O Índice Nacional do Custo do Transporte de Carga Fracionada (INCTF) médio (800 km), calculado pelo Departamento de Custos Operacionais, Estudos Técnicos e Econômicos (DECOPE) da NTC&Logística, fechou janeiro de 2017 com inflação de 7,51% nos últimos doze meses (tabela).
A tendência do índice durante o ano foi de declínio, especialmente a partir de setembro de 2016 (gráfico 1).
Mesmo assim, o INCTF foi bem superior inflação oficial, medida pelo IPCA, que atingiu 5,35% em janeiro de 2017 (gráfico 2).
O aumento do INCTF foi puxado pela elevação de salários (8,72%), despesas administrativas e de terminais (8,73%), lavagem de furgão de transferência (8,40%), caminhão de transferência (7,18%), caminhão de coleta e entrega (10,7798%), lavagem de caminhão a (8,40%), seguro do veículo de transferência (4,38%), seguro do veículo de coleta e entrega (9,61%), manutenção do veículo de transferência (6,58%) e de coleta e entrega (6,58%).
Um preço que baixou consideravelmente (18,69%) foi o do arla 32. Isso se explica porque o produto está deixando se ser vendido em bombonas para passar a ser vendido a granel. Mesmo assim, sem preço (R$ 2,39 o litro) ainda está bastante alto.
Insumos importantes, como óleo de câmbio (1,96%), óleo de cárter (1,50%), pneu 275/80 (-0,23%), recapagem pneu 1000R20 (-1,00%) e furgão para truque (0,48%) tiveram reajustes abaixo da inflação.
Contribuiu para segurar os custos, especialmente o preço do diesel S10, que subiu apenas 1,95% durante o ano (gráfico 3).
As oscilações do preço do diesel na bomba não refletem as bruscas variações mensais de preços na refinaria que passaram a ser decretadas pela Petrobrás a partir de outubro de 2016 (gráfico 4).
A Petrobrás decretou 5 variações: Redução de R$ 0,05 por litro em outubro, outra redução de 0,20 em novembro, aumento de R$ 0,17 em dezembro, outro aumento de R$ 0,12 em janeiro e uma redução de R$ 0,08/litro em 26ão de R$ 0,08/litro em 26 de janeiro de 2017l.
. Isso resultaria teoricamente numa queda final de R$ 0,04. O diesel ainda pode cairum pouco mais até o final de fevereiro.
Constata-se que, as duas curvas não são aderentes. Como não houve as reduções previstas para outubro e novembro, não foi necessário aumentar muito os preços em dezembro e janeiro. No final, as duas curvas chegaram praticamente juntas, para abrir uma diferença grande em fevereiro.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Cookie settingsACEITAR
Política de Cookies e Privacidade
Privacy Overview
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.