Flat Preloader Icon

ABTC entrega troféu “O Transportador” a personalidades relevantes do transporte

por | dez 3, 2020 | Notícias

Fonte: ABTC
Chapéu: Homenagens

A ABTC realizou nesta, quarta-feira (02/12), na sede da entidade em Brasília, a entrega do troféu ” O transportador”.  Foram três os agraciados, personalidades que se destacaram pela prestação de serviços relevantes ao setor de transportes. O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Vander Costa, recebeu o troféu das mãos do presidente da ABTC, Pedro Lopes, que ressaltou sua coragem de assumir o desafio de trazer novos horizontes e inovações ao Sistema CNT (SEST SENAT/ITL), bem como, conduzir com êxito a instituição nesse período de crise mundial devido à Pandemia de Covid-19.

Na oportunidade Costa declarou “estar honrado e muito agradecido pela homenagem”.

Como forma de reconhecimento por sua capacidade de diálogo e de articulação que trouxe ganhos expressivos para o setor de transporte é que foi entregue o troféu ao ex-presidente e atual vice-presidente extraordinário para assuntos políticos da NTC&Logística, José Hélio Fernandes. O presidente da ABTC, Pedro Lopes, entregou a honraria.

“Estou muito alegre por ser homenageado pela ABTC e esse troféu tem um valor inestimável”, disse Fernandes.

Outra personalidade agraciada, foi Newton Jerônimo Gibson. Fundador da ABTC, o empresário esteve à frente da entidade, como presidente, desde sua fundação de 2000 até 2016. Newton Jerônimo Gibson faleceu no dia 06 de outubro de 2019.

Como forma de agradecimento e homenagem, o ex-presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Clésio Andrade, entregou o troféu “O Transportador” ao vice-presidente da ABTC, Newton Gibson Júnior, filho de Newton Jerônimo Gibson, em homenagem Post Mortem.

“É uma honra representar meu pai que se doou e batalhou por melhorias do setor de transporte e hoje como vice-presidente da ABTC tenho a grande responsabilidade de dar continuidade ao seu trabalho”, finalizou Newton Gibson Júnior.

O ex-presidente da CNT, Clésio Andrade, exaltou a escolha dos homenageados e relembrou a gestão de Newton Jerônimo Gibson, à frente da ABTC. “Gibson foi um batalhador e personalidade de extrema relevância, na defesa do transporte no Brasil”, lembrou.

O presidente da ABTC, Pedro Lopes, ressaltou a importância da presença de todos e reconheceu o trabalho incansável dos transportadores e personalidades presentes para que o Brasil avance no setor de transporte.

“Para que o transporte continue avançando é necessário união no setor e essa união exige de cada um de nós um grande esforço de civilidade, grandeza e humildade”, concluiu.

Esteve ainda no evento, Nilson Gibson Sobrinho, presidente da FETRACAN (Federação da Empresas de Transporte de Cargas do Nordeste) e também filho do fundador da ABTC, Newton Jerônimo Gibson.

O evento contou ainda com as seguintes presenças:

– Diretora-executiva Nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart;

– Vice-presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Flávio Benatti;

– Secretário-geral da CIT (Câmara Interamericana de Transportes), Paulo Vicente Caleffi;

– Pesidente da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas), Francisco Pelucio;

– Presidente da FETRANSPAR (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná), Coronel Sérgio Malucelli;

– Presidente da FENATAC (Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas), Paulo Lustosa;

– Presidente da FETRANSLOG-NE (Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste), Clóvis Bezerra;

– Presidente da FETRANCESC (Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Santa Catarina), Ari Rabaiolli;

– Presidente da FETRANSUL (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Estado do Rio Grande do Sul), Afrânio Kieling;

– Presidente da FETRANSCARGA (Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro), Eduardo Rebuzzi;

– Diretor da Glamar Transportes e Logística, Marcos Rogério Pereira;

– Diretor da Viação Pretti, Liemar Pretti;

– Diretora-executiva da CIT (Câmara Interamericana de Transportes), Larissa Barreto Revete;

– Diretora institucional da CIT (Câmara Interamericana de Transportes), Ana Paula Cardoso.

História

O Troféu “O Transportador” foi instituído, pela ABTC, em 2003 como o símbolo do reconhecimento dos transportadores brasileiros àqueles que doaram talentos, competências e esforços pessoais pela melhoria do transporte no Brasil.

Entre as personalidades que já foram homenageadas estão: o automobilista Nelson Piquet, o presidente da Fetramaz (Federação das Empresas de Transporte de Cargas da Amazônia), Irani Bertolini, o presidente da Fetranspar (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná), Coronel Sérgio Malucelli, o ex-governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, o ex-ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o ex-presidente da CNT, Clésio Andrade, o Assessor Técnico da ANTT, Noboru Ofugi e o Juiz do Tribunal Regional do Trabalho, Marlos Melek.