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CIT apresenta moção em apoio a MP 1.153/2022 na conferência geral em Nova Iorque 

CIT apresenta moção em apoio a MP 1.153/2022 na conferência geral em Nova Iorque 

Em reunião realizada no último dia 20/04/2023, em Nova Iorque, na sede da ONU – Organização das Nações Unidas, a Câmara Internacional da Indústria de Transportes – CIT, com a presença de 19 países membros, foi aprovada moção de apoio à aprovação e conversão em lei pelo Congresso Nacional do Brasil de norma estabelecendo a contratação de seguro para cobertura da responsabilidade por danos à carga, durante a operação de transporte, com exclusividade ao transportador.

Confira aqui a íntegra do documento

COMUNICADO: RELATÓRIO DE TRANSPARÊNCIA SALARIAL E DE CRITÉRIOS REMUNERATÓRIOS

COMUNICADO: RELATÓRIO DE TRANSPARÊNCIA SALARIAL E DE CRITÉRIOS REMUNERATÓRIOS

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG entrou com um pedido de suspensão do Decreto Presidencial n.º 11.795/2023 e da Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego n.º 3.714/2023, que regulamentaram a Lei n.º 14.611/2023, a qual versa sobre a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre homens e mulheres, especialmente no que tange ao estabelecimento da obrigação da publicação do Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios.

O juízo da 10ª Vara Federal da Seção Judiciária de Belo Horizonte indeferiu o pedido liminar de suspensão, o desembargador Lincoln Rodrigues de Faria acolheu recurso da FIEMG e deferiu liminar determinando a suspensão dos efeitos do Decreto e da Portaria concernente a exigência de publicidade dos relatórios de transparência.

Posteriormente a presidente do TRF 6⁠ª Região, Dra. Mônica Jacqueline Sifuentes, suspendeu a eficácia da decisão do desembargador atendendo recurso da União.

Diante disso, a NTC&Logística reforça que as empresas com 100 ou mais colaboradores têm que, até o dia 31 de março, para se adequarem de acordo com a com a Lei. 

Jurídico

NTC&Logística

Reunião ordinária da diretoria discute temas da atualidade que impactam o setor

Reunião ordinária da diretoria discute temas da atualidade que impactam o setor

Reunião ordinária da diretoria discute temas da atualidade que impactam o setor

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, reuniu ontem (27) integrantes da diretoria, representantes de entidades e empresários convidados para a reunião ordinária do mês de março, a fim de atualizar sobre o trabalho desenvolvido pela Associação e discutir os principais assuntos relacionados ao setor de Transporte de Cargas e Logística.

A reunião foi acompanhada pelo Ex-Presidente da entidade e Vice-Presidente da CNT, Flávio Benatti, e pelo também Ex-Presidente e Vice-Presidente de Assuntos Políticos, José Hélio Fernandes.

Iniciando o encontro, Rebuzzi aprovou o texto da ata da reunião anterior, alinhando com todos os presentes os temas propostos para serem discutidos com os órgãos responsáveis. O presidente também pontuou o sucesso do terceiro encontro do Movimento Vez e Voz 2024, ocorrido nesta semana, iniciativa do SETCESP para valorizar, abrir mais espaços e incentivar as mulheres que atuam no transporte de cargas.

Posteriormente, a palavra foi passada para o Vice-Presidente, Antônio Luiz Leite, que fez suas considerações: “Estamos só no começo dessa caminhada, e penso que esse trabalho inicial é de se posicionar e incentivar a todos que estão na nossa gestão, mostrando que são participantes contínuos e importantes para a nossa Associação”. Ele também destacou o importante trabalho da COMJOVEM nesse processo.

José Maria Gomes, Diretor Financeiro da NTC&Logística, apresentou os resultados de janeiro e fevereiro, ressaltando a importância da sustentabilidade financeira da Associação. 

Seguindo a pauta, a assessora executiva da presidência, Elisete Balarini, apresentou as atividades e a agenda para os próximos meses do ano.

Na oportunidade, também foi discutida a nova norma de Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e Transporte publicada pela Anvisa, conhecida como RDC 430, uma preocupação para o setor por causa do custo e da dificuldade operacional para realizar a norma.

O diretor jurídico, Marcos Aurélio Ribeiro, pautou a Lei n.º 14.611/2023, que trata sobre a Igualdade Salarial e os pedidos de diversas empresas pela suspensão da exigência de apresentar o relatório previsto na data acordada, ressaltou a importância do cumprimento das orientações.

Os Vice-Presidentes Regionais, Extraordinários, Assessores e Diretores, também fizeram considerações sobre suas atividades.

Rebuzzi também ressaltou a importância da NTC&Logística para o transporte e logística. “A NTC é a locomotiva do setor. Estamos trabalhando para contribuir com o crescimento e desenvolvimento sustentável da entidade, de modo a representar de forma competente o TRC”, disse. Encerrando a reunião, ele também ressaltou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido e os assuntos pertinentes ao setor, no meio político e institucional, e agradeceu a participação de todos. 

Plataforma Ambiental do Transporte inova o Despoluir com informações estratégicas às federações participantes do Programa

Plataforma Ambiental do Transporte inova o Despoluir com informações estratégicas às federações participantes do Programa

Nova ferramenta de gestão ambiental é lançada em 2024 e traz novos painéis com informações relevantes às federações do Despoluir

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) lançou, neste ano, a Plataforma Ambiental do Transporte como uma ferramenta inovadora de gestão ambiental fundamental aos técnicos e coordenadores do Despoluir.

A Plataforma auxilia os usuários, pois disponibiliza dados de atendimentos prestados pelo Programa em tempo real, com eficiência e intuitividade. Nela, é possível gerar relatórios inteligentes e dinâmicos, com maior segurança de dados.

Além da Plataforma, a Gerência Ambiental da CNT lança, nesta terça-feira (26), mais uma importante funcionalidade na ferramenta: os painéis de consulta interativa. Essa função informa as federações sobre o desempenho de atendimentos efetuados a novos transportadores ingressantes no Programa Despoluir.

Esses indicadores implementados permitem, ainda, a comparação do total de empresas e autônomos atendidos em relação ao ano anterior. Para se ter uma ideia, apenas nos dois primeiros meses deste ano, o Despoluir já atendeu a mais de 740 empresas inéditas, o que já representa 22% da quantidade total de transportadores visitados no mesmo período.

“Esse indicador demonstra que o Programa tem grande capacidade de expansão, em vista de dois fatores importantes: reconhecimento do setor frente à qualidade do serviço prestado pelas equipes técnicas; e o investimento cada vez maior das empresas de transporte em iniciativas de responsabilidade ambiental”, afirma o diretor executivo da CNT, Bruno Batista. 

O Despoluir é um Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido pela CNT e pelo SEST SENAT e executado pelas federações e unidades operacionais de todo o Brasil. O Programa tem se consolidado como uma das maiores referências nacionais na execução de serviços ambientais ao setor transportador. Ao longo de seus 16 anos de atuação, o Despoluir atendeu mais de 55 mil transportadores, totalizando mais de 4,3 milhões de avaliações de veículos distribuídos por todo o território brasileiro.

Prazo do exame toxicológico para CNH com vencimento entre janeiro e junho termina dia 31

Prazo do exame toxicológico para CNH com vencimento entre janeiro e junho termina dia 31

O prazo para quem está com o exame toxicológico vencido termina no próximo domingo, dia 31. A validade é para os condutores que têm o vencimento da CNH entre janeiro e junho, com o prazo até o último dia de março para regularizar.

Conforme dados da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) de um total de 11.471.898 motoristas habilitados nas categorias C, D e E, 3.329.534 condutores com CNHs válidas e vencidas não realizaram o exame toxicológico. O que representa 29% dos condutores habilitados nesta categoria.

Quais os prazos de vencimento dos exames toxicológicos?

As datas máximas para a realização do exame são determinadas conforme a validade da CNH. Condutores que têm CNH vencendo entre janeiro e junho têm até 31 de março para realizar o exame toxicológico. Aqueles com CNH cuja validade vence entre julho e dezembro devem realizar o exame até o dia 30 de abril.

A nova data consta na Deliberação Nº272, lembrando que esse prazo é válido apenas para quem está com o prazo vencido desde 28 de dezembro, com os períodos de vencimento da CNH para regularizar.

Quem está com o exame toxicológico regularizado, segue os prazos normalmente de até 2,5 anos para menores de 70 anos. Condutores maiores de 70 anos, o exame é feito apenas na renovação da Carteira Nacional de Habilitação.

Esqueci de fazer a coleta do exame, posso usar os 30 dias de tolerância?

O melhor é fazer a coleta quanto antes, pois o laboratório tem até 15 dias para enviar o resultado para o Renach, sendo positivo ou negativo. Neste caso, você tem 30 dias de tolerância para regularizar sua situação. 

Os motoristas flagrados dirigindo com o exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1º de maio, caso a validade da CNH expire entre janeiro e junho. Para os condutores cujas CNH vencem entre julho e dezembro, as multas começam a ser aplicadas em 31 de maio.

Para fins de fiscalização, a coleta do seu exame deve constar no seu Renach dentro de 24h. Caso esteja dirigindo com seu exame vencido e tenha feito a coleta, poderá apresentar a coleta feita em uma blitz, por exemplo.

Notificação pela Carteira Digital de Trânsito

Para alertar a categoria, a SENATRAN notificou, por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT), os 1.701.310 condutores com CNH válidas e vencidas, e cujos exames estão vencidos há mais de 30 dias.

Desses, 1.350.545 condutores estão com o exame vencido e com a última coleta expirada há mais de 90 dias; 18.045 nunca fizeram o exame, mas já fizeram coleta, que expirou; e 1.960.944 condutores nunca fizeram o exame ou a coleta. Por se tratar de uma determinação legal, não há mais previsão de nova prorrogação dos prazos.

Para verificar a validade do seu exame toxicológico basta acessar o aplicativo Carteira Nacional de Trânsito (CDT). Por lá você poderá verificar a data exata do vencimento do seu exame e as clínicas credenciadas.

PRF inicia nesta quinta-feira a Operação Semana Santa e intensifica fiscalização em rodovias

PRF inicia nesta quinta-feira a Operação Semana Santa e intensifica fiscalização em rodovias

A Polícia Rodoviária Federal inicia nesta quinta-feira, dia 28, em todo o Brasil, a Operação Semana Santa 2024. A mobilização termina no domingo, dia 31. Devido à tradição religiosa da Páscoa, o movimento nas rodovias federais deve ser  mais intenso no sentido interior do estado entre quinta e sexta-feira. Já a volta pra casa deve ter maior fluxo no sentido litoral, concentrado no domingo à tarde e à noite.

O final de semana prolongado pelo feriado de sexta, dia 29, deve elevar o fluxo de veículos nas rodovias federais, trazendo consigo o aumento no risco de acidentes. Por isso, a PRF vai reforçar a fiscalização nos locais e horários onde estatisticamente há maior probabilidade de ocorrências com vítimas graves. Nestes pontos, os agentes combaterão condutas como ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, a alcoolemia ao volante e falta do uso do cinto de segurança.

A Polícia Rodoviária Federal relembra algumas atitudes dos motoristas que podem salvar vidas:

– Planeje sua viagem e faça a revisão de seu veículo. É fundamental verificar a presença e o funcionamento de todos os equipamentos obrigatórios, bem como toda a documentação do veículo e do condutor

– Respeite os limites de velocidade e obedeça às placas de sinalização. Onde não existir sinalização ou se esta estiver prejudicada, mantenha a velocidade compatível com as condições da via

– O condutor e todos os passageiros do veículo devem utilizar o cinto de segurança. Crianças menores de 7 anos e meio devem estar utilizando o bebê conforto, cadeirinha e/ou assento de elevação.

– Ultrapasse sempre pela esquerda, somente em locais permitidos e onde haja todas as condições necessárias para execução da manobra com segurança.

– Mantenha distância segura do veículo à frente, a fim de se evitar colisões traseiras nos casos de freadas bruscas.

– Cuidado com os pedestres, principalmente em perímetros urbanos cortados por rodovias. Reduza a velocidade sempre que verificar a presença de pedestres nos acostamentos e às margens das rodovias.

– Com chuva, diminua a velocidade e aumente a distância em relação ao veículo que segue à frente. Se necessário, pare fora do acostamento.

Presidente Eduardo Rebuzzi participa do 3º Encontro do Movimento Vez & Voz em São Paulo

Presidente Eduardo Rebuzzi participa do 3º Encontro do Movimento Vez & Voz em São Paulo

Ontem (26), o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região (SETCESP) realizou a terceira edição do Encontro do Movimento Vez & Voz, dessa vez, com o tema “Coragem para crescer”. O evento teve como principal objetivo destacar a importância da força feminina para crescer, pessoal e profissionalmente, e criar um espaço de troca para inspirar mais mulheres no Transporte de Cargas (TRC).

O Presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, participou da abertura do evento reforçando seu apoio e a parceria entre a Associação, signatária do projeto desde a sua fundação, e o SETCESP, responsável pela iniciativa.

Durante o evento foram discutidos assuntos pertinentes para o desenvolvimento das mulheres no Setor transportador, com a realização de palestras, além do reconhecimento de empresas e entidades que fazem a diferença na promoção de um ambiente mais equitativo dentro do TRC, com a primeira edição do Prêmio Vez & Voz, entre outras atividades de interação e networking entre os presentes.

“Com o Vez & Voz, o SETCESP mostra a importância da Mulher no Transporte Rodoviário de Cargas, e a NTC&Logística tem orgulho de participar do projeto, registrando a dedicação e competência da Presidente Executiva, Ana Jarrouge, em promover atividades que possibilitem que mais mulheres possam atuar e fazer crescer as oportunidades no Setor”, destacou Rebuzzi.

O encontro foi acompanhado por representantes da NTC&Logística, como a Vice-Presidente de ESG, Joyce Bessa, as integrantes do Conselho Superior da Entidade, Gislaine Zorzin, Priscila Zanette e Rafaela Cozar, a Assessora Executiva da Presidência, Elisete Balarini, e a Assessora Jurídica, Gil Menezes. Representantes de entidades, empresas e parceiros de todo o Brasil também participaram do evento, destacando a presença de Andrea Cavalcante, Andrea Cavalcanti, Gerente Executiva do Poder Legislativo da Diretoria de Relações Institucionais da CNT.

Ana Jarrouge, Eduardo Rebuzzi e Gislaine Zorzin

Adriano Depentor, Ana Jarrouge, José Amaral Filho, Eduardo Rebuzzi e Júlio Ramos

Priscila Zanette, Joyce Bessa, Ana Jarrouge e Eduardo Rebuzzi

Joyce Bessa e Eduardo Rebuzzi

Eduardo Rebuzzi, Roberta Caldas, Sula Miranda e Ana Jarrouge

Elisete Balarini e Eduardo Rebuzzi

Vice-presidente de relações internacionais da NTC&Logística participa da IX Reunião Bilateral entre Brasil e Peru

Vice-presidente de relações internacionais da NTC&Logística participa da IX Reunião Bilateral entre Brasil e Peru

O Vice-Presidente de Relações Internacionais da NTC&Logística, Danilo Guedes, com as Unidades Organizacionais da ANTT e demais órgãos e autoridades governamentais, como Ministério dos Transportes, SENATRAN, Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal, além de outras entidades do setor de transporte, participou da IX Reunião Bilateral entre o Brasil e Peru, realizada nos dias 25 e 26 de março, na cidade de Lima, Peru.

A agenda da reunião centrou-se em temas como a atualização das rotas de transporte internacional de passageiros, o formato para troca de informações sobre multas aplicadas, troca de informações por meio de webservice, transmissão eletrônica do Manifesto Internacional de Carga – Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC-DTA), avaliação de sistemas de cotas de transporte, entre outros assuntos relevantes ao setor.

A reunião foi um catalisador para intensificar os laços e a expansão da integração de conhecimentos entre ambos os países, além de estabelecer um pilar para o desenvolvimento de tratamentos técnicos, visando a harmonização e as boas práticas regulatórias e fiscalizatórias entre o Brasil e Peru.

Como resultados, registra-se o interesse dos peruanos em iniciar o canal de trocas de informações via webservice, com foco na desburocratização e agilização dos serviços, o aumento no limite máximo no sistema de quotas (CUPOS), que trará benefícios à operação do transporte de cargas, e decisões a serem consideradas para os próximos 60 dias.

“A NTC&Logística, junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres e outros órgãos públicos e privados, mantém tratativas com os países vizinhos, garantindo assim o desenvolvimento do transporte internacional de cargas, visando à segurança, eficiência e desburocratização da atividade transportadora”, destacou Guedes.

Confira a programação preliminar da segunda edição do Seminário Itinerante, em Belo Horizonte

Confira a programação preliminar da segunda edição do Seminário Itinerante, em Belo Horizonte

Em 2024 comemoramos 20 anos do Seminário Itinerante!

A segunda edição do ano será recepcionada pela FETCEMG, SETCEMG e o Núcleo da COMJOVEM de Belo Horizonte, na capital mineira, no dia 12 de abril, às 8h30.

O Seminário Itinerante nasceu há 20 anos com o objetivo de levar a NTC&Logística para vários pontos do país, promovendo a capacitação técnica e fornecendo oportunidades de negócios aos empresários, jovens empresários e executivos do setor de Transporte de Cargas e Logística.

Sua programação leva assuntos relacionados às questões relevantes e que impactam diretamente nas atividades das empresas, contando com o apoio da COMJOVEM na organização do evento.

Diversos estados do Brasil receberam as edições do Seminário Itinerante durante esses anos, cumprindo a missão da entidade de estar junto ao transportador de cargas, de Norte a Sul do país.

O evento será realizado de maneira 100% presencial, na unidade do SEST SENAT Jardim Vitória, que fica na Rua Professor Amílcar Viana Martins, 78 – Jardim Vitória, Belo Horizonte – Minas Gerais, e será aberto para todos os empresários da região que contribuem para um TRC cada vez mais forte.

Confira a Programação Preliminar do evento

8h30 – Credenciamento

9h00 – Abertura NTC&Logística e COMJOVEM

  • Priscila Zanette – Vice-Coordenadora Nacional da COMJOVEM
  • Hudson Rabelo – Vice-Coordenador Nacional da COMJOVEM
  • Antonio Luis da Silva Junior – Presidente do SETCEMG
  • Ana Paula de Souza – Coordenadora do Núcleo da COMJOVEM-BH

9h30 – Momento Parceiros NTC 

Momento Autotrac

Momento Transpocred

9h50 –  ​Coffee Break

10h20 –  ​Palestra – A DEFINIR

11h10 – ​Momento Parceiros NTC  

Momento Edenred

Momento Mercedes Benz

Momento FENATRAN

11h30 – ​Palestra – A DEFINIR

13h00 – ​Encerramento seguido de Brunch

Faça já sua inscrição aqui

O evento é uma realização da NTC&Logística, Entidades Anfitriãs, FETCEMG e SETCEMG, Núcleo Anfitrião, COMJOVEM Belo Horizonte, conta  com o Patrocínio da Autotrac, Edenred Ticket Log Repom, Fenatran, Mercedes-Benz e Transpocred, Apoio Institucional do Sistema Transporte CNT, SEST SENAT e ITL, FuMTran e Apoio Logístico da Braspress.

Susep abre consulta pública sobre os critérios que estabelece o seguro de transportes

Susep abre consulta pública sobre os critérios que estabelece o seguro de transportes

Conforme o Edital, o Conselho Diretor da Superintendência de Seguros Privados (Susep) colocou novamente em consulta pública, pelo período de 30 dias corridos, a partir da data de publicação do edital, minuta de Circular que estabelece regras e critérios para operação do Seguro de Transportes.

A matéria já havia sido objeto da Consulta Pública nº 19/2022/SUSEP, entretanto em razão da publicação da Medida Provisória nº 1.153/2022, e da Lei nº 14.599/2023, resultado do texto da Medida, optou-se pela realização de nova consulta pública, diante do potencial impacto dessas normas na operacionalização do seguro de que trata a minuta.

A minuta, os comentários e sugestões, devem ser feitos por meio de mensagem eletrônica dirigida ao endereço eletrônico: cgres.rj@susep.gov.br, devendo ser utilizado o quadro padronizado específico, disponível no endereço eletrônico:

https://www.gov.br/susep/pt-br/documentos-e-publicacoes/normativos/normas-em-consulta-publica.

Números gerais caem, mas pneus de carga tem aumento nas vendas

Números gerais caem, mas pneus de carga tem aumento nas vendas

Levantamento da ANIP destacou os números de fevereiro e do primeiro bimestre de 2024

Segundo levantamento da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), as vendas de pneus tiveram uma queda de 8,1% no primeiro bimestre de 2024. O total somado foi de 8,2 milhões de unidades. Entretanto, fevereiro registrou alta de 3,9% no total em relação à janeiro.

Os pneus para veículos comerciais leves tiveram recuo de 5,4% nas vendas do primeiro bimestre, saindo de 1,3 milhão para 1,2 milhão de unidades vendidas. E as comercializações para montadoras registraram leve aumento de 0,1% (524 mil para 525 mil) enquanto o mercado de reposição caiu 9% (820 mil para 747 mil).  

Pneus de carga

Os pneus de carga registraram o melhor desempenho entre os segmentos no mês de fevereiro. Foram vendidos 546.439 unidades, o que representa um crescimento de 8,4% em relação a jan/24. As vendas de pneus para montadoras subiram 31,7% enquanto as vendas para reposição cresceram 1,1% em fevereiro.

Quando recortamos o bimestre para comparar, o resultado continua positivo. O segmento teve resultados 4,7% maiores que o mesmo período do ano anterior, saindo de 1 milhão de unidades vendidas para 1,05 milhão.

As vendas para montadoras tiveram avanço de 15,5%, subindo de 241 mil para 278 mil. Já no mercado de reposição, o aumento foi de 1,3%, sendo 762 mil em 2023 ante 771 mil em janeiro e fevereiro deste ano.  

Peso dos Insumos na Carga Lotação – Fevereiro|24

Peso dos Insumos na Carga Lotação – Fevereiro|24

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Sindipesa lança núcleo da COMJOVEM para impulsionar o futuro do transporte de cargas pesadas

Sindipesa lança núcleo da COMJOVEM para impulsionar o futuro do transporte de cargas pesadas

Ontem (25), o Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais (SINDIPESA), lançou oficialmente o núcleo da COMJOVEM dedicado aos jovens empresários do segmento, com o interesse no aprimoramento e desenvolvimento de suas empresas por meio de trocas de informações, networking e muito aprendizado.

A reunião de lançamento foi marcada por um clima de entusiasmo e comprometimento com o futuro do setor. O presidente do SINDIPESA, Julio Eduardo Simões expressou sua gratidão à NTC&Logística pela oportunidade, reafirmando seu compromisso em contribuir e incentivar a próxima geração de empresários no segmento de cargas pesadas. “Estamos muito felizes e agradecemos a NTC&Logística por apoiar nossa iniciativa, e contribuir para a realização desse projeto junto ao Sindipesa. Com certeza teremos mais interessados, e será um grupo relevante dentro do segmento de guindastes e pesados, muito obrigado a todos”. 

Durante a reunião foram apresentados à coordenação do Núcleo, que ficará na responsabilidade da Alana Gonzalez, da empresa Transpes e do Renato Zuppardo da Megatranz Transportes.

André de Simone, coordenador nacional da COMJOVEM durante a sua apresentação, compartilhou dados importantes sobre a comissão e ressaltou a relevância do vigésimo sétimo núcleo para a NTC&Logística e para o desenvolvimento contínuo do setor. Ele também aproveitou para reconhecer e parabenizar a Entidade: “O Sindipesa mostra, com abertura do Núcleo, a preocupação com o futuro, e, com isso, tem nosso apoio para o crescimento e o desenvolvimento desse projeto, se juntando aos nossos demais núcleos e fortalecendo o setor. A COMJOVEM faz a diferença na vida pessoal e profissional de todos que participam, e tenho certeza que vocês serão bem sucedidos com essa comissão tão importante”, destacou.

A reunião foi acompanhada pelos integrantes do novo Núcleo, pelos executivos do Sindicato, Cinthia Ambra e Dasio de Souza, o vice-coordenador nacional da Comissão, Hudson Rabelo, a assessora da COMJOVEM, Audri Gardinal, e o assessor de Comunicação e Imprensa, Rodrigo Bernardino.

Transporte de produtos perigosos exige constância no aprendizado voltado às regulamentações ambientais

Transporte de produtos perigosos exige constância no aprendizado voltado às regulamentações ambientais

O transporte de produtos perigosos envolve o deslocamento de cargas que requerem precauções de segurança especiais, como explosivos, gases, materiais radioativos, substâncias tóxicas, líquidos inflamáveis e qualquer outro item que represente ameaça ao meio ambiente e à saúde das pessoas envolvidas. Nesse sentido, a fim de garantir um transporte eficiente, há uma série de medidas que devem ser cumpridas por parte tanto do embarcador quanto do transportador.

As licenças ambientais, desse modo, são ferramentas criadas para garantir a segurança e a proteção ambiental nesse modelo de transporte. Estabelecem padrões e requisitos específicos para controlar os riscos associados a essas atividades e ajudam a minimizar potenciais danos ao meio ambiente e à saúde pública.

Ao decorrer disso, a Autorização Ambiental para Transporte de Produtos Perigosos é um documento emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com obrigatoriedade desde 10 de junho de 2012, para o exercício da atividade de transporte marítimo e de transporte interestadual (terrestre e fluvial) desse tipo de produto.

Ao exigir a conformidade legal com regulamentações ambientais, as licenças garantem que empresas e operadores cumpram as normas estabelecidas, evitando penalidades legais. Eduardo Leal, secretário executivo da Associação Brasileira de Transportes e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP), explica que orienta os associados regularmente sobre as questões voltadas às regulamentações ambientais. “É essencial conhecer as leis relevantes e avaliar como as operações podem impactar o meio ambiente”.

Complementando, o secretário executivo esclarece que para garantir a segurança e a proteção ambiental é essencial fornecer treinamentos específicos e capacitação adequada aos colaboradores envolvidos, incluindo orientação sobre os produtos e seus riscos associados, procedimentos seguros de manuseio, prevenção de acidentes e resposta a emergências. “Além disso, é importante manter os funcionários atualizados sobre as regulamentações ambientais e realizar treinamentos reciclando regularmente. Investir nessa capacitação não apenas aumenta a segurança das operações, mas também demonstra o compromisso da empresa com a responsabilidade ambiental”.

Esse tipo de transporte é totalmente regulamentado, envolvendo diversos agentes e não só a empresa de transporte. Um acidente no deslocamento desses produtos alcança responsabilidades nas esferas administrativa, civil e criminal. Dependendo do dano causado, pode acarretar obrigações de reparação, de indenização ou de compensação.

Com objetivo de promover a padronização e atualização das normas relacionadas às licenças ambientais para o transporte de produtos perigosos, contribuindo para a segurança e a sustentabilidade do setor, é fundamental para o setor a participação da ABTLP em fóruns de discussão relacionados ao transporte de produtos perigosos. “Estamos ativos em todas as esferas, incluindo governamentais, institucionais e comerciais. Essa presença nos permite representar amplamente nossos associados de forma consistente e justa. Além disso, essas discussões nos mantêm atualizados sobre as últimas regulamentações, tendências e desafios enfrentados pelo setor, permitindo-nos adaptar nossas práticas e políticas conforme necessário”, afirmou.

Apesar de essencial, o licenciamento ambiental para empresas pode ser um processo desafiador devido à complexidade das regulamentações, ao tempo e ao custo envolvidos, à necessidade de análises técnicas detalhadas, ao envolvimento de várias partes interessadas, às exigências de monitoramento e de cumprimento e às mudanças regulatórias. Superar esses desafios requer um compromisso significativo no investimento em tempo, em recursos e em expertise na gestão adequada do processo, incluindo o envolvimento precoce com as autoridades reguladoras, o desenvolvimento de estratégias de mitigação de riscos e o estabelecimento de sistemas eficazes de gestão ambiental.

Por fim, Eduardo explica que, para o futuro das regulamentações ambientais no transporte de produtos perigosos, o cadastro autodeclaratório é um modelo muito bem aceito e funcional no setor. Trata-se de uma abordagem na qual as empresas fornecem informações sobre suas atividades, instalações ou projetos diretamente às autoridades reguladoras por meio de declarações próprias, sem a necessidade de uma verificação independente inicial.

Apesar de o modelo oferecer certa praticidade e eficiência tanto para as empresas quanto para as autoridades reguladoras, também pode apresentar desafios, como a possibilidade de informações imprecisas ou incompletas, que podem levar a riscos ambientais. Por isso, a implementação eficaz exige uma supervisão cuidadosa e uma forte cultura de conformidade por parte das empresas e órgãos fiscalizadores. “Para melhorar a conformidade e os padrões de segurança e de sustentabilidade nesse setor, as empresas precisam adotar medidas como aderência às regulamentações, investimento em tecnologia, treinamento contínuo, colaborações estratégicas e avaliação periódica do impacto ambiental. Essas iniciativas garantem práticas mais seguras e sustentáveis no setor”, finaliza Leal.

Pedágios free flow: empresa do governo lança edital para aperfeiçoar sistema

Pedágios free flow: empresa do governo lança edital para aperfeiçoar sistema

Uso da tecnologia em rodovias federais começou em março de 2023, na concessão da Rio-Santos (trecho da BR-101)

A empresa pública Infra S.A. lançou um edital de chamamento para receber propostas para simplificar as formas de cobrança e de pagamento do free flow, sistema de cobrança automático em rodovias federais.

O objetivo é desenvolver métodos de pagamento que aumentem a acessibilidade e a facilidade de uso do sistema para motoristas. O edital está disponível na página do Espaço Conecta, hub de inovação da estatal ligada ao Ministérios dos Transportes.

Entre os itens do edital estão a necessidade de aperfeiçoar os sistemas de notificação e o uso de tecnologias de pagamento digital, para tornar o pagamento mais ágil.

O uso do free flow em rodovias federais começou em março do ano passado, na concessão da Rio-Santos, operada pela CCR (CCRO3). A possibilidade desta forma de cobrança foi incluída nos estudos desenvolvidos pela Infra S.A. que tornaram viáveis a concessão da rodovia, que não tem praças de pedágio.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também atua para aprimorar os aspectos tecnológicos, regulatórios e de operação. As propostas recebidas serão compartilhadas com a agência e incluídas no sandboxregulatório do free flow.

O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, diz que as propostas serão analisadas pela equipe técnica da estatal e incorporadas nos próximos projetos de concessão. “O freeflow é uma das principais inovações da nova de concessões. Aprimorar esse modelo é fundamental para elevar o nível de qualidade das nossas rodovias e iniciar uma nova era no sistema de cobrança de pedágios no Brasil”.

Onde já existe free flow?

Pouco conhecido dos brasileiros, o free flow já está em funcionamento no Brasil em dois estados: Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O primeiro, na rodovia Rio-Santos (BR-101), cuja operação funciona desde 1º de março de 2023.

Dados mais recentes apontam que cerca de 9,8 milhões de veículos já passaram pelo sistema que identifica e cobra os carros através dos chamados pórticos, que são arcos aéreos de metais que cruzam a rodovia. Nesse caso, o sistema passa pelos municípios fluminenses de Paraty, Mangaratiba e Itaguaí.

Também entrou em operação, em 15 de dezembro, o freeflow da rodovia ERS-122, no município de Antonio Prado (RS). De lá para cá, cerca de 187 mil veículos utilizaram o novo sistema. Outras cinco operações já foram aprovadas e terão início entre este ano e 2026.

O modelo, já utilizado em mais de 20 países no exterior como EUA e China, tem um funcionamento similar ao que já existe hoje com o pagamento automático nas praças de pedágios por adesivos eletrônicos, as conhecidas “tags”. Empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Greenpasse Move Mais oferecem serviços desse tipo.

Governo federal amplia a segurança de trecho da BR-210/AP, em Macapá

Governo federal amplia a segurança de trecho da BR-210/AP, em Macapá

Com investimento de aproximadamente R$ 2,6 milhões foram realizados serviços de microrrevestimento e sinalização horizontal

O Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, concluiu serviços de microrrevestimento e sinalização horizontal em novo segmento duplicado da BR-210/AP. O objetivo é prolongar a vida útil do pavimento da rodovia.

As intervenções, consideradas de extrema importância para o desempenho funcional da rodovia, ampliam a segurança e a trafegabilidade do trecho. As melhorias contribuem ainda diretamente para o desenvolvimento econômico das cidades do entorno, oportunizando um trânsito mais dinâmico.

• Receberam melhorias: trecho entre o km 0 e o km 9 na área urbana de Macapá (AP)

• Investimento: aproximadamente R$ 2,6 milhões

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é responsável pelas obras na BR-210, uma das principais rodovias da região Norte, facilitando o escoamento da produção local, o acesso a serviços básicos e o transporte de mercadorias para outras localidades do Amapá e do país. Além disso, essa rodovia promove a integração entre áreas urbanas e rurais, fomentando o comércio e o turismo, o que gera impactos positivos e significativos.

Últimas semanas para se inscrever para a turma de Belém (PA) da especialização em Gestão de Negócios

Últimas semanas para se inscrever para a turma de Belém (PA) da especialização em Gestão de Negócios

Qualificação ofertada pelo ITL é ministrada pela FDC (Fundação Dom Cabral)

As inscrições para a turma de Belém (PA) da especialização em Gestão de Negócios encerram-se no dia 31 de março.

Gestores e executivos com interesse em desenvolver as competências necessárias para elevar a competitividade das empresas de transporte e logística em que trabalham têm à disposição uma pós-graduação de alto nível e de forma gratuita.

Além da turma na capital paraense, a especialização em Gestão de Negócios acontecerá presencialmente também em Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ). O curso conta também com aulas online, que serão realizadas na plataforma da FDC (Fundação Dom Cabral), considerada uma das sete melhores escolas de negócios do mundo.

Os prazos de inscrição para as capitais mencionadas variam:

LOCALTURMADATA DE INÍCIOINSCRIÇÃO
Belém (PA)Turma 6520/5/2024Até 31/3/2024
Florianópolis (SC)Turma 668/7/2024Até 19/5/2024
Rio de Janeiro (RJ)Turma 679/9/2024Até 28/7/2024

Coordenada pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística) e promovida pelo SEST SENAT — entidades integrantes do Sistema Transporte —, a especialização faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte. Destinado, exclusivamente, aos profissionais das empresas de transporte filiadas às federações e/ou associações que integram o Sistema Transporte.

→ Clique aqui para conhecer os detalhes sobre as turmas do curso de especialização em Gestão de Negócios, ver o edital e fazer a inscrição.

CNT demonstra preocupação quanto ao modelo para a cobrança de impostos após a reforma tributária

CNT demonstra preocupação quanto ao modelo para a cobrança de impostos após a reforma tributária

Em seminário realizado na Câmara dos Deputados, a Confederação solicitou definições sobre temas que precisam constar na regulamentação da EC 132/2023

As Frentes Parlamentares dos setores produtivos e representantes da sociedade civil seguem com a realização dos encontros para debater a regulamentação da reforma tributária (Emenda Constitucional nº 132/2023). O objetivo é apresentar minutas de projetos alternativos para a construção das leis complementares.

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou, na quinta-feira (21), do seminário sobre a regulamentação e a interpretação da legislação acerca do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). Representada pelo advogado e consultor Marcelo Romanelli, a Confederação apresentou suas preocupações quanto à sistemática do fato gerador do IBS, visto que a reforma privilegia o princípio do destino.

Antes da reforma, os tributos atuais incidiram tanto na origem, ou seja, nos estados e municípios onde estão localizadas quanto nas empresas que fornecem bens e serviços. Já o princípio do destino delimita a tributação exclusivamente no local de consumo, onde está localizado o usuário.

Nesse contexto, Romanelli questionou os participantes sobre a sistemática aplicada ao transporte intermunicipal e interestadual de passageiros, já que há um conjunto de municípios e estados percorridos pelos veículos. “No transporte de passageiros, a aplicação da tributação, hoje, é na origem da prestação do serviço. Contudo, o cálculo da passagem ou da tarifa leva em consideração o destino. Da mesma forma, cabe a preocupação com o transporte de mercadorias. A tributação se dará na origem ou no destino da carga?”, questionou o consultor da CNT.

Romanelli atentou para a necessidade de contemplar essas definições na regulamentação o quanto antes, para evitar a insegurança jurídica. “A lei complementar precisa pacificar questões não contempladas anteriormente, como a sujeição passiva, a responsabilidade do tomador de serviços, a subcontratação, o transportador autônomo, entre outras”, concluiu o advogado.

GTs contribuem para a regulamentação da reforma

Os GTs (Grupo de Trabalho) já iniciaram os protocolos de apresentação dos projetos de leis complementares. A CNT participou de vários grupos para apresentar o posicionamento do setor transportador. Até o presente momento, duas proposições foram apresentadas: o PLP (Projeto de Lei Complementar) nº 29/2024, que dispõe sobre a regulamentação do imposto seletivo previsto na Emenda Constitucional nº 132/2023; e o PLP nº 30/2024, que altera a Lei Complementar nº 123/2006 – Lei da Micro e Pequena Empresa – para estabelecer e disciplinar a renegociação especial extrajudicial, a renegociação especial judicial e a liquidação simplificada, bem como para dispor sobre a falência das microempresas e das empresas de pequeno porte.

O Poder Executivo também conduz um trabalho para apresentar propostas de regulamentação da reforma tributária. Tanto os parlamentares quanto os governistas deverão entrar em acordo para buscar textos consensuais, especialmente sobre temas mais polêmicos, como as alíquotas.

ANTT lança programa inovador de prevenção e combate ao assédio e à discriminação

ANTT lança programa inovador de prevenção e combate ao assédio e à discriminação

Evento marcou compromisso claro e assertivo da Agência em criar um ambiente de trabalho mais seguro, íntegro e inclusivo

Na manhã da última quinta-feira (21), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu um passo significativo no combate ao assédio moral, sexual e todas as formas de discriminação no ambiente de trabalho. Em um evento marcante em sua sede, a Agência lançou oficialmente o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e a todas as formas de Discriminação.

Com a participação de toda a Diretoria Colegiada da Agência, liderada pelo diretor-geral Rafael Vitale e pelos diretores Guilherme Sampaio, Luciano Lourenço, Lucas Asfor e Felipe Queiroz, juntamente com a Procuradora PF/ANTT, Roberta Negrão, e a Procuradora-Geral Federal, Adriana Maia Venturini, a abertura do evento marcou um compromisso claro e assertivo da ANTT em criar um ambiente de trabalho mais seguro, íntegro e inclusivo a todos os servidores e colaboradores.

Durante toda a manhã, os participantes discutiram a importância de enfrentar essas questões no ambiente de trabalho e anunciaram, além da implementação do Programa, o lançamento de uma trilha de capacitação, disponibilizada no portal da EVG da ENAP, voltada para o combate ao assédio, disponível, a partir de hoje.

Para Roberta Negrão, Procuradora PF/ANTT, o evento demonstra a importância dada pela ANTT e pela PGF no enfrentamento ao assédio e à discriminação, ressaltando o progresso feito nos últimos anos e destacando a institucionalização do programa como um marco, além de promover um ambiente de trabalho mais agradável e seguro com entregas melhores na prestação do serviço público. “A iniciativa demonstra a importância dessa temática e o tom da alta cúpula da PGF e da ANTT, que abraçou a temática e passou a implementar medidas concretas de enfrentamento ao assédio moral, sexual e todas as formas de discriminação”, disse.

O assunto já é tratado há bastante tempo pela ANTT no intuito de coibir qualquer ação nesse sentido. Ano passado, em novembro, aconteceu o Webinar Prevenção e enfrentamento ao assédio sexual e outras formas de violência sexual, que endossou ainda mais a necessidade de criação e implementação de um programa institucionalizado na Agência.

Em sua fala, o diretor da ANTT, Lucas Asfor, reforçou a seriedade do tema e a disposição para enfrentá-lo, tanto no papel quanto na prática, promovendo eventos e abrindo espaço para denúncias de forma segura e confidencial. “Esse tema não pode ser um tabu, precisa ser enfrentado no dia a dia. Hoje é a inauguração de um programa institucionalizado de enfrentamento e prevenção contra o assédio, constrangimento, humilhação e discriminação. Não vamos ter receio em divulgar nem em denunciar, sempre iremos manter a privacidade de quem quer que seja. Vamos ter coragem de falar sobre o assunto, sempre de forma séria. Falar de forma aberta e de forma franca. É inconcebível qualquer tipo de assédio e discriminação”, reforçou.

Felipe Queiroz, também diretor da ANTT, enfatizou em sua fala a transformação cultural que o programa representa, buscando mudar hábitos e posturas para criar um ambiente de trabalho mais seguro e acolhedor. Citando um verso de Cora Coralina, ele disse que há muros que só a paciência destrói e pontes que só o carinho constrói. “A gente entrega hoje um resultado, um programa importante e institucionalizado dentro da ANTT.

Organizado, estruturado, transparente e franco para transformar o cenário que enfrentamos. Estamos no âmbito da revolução comportamental. Vamos trabalhar para fazer perdurar e concretizar essa transformação, construindo pontes de amor. Aqui, representando a alta cúpula da administração da ANTT, deixamos claro o que a Agência entende o que não é mais aceitável, destacou o diretor.

Na sequência, a Procuradora-Geral Federal, Adriana Maia Venturini, destacou a importância da atuação conjunta para combater o assédio e a discriminação, ressaltando que essas condutas são intoleráveis e de natureza gravíssima e, justamente por isso, a punição é a demissão.

Em sua fala, Venturini também reconheceu o trabalho diferenciado que a ANTT vem fazendo e disse que condutas de assédio moral, sexual e qualquer tipo de discriminação não precisam ser repetidas, basta uma vez, e também não é necessário qualquer tipo de valoração.

“A ANTT é de fato uma agência da vanguarda, atuando com inovação e trazendo mudanças disruptivas onde cabem, sempre com segurança jurídica. É um ambiente muito rico de troca. Estamos aqui para ajudar e a aprender. No ambiente de trabalho não negociamos, é proibido qualquer forma de assédio sexual, moral e discriminação. Pior que um fim terrível, é um terror sem fim”, disse.

Para encerrar a primeira parte do evento, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, endossou o compromisso da Agência em criar um ambiente de trabalho cada vez saudável, livre de assédios e discriminação, incentivando denúncias e garantindo o funcionamento eficaz dos canais de comunicação. Para ele, por conta da revolução comportamental, que está em curso e é prevista no PROREV, o objetivo é sempre melhorar para entregar mais para a sociedade e usuários. A meta é que a ANTT, na vanguarda, seja Agência referência em regulação e fiscalização, passando a ser, também, referência no ambiente de trabalho.

“A gente tem que ter um ambiente gostoso de trabalhar e é necessário procurar os canais de denúncia para não deixar esse tipo de coisa acontecer. Temos comissão de ética, comitê de integridade e outros agentes para fazer que nosso ambiente de trabalho seja agradável, sem ser um problema. Isso reforça as conexões”, concluiu.

Na Roda de Conversa que se seguiu, também estiveram presentes importantes figuras, como a Coordenadora do Programa de Auxílio à Prevenção e Combate ao Assédio da PGF/AGU, Ingrid Pequeno Sá Girão, o Corregedor da Procuradoria-Geral Federal, Gilberto Waller Junior, e a Assessora Especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Narah Kohlsdorf.

Antes do encerramento do evento, também foi aberto um espaço rico para interação e perguntas/respostas.

SEST SENAT de Porto Alegre (RS) recebe o nome do empresário Hugo Fleck

SEST SENAT de Porto Alegre (RS) recebe o nome do empresário Hugo Fleck

Fleck atua no setor de transporte desde a década de 1960 e é dirigente de entidades da área de passageiros, com serviços relevantes ao segmento

Foi realizada, na última quinta-feira (21), a solenidade de nomeação da unidade operacional do SEST SENAT de Porto Alegre (RS), que recebeu o nome de Hugo Eugênio Fleck, diretor-presidente do Grupo Ouro e Prata S.A.

O homenageado iniciou a sua trajetória no transporte em 1968, quando começou a atuar no Grupo Ouro e Prata. Desde então, passou por diferentes áreas até chegar a diretoria. É presidente da Associação Rio-Grandense de Transporte Intermunicipal de Passageiros do Rio Grande do Sul e integra, também, o Sindetri (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Intermunicipal, Interestadual e Internacional do Estado do Rio Grande do Sul), a Fetergs (Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio Grande do Sul), a Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros) e é membro da diretoria da Federasul (Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul). Neste ano, o empresário recebeu a Medalha JK — Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro —, no grau Oficial, concedida pela CNT.

A cerimônia de nomeação contou com a participação do vice-presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) para Transporte Rodoviário de Cargas, Flávio Benatti; do presidente do Sistema Fetransul (Federação das Empresas de Logística e de Transporte de Cargas do Estado do Rio Grande do Sul) e do Conselho Regional do SEST SENAT no Rio Grande do Sul, Afrânio Kieling; e do presidente da NTC&Logística e do Conselho Regional do SEST SENAT no Rio de Janeiro, Eduardo Rebuzzi.

As autoridades presentes prestaram homenagens a Fleck, reconhecendo sua competência, sua dedicação, seu profissionalismo e toda a sua contribuição ao contínuo crescimento do setor. “Em nome do Sistema Transporte, digo que é um orgulho os feitos de Hugo Fleck em prol do nosso segmento. São personagens como ele que fizeram o transporte de passageiros ser o que é hoje, um setor respeitado e com força no cenário estadual”, disse o vice-presidente da CNT, Flávio Benatti.

Afrânio Kieling reforçou a importância do empresário para o setor. “Hugo é merecedor de todo o reconhecimento. Trabalha em prol do transporte há quase seis décadas e tem feito um excelente trabalho. Outras unidades do Rio Grande do Sul estão sendo nomeadas com o objetivo de reconhecer a trajetória das lideranças que contribuíram para o sistema. Hoje, o estado conta com 13 unidades em funcionamento e, até o final de 2025, serão 17”, conclui.

O homenageado agradeceu todos os parceiros que contribuíram em sua trajetória no setor de transportes. “Não se ganha nada sozinho, se ganha com o time”, afirmou Fleck.

O SEST SENAT tem quase 22 anos de atuação em Porto Alegre (RS). São décadas voltadas à qualificação de profissionais para o mercado de trabalho, à assistência aos trabalhadores do transporte nas áreas de odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição, além de oferecer atividades esportivas, culturais e de lazer.

Serviço

O SEST SENAT de Porto Alegre está localizado na Avenida José Aloisio Filho, 695, Bairro Humaitá. O telefone da unidade é (51) 3079-2900.

Clique aqui e saiba mais.

Exame toxicológico: condutores que não regularizarem a situação receberão multa mesmo que não estejam dirigindo

Exame toxicológico: condutores que não regularizarem a situação receberão multa mesmo que não estejam dirigindo

Com a aproximação do prazo final para realização do exame, Secretaria Nacional de Trânsito alerta os motoristas das categorias C, D e E a respeito das infrações gravíssimas cometidas por quem não estiver de acordo com a lei

A não realização do exame toxicológico é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com penalidade de multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) alerta aos condutores das categorias C, D e E que o cometimento da infração pelo descumprimento do prazo estabelecido será verificado diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal. Isso significa que, após o trigésimo dia do vencimento do exame, o condutor poderá ser multado.

Conscientização

Com o objetivo de orientar os condutores, a Senatran tem realizado campanhas educativas, além de emitir alertas por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT) para que os condutores regularizem a situação. Sabia como verificar se seu exame toxicológico está em dia:

• Acesse a área do condutor na CDT;

• Clique no botão “Exame Toxicológico”;

• Verifique se o prazo para realização está vencido;

• Em caso positivo, busque um dos laboratórios credenciados e faça a coleta para realização do exame toxicológico.

Prazo

Pelo escalonamento definido pela Senatran, o prazo para que condutores das categorias C, D e E que ainda não realizaram o exame toxicológico, e contam com CNH vencendo entre janeiro e junho, têm até 31 de março para regularizarem a situação. Já condutores das mesmas categorias com a CNH vencendo entre julho e dezembro têm até 30 de abril para fazerem o teste.

Com a medida, aqueles com exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1º de maio, caso a validade da CNH expire entre janeiro e junho, ou a partir de 31 de maio, para os condutores com CNH vencendo entre julho e dezembro.

De acordo com levantamento realizado pela Senatran em 20 de março, 2,4 milhões de motoristas das categorias C, D e E, com CNHs válidas e vencidas, ainda não realizaram o exame toxicológico em todo o território nacional.

Mulheres nas entidades do TRC: Desafios, Conquistas e Perspectivas Futuras com Maryland Moraes

Mulheres nas entidades do TRC: Desafios, Conquistas e Perspectivas Futuras com Maryland Moraes

Em série da NTC&Logística, mulheres representativas do setor compartilham experiências e visões sobre o papel feminino no TRC

No cenário do Transporte de Cargas (TRC), tradicionalmente dominado por presenças masculinas, a trajetória de Maryland Moraes emerge como inspiração e transformação. Sua participação na série especial da NTC&Logística, destinada a dar voz às mulheres representativas das entidades do setor, oferece uma perspectiva rica e profunda sobre os desafios enfrentados por mulheres na área e as conquistas alcançadas ao longo de décadas de dedicação e trabalho árduo.

Maryland Moraes iniciou sua jornada no TRC no início dos anos 90, como assessora de Comunicação Social da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em um período em que as lideranças femininas eram notavelmente escassas. Apesar dos obstáculos inerentes a um ambiente predominantemente masculino, ela não apenas encontrou seu lugar, mas também prosperou, guiada por uma combinação de curiosidade e determinação, além de ter contato com mentores como Eduardo Rebuzzi, Presidente da NTC&Logística e FETRANSCARGA, e Geraldo Vianna, Ex-Presidente da NTC&Logística. Esses relacionamentos não só proporcionaram a ela um compasso moral e profissional, mas também a ensinaram a navegar e superar as barreiras de gênero presentes no setor.

Ao refletir sobre as mudanças ocorridas ao longo dos anos, Moraes aponta para um progresso lento, mas inegável, em direção a uma maior inclusão feminina no TRC. Esse avanço, embora insuficiente para atingir um estado ideal de equidade, sinaliza uma mudança positiva na dinâmica de gênero dentro do setor. A perspectiva dela  sobre o apoio às mulheres em suas carreiras é diversificada; ela reconhece a importância da equidade no interagir e colaborar, assim como a valorização e o reconhecimento como elementos cruciais para a satisfação no trabalho e o desempenho eficaz. “Testemunhei mudanças estruturais e de comportamento no setor que beneficiaram as mulheres, ainda que estas mudanças não tenham sido uniformes em todos os lugares ou situações”, reflete.

Ela também reforça a sua admiração do papel de mulheres que, como ela, fizeram e fazem a diferença na construção de um setor melhor e mais possível, não somente pelo trabalho: “Minha admiração por mulheres no setor, como a Vice-Presidente Tania Drumond e Patrícia Penna, da FETRANSCARGA; Edmara Claudino, Gil Menezes, Roseli Correia de Amorim e Elisete Balarini, da NTC&Logística; Tania Aparecida Guimarães, da FETCESP; Maristela Peixoto, da FETRANSPAR; Marli Piay do CRRJ SEST SENAT; Luciana Nahid, do SINDICARGA; Katia Rocha e Elisabete Guerino, da FuMTran. Espero não ter cometido injustos esquecimentos, em se tratando de profissionais com quem trabalhei ou interagi significativamente. Desde já, sinceras desculpas”.

A questão do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é um tema que Maryland aborda com franqueza, admitindo uma inclinação anterior para priorizar o trabalho em detrimento de sua vida pessoal. Esse desequilíbrio, segundo ela, é uma armadilha comum, mas também uma escolha que reflete o compromisso profundo que muitas vezes é necessário para alcançar o sucesso em campos desafiadores como o TRC.

Entre suas conquistas, Moraes destaca a longevidade de sua carreira no setor, marcada por momentos significativos como a contribuição para a criação da FETRANSCARGA e o recebimento da Medalha de Mérito do Transporte – NTC, em 2006. Esses momentos não apenas simbolizam o reconhecimento de seu trabalho e dedicação, mas também representam marcos importantes de sua história profissional e pessoal.

Olhando para o futuro, ela vê a tecnologia e as mudanças culturais como vetores de oportunidades para as mulheres no TRC. Maryland é otimista em relação ao papel consolidado que as mulheres desempenharão no setor, graças à evolução tecnológica e à crescente conscientização sobre a importância da diversidade e inclusão. Seu conselho para a próxima geração de mulheres interessadas em carreiras no TRC é pragmático e sábio: escutar atentamente aqueles com experiência, avaliar racionalmente o que foi aprendido e tomar decisões informadas.

A história de Maryland Moraes nas entidades do Transporte Rodoviário de Cargas é uma narrativa de superação, resiliência e sucesso. Ao compartilhar suas experiências, desafios e visões, ela não apenas lança luz sobre o caminho percorrido pelas mulheres no setor, mas também fornece um roteiro valioso para aquelas que aspiram a seguir seus passos. Seu legado é um testemunho do poder da perseverança e da importância de abrir caminhos para a inclusão e igualdade no ambiente profissional.

Paulo Simioni é eleito novo presidente do SETCOM

Paulo Simioni é eleito novo presidente do SETCOM

Na manhã desta quinta-feira, dia 21, o empresário Paulo Simioni foi eleito por aclamação como o novo presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina (SETCOM), obtendo 100% de aprovação dos presentes.

O encontro ocorreu na sede da entidade e contou com a participação dos associados, que acompanharam a prestação de contas referente ao ano de 2023 e as projeções para o ano vigente.

Simioni sucederá o advogado Ederson Vendrame, que esteve à frente da entidade durante os últimos quatro anos, defendendo os interesses dos empresários do ramo de transporte de cargas.

O mandato de Simioni tem início oficialmente em 1º de junho e terá a duração de quatro anos. Durante sua manifestação aos presentes, ele ressaltou a importância de um trabalho conjunto entre todos os envolvidos no transporte rodoviário de cargas.

“O trabalho é realizado em conjunto com todos os empresários que atuam nessa área. Vamos continuar defendendo nossos interesses e fortalecendo esse segmento tão importante para a economia do Brasil”, explicou.

Simioni assegurou que os próximos quatro anos serão de intensa dedicação para desenvolver ações e planejar o futuro do transporte rodoviário de cargas no país. Esta não é a primeira vez que Simioni assume a presidência do SETCOM, já tendo exercido o cargo por dois mandatos, totalizando oito anos de gestão.