Flat Preloader Icon

COMJOVEM Porto Alegre participa do South Summit Brazil

por | abr 20, 2023 | ComJovem, Notícias

Fonte: NTC&Lógistica
Chapéu: COMJOVEM

Um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo

Realizada pela primeira vez em 2012, em Madri, na Espanha, a South Summit reúne empresários, especialistas, startups, empresas e integrantes de fundos de investimentos globais, a fim de discutirem e conhecerem o que há de mais inovador e tecnológico no mundo dos negócios e dos empreendimentos. A Comissão de Jovens Empresários e Executivos de Porto Alegre – COMJOVEM, aproveitou a ocasião para se reunir e debater pautas importantes do setor.  

O Assessor Jurídico da Fetransul, Fernando Massignam, abriu a programação com atualizações sobre o ICMS, o qual terá mudanças na tributação a partir do dia 1º de maio.

“Nós temos um tempo para ver o desfecho das negociações, mas até lá, é muito importante que os transportadoras façam o cálculo para repassar esse custo para o embarcador e que o setor se mobilize”, defende Massignam.

No segundo momento, o diretor jurídico do Escritório Zanella Advogados Associados, Fernando Zanella debateu sobre as mudanças causadas com o fim da DDR – Dispensa do Direito de Regresso.

Para ele, essa medida remete ao passado. “Esse seguro passou a ser obrigatório para proteger o transporte de cargas”.

A principal mudança da MP nº 1.153/2022 é a exclusividade do transportador na contratação dos seguros de transporte de carga, vedando qualquer condição de seguro pelo contratante/embarcadora da operação.