Para utilizar este site corretamente é necessário habilitar o javascript do navegador.

Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
Seminário

Sônia Rotondo participa do 52º Seminário de Operações de Comércio Exterior

Mon, 21 de May de 2018
Fonte: NTC&Logística
No último dia 18 de maio, a diretora da área Internacional da NTC&Logística, Sônia Rotondo, participou do 52º Seminário de Operações de Comércio Exterior, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de SP - FIESP em parceria com o DECEX - Departamento de Operações de Comércio Exterior da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
 
 
A mesa de abertura foi comporta por Thomaz Zanotto, Diretor Titular do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (DEREX) da FIESP; Embaixador Rubens Antonio Barbosa, Presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior (COSCEX) da FIESP; Abrão Miguel Árabe Neto, Secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC); e Vladimir Guilhamat, Diretor Titular Adjunto do DEREX da FIESP.
 
Em seguida, começaram as palestras. O tema Tratamento Administrativo – Novas ferramentas e conceitos foi apresentado por Renato Agostinho, Diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Novo processo de exportação ficou por conta de Samuel Meireles Dias e Sousa, Analista de Comércio Exterior do Departamento de Competitividade no Comércio Exterior (DECOE/MDIC).
 
Etapa administrativa no novo processo de importação foi o tema exposto por Maurício Genta Maragni, Coordenador-Geral de Importação (CGIM) do Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Portal Único de Comércio Exterior – Processos aduaneiros foi o tema da palestra de Frederico Fróes Fontes, Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) e Gerente do Programa Portal Único do Comércio Exterior. Por fim, Drawback, com Marcelo Landau, Coordenador-Geral de Exportação e Drawback (CGEX), substituto.