Para utilizar este site corretamente é necessário habilitar o javascript do navegador.

Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
Internacional

ANTT e DINATRAN (Paraguai) criam grupo de trabalho para implementar um corredor terrestre entre o Mato Grosso do Sul e o Porto de Concepción

Fri, 09 de February de 2018
Fonte: NTC&Logística
A NTC&Logística, representada pela diretora da área internacional, Sônia Rotondo, participou da reunião convocada pela ANTT com a Delegação da Direção Nacional de Transporte (DINATRAN) do Paraguai, ocorrida em Brasília.
 
O motivo do encontro era a exportação, inicialmente de soja, pelo porto de Concepción, utilizando o conjunto de veículos Bitrem (57t, 7e, 6x2, 19,80m), amplamente utilizado no transporte de grãos.
 
Em território paraguaio, naquele momento, estava acontecendo uma paralisação de transportadores que dentre suas reivindicações constava a não utilização de bitrem. Eles não aceitavam o ingresso esse tipo de veículo em seu território, uma vez que no Paraguai não os tem.  
 
Alguns anos atrás, o governo paraguaio havia editado uma norma possibilitando o transporte interno por meio de bitrem, que não prosperou. Assim, o projeto inicial dos transportadores brasileiros em prestar o serviço de transporte com esse equipamento não será possível, pelo menos pelo período de um ano.
 
Sabe-se que no próximo dia 20/02 será inaugurado o porto de Concepción e a proposta era transportar a soja, ou outros produtos, por aquele Porto, que conta com barcaças para 32.000t e com estacionamento inicial para 120 caminhões.
 
Mediante ao caos criado pelo movimento grevista, o governo paraguaio suspendeu por um ano a norma que permitia o bitrem e, nesse período, conforme o Memorando extraído da reunião em questão, ficou acordado a criação de um Grupo Interinstitucional de Trabalho, com a participação de representantes dos dois governos, mais o setor privado, que terá por objetivo estudar a implantação do Corredor pelo Porto de Concepción.
 
A NTC&Logistica manifestou que o transporte internacional é regulado pelo ATIT e qualquer acordo deverá levar em conta essas regras.
 
Um ponto que deve ser levado em consideração é a possibilidade de evoluir na criação de corredores voltados ao comercio exterior. Sendo o Paraguai um país de trânsito para a concepção de corredor bioceânico, algumas experiências já amplamente desenvolvidas em outros continentes poderão nortear todas as tratativas de operação e dos demais organismos intervenientes nesse processo. 
 
Não se pode, também, ignorar os benefícios de utilização de novos equipamentos, bem como sistemas de comércio exterior mais céleres e perfeitamente integrados. Há estudos de custo x benefício de veículos com características distintas da frota convencional utilizada na maioria dos países sul-americanos. 
 
“Oxalá essa seja uma oportunidade de começarmos a traçar e concretizar novos projetos, afinal todos ganharão com um transporte mais rápido, produtivo e economicamente sustentável tendo o meio ambiente menos agredido”, comenta Sonia.