Para utilizar este site corretamente é necessário habilitar o javascript do navegador.

Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
Internacional

Jornada de Trânsito do Mercosul debate transporte internacional de cargas

Thu, 07 de December de 2017
Fonte: Governo do Rio Grande do Sul
Representantes de órgãos de trânsito de países do Mercosul reúnem-se para discutir o transporte internacional de cargas, acidentalidade e ações preventivas na segunda Jornada de Trânsito do Mercosul, na próxima segunda-feira (11), no Plenário da Câmara de Vereadores de Uruguaiana, na Rua Bento Martins, nº 2619. A primeira edição do encontro discutiu habilitação de condutores, registro de veículos e fiscalização de trânsito.
 
O evento, promovido pelo Detran, começa às 8h15, com o credenciamento. Após a mesa de abertura, um painel vai traçar o mapa da acidentalidade no Mercosul, expondo as ações preventivas que têm sido adotadas pelos diferentes países. Ainda durante a manhã, será apresentada a campanha do DetranRS para levar informações aos estrangeiros  que visitam o estado, especialmente no período de verão.
 
Na parte da tarde, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, a Polícia Rodoviária Federal, a Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Estado do RS, a Associação Brasileira de Transportadores Internacionais, a Receita Estadual do RS, a Ordem dos Advogados do Brasil, a Delegacia de Roubo e Furto de Cargas da Polícia Civil e representações do Uruguai, Argentina e Paraguai debatem o transporte internacional de carga no bloco.
 
A busca de um alinhamento entre os países do Mercosul tem como objetivo a meta de reduzir pela metade as vítimas no trânsito até o ano de 2020, conforme Resolução da ONU que estabeleceu a Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020).
 
O evento tem o apoio da prefeitura e da Câmara de Vereadores de Uruguaiana; Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa; Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul - Codesul; Núcleo Regional de Integração da Faixa de Fronteira do RS; Associação Brasileira de Transportes Internacionais (ABTI) e Sindicato dos Centros de Formação de Condutores.
 
Carta de Livramento
 
Como resultado da primeira Jornada de Trânsito do Mercosul, que aconteceu em setembro em Santana do Livramento, autoridades do Brasil, Uruguai e Argentina assinaram uma carta de intenções com as próximas medidas a serem tomadas, visando reduzir a acidentalidade em seus países.
 
A Carta de Livramento trouxe demandas de alteração ou regulamentação dos procedimentos de habilitação de condutores, registro de veículos, ações de fiscalização, aplicação de penalidades e exigências de equipamentos obrigatórios.
 
O documento também propôs instalar comissões para debater cada um dos assuntos. A ideia é tornar a jornada um evento fixo no calendário dos países do Mercosul.