Flat Preloader Icon
CIT apresenta moção em apoio a MP 1.153/2022 na conferência geral em Nova Iorque 

CIT apresenta moção em apoio a MP 1.153/2022 na conferência geral em Nova Iorque 

Em reunião realizada no último dia 20/04/2023, em Nova Iorque, na sede da ONU – Organização das Nações Unidas, a Câmara Internacional da Indústria de Transportes – CIT, com a presença de 19 países membros, foi aprovada moção de apoio à aprovação e conversão em lei pelo Congresso Nacional do Brasil de norma estabelecendo a contratação de seguro para cobertura da responsabilidade por danos à carga, durante a operação de transporte, com exclusividade ao transportador.

Confira aqui a íntegra do documento

Presidente Eduardo Rebuzzi participa do 3º Encontro do Movimento Vez & Voz em São Paulo

Presidente Eduardo Rebuzzi participa do 3º Encontro do Movimento Vez & Voz em São Paulo

Ontem (26), o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região (SETCESP) realizou a terceira edição do Encontro do Movimento Vez & Voz, dessa vez, com o tema “Coragem para crescer”. O evento teve como principal objetivo destacar a importância da força feminina para crescer, pessoal e profissionalmente, e criar um espaço de troca para inspirar mais mulheres no Transporte de Cargas (TRC).

O Presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, participou da abertura do evento reforçando seu apoio e a parceria entre a Associação, signatária do projeto desde a sua fundação, e o SETCESP, responsável pela iniciativa.

Durante o evento foram discutidos assuntos pertinentes para o desenvolvimento das mulheres no Setor transportador, com a realização de palestras, além do reconhecimento de empresas e entidades que fazem a diferença na promoção de um ambiente mais equitativo dentro do TRC, com a primeira edição do Prêmio Vez & Voz, entre outras atividades de interação e networking entre os presentes.

“Com o Vez & Voz, o SETCESP mostra a importância da Mulher no Transporte Rodoviário de Cargas, e a NTC&Logística tem orgulho de participar do projeto, registrando a dedicação e competência da Presidente Executiva, Ana Jarrouge, em promover atividades que possibilitem que mais mulheres possam atuar e fazer crescer as oportunidades no Setor”, destacou Rebuzzi.

O encontro foi acompanhado por representantes da NTC&Logística, como a Vice-Presidente de ESG, Joyce Bessa, as integrantes do Conselho Superior da Entidade, Gislaine Zorzin, Priscila Zanette e Rafaela Cozar, a Assessora Executiva da Presidência, Elisete Balarini, e a Assessora Jurídica, Gil Menezes. Representantes de entidades, empresas e parceiros de todo o Brasil também participaram do evento, destacando a presença de Andrea Cavalcante, Andrea Cavalcanti, Gerente Executiva do Poder Legislativo da Diretoria de Relações Institucionais da CNT.

Ana Jarrouge, Eduardo Rebuzzi e Gislaine Zorzin

Adriano Depentor, Ana Jarrouge, José Amaral Filho, Eduardo Rebuzzi e Júlio Ramos

Priscila Zanette, Joyce Bessa, Ana Jarrouge e Eduardo Rebuzzi

Joyce Bessa e Eduardo Rebuzzi

Eduardo Rebuzzi, Roberta Caldas, Sula Miranda e Ana Jarrouge

Elisete Balarini e Eduardo Rebuzzi

Vice-presidente de relações internacionais da NTC&Logística participa da IX Reunião Bilateral entre Brasil e Peru

Vice-presidente de relações internacionais da NTC&Logística participa da IX Reunião Bilateral entre Brasil e Peru

O Vice-Presidente de Relações Internacionais da NTC&Logística, Danilo Guedes, com as Unidades Organizacionais da ANTT e demais órgãos e autoridades governamentais, como Ministério dos Transportes, SENATRAN, Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal, além de outras entidades do setor de transporte, participou da IX Reunião Bilateral entre o Brasil e Peru, realizada nos dias 25 e 26 de março, na cidade de Lima, Peru.

A agenda da reunião centrou-se em temas como a atualização das rotas de transporte internacional de passageiros, o formato para troca de informações sobre multas aplicadas, troca de informações por meio de webservice, transmissão eletrônica do Manifesto Internacional de Carga – Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC-DTA), avaliação de sistemas de cotas de transporte, entre outros assuntos relevantes ao setor.

A reunião foi um catalisador para intensificar os laços e a expansão da integração de conhecimentos entre ambos os países, além de estabelecer um pilar para o desenvolvimento de tratamentos técnicos, visando a harmonização e as boas práticas regulatórias e fiscalizatórias entre o Brasil e Peru.

Como resultados, registra-se o interesse dos peruanos em iniciar o canal de trocas de informações via webservice, com foco na desburocratização e agilização dos serviços, o aumento no limite máximo no sistema de quotas (CUPOS), que trará benefícios à operação do transporte de cargas, e decisões a serem consideradas para os próximos 60 dias.

“A NTC&Logística, junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres e outros órgãos públicos e privados, mantém tratativas com os países vizinhos, garantindo assim o desenvolvimento do transporte internacional de cargas, visando à segurança, eficiência e desburocratização da atividade transportadora”, destacou Guedes.

Confira a programação preliminar da segunda edição do Seminário Itinerante, em Belo Horizonte

Confira a programação preliminar da segunda edição do Seminário Itinerante, em Belo Horizonte

Em 2024 comemoramos 20 anos do Seminário Itinerante!

A segunda edição do ano será recepcionada pela FETCEMG, SETCEMG e o Núcleo da COMJOVEM de Belo Horizonte, na capital mineira, no dia 12 de abril, às 8h30.

O Seminário Itinerante nasceu há 20 anos com o objetivo de levar a NTC&Logística para vários pontos do país, promovendo a capacitação técnica e fornecendo oportunidades de negócios aos empresários, jovens empresários e executivos do setor de Transporte de Cargas e Logística.

Sua programação leva assuntos relacionados às questões relevantes e que impactam diretamente nas atividades das empresas, contando com o apoio da COMJOVEM na organização do evento.

Diversos estados do Brasil receberam as edições do Seminário Itinerante durante esses anos, cumprindo a missão da entidade de estar junto ao transportador de cargas, de Norte a Sul do país.

O evento será realizado de maneira 100% presencial, na unidade do SEST SENAT Jardim Vitória, que fica na Rua Professor Amílcar Viana Martins, 78 – Jardim Vitória, Belo Horizonte – Minas Gerais, e será aberto para todos os empresários da região que contribuem para um TRC cada vez mais forte.

Confira a Programação Preliminar do evento

8h30 – Credenciamento

9h00 – Abertura NTC&Logística e COMJOVEM

  • Priscila Zanette – Vice-Coordenadora Nacional da COMJOVEM
  • Hudson Rabelo – Vice-Coordenador Nacional da COMJOVEM
  • Antonio Luis da Silva Junior – Presidente do SETCEMG
  • Ana Paula de Souza – Coordenadora do Núcleo da COMJOVEM-BH

9h30 – Momento Parceiros NTC 

Momento Autotrac

Momento Transpocred

9h50 –  ​Coffee Break

10h20 –  ​Palestra – A DEFINIR

11h10 – ​Momento Parceiros NTC  

Momento Edenred

Momento Mercedes Benz

Momento FENATRAN

11h30 – ​Palestra – A DEFINIR

13h00 – ​Encerramento seguido de Brunch

Faça já sua inscrição aqui

O evento é uma realização da NTC&Logística, Entidades Anfitriãs, FETCEMG e SETCEMG, Núcleo Anfitrião, COMJOVEM Belo Horizonte, conta  com o Patrocínio da Autotrac, Edenred Ticket Log Repom, Fenatran, Mercedes-Benz e Transpocred, Apoio Institucional do Sistema Transporte CNT, SEST SENAT e ITL, FuMTran e Apoio Logístico da Braspress.

Susep abre consulta pública sobre os critérios que estabelece o seguro de transportes

Susep abre consulta pública sobre os critérios que estabelece o seguro de transportes

Conforme o Edital, o Conselho Diretor da Superintendência de Seguros Privados (Susep) colocou novamente em consulta pública, pelo período de 30 dias corridos, a partir da data de publicação do edital, minuta de Circular que estabelece regras e critérios para operação do Seguro de Transportes.

A matéria já havia sido objeto da Consulta Pública nº 19/2022/SUSEP, entretanto em razão da publicação da Medida Provisória nº 1.153/2022, e da Lei nº 14.599/2023, resultado do texto da Medida, optou-se pela realização de nova consulta pública, diante do potencial impacto dessas normas na operacionalização do seguro de que trata a minuta.

A minuta, os comentários e sugestões, devem ser feitos por meio de mensagem eletrônica dirigida ao endereço eletrônico: cgres.rj@susep.gov.br, devendo ser utilizado o quadro padronizado específico, disponível no endereço eletrônico:

https://www.gov.br/susep/pt-br/documentos-e-publicacoes/normativos/normas-em-consulta-publica.

Números gerais caem, mas pneus de carga tem aumento nas vendas

Números gerais caem, mas pneus de carga tem aumento nas vendas

Levantamento da ANIP destacou os números de fevereiro e do primeiro bimestre de 2024

Segundo levantamento da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), as vendas de pneus tiveram uma queda de 8,1% no primeiro bimestre de 2024. O total somado foi de 8,2 milhões de unidades. Entretanto, fevereiro registrou alta de 3,9% no total em relação à janeiro.

Os pneus para veículos comerciais leves tiveram recuo de 5,4% nas vendas do primeiro bimestre, saindo de 1,3 milhão para 1,2 milhão de unidades vendidas. E as comercializações para montadoras registraram leve aumento de 0,1% (524 mil para 525 mil) enquanto o mercado de reposição caiu 9% (820 mil para 747 mil).  

Pneus de carga

Os pneus de carga registraram o melhor desempenho entre os segmentos no mês de fevereiro. Foram vendidos 546.439 unidades, o que representa um crescimento de 8,4% em relação a jan/24. As vendas de pneus para montadoras subiram 31,7% enquanto as vendas para reposição cresceram 1,1% em fevereiro.

Quando recortamos o bimestre para comparar, o resultado continua positivo. O segmento teve resultados 4,7% maiores que o mesmo período do ano anterior, saindo de 1 milhão de unidades vendidas para 1,05 milhão.

As vendas para montadoras tiveram avanço de 15,5%, subindo de 241 mil para 278 mil. Já no mercado de reposição, o aumento foi de 1,3%, sendo 762 mil em 2023 ante 771 mil em janeiro e fevereiro deste ano.  

Peso dos Insumos na Carga Lotação – Fevereiro|24

Peso dos Insumos na Carga Lotação – Fevereiro|24

Conteúdo restrito para Associados.

Lost your password?

ASSOCIE-SE

Peso dos Insumos na Carga Lotação – Fevereiro|24

Peso dos Insumos na Carga Fracionada – Fevereiro|24

Conteúdo restrito para Associados.

Lost your password?

ASSOCIE-SE

Peso dos Insumos na Carga Lotação – Fevereiro|24

Peso dos Insumos de Carga Fracionada Transferência – Fevereiro|24

Conteúdo restrito para Associados.

Lost your password?

ASSOCIE-SE

Peso dos Insumos na Carga Lotação – Fevereiro|24

Peso dos Insumos de Carga Fracionada Operações Urbanas – Fevereiro|24

Conteúdo restrito para Associados.

Lost your password?

ASSOCIE-SE

Sindipesa lança núcleo da COMJOVEM para impulsionar o futuro do transporte de cargas pesadas

Sindipesa lança núcleo da COMJOVEM para impulsionar o futuro do transporte de cargas pesadas

Ontem (25), o Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais (SINDIPESA), lançou oficialmente o núcleo da COMJOVEM dedicado aos jovens empresários do segmento, com o interesse no aprimoramento e desenvolvimento de suas empresas por meio de trocas de informações, networking e muito aprendizado.

A reunião de lançamento foi marcada por um clima de entusiasmo e comprometimento com o futuro do setor. O presidente do SINDIPESA, Julio Eduardo Simões expressou sua gratidão à NTC&Logística pela oportunidade, reafirmando seu compromisso em contribuir e incentivar a próxima geração de empresários no segmento de cargas pesadas. “Estamos muito felizes e agradecemos a NTC&Logística por apoiar nossa iniciativa, e contribuir para a realização desse projeto junto ao Sindipesa. Com certeza teremos mais interessados, e será um grupo relevante dentro do segmento de guindastes e pesados, muito obrigado a todos”. 

Durante a reunião foram apresentados à coordenação do Núcleo, que ficará na responsabilidade da Alana Gonzalez, da empresa Transpes e do Renato Zuppardo da Megatranz Transportes.

André de Simone, coordenador nacional da COMJOVEM durante a sua apresentação, compartilhou dados importantes sobre a comissão e ressaltou a relevância do vigésimo sétimo núcleo para a NTC&Logística e para o desenvolvimento contínuo do setor. Ele também aproveitou para reconhecer e parabenizar a Entidade: “O Sindipesa mostra, com abertura do Núcleo, a preocupação com o futuro, e, com isso, tem nosso apoio para o crescimento e o desenvolvimento desse projeto, se juntando aos nossos demais núcleos e fortalecendo o setor. A COMJOVEM faz a diferença na vida pessoal e profissional de todos que participam, e tenho certeza que vocês serão bem sucedidos com essa comissão tão importante”, destacou.

A reunião foi acompanhada pelos integrantes do novo Núcleo, pelos executivos do Sindicato, Cinthia Ambra e Dasio de Souza, o vice-coordenador nacional da Comissão, Hudson Rabelo, a assessora da COMJOVEM, Audri Gardinal, e o assessor de Comunicação e Imprensa, Rodrigo Bernardino.

Transporte de produtos perigosos exige constância no aprendizado voltado às regulamentações ambientais

Transporte de produtos perigosos exige constância no aprendizado voltado às regulamentações ambientais

O transporte de produtos perigosos envolve o deslocamento de cargas que requerem precauções de segurança especiais, como explosivos, gases, materiais radioativos, substâncias tóxicas, líquidos inflamáveis e qualquer outro item que represente ameaça ao meio ambiente e à saúde das pessoas envolvidas. Nesse sentido, a fim de garantir um transporte eficiente, há uma série de medidas que devem ser cumpridas por parte tanto do embarcador quanto do transportador.

As licenças ambientais, desse modo, são ferramentas criadas para garantir a segurança e a proteção ambiental nesse modelo de transporte. Estabelecem padrões e requisitos específicos para controlar os riscos associados a essas atividades e ajudam a minimizar potenciais danos ao meio ambiente e à saúde pública.

Ao decorrer disso, a Autorização Ambiental para Transporte de Produtos Perigosos é um documento emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com obrigatoriedade desde 10 de junho de 2012, para o exercício da atividade de transporte marítimo e de transporte interestadual (terrestre e fluvial) desse tipo de produto.

Ao exigir a conformidade legal com regulamentações ambientais, as licenças garantem que empresas e operadores cumpram as normas estabelecidas, evitando penalidades legais. Eduardo Leal, secretário executivo da Associação Brasileira de Transportes e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP), explica que orienta os associados regularmente sobre as questões voltadas às regulamentações ambientais. “É essencial conhecer as leis relevantes e avaliar como as operações podem impactar o meio ambiente”.

Complementando, o secretário executivo esclarece que para garantir a segurança e a proteção ambiental é essencial fornecer treinamentos específicos e capacitação adequada aos colaboradores envolvidos, incluindo orientação sobre os produtos e seus riscos associados, procedimentos seguros de manuseio, prevenção de acidentes e resposta a emergências. “Além disso, é importante manter os funcionários atualizados sobre as regulamentações ambientais e realizar treinamentos reciclando regularmente. Investir nessa capacitação não apenas aumenta a segurança das operações, mas também demonstra o compromisso da empresa com a responsabilidade ambiental”.

Esse tipo de transporte é totalmente regulamentado, envolvendo diversos agentes e não só a empresa de transporte. Um acidente no deslocamento desses produtos alcança responsabilidades nas esferas administrativa, civil e criminal. Dependendo do dano causado, pode acarretar obrigações de reparação, de indenização ou de compensação.

Com objetivo de promover a padronização e atualização das normas relacionadas às licenças ambientais para o transporte de produtos perigosos, contribuindo para a segurança e a sustentabilidade do setor, é fundamental para o setor a participação da ABTLP em fóruns de discussão relacionados ao transporte de produtos perigosos. “Estamos ativos em todas as esferas, incluindo governamentais, institucionais e comerciais. Essa presença nos permite representar amplamente nossos associados de forma consistente e justa. Além disso, essas discussões nos mantêm atualizados sobre as últimas regulamentações, tendências e desafios enfrentados pelo setor, permitindo-nos adaptar nossas práticas e políticas conforme necessário”, afirmou.

Apesar de essencial, o licenciamento ambiental para empresas pode ser um processo desafiador devido à complexidade das regulamentações, ao tempo e ao custo envolvidos, à necessidade de análises técnicas detalhadas, ao envolvimento de várias partes interessadas, às exigências de monitoramento e de cumprimento e às mudanças regulatórias. Superar esses desafios requer um compromisso significativo no investimento em tempo, em recursos e em expertise na gestão adequada do processo, incluindo o envolvimento precoce com as autoridades reguladoras, o desenvolvimento de estratégias de mitigação de riscos e o estabelecimento de sistemas eficazes de gestão ambiental.

Por fim, Eduardo explica que, para o futuro das regulamentações ambientais no transporte de produtos perigosos, o cadastro autodeclaratório é um modelo muito bem aceito e funcional no setor. Trata-se de uma abordagem na qual as empresas fornecem informações sobre suas atividades, instalações ou projetos diretamente às autoridades reguladoras por meio de declarações próprias, sem a necessidade de uma verificação independente inicial.

Apesar de o modelo oferecer certa praticidade e eficiência tanto para as empresas quanto para as autoridades reguladoras, também pode apresentar desafios, como a possibilidade de informações imprecisas ou incompletas, que podem levar a riscos ambientais. Por isso, a implementação eficaz exige uma supervisão cuidadosa e uma forte cultura de conformidade por parte das empresas e órgãos fiscalizadores. “Para melhorar a conformidade e os padrões de segurança e de sustentabilidade nesse setor, as empresas precisam adotar medidas como aderência às regulamentações, investimento em tecnologia, treinamento contínuo, colaborações estratégicas e avaliação periódica do impacto ambiental. Essas iniciativas garantem práticas mais seguras e sustentáveis no setor”, finaliza Leal.

Pedágios free flow: empresa do governo lança edital para aperfeiçoar sistema

Pedágios free flow: empresa do governo lança edital para aperfeiçoar sistema

Uso da tecnologia em rodovias federais começou em março de 2023, na concessão da Rio-Santos (trecho da BR-101)

A empresa pública Infra S.A. lançou um edital de chamamento para receber propostas para simplificar as formas de cobrança e de pagamento do free flow, sistema de cobrança automático em rodovias federais.

O objetivo é desenvolver métodos de pagamento que aumentem a acessibilidade e a facilidade de uso do sistema para motoristas. O edital está disponível na página do Espaço Conecta, hub de inovação da estatal ligada ao Ministérios dos Transportes.

Entre os itens do edital estão a necessidade de aperfeiçoar os sistemas de notificação e o uso de tecnologias de pagamento digital, para tornar o pagamento mais ágil.

O uso do free flow em rodovias federais começou em março do ano passado, na concessão da Rio-Santos, operada pela CCR (CCRO3). A possibilidade desta forma de cobrança foi incluída nos estudos desenvolvidos pela Infra S.A. que tornaram viáveis a concessão da rodovia, que não tem praças de pedágio.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também atua para aprimorar os aspectos tecnológicos, regulatórios e de operação. As propostas recebidas serão compartilhadas com a agência e incluídas no sandboxregulatório do free flow.

O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, diz que as propostas serão analisadas pela equipe técnica da estatal e incorporadas nos próximos projetos de concessão. “O freeflow é uma das principais inovações da nova de concessões. Aprimorar esse modelo é fundamental para elevar o nível de qualidade das nossas rodovias e iniciar uma nova era no sistema de cobrança de pedágios no Brasil”.

Onde já existe free flow?

Pouco conhecido dos brasileiros, o free flow já está em funcionamento no Brasil em dois estados: Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O primeiro, na rodovia Rio-Santos (BR-101), cuja operação funciona desde 1º de março de 2023.

Dados mais recentes apontam que cerca de 9,8 milhões de veículos já passaram pelo sistema que identifica e cobra os carros através dos chamados pórticos, que são arcos aéreos de metais que cruzam a rodovia. Nesse caso, o sistema passa pelos municípios fluminenses de Paraty, Mangaratiba e Itaguaí.

Também entrou em operação, em 15 de dezembro, o freeflow da rodovia ERS-122, no município de Antonio Prado (RS). De lá para cá, cerca de 187 mil veículos utilizaram o novo sistema. Outras cinco operações já foram aprovadas e terão início entre este ano e 2026.

O modelo, já utilizado em mais de 20 países no exterior como EUA e China, tem um funcionamento similar ao que já existe hoje com o pagamento automático nas praças de pedágios por adesivos eletrônicos, as conhecidas “tags”. Empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Greenpasse Move Mais oferecem serviços desse tipo.

Governo federal amplia a segurança de trecho da BR-210/AP, em Macapá

Governo federal amplia a segurança de trecho da BR-210/AP, em Macapá

Com investimento de aproximadamente R$ 2,6 milhões foram realizados serviços de microrrevestimento e sinalização horizontal

O Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, concluiu serviços de microrrevestimento e sinalização horizontal em novo segmento duplicado da BR-210/AP. O objetivo é prolongar a vida útil do pavimento da rodovia.

As intervenções, consideradas de extrema importância para o desempenho funcional da rodovia, ampliam a segurança e a trafegabilidade do trecho. As melhorias contribuem ainda diretamente para o desenvolvimento econômico das cidades do entorno, oportunizando um trânsito mais dinâmico.

• Receberam melhorias: trecho entre o km 0 e o km 9 na área urbana de Macapá (AP)

• Investimento: aproximadamente R$ 2,6 milhões

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é responsável pelas obras na BR-210, uma das principais rodovias da região Norte, facilitando o escoamento da produção local, o acesso a serviços básicos e o transporte de mercadorias para outras localidades do Amapá e do país. Além disso, essa rodovia promove a integração entre áreas urbanas e rurais, fomentando o comércio e o turismo, o que gera impactos positivos e significativos.

Últimas semanas para se inscrever para a turma de Belém (PA) da especialização em Gestão de Negócios

Últimas semanas para se inscrever para a turma de Belém (PA) da especialização em Gestão de Negócios

Qualificação ofertada pelo ITL é ministrada pela FDC (Fundação Dom Cabral)

As inscrições para a turma de Belém (PA) da especialização em Gestão de Negócios encerram-se no dia 31 de março.

Gestores e executivos com interesse em desenvolver as competências necessárias para elevar a competitividade das empresas de transporte e logística em que trabalham têm à disposição uma pós-graduação de alto nível e de forma gratuita.

Além da turma na capital paraense, a especialização em Gestão de Negócios acontecerá presencialmente também em Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ). O curso conta também com aulas online, que serão realizadas na plataforma da FDC (Fundação Dom Cabral), considerada uma das sete melhores escolas de negócios do mundo.

Os prazos de inscrição para as capitais mencionadas variam:

LOCALTURMADATA DE INÍCIOINSCRIÇÃO
Belém (PA)Turma 6520/5/2024Até 31/3/2024
Florianópolis (SC)Turma 668/7/2024Até 19/5/2024
Rio de Janeiro (RJ)Turma 679/9/2024Até 28/7/2024

Coordenada pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística) e promovida pelo SEST SENAT — entidades integrantes do Sistema Transporte —, a especialização faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte. Destinado, exclusivamente, aos profissionais das empresas de transporte filiadas às federações e/ou associações que integram o Sistema Transporte.

→ Clique aqui para conhecer os detalhes sobre as turmas do curso de especialização em Gestão de Negócios, ver o edital e fazer a inscrição.

CNT demonstra preocupação quanto ao modelo para a cobrança de impostos após a reforma tributária

CNT demonstra preocupação quanto ao modelo para a cobrança de impostos após a reforma tributária

Em seminário realizado na Câmara dos Deputados, a Confederação solicitou definições sobre temas que precisam constar na regulamentação da EC 132/2023

As Frentes Parlamentares dos setores produtivos e representantes da sociedade civil seguem com a realização dos encontros para debater a regulamentação da reforma tributária (Emenda Constitucional nº 132/2023). O objetivo é apresentar minutas de projetos alternativos para a construção das leis complementares.

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou, na quinta-feira (21), do seminário sobre a regulamentação e a interpretação da legislação acerca do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). Representada pelo advogado e consultor Marcelo Romanelli, a Confederação apresentou suas preocupações quanto à sistemática do fato gerador do IBS, visto que a reforma privilegia o princípio do destino.

Antes da reforma, os tributos atuais incidiram tanto na origem, ou seja, nos estados e municípios onde estão localizadas quanto nas empresas que fornecem bens e serviços. Já o princípio do destino delimita a tributação exclusivamente no local de consumo, onde está localizado o usuário.

Nesse contexto, Romanelli questionou os participantes sobre a sistemática aplicada ao transporte intermunicipal e interestadual de passageiros, já que há um conjunto de municípios e estados percorridos pelos veículos. “No transporte de passageiros, a aplicação da tributação, hoje, é na origem da prestação do serviço. Contudo, o cálculo da passagem ou da tarifa leva em consideração o destino. Da mesma forma, cabe a preocupação com o transporte de mercadorias. A tributação se dará na origem ou no destino da carga?”, questionou o consultor da CNT.

Romanelli atentou para a necessidade de contemplar essas definições na regulamentação o quanto antes, para evitar a insegurança jurídica. “A lei complementar precisa pacificar questões não contempladas anteriormente, como a sujeição passiva, a responsabilidade do tomador de serviços, a subcontratação, o transportador autônomo, entre outras”, concluiu o advogado.

GTs contribuem para a regulamentação da reforma

Os GTs (Grupo de Trabalho) já iniciaram os protocolos de apresentação dos projetos de leis complementares. A CNT participou de vários grupos para apresentar o posicionamento do setor transportador. Até o presente momento, duas proposições foram apresentadas: o PLP (Projeto de Lei Complementar) nº 29/2024, que dispõe sobre a regulamentação do imposto seletivo previsto na Emenda Constitucional nº 132/2023; e o PLP nº 30/2024, que altera a Lei Complementar nº 123/2006 – Lei da Micro e Pequena Empresa – para estabelecer e disciplinar a renegociação especial extrajudicial, a renegociação especial judicial e a liquidação simplificada, bem como para dispor sobre a falência das microempresas e das empresas de pequeno porte.

O Poder Executivo também conduz um trabalho para apresentar propostas de regulamentação da reforma tributária. Tanto os parlamentares quanto os governistas deverão entrar em acordo para buscar textos consensuais, especialmente sobre temas mais polêmicos, como as alíquotas.

ANTT lança programa inovador de prevenção e combate ao assédio e à discriminação

ANTT lança programa inovador de prevenção e combate ao assédio e à discriminação

Evento marcou compromisso claro e assertivo da Agência em criar um ambiente de trabalho mais seguro, íntegro e inclusivo

Na manhã da última quinta-feira (21), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu um passo significativo no combate ao assédio moral, sexual e todas as formas de discriminação no ambiente de trabalho. Em um evento marcante em sua sede, a Agência lançou oficialmente o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e a todas as formas de Discriminação.

Com a participação de toda a Diretoria Colegiada da Agência, liderada pelo diretor-geral Rafael Vitale e pelos diretores Guilherme Sampaio, Luciano Lourenço, Lucas Asfor e Felipe Queiroz, juntamente com a Procuradora PF/ANTT, Roberta Negrão, e a Procuradora-Geral Federal, Adriana Maia Venturini, a abertura do evento marcou um compromisso claro e assertivo da ANTT em criar um ambiente de trabalho mais seguro, íntegro e inclusivo a todos os servidores e colaboradores.

Durante toda a manhã, os participantes discutiram a importância de enfrentar essas questões no ambiente de trabalho e anunciaram, além da implementação do Programa, o lançamento de uma trilha de capacitação, disponibilizada no portal da EVG da ENAP, voltada para o combate ao assédio, disponível, a partir de hoje.

Para Roberta Negrão, Procuradora PF/ANTT, o evento demonstra a importância dada pela ANTT e pela PGF no enfrentamento ao assédio e à discriminação, ressaltando o progresso feito nos últimos anos e destacando a institucionalização do programa como um marco, além de promover um ambiente de trabalho mais agradável e seguro com entregas melhores na prestação do serviço público. “A iniciativa demonstra a importância dessa temática e o tom da alta cúpula da PGF e da ANTT, que abraçou a temática e passou a implementar medidas concretas de enfrentamento ao assédio moral, sexual e todas as formas de discriminação”, disse.

O assunto já é tratado há bastante tempo pela ANTT no intuito de coibir qualquer ação nesse sentido. Ano passado, em novembro, aconteceu o Webinar Prevenção e enfrentamento ao assédio sexual e outras formas de violência sexual, que endossou ainda mais a necessidade de criação e implementação de um programa institucionalizado na Agência.

Em sua fala, o diretor da ANTT, Lucas Asfor, reforçou a seriedade do tema e a disposição para enfrentá-lo, tanto no papel quanto na prática, promovendo eventos e abrindo espaço para denúncias de forma segura e confidencial. “Esse tema não pode ser um tabu, precisa ser enfrentado no dia a dia. Hoje é a inauguração de um programa institucionalizado de enfrentamento e prevenção contra o assédio, constrangimento, humilhação e discriminação. Não vamos ter receio em divulgar nem em denunciar, sempre iremos manter a privacidade de quem quer que seja. Vamos ter coragem de falar sobre o assunto, sempre de forma séria. Falar de forma aberta e de forma franca. É inconcebível qualquer tipo de assédio e discriminação”, reforçou.

Felipe Queiroz, também diretor da ANTT, enfatizou em sua fala a transformação cultural que o programa representa, buscando mudar hábitos e posturas para criar um ambiente de trabalho mais seguro e acolhedor. Citando um verso de Cora Coralina, ele disse que há muros que só a paciência destrói e pontes que só o carinho constrói. “A gente entrega hoje um resultado, um programa importante e institucionalizado dentro da ANTT.

Organizado, estruturado, transparente e franco para transformar o cenário que enfrentamos. Estamos no âmbito da revolução comportamental. Vamos trabalhar para fazer perdurar e concretizar essa transformação, construindo pontes de amor. Aqui, representando a alta cúpula da administração da ANTT, deixamos claro o que a Agência entende o que não é mais aceitável, destacou o diretor.

Na sequência, a Procuradora-Geral Federal, Adriana Maia Venturini, destacou a importância da atuação conjunta para combater o assédio e a discriminação, ressaltando que essas condutas são intoleráveis e de natureza gravíssima e, justamente por isso, a punição é a demissão.

Em sua fala, Venturini também reconheceu o trabalho diferenciado que a ANTT vem fazendo e disse que condutas de assédio moral, sexual e qualquer tipo de discriminação não precisam ser repetidas, basta uma vez, e também não é necessário qualquer tipo de valoração.

“A ANTT é de fato uma agência da vanguarda, atuando com inovação e trazendo mudanças disruptivas onde cabem, sempre com segurança jurídica. É um ambiente muito rico de troca. Estamos aqui para ajudar e a aprender. No ambiente de trabalho não negociamos, é proibido qualquer forma de assédio sexual, moral e discriminação. Pior que um fim terrível, é um terror sem fim”, disse.

Para encerrar a primeira parte do evento, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, endossou o compromisso da Agência em criar um ambiente de trabalho cada vez saudável, livre de assédios e discriminação, incentivando denúncias e garantindo o funcionamento eficaz dos canais de comunicação. Para ele, por conta da revolução comportamental, que está em curso e é prevista no PROREV, o objetivo é sempre melhorar para entregar mais para a sociedade e usuários. A meta é que a ANTT, na vanguarda, seja Agência referência em regulação e fiscalização, passando a ser, também, referência no ambiente de trabalho.

“A gente tem que ter um ambiente gostoso de trabalhar e é necessário procurar os canais de denúncia para não deixar esse tipo de coisa acontecer. Temos comissão de ética, comitê de integridade e outros agentes para fazer que nosso ambiente de trabalho seja agradável, sem ser um problema. Isso reforça as conexões”, concluiu.

Na Roda de Conversa que se seguiu, também estiveram presentes importantes figuras, como a Coordenadora do Programa de Auxílio à Prevenção e Combate ao Assédio da PGF/AGU, Ingrid Pequeno Sá Girão, o Corregedor da Procuradoria-Geral Federal, Gilberto Waller Junior, e a Assessora Especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Narah Kohlsdorf.

Antes do encerramento do evento, também foi aberto um espaço rico para interação e perguntas/respostas.

SEST SENAT de Porto Alegre (RS) recebe o nome do empresário Hugo Fleck

SEST SENAT de Porto Alegre (RS) recebe o nome do empresário Hugo Fleck

Fleck atua no setor de transporte desde a década de 1960 e é dirigente de entidades da área de passageiros, com serviços relevantes ao segmento

Foi realizada, na última quinta-feira (21), a solenidade de nomeação da unidade operacional do SEST SENAT de Porto Alegre (RS), que recebeu o nome de Hugo Eugênio Fleck, diretor-presidente do Grupo Ouro e Prata S.A.

O homenageado iniciou a sua trajetória no transporte em 1968, quando começou a atuar no Grupo Ouro e Prata. Desde então, passou por diferentes áreas até chegar a diretoria. É presidente da Associação Rio-Grandense de Transporte Intermunicipal de Passageiros do Rio Grande do Sul e integra, também, o Sindetri (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Intermunicipal, Interestadual e Internacional do Estado do Rio Grande do Sul), a Fetergs (Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio Grande do Sul), a Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros) e é membro da diretoria da Federasul (Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul). Neste ano, o empresário recebeu a Medalha JK — Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro —, no grau Oficial, concedida pela CNT.

A cerimônia de nomeação contou com a participação do vice-presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) para Transporte Rodoviário de Cargas, Flávio Benatti; do presidente do Sistema Fetransul (Federação das Empresas de Logística e de Transporte de Cargas do Estado do Rio Grande do Sul) e do Conselho Regional do SEST SENAT no Rio Grande do Sul, Afrânio Kieling; e do presidente da NTC&Logística e do Conselho Regional do SEST SENAT no Rio de Janeiro, Eduardo Rebuzzi.

As autoridades presentes prestaram homenagens a Fleck, reconhecendo sua competência, sua dedicação, seu profissionalismo e toda a sua contribuição ao contínuo crescimento do setor. “Em nome do Sistema Transporte, digo que é um orgulho os feitos de Hugo Fleck em prol do nosso segmento. São personagens como ele que fizeram o transporte de passageiros ser o que é hoje, um setor respeitado e com força no cenário estadual”, disse o vice-presidente da CNT, Flávio Benatti.

Afrânio Kieling reforçou a importância do empresário para o setor. “Hugo é merecedor de todo o reconhecimento. Trabalha em prol do transporte há quase seis décadas e tem feito um excelente trabalho. Outras unidades do Rio Grande do Sul estão sendo nomeadas com o objetivo de reconhecer a trajetória das lideranças que contribuíram para o sistema. Hoje, o estado conta com 13 unidades em funcionamento e, até o final de 2025, serão 17”, conclui.

O homenageado agradeceu todos os parceiros que contribuíram em sua trajetória no setor de transportes. “Não se ganha nada sozinho, se ganha com o time”, afirmou Fleck.

O SEST SENAT tem quase 22 anos de atuação em Porto Alegre (RS). São décadas voltadas à qualificação de profissionais para o mercado de trabalho, à assistência aos trabalhadores do transporte nas áreas de odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição, além de oferecer atividades esportivas, culturais e de lazer.

Serviço

O SEST SENAT de Porto Alegre está localizado na Avenida José Aloisio Filho, 695, Bairro Humaitá. O telefone da unidade é (51) 3079-2900.

Clique aqui e saiba mais.

Exame toxicológico: condutores que não regularizarem a situação receberão multa mesmo que não estejam dirigindo

Exame toxicológico: condutores que não regularizarem a situação receberão multa mesmo que não estejam dirigindo

Com a aproximação do prazo final para realização do exame, Secretaria Nacional de Trânsito alerta os motoristas das categorias C, D e E a respeito das infrações gravíssimas cometidas por quem não estiver de acordo com a lei

A não realização do exame toxicológico é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com penalidade de multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) alerta aos condutores das categorias C, D e E que o cometimento da infração pelo descumprimento do prazo estabelecido será verificado diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal. Isso significa que, após o trigésimo dia do vencimento do exame, o condutor poderá ser multado.

Conscientização

Com o objetivo de orientar os condutores, a Senatran tem realizado campanhas educativas, além de emitir alertas por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT) para que os condutores regularizem a situação. Sabia como verificar se seu exame toxicológico está em dia:

• Acesse a área do condutor na CDT;

• Clique no botão “Exame Toxicológico”;

• Verifique se o prazo para realização está vencido;

• Em caso positivo, busque um dos laboratórios credenciados e faça a coleta para realização do exame toxicológico.

Prazo

Pelo escalonamento definido pela Senatran, o prazo para que condutores das categorias C, D e E que ainda não realizaram o exame toxicológico, e contam com CNH vencendo entre janeiro e junho, têm até 31 de março para regularizarem a situação. Já condutores das mesmas categorias com a CNH vencendo entre julho e dezembro têm até 30 de abril para fazerem o teste.

Com a medida, aqueles com exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1º de maio, caso a validade da CNH expire entre janeiro e junho, ou a partir de 31 de maio, para os condutores com CNH vencendo entre julho e dezembro.

De acordo com levantamento realizado pela Senatran em 20 de março, 2,4 milhões de motoristas das categorias C, D e E, com CNHs válidas e vencidas, ainda não realizaram o exame toxicológico em todo o território nacional.

Mulheres nas entidades do TRC: Desafios, Conquistas e Perspectivas Futuras com Maryland Moraes

Mulheres nas entidades do TRC: Desafios, Conquistas e Perspectivas Futuras com Maryland Moraes

Em série da NTC&Logística, mulheres representativas do setor compartilham experiências e visões sobre o papel feminino no TRC

No cenário do Transporte de Cargas (TRC), tradicionalmente dominado por presenças masculinas, a trajetória de Maryland Moraes emerge como inspiração e transformação. Sua participação na série especial da NTC&Logística, destinada a dar voz às mulheres representativas das entidades do setor, oferece uma perspectiva rica e profunda sobre os desafios enfrentados por mulheres na área e as conquistas alcançadas ao longo de décadas de dedicação e trabalho árduo.

Maryland Moraes iniciou sua jornada no TRC no início dos anos 90, como assessora de Comunicação Social da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em um período em que as lideranças femininas eram notavelmente escassas. Apesar dos obstáculos inerentes a um ambiente predominantemente masculino, ela não apenas encontrou seu lugar, mas também prosperou, guiada por uma combinação de curiosidade e determinação, além de ter contato com mentores como Eduardo Rebuzzi, Presidente da NTC&Logística e FETRANSCARGA, e Geraldo Vianna, Ex-Presidente da NTC&Logística. Esses relacionamentos não só proporcionaram a ela um compasso moral e profissional, mas também a ensinaram a navegar e superar as barreiras de gênero presentes no setor.

Ao refletir sobre as mudanças ocorridas ao longo dos anos, Moraes aponta para um progresso lento, mas inegável, em direção a uma maior inclusão feminina no TRC. Esse avanço, embora insuficiente para atingir um estado ideal de equidade, sinaliza uma mudança positiva na dinâmica de gênero dentro do setor. A perspectiva dela  sobre o apoio às mulheres em suas carreiras é diversificada; ela reconhece a importância da equidade no interagir e colaborar, assim como a valorização e o reconhecimento como elementos cruciais para a satisfação no trabalho e o desempenho eficaz. “Testemunhei mudanças estruturais e de comportamento no setor que beneficiaram as mulheres, ainda que estas mudanças não tenham sido uniformes em todos os lugares ou situações”, reflete.

Ela também reforça a sua admiração do papel de mulheres que, como ela, fizeram e fazem a diferença na construção de um setor melhor e mais possível, não somente pelo trabalho: “Minha admiração por mulheres no setor, como a Vice-Presidente Tania Drumond e Patrícia Penna, da FETRANSCARGA; Edmara Claudino, Gil Menezes, Roseli Correia de Amorim e Elisete Balarini, da NTC&Logística; Tania Aparecida Guimarães, da FETCESP; Maristela Peixoto, da FETRANSPAR; Marli Piay do CRRJ SEST SENAT; Luciana Nahid, do SINDICARGA; Katia Rocha e Elisabete Guerino, da FuMTran. Espero não ter cometido injustos esquecimentos, em se tratando de profissionais com quem trabalhei ou interagi significativamente. Desde já, sinceras desculpas”.

A questão do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é um tema que Maryland aborda com franqueza, admitindo uma inclinação anterior para priorizar o trabalho em detrimento de sua vida pessoal. Esse desequilíbrio, segundo ela, é uma armadilha comum, mas também uma escolha que reflete o compromisso profundo que muitas vezes é necessário para alcançar o sucesso em campos desafiadores como o TRC.

Entre suas conquistas, Moraes destaca a longevidade de sua carreira no setor, marcada por momentos significativos como a contribuição para a criação da FETRANSCARGA e o recebimento da Medalha de Mérito do Transporte – NTC, em 2006. Esses momentos não apenas simbolizam o reconhecimento de seu trabalho e dedicação, mas também representam marcos importantes de sua história profissional e pessoal.

Olhando para o futuro, ela vê a tecnologia e as mudanças culturais como vetores de oportunidades para as mulheres no TRC. Maryland é otimista em relação ao papel consolidado que as mulheres desempenharão no setor, graças à evolução tecnológica e à crescente conscientização sobre a importância da diversidade e inclusão. Seu conselho para a próxima geração de mulheres interessadas em carreiras no TRC é pragmático e sábio: escutar atentamente aqueles com experiência, avaliar racionalmente o que foi aprendido e tomar decisões informadas.

A história de Maryland Moraes nas entidades do Transporte Rodoviário de Cargas é uma narrativa de superação, resiliência e sucesso. Ao compartilhar suas experiências, desafios e visões, ela não apenas lança luz sobre o caminho percorrido pelas mulheres no setor, mas também fornece um roteiro valioso para aquelas que aspiram a seguir seus passos. Seu legado é um testemunho do poder da perseverança e da importância de abrir caminhos para a inclusão e igualdade no ambiente profissional.

Paulo Simioni é eleito novo presidente do SETCOM

Paulo Simioni é eleito novo presidente do SETCOM

Na manhã desta quinta-feira, dia 21, o empresário Paulo Simioni foi eleito por aclamação como o novo presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina (SETCOM), obtendo 100% de aprovação dos presentes.

O encontro ocorreu na sede da entidade e contou com a participação dos associados, que acompanharam a prestação de contas referente ao ano de 2023 e as projeções para o ano vigente.

Simioni sucederá o advogado Ederson Vendrame, que esteve à frente da entidade durante os últimos quatro anos, defendendo os interesses dos empresários do ramo de transporte de cargas.

O mandato de Simioni tem início oficialmente em 1º de junho e terá a duração de quatro anos. Durante sua manifestação aos presentes, ele ressaltou a importância de um trabalho conjunto entre todos os envolvidos no transporte rodoviário de cargas.

“O trabalho é realizado em conjunto com todos os empresários que atuam nessa área. Vamos continuar defendendo nossos interesses e fortalecendo esse segmento tão importante para a economia do Brasil”, explicou.

Simioni assegurou que os próximos quatro anos serão de intensa dedicação para desenvolver ações e planejar o futuro do transporte rodoviário de cargas no país. Esta não é a primeira vez que Simioni assume a presidência do SETCOM, já tendo exercido o cargo por dois mandatos, totalizando oito anos de gestão.

PIB do transporte cresceu 2,6% em 2023

PIB do transporte cresceu 2,6% em 2023

O desempenho está registrado no Boletim de Conjuntura Econômica da CNT divulgado nesta semana

O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil cresceu 2,9% no ano passado e o país voltou a figurar entre as dez maiores economias do mundo. O desempenho do PIB do transporte acompanhou a tendência de elevação e foi positivo (2,6%), apesar do ritmo de crescimento da economia brasileira ter desacelerado nos últimos quatro trimestres. As informações fazem parte dos destaques do Boletim de Conjuntura Econômica da CNT de março, divulgado nesta quinta-feira (21), pela Confederação Nacional do Transporte.

O aumento do PIB do transporte ocorre em uma base expressiva, já que, nos dois anos anteriores, o setor registrou um crescimento elevado — 12,9%, em 2021, e 8,4%, em 2022. Já no que diz respeito à participação dos componentes do PIB, o nível de investimento geral no ano passado caiu. A formação bruta de capital fixo em 2023 ficou em 16,5% do PIB. No ano anterior, o percentual foi de 17,8% e, em 2021, ficou em 17,9%.

“O nível de investimento no Brasil é historicamente muito baixo. Em 2023, voltou para o patamar registrado em 2020, ano de pandemia, quando ficou em 16,6%. Qualquer queda de investimento é preocupante para o setor produtivo porque é preciso investir em infraestrutura para trazer competitividade para as empresas”, destaca a gerente executiva de Economia da CNT, Fernanda Schwantes.

A CNT avalia que uma condição fundamental para a promoção de investimentos pelas empresas, além de segurança jurídica, é a redução da taxa básica de juros da economia.

Em reunião realizada nos dias 19 e 20 de março, o Comitê de Monetária (Copom) decidiu reduzir a meta da taxa Selic de 11,25% ao ano para 10,75%, mantendo, assim, o ritmo gradual e cauteloso de corte de 0,5 ponto percentual dos juros básicos a cada reunião.

Em fevereiro, o índice geral de preços, medido pelo IPCA, aumentou 0,83%, acima das expectativas de mercado e do índice registrado em janeiro de 2024, de 0,42%. Em 12 meses, o índice geral acumula alta de 4,50%, limite superior da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 3,0%. A alta expressiva da inflação em fevereiro é explicada por fatores sazonais e conjunturais, como aumento das mensalidades escolares e do ICMS sobre combustíveis, e pelos efeitos do fenômeno climático El Niño (temperaturas mais elevadas e maior volume de chuvas) sobre a produção de alimentos.

O volume de serviços de transporte cresceu pelo segundo mês consecutivo. Medido pela PMS/IBGE (Pesquisa Mensal de Serviços), o crescimento do índice em janeiro deste ano foi de 0,7%, mesmo percentual do índice geral.

Com esse crescimento, o transporte apresentou volume de serviços 19,6% acima do registrado no período pré-pandemia, fevereiro de 2020. Esse resultado é melhor que o índice geral da PMS para o mesmo período, 13,5%. Destaca-se, também, o crescimento de 6,9% no volume de serviços do transporte aéreo no mês e de 2,9% no transporte de passageiros, após quatro meses consecutivos de queda para o segmento.

Esse resultado, no entanto, não foi suficiente para colocar o transporte de passageiros em um patamar de volume de serviços acima do pré-pandemia.

O novo informe técnico também traz a evolução do mercado de trabalho, bem como dados que retratam taxa de juros e inflação acumulada em 12 meses, geral e transportes.

Seis novos pedágios free flow chegam ao Rio Grande do Sul

Seis novos pedágios free flow chegam ao Rio Grande do Sul

Viajar pelo Rio Grande do Sul terá um tipo de cobrança mais prático do que as conhecidas praças de pedágios, que muitas vezes geram grandes congestionamentos nas rodovias brasileiras. Serão seis novos pedágios free flow, que começam a operar a partir da meia-noite do dia 30 de março de 2024 nos dois sentidos. A Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) possui a concessão para atuação em 271,5 km, sendo a primeira concessionária do Brasil a atuar exclusivamente com o pedágio free flow.

O free flow é um sistema de pagamento automático de pedágio, que funciona por meio de equipamentos de monitoramento instalados em pórticos no Estado do Rio Grande do Sul. A tecnologia pode identificar 100% das passagens, seja por TAG ou leitura da placa, permitindo a cobrança de pedágio em fluxo livre, sem praças físicas. Dessa forma, o pagamento da tarifa para a concessionária CSG poderá ser realizado em até 15 dias, por vias físicas ou digitais.

Localizações do free flow

Os pórticos de cobrança eletrônica sem cancelas estão localizados na ERS-122, nos km 4,6 (São Sebastião do Caí), 45,5 (Farroupilha) e 151,9 (Ipê), na ERS-240, no km 30,1 (Capela de Santana), e na ERS-446, no km 6,5 (Carlos Barbosa). A tradicional praça de pedágio física de Portão será desativada em 29 de março, enquanto a de Flores da Cunha, deixou de funcionar no dia 14 de dezembro de 2023, quando o free flow em Antônio Prado foi implementado. Todos os pórticos estarão devidamente sinalizados.

• ERS-122 / km 4,6 (São Sebastião do Caí) – R$ 12,30

• ERS-122 / km 108,2 (Antônio Prado) – R$ 8,60

• ERS-122 / km 151,9 (Ipê) – R$ 8,60

• ERS-240 / km 30,1 (Capela de Santana) – R$ 9,00

• ERS-122 / km 45,5 (Farroupilha) – R$ 10,70

• ERS-446 / km 6,5 (Carlos Barbosa) – R$ 9,90

Pagamento da tarifa

As tarifas cobradas podem ser pagas de quatro formas em até 15 dias: por meio de tag (adesivo eletrônico colado no para-brisas); PIX ou cartão de crédito através do aplicativo “CSG FreeFlow”, disponível gratuitamente nas lojas Play Store e Apple Store; pelo site www.freeflow.csg.com.br; ou pelos totens nas cinco bases de atendimento ao cliente da concessionária, na ERS-122, RSC-453 e ERS-240, que aceitam PIX e cartões de débito ou crédito. Não existe a possibilidade de emissão de boletos para as quitações.

Desconto nas tarifas        

Veículos de todos os portes terão acesso a descontos. Os cadastrados no App “CSG FreeFlow”, no site e os usuários de tag válida terão redução de 5% no valor da tarifa. Porém, o desconto progressivo, que pode atingir 20%, será concedido aos veículos de passeio e motos, que passam por um mesmo pórtico, no mesmo sentido em um mesmo mês. O desconto não é acumulativo de um mês para outro.

Multa por não pagamento

Se o valor da tarifa não for pago no prazo de 15 dias, o proprietário do veículo perderá o direito aos descontos que já tenha adquirido e, ainda, receberá uma multa por não pagamento de pedágio, considerada infração grave. A penalização acarreta o pagamento de R$ 195,23 ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Governo do Estado, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Atenção: O pagamento da multa também não quita o saldo devedor com a concessionária, que pode acarretar ao valor juros e na inclusão do nome negativado do proprietário do veículo em órgãos de cobrança, como Serasa e SPC.

Operação Safra reforça segurança nas rodovias e atendimento aos caminhoneiros

Operação Safra reforça segurança nas rodovias e atendimento aos caminhoneiros

O  principal é observar as condições de trabalho e saúde objetivo dos motoristas e ajudantes de cargas que trabalham levando a produção do campo até o porto, além de promover orientações. A ideia é diminuir e prevenir acidentes, além de fiscalizar condições mecânicas dos veículos.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública lançou nesta quinta-feira (21) a nova fase da Operação Safra. É uma ação de fiscalização e promoção de atendimento a motoristas feita pelas forças estaduais e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A operação também conta com o apoio das polícias Civil, Militar, Científica e Penal, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria da Saúde, Defesa Civil, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

O objetivo principal é observar as condições de trabalho e saúde dos motoristas e ajudantes de cargas que trabalham levando a produção do campo até o porto, além de promover orientações. A ideia é diminuir e prevenir acidentes, além de fiscalizar condições mecânicas dos veículos.

Neste mês de março, as ações serão executadas em dois pontos: São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e Cascavel, na região Oeste. Os órgãos vão atuar de forma integrada nestes pontos. “É o segundo ano que nós fazemos essa operação, que foi um sucesso no ano passado. A preocupação é com os usuários e os profissionais que transportam cargas nas rodovias”, explicou o diretor de Políticas Públicas da Secretaria da Segurança Pública, coronel Saulo de Tarso Sanson Silva.

Pela PRF, o principal objetivo é a prevenção e redução de acidentes nas rodovias federais. “É importante que a safra seja escoada até o Porto de Paranaguá de maneira segura e eficiente. Estamos com postos em São José Pinhais e Cascavel, que é como se fosse o começo e o fim da viagem. Vamos fomentar ações preventivas, garantindo a segurança da população”, afirmou Sérgio Augusto de Carvalho, superintendente executivo da PRF no Paraná.

A Secretaria de Estado da Saúde vai promover ações nos dois pontos. Serão ofertadas vacinas como hepatite B, tétano e febre amarela, e testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), hepatites B e C e Sífilis. Também haverá aferição de pressão arterial e glicemia capilar, distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de materiais impressos com dicas para combate à dengue e orientações sobre alimentação saudável, tabagismo e alcoolismo.

O Detran-PR atuará na área de educação no trânsito, além da identificação de possíveis problemas mecânicos e sinalização dos caminhões. O DER-PR vai reforçar o trabalho das balanças veiculares nas rodovias estaduais para diminuir danos causados por veículos com excesso de carga. Essas estradas também receberão reforço da Polícia Militar Rodoviária Estadual. Já a Adapar, que atua na garantia das condições sanitárias do Estado, vai aumentar a fiscalização sobre a movimentação de grãos.

PRESENÇAS – Participaram do lançamento o secretário da Saúde, Beto Preto; o coordenador estadual da Defesa Civil do Paraná, coronel Fernando Raimundo Schunig; o chefe do Escritório Regional de Fiscalização da ANTT, Adailton Machado; a chefe de Divisão do Setor de Prevenção e Controle de Doenças Crônicas e Tabagismo da Diretoria de Atenção e Saúde da Sesa, Rejane Cristina Teixeira Tabuti; e representantes das forças de segurança: Rodrigo Brown (Polícia Civil), major Alexandre Zem (Corpo de Bombeiros Militar), coronel Darany Luiz Alves de Oliveira (Polícia Militar, João Paulo Schlemper (Polícia Penal) e Ciro Pimenta (Polícia Científica).

Frotas Conectadas 2024: da inteligência artificial aos veículos autônomos

Frotas Conectadas 2024: da inteligência artificial aos veículos autônomos

Reunindo os maiores especialistas e executivos dos setores de Logística, Transporte e Tecnologia em dois dias de intensa atividade

O evento Frotas Conectadas 2024 está se preparando para oferecer dois dias de intensa atividade, quando os maiores especialistas e executivos dos setores de logística, transporte e tecnologia se reunirão para discutir os temas mais prementes e inovadores que moldam o futuro das frotas comerciais.

Este ano, os debates estarão focados em uma ampla gama de tópicos essenciais, abrangendo desde o papel da inteligência artificial até a revolução iminente dos veículos autônomos. Os temas que serão debatidos incluem:

  1. Inteligência Artificial e Machine Learning no Gerenciamento de Frotas: como as tecnologias emergentes estão capacitando as frotas a tomar decisões mais inteligentes e eficientes, aumentando a segurança e reduzindo custos.
  1. Conectividade e IoT (Internet das Coisas) em Veículos Comerciais: explorando o potencial da conectividade para otimizar a manutenção, rastreamento e gestão de frotas em tempo real.
  1. Veículos Autônomos e o Futuro da Logística: as implicações dos veículos autônomos na cadeia de suprimentos e na logística urbana, e como as empresas podem se preparar para essa revolução iminente.
  1. Segurança Cibernética em Veículos Conectados:abordando os desafios e soluções para proteger as frotas e os dados sensíveis contra ameaças cibernéticas em um mundo cada vez mais digitalizado.
  1. Sustentabilidade e Eficiência Energética: explorando as tecnologias e práticas inovadoras que estão ajudando as frotas a reduzir sua pegada ambiental e se tornarem mais sustentáveis em suas operações.
  1. Big Data e Análise Preditiva na Gestão de Frotas:como as análises avançadas de dados estão sendo usadas para prever tendências de manutenção, demanda de transporte e otimização de rotas.
  1. Eletromobilidade e Veículos Elétricos Comerciais:explorando os avanços em veículos elétricos e como eles estão sendo integrados às frotas comerciais para reduzir custos operacionais e impacto ambiental.
  1. Realidade Aumentada e Virtual na Manutenção de Veículos: como a realidade aumentada e virtual estão sendo utilizadas para simplificar processos de manutenção, treinamento de pessoal e resolução de problemas em tempo real.
  1. Novos Modelos de Negócios para Operações de Logística e Transporte mais ‘Asset Light’: como a utilização de modelos como “locação” e “veículos por Assinatura” estão transformando a forma como as frotas são adquiridas, gerenciadas e mantidas, proporcionando maior flexibilidade e eficiência operacional.
  1. Infraestrutura Inovadora para Abastecimento de Frotas: considerando veículos elétricos e movidos à hidrogênio, explorando as soluções e desafios na construção de uma infraestrutura robusta e sustentável para o abastecimento de frotas comerciais do futuro.
  1. 5G e Comunicação Veículo-Veículo (V2V) e Veículo-Infraestrutura (V2I): explorando o potencial do 5G para melhorar a comunicação entre veículos, infraestrutura e sistemas de gerenciamento de tráfego, aumentando a segurança e eficiência nas estradas.

O Frotas Conectadas 2024 oferecerá uma plataforma única para colaboração, aprendizado e networking, com um showcase abrangente de produtos e serviços aplicados a frotas, ocupando um espaço de exposição de 4.000 m² – no Transamérica Expo, na zona sul de São Paulo, SP

CNT trata divergência de pesagem de veículo de cargas com senador

CNT trata divergência de pesagem de veículo de cargas com senador

A entidade se encontrou com Jaime Bagattoli (PL-RO) para entender o problema e apresentar orientações de como atuar junto ao DNIT para solucionar o caso

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) se reuniu, nessa segunda-feira (18), com o senador Jaime Bagattoli(PL-RO) para falar de divergências na pesagem de veículos de carga pela balança móvel do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) nas rodovias de Rondônia. O estado tem um tráfego considerável de veículos de carga devido ao transporte de soja.

A queixa do parlamentar é que a pesagem dos veículos realizada pela balança móvel do DNIT, como parte dos serviços fiscalização da entidade, apresenta uma diferença considerável em relação à que é feita na balança de precisão pelas transportadoras. O resultado dessa divergência é aplicação de multas aparentemente inadequadas para as empresas responsáveis pelo escoamento do produto na região.

Um problema similar já havia sido apresentado à CNT antigamente, e a instituição atuou para aumentar, na legislação, a tolerância para o excesso de peso por eixo. Segundo a gerente executiva de Poder Legislativo da CNT, Andrea Cavalcanti, que participou do encontro, não existe outra contestação do tipo no país, mas a Confederação está estudando a questão.

“Nós estamos trabalhando para entender onde há falha nesse processo e trazer uma solução na qual as empresas não sejam multadas, a não ser que estejam erradas. Orientamos o senador que faça uma ação educativa com o DNIT para entender se existe algum erro na pesagem na balança fixa ou se o problema é na do DNIT”, resumiu a gerente.