Flat Preloader Icon

DPVAT lança app para bloquear uso de celular ao volante

por | out 8, 2019 | Urbano

Fonte:
Chapéu:

5c462524230000ef001fa015

Foto: Ilustração

O Seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) lançou o Modo Trânsito. Um aplicativo para bloquear ligações e mensagens no celular do motorista enquanto ele está dirigindo. Disponível para Android e previsto para chegar também ao iOS, a ferramenta envia uma mensagem automática para quem tenta entrar em contato com motorista enquanto dirige.

De acordo com a Seguradora Líder, responsável por administrar o DPVAT, o objetivo é evitar a distração do motorista no trânsito.

Ao receber uma ligação ou mensagem, o aparelho envia, automaticamente, uma resposta. Se a tentativa de contato foi realizada por mensagem de texto ou ligação, o aplicativo retornará com um SMS. Caso seja feita por WhatsApp, o app enviará uma mensagem automática pelo mesmo canal.

A ferramenta conta com algumas opções de textos já prontos, como: “Estou dirigindo. Para garantir a minha segurança e de todos, respondo em breve”. Entretanto, caso o motorista deseje, é permitido personalizar as respostas para contatos/grupos específicos. Além disso, é possível compartilhar automaticamente sua localização no momento do envio do alerta.

Depois de instalado, o aplicativo começa a funcionar quando o usuário clicar em “Ativar” ao iniciar a viagem no veículo. Ao chegar ao destino, o motorista pode desativar o “Modo Trânsito” para que o celular volte a receber ligações e mensagens normalmente.