Flat Preloader Icon

‘É negacionismo dizer que a economia não voltou’, diz Guedes

por | mar 26, 2021 | Notícias

Fonte: Valor Invest
Chapéu: Economia

Segundo o ministro da Economia, a ciência econômica mostra que a economia estava em trajetória de recuperação

Economia também é ciência, ciência econômica, e esta mostra que a economia estava em trajetória de recuperação, disse há pouco o ministro da Economia, Paulo Guedes, em reunião da Comissão Temporária da Covid-19, do Senado. “A economia voltou, isso não é uma ilusão”, afirmou. “É negacionismo dizer que a economia não voltou; economia também é ciência, ciência econômica.”

Dados como arrecadação federal, IBC-Br e emprego formal do Caged de janeiro e fevereiro mostram uma economia em recuperação. Ele havia exposto esses dados no início da reunião e foi questionado por isso.

Ao mesmo tempo em que ressalta esses dados positivos, Guedes tem dito que a economia sofreu uma nova “pancada” com o recrudescimento da pandemia.

O ministro voltou a defender a flexibilização de regras que obrigam o governo a realizar gastos em determinadas áreas. “Concordo que é um absurdo faltar recursos para saúde e educação, mas deixar recursos carimbados é uma realidade cruel”, disse.

Com a regra do teto dos gastos, o avanço de despesas obrigatórias, como é o caso das áreas que têm seus orçamentos indexados, vai comprimindo os gastos discricionários. “Temos que ter a coragem de assumir o controle do orçamento”, defendeu.