Flat Preloader Icon

Logística 4.0

por | abr 23, 2019 | Artigos, Núcleo Campinas

Fonte: NTC&Logística
Chapéu: Artigo

O conceito Industria 4.0 já conhecido por muitas pessoas.

Mas o termo Logística 4.0 não é tão difundido assim.

O que é a Logística 4.0:

Num modelo tradicional da Industria 4.0, a produção é feita em grande escala, com grande quantidade de produtos, acumulando estoque, mantendo itens disponíveis sem correr o risco com falhas.

À medida que a tecnologia e os sistemas de produção avançam, focamos na exigência do Cliente, produzir bens personalizados e somente o necessário para que a comercialização ocorra num curto período de tempo.

Assim, é preciso que toda cadeia de suprimentos tenha o mesmo pensamento, mantendo as necessidades alinhadas. Desta forma, diminui o consumo de matéria prima e consequentemente o de produtos acabados, restringindo os níveis de estoque, aumenta a agilidade dos processos e se otimiza os processos de entregas.

Desta forma, as empresas passam a não mais depender de grandes centros de distribuição, e toda a cadeia ganha em eficiência e redução dos prazos.

A logística 4.0 é uma evolução da logística tradicional e sua premissa básica é a necessidade de investimentos em tecnologia para aumentar o market share.

Algumas tecnologias são:

  • Cloud Computing (Informações em nuvem)
  • Inteligencia artificial
  • Digital Twin (Informação checada 2X)
  • Machine Learning (Aprendendo com a máquina)

Desta forma, toda operação é conectada, desde máquinas e transportadoras até os colaboradores.

Obtendo-se:

  • Redução de perdas Melhoria nas análises (KPI’s)
  • Foco na estratégia do negocio
  • Redução de custos com otimização de transportes e desburocratização dos processos e consequentemente a satisfação dos Clientes.

O grande desafio da Logística 4.0 é o de eliminar estoque ao mesmo tempo em que se diminui o lead time dos pedidos.

As grandes empresas de e-commerce já atendem em horas e até minutos em determinadas regiões do mundo, fazendo com que o Cliente fique extremamente satisfeito e fidelizado.

Vamos fazer a Logística 4.0 sair da tendência e se tornar realidade no mundo dos negócios.

Hoje no Brasil somente as empresas de varejo de grande porte já iniciaram pela implantação de uma cadeia logística com base na tecnologia 4.0. Restam tratar o assunto para as cargas lotação e grandes massas, facilitando toda cadeia e gerando um ganho substancial no setor.

Responsável: Thays Caroline Souza Boscatto