do documento

COMJOVEM Comissão de Jovens Empresários e Executivos

Esta comissão tem como objetivo a integração e capacitação dos jovens empresários e executivos, despertando-os para futuras lideranças no setor de transporte de cargas e logística em âmbito nacional, através de realizações de eventos, fóruns, bem como, visitas técnicas de modo a alavancar possíveis negócios com grandes fornecedores.

Vice-Presidente e Coordenador Nacional/SP:
André Martinez de Simone
Vice-Coordenador Nacional: Priscila Hartel Zanette
Vice-Coordenador Nacional/SP: Hudson Mateus Almeida Rabelo


NÚCLEO COORDENADOR ENTIDADE
     
ABC Marcel Zorzin SETRANS
ARARAQUARA Kaique Costa De Oliveira SETCAR
BAHIA Guilherme de Oliveira Elias SETCEB
BELO HORIZONTE Ana Paula De Souza SETCEMG
CAMPINAS Artur Mendes de Souza Filho SINDICAMP
CASCAVEL André de Moraes SINTROPAR
CENTRO OESTE Laudelino Bruno Marra FENATAC
CENTRO OESTE MINEIRO Eider Diego Silva e Castro SETCOM
CHAPECÓ Daniel Vicenzi SITRAM
CURITIBA Alexandre Loureiro Aliski SETCEPAR
ESPIRITO SANTO Roberto Piani Coelho Fabiani TRANSCARES
FOZ DO IGUAÇÚ André Luis Vaz Rufatto Queiroz SINDIFOZ
INSTITUTO COMJOVEM Geovani Antunes Serafim NTC
JOINVILLE Eduardo da Silva Emilio SETRACAJO
LAGES E PLANALTO SERRANO Edson Francisco Ferreira Ronconi SETPLAN
LONDRINA Fernando de Freitas Noronha SETCEPAR
NORDESTE Leonardo Barreira Maranhão FETRANSLOG
PORTO ALEGRE Gustavo Kras Borges Ferreira SETCERGS
RIO DE JANEIRO Italo Grativol FETRANSCARGA
SANTOS Pedro Bala Sorbello SINDISAN
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Bruno Martineli SETCARP
SÃO PAULO Lorine Daniele Costa Romunhão Lima SETCESP
SUL DE SANTA CATARINA Franco Scarabelot Gonçalves SETRAM
TRIÂNGULO MINEIRO Pedro Henrique Cabral Vasconcelos SETRIM
VALE DO PARAÍBA – LITORAL NORTE Maria Eduarda Gennari de Paula SINDIVAPA
VIDEIRA Kilsa Porto Morona SINTRAVIR
SINDIPESA Alana Vargas de Araújo Gonzalez SINDIPESA
Setcesp lança 10ª edição do Prêmio de Sustentabilidade

Setcesp lança 10ª edição do Prêmio de Sustentabilidade

Na manhã da última quarta-feira, (17), o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) promoveu uma live de lançamento oficial da 10ª edição do Prêmio de Sustentabilidade. O décimo ano da premiação reafirma o compromisso da entidade com a valorização das melhores práticas no Transporte de Cargas (TRC) e em prol dos pilares do ESG.

A premiação tem como principal objetivo a valorização e o destaque das empresas do setor que buscam em suas ações diárias reduzir os impactos ambientais de suas atividades, colaboram com o desenvolvimento econômico e social, e prezam pela segurança viária e do trabalho. “O Prêmio de Sustentabilidade transcende a premiação anual. Tornou-se um catalisador de mudanças positivas, disseminando conhecimento, inspirando ações inovadoras e fomentando a adoção de práticas mais sustentáveis em toda a cadeia logística”, explica o presidente do Conselho Superior e de Administração do Setcesp, Adriano Depentor.

Mais que um Prêmio, um movimento

Desde o seu surgimento, o Prêmio de Sustentabilidade já recebeu mais de 320 projetos inscritos por 190 empresas participantes. Em 2023, a premiação bateu recorde de inscrições com 69 projetos. Segundo Fernanda Veneziani, coordenadora da Comissão de Sustentabilidade do Setcesp, a premiação traz para as transportadoras uma vontade maior de desenvolver esforços na busca por um futuro mais sustentável, ético e engajado.

Para este ano, a 10ª edição do Prêmio de Sustentabilidade reserva algumas mudanças em relação aos anos anteriores. “Como todos os anos, nós fazemos mudanças, sempre há novidades. Fizemos um estudo para acertar e alinhar aquilo que acreditamos que poderia melhorar. Por isso, o regulamento acompanha a evolução do setor”, explica a gestora de eventos e parcerias do Setcesp, Silmara Balhes.

Entre as principais mudanças, estão a permissão de empresas não associadas ao Setcesp participarem da premiação e a necessidade de enviar um vídeo complementar de até 3 minutos junto ao projeto com uma breve explicação sobre o tema. “Antigamente, apenas empresas filiadas ao Setcesp poderiam participar do Prêmio. Porém, como percebemos a grande adesão das transportadoras, trabalhamos para permitir a expansão do Prêmio para outras regiões do país. Agora todas as empresas de transporte de cargas podem inscrever seus projetos”, conta Balhes.

O Setcesp reconhece a importância do evento não somente para o setor de transporte de cargas, mas também para a sociedade e o futuro do meio ambiente. “O papel do Setcesp, como fomentador desse tema no TRC, tem sido extremamente relevante, e o Prêmio tem inspirado as transportadoras. A Comissão de Sustentabilidade vem compartilhando, ao longo dos anos, a troca de conhecimento e fomentando as boas práticas”, finaliza Veneziani.

Para saber como a sua empresa pode participar, o Setcesp desenvolveu uma live com informações no canal da entidade, no YouTube. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Q9Fs-_6rrlw

ANTT realiza Reunião Participativa para debater necessidade de alterações contratuais da Nova Rota do Oeste

ANTT realiza Reunião Participativa para debater necessidade de alterações contratuais da Nova Rota do Oeste

Concessionária administra BR-163 entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizará, a partir de amanhã (23/4), a Reunião Participativa nº 4/2024, em três sessões públicas abertas a todos, com o objetivo de receber manifestações orais e escritas sobre a necessidade de alterações contratuais da concessão rodoviária federal administrada pela Concessionária Nova Rota do Oeste S.A. (BR-163/MT/MS).

Entre as propostas de alterações contratuais a serem debatidas, há pleitos relacionados à implantação de PPDs (Ponto de Parada e Descanso), considerações sobre segurança operacional, proposta de conectividade por sinal 4G, obras de retorno em nível, Desconto de Usuário Frequente (DUF), entre outros.

As sessões do evento serão realizadas presencialmente nos seguintes municípios, datas, horários e endereços:

Município: Sinop – MT

Data: 23 de abril de 2024

Horário: das 14 às 17 horas (horário local)

Endereço: Auditório do Vie Hotel, situado na Av. Bruno Martini, nº

2.249, bairro Recanto Suíço

Capacidade: 120 pessoas

Município: Cuiabá – MT

Data: 25 de abril de 2024

Horário: das 14 às 17 horas (horário local)

Endereço: Auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso, situado na Av. Antônio Dorileo, nº 1.100, bairro Coxipó

Capacidade: 120 pessoas

Município: Rondonópolis – MT

Data: 26 de abril de 2024

Horário: das 14 às 17 horas (horário local)

Endereço: Auditório do Hotel Slaviero Rondonópolis, situado na R. Arnaldo Estevão de Figueiredo, nº 985, bairro Jardim Monte Líbano

Capacidade:100 pessoas

Para saber mais sobre o procedimento de Reunião Participativa, assista ao vídeo. Para entender como enviar suas contribuições, consulte o tutorial do Sistema ParticipANTT.

Sistema Transporte realiza missão com empresários na Suécia, país que busca a inovação sustentável

Sistema Transporte realiza missão com empresários na Suécia, país que busca a inovação sustentável

Delegação brasileira faz imersão no ecossistema de inovação sueco. Etapa acadêmica prossegue até sexta-feira (26)

A possibilidade de inovar de forma sustentável é uma meta perseguida pela Suécia. O país escandinavo sedia, até a próxima sexta-feira (26), mais uma edição da Missão Internacional do Transporte. Realizada pelo Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL), a iniciativa proporciona a empresários e gestores brasileiros uma imersão acadêmica, complementada por visitas técnicas a empresas locais.

A programação foi idealizada pela Stockholm Schoolof Economics (SSE) Executive Education. Considerada a principal provedora em educação executiva do norte europeu, a instituição é conhecida por produzir conhecimento alinhado às demandas de mercado. As aulas ocorrem, principalmente, no campus Kämpasten, na cidade de Sigtuna.

Na abertura oficial da Missão, realizada nesse domingo (21), o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, instigou os participantes a serem vetores do conhecimento. “A Suécia é um exemplo de tecnologia e sustentabilidade, sem conflito entre uma coisa e outra. Eles têm essa mentalidade, e podemos, sim, repercutir isso em nossas empresas no Brasil”, disse.

“Lembro, ainda, que o transporte, de um modo geral, já está engajado com o ESG, e esperamos agregar, durante a Missão, exemplos de boas práticas, sejam elas ambientais, sociais ou em governança”, complementou o presidente, que se referiu, ainda, à busca por equidade entre gêneros no ambiente de trabalho.

Katarina Hägg, CEO de Educação Executiva da SSE, da Escola de Empreendedorismos de Estocolmo, conduziu a solenidade, que contou com vários momentos de fala. O professor Lars Strannegard, da Stockholm School of Economics, deu boas-vindas à comitiva e compartilhou um pouco sobre a história do Stockholm City Hall, local do evento, famoso por abrigar o banquete em homenagem aos vencedores do Prêmio Nobel.

O diplomata Leonardo de Souza, encarregado de Negócios da Embaixada Brasileira em Estocolmo, recordou o histórico de amizade entre Brasil e Suécia – parceria intensificada nos últimos anos. Já o ministro Jorge Oliveira, ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), discursou sobre os desafios da atividade fiscalizadora, boas práticas e as possibilidades decorrentes da cooperação entre agentes públicos e privados.

Em sua participação, o senador da República Efraim de Araújo Morais Filho (União-PB) destacou que, também do ponto de vista legislativo, é valioso o intercâmbio de conhecimento com a Suécia. De forma específica, o parlamentar comentou os avanços proporcionados pela Reforma Tributária e a futura implementação do IVA, modelo de tributação recomendado pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).

O professor Rasmus Rahm, diretor executivo da SSE e coordenador do programa da Missão, encerrou a noite com uma tirada divertida. Ele disse que “há um abacaxi a ser descascado, o abacaxi do transporte sustentável”, e que é exatamente esse o debate a ser enfrentado pelos estudantes ao longo do curso preparado pela Stockholm School of Economics.

ANAC aprovou novo modelo de drone para transporte de cargas

ANAC aprovou novo modelo de drone para transporte de cargas

Novo modelo aprovado pela ANAC poderá operar até 24 km fora da linha de visão do piloto

A Agência Nacional de Aviação Civil anunciou, na última sexta-feira (19), que emitiu uma autorização de um novo projeto para o transporte de pequenas cargas em voos além do alcance visual.

A aeronave DLV-2, produzida pela empresa brasileira Speedbird Aero, é uma evolução do DLV-1 NEO, aprovado pela autarquia em 2022, e que foi o primeiro drone utilizado para operações de entrega (delivery) no Brasil. O novo modelo poderá transportar até 6,5 kg de carga e operar a uma distância Bvlos de até 24 km.

O atual regulamento (nº 94E), de abril de 2023, impõe limites ao voo dos equipamentos fora da linha de visão do piloto. Operações deste tipo somente podem acontecer mediante autorização do projeto pela ANAC e que critérios operacionais do órgão e os do uso do espaço aéreo publicados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) sejam obedecidos.

Atualmente, de acordo com a autarquia, 15 modelos de drones já podem realizar operações desse tipo no Brasil.

Jundiaí recebe a maior feira de logística nos dias 22, 23 e 24 de maio

Jundiaí recebe a maior feira de logística nos dias 22, 23 e 24 de maio

9ª edição da Brasil Log contará com rodada de negócios e palestras gratuitas sobre o setor

Jundiaí se prepara para receber a 9ª edição da Feira Internacional de Logística – Brasil Log, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de maio de 2024, no Parque Comendador Antônio Carbonari. O evento, que é considerado o principal ambiente de networking e realização de negócios do setor, reunirá empresas, profissionais e especialistas para debater as últimas tendências, soluções inovadoras e desafios da área logística.

Jundiaí é reconhecida por sua forte tradição no cenário logístico nacional e, nesta edição da Brasil LOG, a cidade ganha ainda mais destaque. Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), a Feira amplia a visibilidade do município no mercado.

“Somos uma cidade com mais de 160 multinacionais instaladas, atrativa pela infraestrutura existente e que garante qualidade de vida para as pessoas. A Brasil LOG, em especial neste ano em que temos as movimentações para a construção do Trem Intercidades, que mudará a realidade das cidades – acrescentará mais potencialidades ao segmento”, destaca

Programação

A Brasil Log 2024 contará com uma programação abrangente, que inclui palestras, workshops e rodadas de negócios. Entre os temas que serão abordados, destacam-se:

  • Plano de Investimentos do Porto de Santos: o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, apresentará as novidades e perspectivas para o maior porto da América Latina.
  • Gestão de Estoque e Armazenagem: o Dr. José Meireles de Sousa, especialista com mais de 40 anos de experiência, compartilhará as melhores práticas para otimizar a gestão de estoque e armazenagem.
  • Logística Sustentável: o SEBRAE trará à tona a importância da sustentabilidade na cadeia logística, com foco em estratégias ESG.
  • Indústria 4.0: o físico José Roberto Cunha Jr., da UNICAMP, abordará a aplicação da automação de portarias e pesagem de cargas na indústria 4.0.
  • Networking Estratégico: o especialista Bruno Maia ministrará uma palestra sobre como maximizar o potencial das redes sociais para o sucesso profissional.
  • Tendências em Logística: diversos workshops abordarão temas como Inteligência Artificial na Logística; inventários com drones; opções de armazenagem e terminais; SAAS em Supply Chain; Logística Internacional, entre outros.

Networking e oportunidades de negócios

A Feira também será palco para discutir a importância do networking na Logística, com uma palestra intitulada “Conexões Estratégicas: maximizando o potencial do networking para o sucesso profissional” por Bruno Maia. Além disso, serão exploradas tendências como Inteligência Artificial, uso de drones em inventários e diversas tecnologias para automação de operações logísticas.

Participação gratuita com credenciamento

A entrada para a Feira é gratuita, mas os visitantes precisam se credenciar no site oficial. As inscrições para as palestras também podem ser feitas no mesmo site, com vagas limitadas.

Serviço:

Feira Internacional de Logística: Brasil Log 2024

Data: 22 a 24/05
Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva

Participe da 23ª edição do Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas

Participe da 23ª edição do Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas

Fonte: NTC&Logística

No próximo dia 8 de maio de 2024, acontecerá a 23ª Edição do Seminário Brasileiro do Transporte de Cargas, das 9h às 13 horas, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF.

O evento é uma iniciativa da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, em parceria com a NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e apoio institucional do Sistema Transporte (CNT – Confederação Nacional do Transporte; SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, e ITL – Instituto de Transporte e Logística) e da FuMTran (Fundação Memória do Transporte).

Faça já sua inscrição e garanta sua participação no evento, que reúne os principais representantes do TRC, assim como lideranças, parlamentares, autoridades governamentais e integrantes do meio acadêmico, para debater temas de grande importância para o setor e para o país.

Inscreva-se aqui: https://www.portalntc.org.br/eventos/23a-edicao-do-seminario-brasileiro-do-transporte-rodoviario-de-cargas/

Confira a programação:

9h às 10 horas – SOLENIDADE DE ABERTURA

Convidados para a Composição da Mesa:

• ARTHUR LIRA – Deputado Federal e Presidente da Câmara dos Deputados
• GILBERTO ABRAMO – Deputado Federal e Presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados
• RENAN FILHO – Ministro dos Transportes
• ROBINSON BARREIRINHAS – Secretário Especial da Receita Federal do Brasil
• VANDER COSTA – Presidente do Sistema Transporte (CNT / SEST SENAT / ITL)
• EDUARDO REBUZZI – Presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística

10h às 13 horas – Painel: REFORMA TRIBUTÁRIA – IMPACTO NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS
PRESIDENTE DA MESA: Deputado Federal GILBERTO ABRAMO (Republicanos/MG) – Presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados
MODERADOR: Deputado Federal DIEGO ANDRADE (PSD/MG) – Membro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados
Palestrantes Convidados:
• Deputado Federal JOAQUIM PASSARINHO – Coordenador da Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo
• ROBINSON BARREIRINHAS – Secretário Especial da Receita Federal do Brasil
• Deputado Federal BALEIA ROSSI (MDB/SP) – Autor da proposta da Reforma Tributária
• MARCOS AURÉLIO RIBEIRO – Diretor Jurídico da NTC – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
• VALDETE MARINHEIRO – Advogada Tributarista
13 horas – ENCERRAMENTO

Faça já sua inscrição aqui: https://www.portalntc.org.br/eventos/23a-edicao-do-seminario-brasileiro-do-transporte-rodoviario-de-cargas/

Governo estabelece Política Nacional de Pontos de Parada e Descanso em rodovias federais

Governo estabelece Política Nacional de Pontos de Parada e Descanso em rodovias federais

Portaria começa a valer no dia 2 de maio. Objetivo é garantir condições adequadas de repouso para os motoristas profissionais, aumentar a segurança nas estradas e reduzir o número de acidentes

O Governo Federal publicou nesta sexta-feira (19), no Diário Oficial da União (D.O.U), a Portaria Nº 387, que estabelece a Nacional de implantação de Pontos de Parada e Descanso (PPD) em rodovias federais. O documento foi assinado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, na última quinta-feira (18) durante a inauguração do primeiro PPD de Santa Catarina, que fica no Km 220 da BR-101/SC. O local, administrado pela concessionária Arteris Litoral Sul, recebeu um investimento de R$ 17,5 milhões e beneficiará milhares de motoristas de transporte de carga que percorrem, diariamente, o trecho que faz parte do Corredor do Mercosul, importante para a integração ao comércio internacional e, consequentemente, para o desenvolvimento da região Sul e de todo o Brasil.

De acordo com a portaria, a implementação dos PPDs acontecerá em duas frentes principais: nas rodovias federais concedidas sob gestão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e nas rodovias sob gestão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). O objetivo é garantir condições adequadas de repouso para os motoristas profissionais, aumentar a segurança nas estradas e reduzir o número de acidentes. A portaria começa a valer a partir do dia 2 de maio.

No caso da ANTT, a portaria estabelece obrigatoriedade de implantação de ao menos um PPD nos contratos de concessão em vigor, regulados e fiscalizados pela Agência, priorizando sua operação até 2025. Além disso, a norma define que todos os estudos de projetos de concessão de rodovias devem incluir pelo menos um PPD, com previsão de operação até o terceiro ano de contrato.

Locais que oferecem uma completa infraestrutura de atendimento aos caminhoneiros, como o PPD, colaboram de maneira efetiva para o cumprimento da Lei Nº 13.103/15 (Lei do Motorista), que também dispõe sobre o tempo de descanso obrigatório.

A escolha dos locais para implantação dos PPDs considerará critérios como demanda de tráfego, segurança viária e a abrangência de PPDscertificados ao longo das rodovias, com a meta de garantir a existência de pelo menos um PPD a cada 400 km. Já para as rodovias sob gestão do DNIT, o departamento realizará estudos para identificar os pontos mais relevantes para a instalação dos PPDs, priorizando os principais corredores logísticos.

A implementação desses pontos poderá ser realizada através de um “Sandbox regulatório”, buscando iniciar as operações até 2025.

“Essa política representa um avanço significativo na busca por estradas mais seguras e condições de trabalho mais adequadas para os profissionais do transporte de cargas em todo o país. Os caminhoneiros são essenciais para a economia nacional”, disse o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.

Audiência Pública

Durante essa semana, na terça-feira (16), a ANTT promoveu a Audiência Pública nº 2/2024, que debateu a minuta de resolução que aprova o Regulamento dos Pontos de Parada e Descanso (PPD) sob competência da Agência. A sessão contou com participações presenciais no auditório da ANTT em Brasília – DF e por videoconferência. A sessão debateu pontos acerca do funcionamento, tipos de carga e regras para a implementação dos PPDs.

O debate quanto à proposta de ação regulatória levou em consideração pesquisas realizadas pela ANTT em parceria com a Confederação Nacional dos Transportes Autônomos que levantaram as principais demandas dos usuários em relação aos Pontos de Parada e Descanso, como segurança, atendimento médico, psicológico e odontológico e bem-estar e saúde da mulher.

Sistema FETRANSPAR celebra 31 anos de atuação no transporte paranaense

Sistema FETRANSPAR celebra 31 anos de atuação no transporte paranaense

Celebração em Foz do Iguaçu reuniu diferentes segmentos econômicos, representantes de entidades de classe, autoridades municipais, estaduais e federais

Dezenas de empresários do setor de transporte e representantes de diferentes segmentos econômicos, entidades de classe, autoridades municipais, estaduais e federais se reuniram na cidade de Foz do Iguaçu (PR)durante a tarde da última quinta-feira (18) para discutir as principais demandas hoje vividas pelo transporte de cargas. O evento que leva o nome de ‘Primeiro Encontro Paranaense do Transporte' foi promovido pelo Sistema FETRANSPAR, que comemorada seus 31 anos neste 19 de abril. A iniciativa teve o patrocínio do BRDE, Agência Fomento e o apoio do Sistema Transporte.

O segmento transportador de cargas do Paraná é composto por mais de 25 mil empresas e corresponde a uma fatia próxima de 7% do PIB estadual, empregando juntos mais de 240 mil pessoas.

“Realizar esse encontro  na cidade de Foz do Iguaçu é algo estratégico. É desta região, do marco das Três Fronteiras que temos um fluxo intenso de caminhões e empresas que diuturnamente utilizam rodovias para distribuir diferentes cargas as cidades, estados, países e para o mundo todo”, disse o presidente do Sistema FETRANSPAR e Vice-Presidente Regional da NTC&Logística, Coronel Sérgio Malucelli.

A Federação consolidou-se como voz ativa na representatividade do setor nestes últimos anos.  Atender, defender e assistir o transportador e o setor de transporte de cargas está no centro das prioridades da FETRANSPAR. 

Prêmio Despoluir

Como o objetivo de proporcionar a valorização e reconhecimento dos transportadores paranaenses que agem proativamente na melhoria dos seus processos operacionais e atuam com comprometimento para a preservação do meio ambiente,  por meio do controle da emissão de poluentes de suas frotas, o Sistema FETRANSPAR lançou durante a realização do  ‘Primeiro Encontro Paranaense do Transporte' o Prêmio Despoluir Fetranspar'.

A iniciativa pretende valorizar empresas que adotam boas práticas socioambientais em suas estruturas, visando minimizar os impactos do transporte no meio ambiente, tornando o setor mais sustentável e responsável. As inscrições serão abertas no próximo mês de outubro e o regulamento ficará disponível no site www.fetranspar.org.br

Temas discutidos

Na pauta estiveram assuntos de relevância para o transportador como ‘Concessões de Rodovias Paranaenses', abordado pelo engenheiro Luciano Lourenço, diretor efetivo da Agência Nacional de Transporte Terrestre – ANTT. A ‘Transição Energética no Transporte Rodoviário' discorrido por Bruno Batista, diretor executivo da CNT. E o ‘O Paraná e suas Três Fronteiras  e a Integração do Transporte no Cone Sul', tema explanado pelo General Sérgio Westphalen Etchegoyen, diretor presidente do Instituto Brasileiro para Autorregulação no Setor de Infraestrutura.

Comissão do Senado aprova nome de estado e cidade nas placas Mercosul

Comissão do Senado aprova nome de estado e cidade nas placas Mercosul

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, na última terça-feira (16), o Projeto de Lei 3.214/2023 que acrescenta nas placas de veículos do Mercosul o município e a sigla do estado de origem. As placas Mercosul, adotadas para todos os veículos novos e aqueles que mudem de domicílio desde 2020, já são comuns nas estradas brasileiras. Milhões de veículos usam esses elementos de identificação, mas a falta do estado e cidade ainda incomoda muitos motoristas.

O projeto é de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC), e altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997) para prever que as placas veiculares informem o município e o estado no qual o veículo está registrado.

Esperidião Amin defendeu a proposição e esclareceu que o projeto não obriga a substituição nos veículos já emplacados. A nova regra seria válida para os novos emplacamentos e entraria em vigor um ano após a publicação da lei que resultar da aprovação da matéria.

Segundo Esperidião Amin, a apresentação do projeto foi motivada pelo fato de essas informações facilitarem o trabalho de fiscalização das autoridades policiais e de trânsito. O senador observou que a matéria, por reforçar a segurança, recebeu apoio do governo federal.

“Em audiência, inclusive com a participação de representantes do Ministério da Justiça, eles manifestaram que o projeto vem ao encontro do interesse da segurança viária”, afirmou, ao explicar que o condutor não vai precisar pagar novamente para incluir as informações, pois a possível norma só entrará em vigor após um ano, caso seja sancionada.

Brasil deve subir para 8ª posição no ranking das maiores economias do mundo em 2024, prevê FMI

Brasil deve subir para 8ª posição no ranking das maiores economias do mundo em 2024, prevê FMI

Órgão revisou para cima o PIB do Brasil para 2024, indicando crescimento de 2,2%; veja ranking das 10 maiores economia do mundo segundo a projeção do órgão

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima o PIB do Brasil para o ano de 2024. A atualização do relatório World Economic Outlook indica crescimento de 2,2% neste ano, ante o 1,7% calculado anteriormente. Caso sejam confirmadas as estimativas do FMI, o país deve subir uma posição no ranking das maiores economias do mundo (veja abaixo), saltando de 9º para 8º lugar.

O relatório classifica o crescimento de 2,2% como moderado e afirma que ele se dá com base na consolidação fiscal e reflete as atuais políticas econômicas em vigor. “Os pressupostos da monetária são consistentes, tendo como meta a convergência da inflação dentro da faixa de tolerância até o final de 2024″, diz o trecho do documento. Para o ano de 2025, a projeção de crescimento da economia brasileira é de 2,1%.

O Brasil voltou a figurar entre as 10 maiores economias do mundo no ano passado, alcançando a 9ª posição com a alta de 2,9% no PIB em 2023. Pelos cálculos do FMI, a soma do PIB brasileiro deve ser de US$ 2,331 trilhões, pouco acima da 9ª colocada, a Itália, com projeção de US$ 2,328 trilhões. O FMI indica que o Brasil continuará em 8º lugar até 2029, último ano para o qual faz projeções.

O fundo analisa que, apesar das muitas previsões sombrias devido aos efeitos da pandemia e à guerra entre Ucrânia e Rússia, o mundo evitou uma recessão, e o sistema bancário revelou-se em grande parte resiliente. Além disso, as economias dos mercados emergentes não sofreram paradas bruscas.

Confira abaixo o ranking das maiores economias do mundo em 2024, segundo as projeções do FMI:

1. Estados Unidos: US$ 28,78 trilhões

2. China: US$ 18,53 trilhões

3. Alemanha: US$ 4,59 trilhões

4. Japão: US$ 4,11 trilhões

5. Índia: US$ 3,94 trilhões

6. Reino Unido: US$ 3,5 trilhões

7. França: US$ 3,13 trilhões

8. Brasil: US$ 2,33 trilhões

9. Itália: US$ 2,33 trilhões

10. Canadá: US$ 2,24 trilhões

Nota de Pesar – SÉRGIO CASAGRANDE DE OLIVEIRA 1956 – 2024

Nota de Pesar – SÉRGIO CASAGRANDE DE OLIVEIRA 1956 – 2024

É com imenso pesar que a Diretoria da NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, representada por seu presidente, Eduardo Rebuzzi, vem a público comunicar o falecimento do estimado empresário SÉRGIO CASAGRANDE DE OLIVEIRA, ilustre amigo porto-alegrense que nos deixou neste 19 de abril.

Nascido em 15 de setembro de 1956, gaúcho de coração e fervoroso torcedor do Grêmio, CASAGRANDE sempre teve na família – a esposa Iveti e os filhos Ana Paula e Rodrigo – seu mais particular foco de atenção.

Sua trajetória acadêmica teve início em 1977, no Curso Superior de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dois anos depois, decidiu-se por uma nova carreira, ingressando no Curso de Administração de Empresas. Em 1981, já como corretor de seguros, especializou-se no ramo de seguros de transporte e movimentação de mercadorias, deixando um legado de excelência e dedicação.

Sua vida profissional foi empenhada à APISUL, empresa em que alcançou notável crescimento e da qual se tornou sócio em 2002. Ao longo dessa jornada, CASAGRANDE não só compartilhou sua expertise como foi um especial parceiro da NTC&Logística, envolvendo-se nos projetos da entidade e contribuindo significativamente para o setor. O justo reconhecimento da entidade foi concretizado ao agraciá-lo, em 2009, com a Medalha de Mérito do Transporte – NTC.

A paixão por seu estado natal, o Rio Grande do Sul, nunca o impediu de abraçar a cidade de São Paulo, que desde 1999 lhe proporcionou amizades verdadeiras, conhecimentos valiosos, clientes fiéis e, principalmente, uma comunidade que lhe era muito grata.

Neste momento de luto e memória, a Diretoria e todos os membros da NTC&Logística estendem suas condolências e solidariedade à sua esposa, Iveti, aos filhos, Ana Paula e Rodrigo, à Diretoria da APISUL, aos parentes, amigos e todos aqueles foram privilegiados por conhecer e conviver com SÉRGIO CASAGRANDE DE OLIVEIRA.

Informações: O velório do Sr. Sérgio Casagrande que ocorrerá amanhã, 20/04/24, das 10h Às 16h na Capela do Cemitério Parque Morumby em São Paulo/SP.

Entidades debatem aprimoramentos na RDC nº 430 para o transporte e a logística de medicamentos

Entidades debatem aprimoramentos na RDC nº 430 para o transporte e a logística de medicamentos

Na última quarta-feira (17), foi realizada uma reunião na sede do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), da qual participaram o Presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, o Vice-Presidente de Produtos Farmacêuticos e Coordenador da CT-Farma, Gylson Ribeiro, o Assessor Técnico Lauro Valdívia e o Presidente do Conselho Superior e de Administração do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), Adriano Depentor; tendo sido recebidos pelo Dr. Marcelo Polacow (Presidente) e Dra. Luciana Canetto (vice-presidente), Dr. Kleber Fernandes (Coordenador do Grupo Técnico de Trabalho de Logística de Produtos de Interesse à Saúde), e a Dra. Simone Lisot (Superintendente geral).

No encontro se debateu a RDC 430/2020 da Anvisa, que dispõe sobre as “Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e Transporte de Medicamentos”, sendo abordadas atividades como qualificação, validação de equipamentos, qualificação de rotas, monitoramento de temperatura, capacitação das pessoas que manipulam o medicamento durante o transporte, entre outras relacionadas à logística de produtos de interesse à saúde.

O objetivo foi conectar atores importantes do processo de transporte, debater a atuação do farmacêutico e deliberar alguns ajustes técnicos, principalmente na RDC 430/20, para que as operações de transporte e logística de medicamentos sejam efetivamente implantadas, viabilizando economicamente e operacionalmente essa norma.

Para o Dr. Kleber, a reunião de hoje foi um marco importante dentro do processo regulatório do segmento de transporte. “Ao longo dos últimos dez anos, o farmacêutico tem ampliado seu papel no setor, realizando atuações que, acima de tudo, preconizam o principal objetivo da cadeia de valor, ou seja, as questões de saúde para o paciente e a segurança na cadeia de distribuição”, afirmou.

“Reuniões estratégicas entre entidades como o CRF-SP e a NTC&Logística são oportunidades para revisão e melhoria contínua dos processos regulatórios. Eles permitem que todos os stakeholders compartilhem insights valiosos que podem transformar positivamente o transporte e a logística de medicamentos, promovendo uma implementação mais eficaz da norma vigente, para torná-la operacionalmente exequível e economicamente viável.”, reforçou Gylson.

Em lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, CNT defende revisão de normas

Em lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, CNT defende revisão de normas

Representante da Confederação enalteceu os avanços e pontuou os desafios enfrentados para a efetiva melhoria nas condições de segurança e saúde no trabalho

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou da cerimônia de lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho nesta quinta-feira (18), no Ministério do Trabalho, em Brasília (DF). A CANPAT 2024, como foi chamada, tem como foco chamar a atenção para a segurança em máquinas e equipamentos, na tentativa de reduzir os acidentes de trabalho.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais: o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; o secretário de Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe Brandão de Mello; e o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Também teve a participação de representantes da OIT (Organização Internacional do Trabalho), do Ministério Público do Trabalho, do TST (Tribunal Superior do Trabalho) e do Ministério da Saúde.

O gerente executivo de Relações Trabalhistas e Sindicais da CNT, Frederico Toledo, foi quem representou os empregadores do Sistema Transporte na solenidade. Em sua fala, destacou a oportunidade de compartilhar reflexões sobre a segurança e saúde no trabalho, sob a ótica do setor transportador.

Frederico Toledo pediu ao ministro que estimule o diálogo social dentro da CTPP (Comissão Tripartite Paritária Permanente) e continue a investigar novas necessidades nas relações de trabalho, bem como atue na promoção das revisões necessárias nas normas regulamentadoras. “Ao mesmo tempo, defendo que seja criterioso para eliminar excessos que não apenas criam encargos desnecessários, mas também desviam nosso foco das questões mais críticas de segurança e saúde”, concluiu o gerente da CNT.

Outras confederações também marcaram presença na solenidade. A CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde) e a CNA (Confederação da Agricultura ePecuária do Brasil) também usaram seu espaço para enaltecer os esforços na melhoria da segurança e saúde do trabalho.

Acidentes de trabalho no Brasil

Segundo dados do Ministério do Trabalho, acidentes e doenças do trabalho causam perdas de 4% do PIB e prejudicam trabalhadores e empregadores. É por isso que existe um esforço conjunto de todos os envolvidos para reduzir os incidentes.

“Quanto ao posicionamento do Brasil no cenário global, de acordo com as estatísticas mais recentes da OIT, ainda temos desafios significativos a enfrentar. Apesar de nossos progressos, estamos constantemente buscando melhorar nossa posição no ranking global de segurança e saúde no trabalho, o que demonstra nosso compromisso contínuo com a melhoria das condições de trabalho”, analisou o representante da CNT.

Para o trabalhador, a insegurança causa perdas diretas, como doenças laborais e até a vida. Já para o empregador, há grandes impactos financeiros que podem levar até ao fechamento de empresas. A sociedade também perde com os acidentes de trabalho, já há déficit de cidadãos produtivos e aumento de impostos ou taxas.

O evento foi transmitido ao vivo e ficou gravado no YouTube, no canal da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho. Quem desejar, pode acessar a íntegra clicando aqui.

Audiência Pública para concessão do Polo Goiânia prevê investimento de R$ 9,4 bilhões e geração de 50 mil empregos

Audiência Pública para concessão do Polo Goiânia prevê investimento de R$ 9,4 bilhões e geração de 50 mil empregos

Contribuições podem ser feitas até as 18h do dia 29 de abril. Projeto abrange as rodovias GO-020/060/070/080, em uma extensão total de 572,82 km

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promoveu nesta semana, ao longo de dois dias, audiência pública para discutir a concessão das rodovias estaduais em Goiás, especificamente o Polo Goiânia, que compreende as rodovias GO-020, GO-060, GO-070 e GO-080. O evento, composto por duas sessões públicas, uma presencial em Goiânia, no dia 17/4, e outra híbrida em Brasília, no dia 18/4, transmitida ao vivo pelo Canal ANTT no Youtube, reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil, além de membros da Agência e do Ministério dos Transportes.

A estruturação desse projeto é fruto de uma parceria entre ANTT, Ministério dos Transportes e o BNDES.

O objetivo é tornar público, colher sugestões e contribuições às minutas de Edital e Contrato, ao Programa de Exploração da Rodovia e aos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, que visa à concessão para exploração do lote composto pelas rodovias estaduais do Polo Goiânia, em uma extensão total de 572,82 km. O projeto prevê, ao longo de 35 anos, investimentos na casa dos R$ 9,4 bilhões, além de 50 mil empregos diretos e indiretos, bem como receitas para os municípios e investimentos em desenvolvimento tecnológico.

Durante as sessões públicas, diversos pontos foram debatidos, incluindo a qualidade das rodovias, segurança viária e impactos econômicos e sociais da concessão. A análise comparativa entre rodovias de gestão pública e concedida, apresentada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), mostrou que, enquanto apenas 23% das rodovias públicas apresentam condições de bom a ótimo estado, esse número sobe para 63% em rodovias concedidas.

Além disso, a concessão das rodovias contribui para a redução dos índices de acidentes de trânsito, conforme evidenciado pelos dados da ANTT que apontam uma redução de 22% no número de mortos, 10% no número de feridos graves e 18% no número de acidentes em rodovias concedidas entre 2015 e 2023.

Detalhamento do projeto e obras previstas

O projeto prevê uma série de melhorias ao longo dos quase 600 km das rodovias abrangidas, incluindo:

  • 63 km de duplicações
  • 33 km de faixas adicionais
  • 106 km de acostamentos
  • 68 dispositivos de interseções e OAEs novos e remodelados
  • Implantação de passarelas de pedestres, ciclovias e vias marginais
  • Realocação da Pista dos Romeiros
  • Destaque para o contorno de Nerópolis, com 8 km de extensão
  • Impacto Econômico e Social

Detalhamento do Projeto Polo Goiânia

  • Capex – Investimento: R$ 5,14 bilhões para obras, melhorias, edificações e equipamentos.
  • Parte Operacional: Despesas operacionais estimadas em R$ 4,85 bilhões, incluindo pessoal, tributos e verbas.
  • Prazo da Concessão: 35 anos.
  • Veq dia/Praça: Volume de tráfego equivalente, ponderado pelo tamanho da praça, é 9.874, ponderado por TCP.
  • Progressão do Tráfego: A progressão do tráfego, ao longo dos 35 anos, é de 1,65%.
  • Proporção entre CAPEX e Receita: 43%, mostrando o quanto a concessionária vai auferir e investir em relação à receita.
  • Custo de 1km de Duplicação: R$ 5,9 milhões.
  • Custo de uma Faixa Adicional: R$ 2,44 milhões por km.
  • WACC (Taxa de Retorno): 9,12%, seguindo os preceitos da ANTT.
  • Sistema de Pagamento: Tradicional por praças de pedágio.

Acesse aqui a apresentação em Power Point com todos os detalhes

Durante a concessão, estão previstas várias fases. Os trabalhos iniciais ocorrerão nos dois primeiros anos, quando serão realizados serviços para melhorar a trafegabilidade, como recomposição do pavimento, sinalização horizontal e vertical, substituição e implantação de defensas, capina, roçada e limpeza do sistema de drenagem, eliminando problemas que representem riscos e desconforto aos usuários.

Do terceiro ao oitavo ano, começa a fase de recuperação da rodovia, reestabelecendo todas as suas características originais, incluindo a recuperação estrutural de todos os seus elementos, trazendo o projeto original em termos de capacidade de rolamento.

Do nono ano em diante, até o fim da concessão, é a fase de conservação, quando a rodovia passa a receber periodicamente serviços de manutenção estruturada.

Principais obras

  • 33 km de faixas adicionais
  • 63 km de duplicações
  • 1,8 km de melhorias de pontos críticos
  • 5,5 km de ciclovias
  • 1,2 km de realocação da Pista dos Romeiros
  • GO-080: implantação do contorno de Nerópolis (8 km)

Principais obras por rodovia

GO-020

  • 1,6 km de vias marginais
  • 5,5 km de ciclovias
  • 33,7 km de duplicações
  • 30,8 km de acostamentos

GO-060

  • 2,2 km de vias marginais
  • 1,8 km de melhorias de pontos críticos
  • 29,1 km de duplicações
  • 21,6 km de faixas adicionais
  • 1,2 km de realocação da Pista dos Romeiros
  • 75,2 km de acostamentos

GO-070

  • 1,7 km de vias marginais

GO-080

  • 8 km do contorno de Nerópolis
  • 0,6 km de duplicações
  • 3,6 km de vias marginais
  • 11,4 km de faixas adicionais

Praças de Pedágio e Desconto de Usuário Frequentes (DUF)

O projeto contempla 7 praças de pedágio, com possibilidade de deságio no valor do pedágio por meio do Desconto de Usuário Frequentes (DUF), incentivando os usuários que trafegam com alta frequência a obterem descontos progressivos na tarifa.

Operação e Atendimento ao Usuário Customizado

Durante os 35 anos de concessão, estão previstos em todos os trechos concedidos Centro de Controle Operacional (CCO), Posto de Pesagem Veicular fixo, Sistema de CFTV, Sistema de Análise de Tráfego, Aplicativo para chamadas de emergência e Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU) com tempos de resposta definidos.

Modelo Regulatório e próximos passos

O modelo regulatório adotado inclui medidas para garantir estabilidade tarifária, qualidade dos projetos e obras, resolução eficiente de controvérsias e sustentabilidade ambiental.

Os próximos passos incluem o período de contribuição, aprovação do TCU e publicação do edital, culminando no leilão e início da concessão no segundo semestre de 2025.

PASSOSPRAZO PREVISTO
Fim do período de contribuições29/04/2024 (18h)
Respostas à Audiência Pública e ajuste dos EVTEAs3° TRI/2024
Aprovação do Plano de Outorga pelo MT3° TRI/2024
Previsão de aprovação do TCU1° TRI/2025
Previsão da publicação do Edital1° TRI/2025
Leilão2° TRI/2025
Início da Concessão3° TRI/2025

>>> Veja aqui todas as fotos da Audiência Pública <<<

“A Audiência Pública representou um marco na discussão sobre a concessão das rodovias em Goiás, fornecendo uma visão abrangente dos detalhes do projeto e dos benefícios esperados para a população e economia do estado. O engajamento da sociedade civil e a transparência no processo são fundamentais para garantir o sucesso e a eficiência da concessão”, destacou o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.

Para a coordenadora-geral de Outorgas Rodoviárias da Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes, Soraya Amaral, a expectativa é que a concessão das rodovias estaduais em Goiás impulsione o desenvolvimento regional e nacional, proporcionando melhorias significativas na infraestrutura viária e promovendo o crescimento econômico e social do estado.

“Ano passado, o Ministério dos Transportes recepcionou os estudos das concessões estaduais goianas. Para que isso pudesse ser feito, foi necessário firmar convênio de delegação ainda em 2023 e o Estado de Goiás delegou à União as rodovias estaduais para administração e exploração da infraestrutura rodoviária. O convênio já foi firmado e publicado no Diário Oficial da União, mas só tem eficácia a partir da assinatura contrato. Após o fim da concessão, as rodovias retornam para a administração do estado”, explicou.

Ela explicou, ainda, que as concessões impulsionam resultados, o que pode ser observado, por exemplo, nas Rodovias Integradas do Paraná. “Assim como já acontece com o Paraná, a gente alcança resultados estratégicos mais rápidos. As concessões geram um crescimento econômico social e desenvolvem tanto regional quanto nacionalmente. Para o Estado de Goiás, temos ainda mais quatro estudos para projetos de concessão e leilão ainda em 2024”, concluiu a coordenadora.

Locação de caminhão: locadoras compraram 10% dos veículos no Brasil em 2023

Locação de caminhão: locadoras compraram 10% dos veículos no Brasil em 2023

Total de veículos pesados registrados em nome de locadoras chegou a 42.712 unidades

Segundo apuração da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), com base nas informações de frotas do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), as locadoras de veículos foram responsáveis por absorver 9,4% de todos os caminhões vendidos em 2023 no Brasil.

Conforme a ABLA, isso fez com que o total de veículos pesados no setor de locação tenha chegado a 42.712 unidades (avanço de 19,6% na comparação com 2022). Levando em conta só caminhões, foram emplacados 10.211 durante 2023, um crescimento de 38,9% sobre o ano anterior.

Setor começa a andar

Conforme o vice-presidente da ABLA, Paulo Miguel Júnior, a terceirização de frotas de caminhões é uma atividade estabelecida em mercados como os da Europa e Estados Unidos. “No Brasil, começa a avançar tanto em termos de veículos urbanos de carga (VUCs), até os modelos maiores e completos, com o cavalo mecânico e a carreta”, acrescenta.

Como regra, os contratos de locação caminhões são longos, com duração de 12, 24 e até 36 meses. Segundo Miguel Júnior, o mercado brasileiro ainda tem muito espaço para crescer entre as locadoras e as fábricas de caminhões. “O potencial desse tipo de locação é grande e os números apurados pela ABLA mostram que, cada vez mais, nossas expectativas vão se transformando em realidade.”

Marcas líderes

O Censo ABLA também apurou que, dos 10.211 caminhões comprados por locadoras no último ano, 51,9% vieram da Volkswagen, seguida pela Mercedes-Benz, com 26,1% das vendas realizadas para empresas de aluguel de veículos. Em terceiro lugar no volume de vendas ficou a Volvo, com participação de 8,6%.

Já em relação ao total de 42.712 caminhões atualmente registrado em nome das locadoras de veículos, 48% são da Volkswagen, seguida pela Mercedes-Benz, com 32,8%. Também em relação à frota total, a Volvo completa o pódio com 7,7% dos caminhões pertencentes às locadoras no Brasil.

Ativa Logística recebe seis premiações das indústrias farma e beleza

Ativa Logística recebe seis premiações das indústrias farma e beleza

A Ativa Logística, um dos maiores operadores logísticos do País e com 24 unidades presentes nas principais cidades, acaba de receber 6 premiações referentes a programas de qualidade desenvolvidos por importantes indústrias dos segmentos farmacêutico e de cosméticos. A Farmoquímica (FQM) concedeu 5 troféus que classificaram a empresa como o melhor operador logístico nas categorias Qualidade, Marketing, Vendas e Logística.  Já a Salon Line, uma das principais marcas de cosméticos do país, entregou uma medalha de reconhecimento pela excelência nos serviços oferecidos pela empresa. A Ativa Logística é responsável pelo transporte de medicamentos da Farmoquímica (FQM) e produtos de beleza da Salon Line nas principais capitais brasileiras.

Segundo o diretor comercial e marketing, Ricardo Navarro, a expertise no transporte de medicamentos e produtos de beleza, a transferência de cargas entre os centros de distribuição da empresa localizados nas regiões Sudeste, Sul e em Goiânia, a eficiência nas entregas e a excelência na distribuição de produtos para farmácias e drogarias em todo o País, foram os principais diferenciais para esses reconhecimentos.

Navarro ressalta que, mais uma vez, esses troféus reforçam e atestam a excelência e a capacidade da companhia para operações de grande porte, em âmbito nacional, nos modais aéreo e : “Destaco também que realizamos entregas de acordo com as exigências do mercado para redes de farmácias, perfumarias e distribuidoras que exigem separação por lote, validade, paletização e agendamento. As nossas operações seguem os mais altos padrões de qualidade, segurança e exigências das indústrias do segmento.”

Com uma frota de 1.800 veículos para operações nos modais aéreo e rodoviário, em 2023, a movimentação de cargas atingiu a marca de 279 mil toneladas, representando 50 milhões de volumes entregues para 5.400 cidades atendidas.

SETCOM apresenta relatório de reivindicações por melhorias na BR-153

SETCOM apresenta relatório de reivindicações por melhorias na BR-153

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina (SETCOM) está apresentando um relatório detalhado aos órgãos responsáveis, incluindo o Governo Federal, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e autoridades estaduais e federais, solicitando melhorias urgentes na BR-153, especialmente no trecho entre União da Vitória e Porto União, na divisa entre Santa Catarina e Paraná.

De acordo com levantamentos realizados pela equipe do SETCOM, inúmeras reclamações foram registradas por motoristas devido aos desníveis na pista. Esses desníveis tem causados ​​prejuízos para o setor de transporte de cargas e riscos aos motoristas. A “trepidação” provocada pelos desníveis resulta na movimentação indesejada das cargas nos veículos, além de falhas ocasionais no sistema de suspensão das carretas.

É importante ressaltar que esse trecho da BR-153 é uma das principais vias de ligação entre o Sul do Brasil e o centro do país, além de ser rota para os países do Mercosul. Embora não tenham sido registrados acidentes graves até o momento a demanda é urgente.

O presidente do SETCOM, Ederson Vendrame, enfatiza que nos últimos anos diversos pontos problemáticos foram identificados pelo Sindicato. “Sempre que recebemos um grande volume de reclamações de motoristas e empresas, nossa equipe se mobiliza para realizar levantamentos detalhados a fim de evidenciar o problema e exigir uma solução rápida”, explica.

Vendrame reitera que o setor de transporte de cargas necessita urgentemente de uma solução para garantir a fluidez do tráfego e minimizar os prejuízos causados ​​pelos trechos danificados da BR-153. O presidente reitera que a situação está insustentável e várias empresas do ramo já apresentaram problemas em cargas e estrutura das carretas devido aos desníveis no trecho.

CNI prevê alta de 2,4% do PIB e expansão de 2,1% para indústria em 2024

CNI prevê alta de 2,4% do PIB e expansão de 2,1% para indústria em 2024

Expectativa é que o crescimento seja mais equilibrado ent os setores

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) prevê uma alta de 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB)neste ano e uma expansão do PIB industrial de 2,1%. A projeção consta do Informe Conjuntural do primeiro trimestre, divulgado pela entidade nesta terça-feira, 16.

“A atividade econômica iniciou 2024 mais aquecida do que apontavam as expectativas no fim de 2023. Após o PIB ter registrado crescimento nulo no terceiro e no quarto trimestres de 2023, os dados mais recentes indicam que a atividade econômica voltou a se expandir. Diversos fatores explicam os resultados recentes e darão impulso para a atividade econômica até o fim de 2024”, diz o Informe.

A expectativa da indústria é que o crescimento seja mais equilibrado entre os setores, com aumento de 2,0% da indústria da construção e 1,7% da transformação. A previsão é que a indústria extrativa também mantenha crescimento elevado, de 3,1%.

Renan Filho anuncia R$15 milhões em obras emergenciais nas rodovias afetadas por chuvas no Maranhão

Renan Filho anuncia R$15 milhões em obras emergenciais nas rodovias afetadas por chuvas no Maranhão

“Nossa visita ao Maranhão foi de suma importância para resgatarmos a normalidade à malha rodoviária do estado, que tanto sofreu com as fortes chuvas dos últimos dias”, destacou o ministro.

Em resposta aos sérios danos provocados em rodovias federais pelas fortes chuvas que assolaram o Maranhão nos últimos dias, o ministro dos Transportes, Renan Filho, visitou o estado e anunciou uma série de medidas emergenciais para solucionar os problemas rodoviários nas localidades afetadas. O estado já conta com intervenções do Departamento Nacional de Infraestruturas de Transportes (DNIT), que tem trabalhando para reestabelecer o fluxo normal da malha rodoviária maranhense.

“Nossa visita ao Maranhão foi de suma importância para resgatarmos a normalidade à malha rodoviária do estado, que tanto sofreu com as fortes chuvas dos últimos dias”, destacou o ministro Renan Filho. “Inclusive, em áreas onde não houve um deslizamento integral, mas causou algum afundamento, algum dano à rodovia, vamos buscar realizar uma recuperação preventiva, antes que a rodovia ceda. Trata-se de uma atitude nova, bem diferente do que acontecia no passado”, complementou.

No total, três trechos sofreram rompimentos: dois na BR-222/MA e um na BR-316/MA. O caso mais grave ocorreu na saída do município de Santa Inês, na altura do Km 363 da BR-222/MA, onde uma ponte com cerca de dez metros caiu devido ao alto volume de águas de um igarapé. O segundo rompimento foi na altura do Km 598 da mesma rodovia, já na cidade de Bom Jesus das Selvas. Já o terceiro caso de deslizamento afetou o trecho do Km 267, da BR-316/MA, próximo a Santa Inês.

Emergência

A pronta resposta do Ministério dos Transportes, por meio do DNIT, resultou na liberação do trecho da BR-316/MA ainda nesta terça-feira (16) e previsão de liberação do segundo trecho da BR-222/MA, em Bom Jesus das Selvas, até sábado (20). Ambos os trechos funcionarão com desvios e sistema de “Pare e siga”. Além disso, uma ponte móvel do exército vinda do Piauí será instalada no prazo de 15 dias na saída de Santa Inês enquanto o governo federal trabalha numa solução definitiva.

Considerada um importante eixo de ligação entre o Maranhão e outros estados das regiões Nordeste e Norte, a BR-316/MA receberá investimentos na ordem de R$ 3 milhões para recuperação do trecho afetado. Outros R$ 5 milhões serão investidos para reparar o rompimento da BR-222/MA, em Bom Jesus das Selvas, com mais R$ 7 milhões a serem investidos na reconstrução de uma ponte definitiva que deverá substituir a que caiu no acesso a Santa Inês. “Vamos construir a nova ponte, pré-moldada, ao lado da provisória do exército, que ajudará a normalizar o fluxo da região”, detalhou o ministro. Ao todo, serão R$15 milhões investidos.

Melhorias para o estado

As visitas aos trechos afetados contaram com a participação do ministro do Esporte, André Fufuca; do diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão e do vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão. “Muito importante a vinda do ministro Renan Filho ao nosso estado, ficamos muito satisfeitos com sua resolutividade, de prontamente já apontar soluções, em curto e médio prazos.

Agradecemos muito a sensibilidade do presidente Lula de determinar que imediatamente as obras para recuperação fossem realizadas para garantir o livre acesso em nossas estradas”, declarou Felipe Camarão, vice-governador do Maranhão.

Na ocasião, o ministro Renan Filho manifestou ainda sua vontade de retornar em breve para anunciar novas obras que previnam problemas no estado. “A grande novidade é que do município de Miranda, passando por Santa Inês até a cidade de Santa Luzia. O governo federal vai fazer um projeto de revitalização integral daquela rodovia para tirar o pavimento asfáltico da parte superior da estrada e colocar o pavimento em concreto rígido, uma tecnologia mais capaz de sustentar peso em terreno mole”, anunciou.

Para 2024, o Ministério dos Transportes prevê um investimento de R$ 872,1 milhões em rodovias federais e ferrovias maranhenses. Além disso, o Governo Federal tem trabalhado para melhorar a malha rodoviária do estado, cujo Índice de Condição de Manutenção (ICM) passou de 30% de estradas consideradas boas em 2022 para 59% em 2023. A meta atual é que esse percentual suba para 70% até o fim de 2024.

Inflação se mantêm controlada em 2024, o que viabilizou mais um corte na meta da taxa básica de juros

Inflação se mantêm controlada em 2024, o que viabilizou mais um corte na meta da taxa básica de juros

A avaliação é da CNT e faz parte do Boletim de Conjuntura Econômica de abril, divulgado nesta quarta-feira (17)

A inflação no país está arrefecendo. Em março, o índice geral de preços, medido pelo IPCA (índice geral de preços oao consumidor), aumentou 0,16%, bem abaixo do registrado em fevereiro, 0,83%. Embora em 12 meses o IPCA acumule alta de 3,93%, o valor é o mais baixo desde junho do ano passado. Já o índice de preços do grupo transporte apresentou diminuição de 0,33% em março, acumulando alta de 3,70% em 12 meses.Os detalhes estão no novo Boletim de Conjuntura Econômica de abril, divulgado nesta quarta-feira (17) pela CNT (Confederação Nacional do Transporte).

O panorama econômico viabilizou novo corte na Selic, taxa básica de juros. A meta da taxa Selic passou de 11,25% para 10,75% ao ano. A decisão ocorreu na segunda reunião do Copom (Comitê de Monetária), nos dias 19 e 20 de março. A expectativa de mercado, reportada no Boletim Focus, do Banco Central, é de que, até dezembro próximo, a taxa Selic chegue a 9% ao ano.

O diesel também apresenta recuo na inflação acumulada em 12 meses desde agosto de 2023. No entanto, o transportador deve estar atento devido às incertezas do atual cenário internacional. O recente ataque do Irã a Israel deve, inclusive, reverberar em inflação para o setor transportador nos próximos meses, tendo em vista que o Irã é o segundo maior produtor de petróleo da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e possui em torno de 10% das reservas mundiais.

Na última segunda-feira, o governo federal enviou para apreciação do Congresso Nacional o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025 (PNL 3/2024). O texto estabelece as diretrizes para a elaboração e execução da LOA (Lei Orçamentária Anual) do ano que vem. O projeto propõe equilibrar receitas e despesas em 2025 (sem geração de déficit ou superávit), repetindo a meta de 2024. Assim, a dívida pública como proporção do PIB crescerá até 2027, alcançando 79,7%, e só começará a cair em 2028.

Há uma previsão de priorização de investimentos no âmbito do novo PAC. As despesas do orçamento de investimento destinadas ao Programa, limitadas a R$ 5,00 bilhões, não serão consideradas na meta de resultado primário. Assim, os investimentos em infraestrutura ficam menos suscetíveis a cortes, caso a arrecadação fique abaixo das expectativas.

Os recursos destinados para emendas parlamentares impositivas somam R$ 39,60 bilhões. O valor equivale a 0,32% do PIB (Produto Interno Bruto). A vantagem é que, uma vez aprovadas essas emendas parlamentares ao Orçamento, o governo tem de executá-las em 2025. “O setor transportador deve estar atento aos prazos para a mobilização de parlamentares, para garantir emendas que viabilizem obras que ampliem a oferta e a qualidade das infraestruturas de transporte no país”, enfatiza a gerente executiva de Economia da CNT, Fernanda Schwantes.

A estratégia se faz necessária diante do grande descompasso entre o que tem sido efetivamente aplicado pelo governo em infraestruturas de transporte nas últimas décadas e a necessidade estimada pelo setor. O papel da CNT e das federações do transporte é de estar na linha de frente na defesa dos interesses do setor, junto ao Legislativo

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Acesse a íntegra do Boletim de Conjuntura Econômica

Peso dos Insumos na Carga Lotação – Março|24

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