Para utilizar este site corretamente é necessário habilitar o javascript do navegador.

Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
Tecnologia

DNIT adota aplicativo de navegação online Waze como parceiro

Mon, 12 de March de 2018
Fonte: DNIT
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT e o aplicativo Waze iniciaram uma parceria por meio do Programa Connect Citizens, que tem como objetivo conectar órgãos e operadores oficiais à plataforma, produzindo mais dados, dando aos usuários maior capacidade de contornar engarrafamentos e interdições nas vias, enquanto fornece ao governo dados para gestão e planejamento viário. Atualmente, a implantação do projeto encontra-se em fase piloto, que compreende a BR-163 do Pará (PA) e as rodovias federais no entorno do Distrito Federal (DF) e Goiás (GO).
 
O Waze é um aplicativo de navegação online construído com a premissa de se desenvolver através de uma comunidade de voluntários. Milhões de Wazers fazem alertas diários sobre o trânsito, perigos nas vias e condições meteorológicas. Essas informações são agregadas e disponibilizadas pelo Waze, fornecendo informações detalhadas e em tempo real sobre o que está acontecendo nos principais trechos trafegáveis.
 
Por meio do Programa Connected Citizens do Waze, o DNIT poderá compartilhar informações atualizadas com o aplicativo, quer seja de vias interditadas ou de obras planejadas, terá um maior controle e conhecimento dos locais congestionados ou perigos frequentes para conduzir de forma inteligente o planejamento urbano, e receberá do Waze informações de incidentes em tempo real mais rápido do que outros meios de comunicação.
 
O Programa tem como objetivo propiciar o planejamento urbano inteligente, aumentar a eficiência das respostas aos acidentes de trânsito, amenizar congestionamentos e promover a segurança dos usuários de trânsito. Além disso, o Connected Citizens permite uma série de benefícios aos seus parceiros, incluindo o acesso a uma ferramenta exclusiva para adição de interdição de vias, divulgação de eventos de trânsito e emergências, a participação em fórum online colaborativo e a atribuição dos dados do aplicativo aos parceiros associados, demonstrando o envolvimento dos mesmos com a sociedade.