Flat Preloader Icon

CT Farma se reúne na NTC

por | jun 27, 2019 | Outros

Fonte:
Chapéu:

No último dia 19 de junho, acontece a reunião do Grupo Farmacêuticos da CT Farma (Câmara Técnica de Transporte de produtos Farmacêuticos), na subsede da NTC, em São Paulo.

 

IMG 9685

Dente os temas discutidos estavam: 

 

Status RDC 343

Teste de temperatura Sindusfarma

Status

Empresas participantes

Vídeo “Certificado”

Definição de temas para próximas reuniões

Assuntos Gerais

Status RDC 343

Um dos principais pontos que vem sendo trabalhado da RDC 343 para o Transporte é o monitoramento e controle de temperatura. Todo segmento de transporte se prepara e aguarda a publicação. Segundo o Diretor da Anvisa (Ronaldo Gomes) o texto já está na DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine ou Comunicação de Imagens Digitais em Medicina) para publicação. 

No texto, serão contempladas todas as ponderações e sugestões observadas nas consultas públicas e reuniões dos setores (Sindusfarma / CTFarma- NTC / Abol / Abrafarma / Abafarma / Abradilan). Essas entidades estiveram presentes na última reunião, em Brasília, para apresentação RDC 343 pela diretoria da Anvisa, e contribuíram com argumentações.

Teste de temperatura Sindusfarma• StatusO conceito do teste de temperatura teve início em 2017 e foi concluído em 2018.

OBJETIVO 2017Mapear as principais rotas farmacêuticas de transporte, em território brasileiro, quanto ao impacto dos estresses térmico e hídrico (este somente para fins informativos).

Em função dos resultados obtidos as empresas poderão desenvolver soluções e sistemas de embalagem efetivas que garantam a qualidade dos produtos farmacêuticos durante o processo de distribuição para atender os requisitos legais da nova resolução da Anvisa, baseada na Consulta Pública CP 343/17.

ESCOPO

O estudo cobrirá as cinco regiões geográficas brasileiras onde há distribuição farmacêutica de Temperatura Ambiente Controlada (Carga Seca), ou sua sigla em inglês CRT (Controlled Room Temperature), compreendendo os modais: e Aéreo (multimodal).

OBJETIVO 2019

Estudo de rotas com alternativas de isolamento térmico e formas para controle e monitoramento de temperatura na distribuição de medicamentos.
Selecionadas oito rotas rodoviárias e quatro rotas aéreas.

ESCOPO

Contemplar maior zona de cobertura da distribuição de medicamentos no Brasil.

Indicar transportadoras e OPL´s capacitados a dar credibilidade nos dados coletados.

Selecionar fornecedores de revestimento, embalagens e elementos de controle de refrigeração.

O protocolo para o estudo está sendo estruturado, contemplando os testes em três etapas com 96 viagens nos períodos de inverno e verão para o . O início dos testes está previsto para primeira semana de Agosto de 2019.

Vídeo  “Certificado”

Foi apresentado aos participantes da reunião os vídeos de 1 minuto e 3 minutos com os principais pontos da Certificação. O vídeo será disponibilizado após aprovação da diretoria da CT Farma – NTC.

O lançamento será em Agosto de 2019, como primeira sugestão de local na sede da Sindusfarma. 

Definição de temas para próximas reuniões

Os participantes da reunião consideraram como tema ideal:

  • BO
  •  Extravios
  • Perdas
  • Roubos
  • Embalagens de embarque

Participantes do encontro:

Davilson de Almeida  – Ativa Log & Vice Coord. CT Farma 

Camila Ramos – Ativa Logística

Anne Chistine Cabral – Mira Transporte

Lilian Lima – Femsa – Solísitica

Elionar C. Cabral – Patrus

CALENDÁRIO PRÓXIMAS REUNIÕES: 

17 JULHO• 21 AGOSTO• 18 SETEMBRO• 16 OUTUBRO• 12 NOVEMBRO