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Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
Indústrias

Caminhões e ônibus Volkswagen com motor MAN D08 superam as 100 mil unidades

Tue, 07 de March de 2017
Fonte: Agência Estado
Caminhões e ônibus Volkswagen com motor MAN D08 superam as 100 mil unidades
 
 
Caminhões e ônibus Volkswagen com motor MAN D08 superam as 100 mil unidades
Novo recorde da MAN Latin America: mais de cem mil motores MAN D08 já circulam nas estradas latino-americanas, gerando ganhos operacionais nas frotas que compõem, desde seu lançamento na linha 2012 da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Com a tecnologia EGR, introduzida no mercado brasileiro pela MAN Latin America, o D08 já conquistou seu espaço no mercado e comprovou o acerto de sua introdução no portfólio da montadora.
 
"Estamos sempre em busca da melhor solução para a operação de nosso cliente. O investimento para lançarmos nossa motorização própria, com o MAN D08, trouxe diferenciais importantes para o mercado e o recorde das 100 mil unidades em uma indústria acirrada como a dos últimos anos vem para corroborar nossa decisão. Hoje é o cliente quem se beneficia dessa nossa busca por custos reduzidos em sua operação", destaca Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.
 
O maior volume desses componentes se concentrou no Brasil, mas também há vendas internacionais expressivas. Em mercados de exportação, modelos de caminhões e ônibus com essa motorização chegam a representar a maior fatia de comercializações da marca Volkswagen. É o caso de Argentina, México e Equador. Os dois primeiros, juntamente com o Chile, são os principais destinos internacionais do D08.
 
Os motores produzidos no Brasil também rodam em países como Colômbia, Peru e Uruguai. No Brasil, o best-seller em caminhões dotado dessa motorização é o Constellation 24.280. Em ônibus, o posto fica com o Volksbus 17.230. Para exportação, os modelos são o Constellation 17.280 e o Volksbus 15.190.
 
Equipando cerca de 45% do portfólio da Volkswagen Caminhões e Ônibus, esses componentes carregam todo o know-how de uma unidade de negócios da MAN focada exclusivamente no desenvolvimento de motores. A linha de montagem do MAN D08 no Brasil ocupa 2.500 metros quadrados e tem capacidade anual para montagem de até 45 mil motores por ano. Unidades também são importadas da Alemanha, a fim de equipar veículos exclusivos para o mercado mexicano.
Ao longo desses cinco anos desde seu lançamento no mercado latino-americano, a robustez do motor se comprova no dia a dia da operação. "A MAN Latin America se orgulha de ter vários clientes com caminhões com MAN D08 que rodaram mais de 1 milhão de quilômetros sem intervenção. Ou seja, nunca precisaram abrir o motor para retífica", ressalta Cortes.
 
Vantagens do motor MAN D08
 
Uma das principais vantagens do D08 é que o motor não precisa ser abastecido com Arla 32 devido à sua tecnologia EGR de tratamento dos gases. Além da redução no custo operacional, isso garante um melhor aproveitamento do espaço no chassi, pois não há o tanque extra. O sistema também não agrega peso significativo ao veículo e não interfere no encarroçamento do veículo.
O motor já consagrado na América Latina tem desempenho excelente, mesmo em baixas rotações. Em sua versão Euro 5, o MAN D08 está disponível em versões de quatro cilindros com potência de 190 ou 230 cv e de seis cilindros para gerar 260 ou 280 cv, calibrados para garantir a performance ideal para cada aplicação. Sua configuração garante uma série de benefícios como baixo nível de ruído e consumo de combustível, maior intervalo de manutenção e menor emissão de poluentes.
Tecnologia EGR, exclusividade da MAN Latin America
O sistema EGR (sigla para o termo em inglês de Recirculação de Gases de Exaustão) é oferecido com exclusividade pela MAN Latin America no Brasil para caminhões e ônibus. A tecnologia utiliza o princípio de reaproveitamento dos gases de exaustão através do controle eletrônico.
Uma pequena porcentagem dos gases é recirculada, resfriada e então alimentada de volta para a câmara de combustão. Este processo reduz a quantidade de óxido de nitrogênio nos gases de escape, devido à redução da temperatura na câmara de combustão. Em adicional, a tecnologia incorpora um catalisador de oxidação.