Flat Preloader Icon

A Inteligência Artificial Inovando o TRC

por | maio 25, 2023 | Artigos, ComJovem, Núcleo ABC

Fonte: Fabio Fagundes – COMJOVEM ABC
Chapéu: Artigos

A Inteligência Artificial (AI – Artificial Intelligence) era uma promessa do futuro, e hoje, se faz presente em nosso dia a dia, sendo responsável por estudar e desenvolver máquinas e sistemas capazes de pensar e agir de forma semelhante a nós, humanos. A IA vem sendo estudada e introduzida em muitos ramos, incluindo no TRC – Transporte de Carga . Ao que tudo indica, o intuito é causar o crescimento do ramo, de forma revolucionária visando melhorias. O TRC tem buscado implementar a inteligência artificial para se obter otimização na redução de
custos, planejamento de rotas, aumento da produtividade, monitoramento do condutor, rastreabilidade de cargas, e também evitar acidentes e mortes no trânsito.
É valido ressaltar que em um acidente de trânsito os danos e percas, muitas vezes são irreparáveis. Dito isso, as transportadoras estão conhecendo novos métodos para inibir tais acontecimentos. Atualmente, com a inteligência artificial é possível, detectar sinais de cansaço e de desatenção do motorista do veículo, com a finalidade de evitar acidentes e focalizar a atenção do profissional no volante. Utilizando pequenas câmeras com sensores programados para definir um molde do rosto do condutor, sendo constatado variações nesse padrão, um alerta é disparado, tanto para o motorista quanto para as centrais de monitoramento. Caso o condutor esqueça de regras básicas de segurança – como não fumar, não falar ao celular ou
deixar de atar o cinto de segurança – também dispara o alerta sonoro, assim mantendo a viagem mais segura.
Outro ponto importante da IA é a questão do rotograma. Saber exatamente os pontos de atenção e de registro de auto índice de acidentes é imprescindível para a segurança no transporte. O motorista se sente mais seguro e acolhido quando usado a tecnologia a seu favor. Os pontos de paradas são roteirizados e a questão da velocidade é monitorada. Existe também cercas eletrônicas onde o veículo não pode ir ou quando chega no site ou proximidades do cliente. Isso tudo está cada vez mais ao alcance do transportador e irá melhorar sua gestão evitando custos desnecessários e prejuízos a frota.

Para Andrew Ng (cientista da computação e líder global em IA) “É difícil pensar em uma grande indústria que não será transformada pela inteligência artificial. Isso inclui saúde, educação, meios de transporte, varejo, comunicações e agricultura. Existem caminhos surpreendentemente claros para a IA fazer uma grande diferença em todas essas indústrias”
Podemos dizer, que a IA só tem a agregar no TRC, tanto na parte operacional como dentro da empresa, onde pode ser utilizado softwares desde a captação do cliente, a operação, a segurança e ao administrativo. Hoje o transportador pode monitorar em tempo real a viagem do seu motorista, de modo que obtém informações para eficácia da entrega da carga em seu destino final, assim garantindo a qualidade de serviço e obtendo a fidelidade e satisfação do cliente.
É notório, que o mundo está cada vez mais tecnológico, apesar de muitos acreditarem que o transporte se baseia somente em veículo e carga, não é bem assim, e para que seja mantido o modal rodoviário, o mais utilizado no país, é necessário que seja implementada a inteligência artificial, mantendo o ramo, como sempre, em destaque e ampliação.

Referência
Cossetti, Melissa Cruz . Jornalista e professora.: Tecnoblog.

Disponível em: https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-inteligencia-artificial/.

Acesso em 26 de abr. de 2023.

Oliveira, Aline. Transporte de Cargas.: Praxio by nstech.

Disponível em: https://blog.praxio.com.br/inteligencia-artificial-no-transporte/.

Acesso em 27 de abr. de 2023.

Ng, André. cientista da computação e líder global em IA In.: Forbes.

Disponível em: https://forbes.com.br/principal/2019/07/as-13-melhores-citacoes-sobre-o-futuro-dainteligencia-artificial/#foto2.

Acesso em 18 de mai. de 2023.

Por: Fabio Fagundes – COMJOVEM ABC