Os porquês do prejuízo

A ocorrência de prejuízo econômico é um desastre, somente comparável à queda de um avião. Eleger apenas um fator como responsável pela queda é uma precipitação.

 

Ao final de cada mês, ou no final do exercício contábil, o empresário, através das peças de Balanço, toma conhecimento do resultado econômico.

 

O RRE (relatório de resultado econômico) mostrou prejuízo, fato que vem se repetindo nos últimos meses e no último ano.

 

O departamento de Controladoria, à vista dos balancetes contábeis, fez análise vertical e horizontal das contas; comparou valores das contas que tiveram variações significativas, buscou explicações, na expectativa de encontrar as causas das variações. Comparou valores do mês corrente com valores do mês anterior; comparou também, valores do mês com valores do mesmo mês do ano anterior; analisou a evolução de cada despesa durante o exercício; estabeleceu (calculou) a participação percentual de cada item de despesa com relação à receita; calculou o custo médio, por tonelada transportada, a fim de conhecer a evolução das despesas fixas e variáveis integrantes na composição do custo por unidade produzida.

Fonte:


Desenvolvido por Controle Online - Desenvolvimento de aplicativos

Hospedado por Go Infinite