Flat Preloader Icon

Conheça cinco tendências de logística para agradar o consumidor em 2023

por | dez 6, 2022 | Notícias, Outros

Fonte: Mercado e Consumo
Chapéu: Logística
Imagem: Shutterstock

Drone delivery e logística verde estão entre as tendências listadas por startup especialista em logística

A implantação de tecnologia nos negócios moderniza e otimiza os processos, além de garantir um diferencial perante o mercado. Nesse contexto, a logística alinhada às soluções digitais ganha força nos negócios e, consequentemente, contribuem para a fidelização e satisfação do consumidor.

Pensando nisso, Caio Reina, CEO e fundador da RoutEasy, startup que oferece soluções 360 de logística para e-commerces e varejo, separou algumas tendências relacionadas à logística e tecnologia para 2023:

1 – O diferencial no uso de veículos elétricos

O Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE) fez uma pesquisa sobre as tecnologias mais importantes para 2023 com líderes globais de tecnologia em países como EUA, Reino Unido, China, Índia e Brasil. Os veículos elétricos (EVs) foram inseridos entre as cinco áreas mais importantes da tecnologia para o próximo ano com 35%.

No setor de logística, transportadoras e varejistas já têm investido em modelos diferenciados de entrega. A RoutEasy, por exemplo, já possui clientes que são contratados por grandes empresas para fazer entregas somente com veículos elétricos. Entretanto, a tendência traz desafios: “o planejamento de rotas desse tipo de veículo precisa considerar seu tempo de autonomia e, caso necessário, incluir pontos estratégicos para a recarga”, pontua Reina.

2 – Sustentabilidade: a logística verde

Relacionada com a utilização de veículos elétricos, está a logística verde, que prioriza a sustentabilidade e o meio ambiente em seus processos. “É preciso medir a quantidade de CO2 emitido e os impactos ambientais das entregas, priorizando a otimização de recursos”, contextualiza o CEO.

A tecnologia é chave nesse sentido. Ao investir em softwares que automatizam a roteirização, as empresas podem reduzir os quilômetros rodados e otimizar a utilização dos veículos, fazendo mais entregas com menos recursos e, consequentemente, menor emissão de CO2. Como consequência, as empresas conseguem reduzir seus custos e aumentar a rentabilidade da operação, ao mesmo tempo em que conseguem oferecer uma boa experiência de entrega.

3 – Same day delivery

O same day delivery – ou entregas expressas que ocorrem no mesmo dia do pedido – é a mais recente demanda dos consumidores 4.0, que exigem receber seus produtos com cada vez mais velocidade.

4 – Dark stores

As dark stores – mini hubs exclusivos para armazenamento, separação e envio de produtos – já vêm sendo utilizadas por diversos setores, principalmente com o crescimento das vendas online. “Por serem localizadas nos centros urbanos, as dark stores aproximam a demanda de onde está o consumidor e facilita as entregas expressas e a logística”, contextualiza.

5 – Compras online e retirada física

Independentemente da fase da pandemia, as compras via e-commerce vieram para ficar, seja ela somente feita online ou no modelo híbrido, no sentido de comprar virtualmente e retirar fisicamente. Segundo um levantamento feito pelo CupomValido, o Brasil lidera o ranking de crescimento das vendas online, com 22,2% no ano de 2022.

Além disso, a pesquisa estima um crescimento das compras online de 20,73% ao ano, entre 2022 e 2025. “Por isso, é cada vez mais importante investir na experiência do consumidor tanto nas compras online quanto no presencial”, finaliza o CEO.