Flat Preloader Icon

“É preciso colocar preço em nosso serviço”, alerta o presidente do SETCEMG

por | fev 22, 2021 | Notícias

Fonte: SETCEMG
Chapéu: Serviços

Presença assídua e ativa nas reuniões do CONET&Intersindical, o presidente do Setcemg, Gladstone Lobato, avaliou positivamente o encontro da última quinta-feira (18),  que aconteceu de forma híbrida  com a participação presencial de 40 pessoas no auditório da NTC&Logística, em São Paulo (SP), e de mais de 280 pessoas de forma on-line.

“A defasagem de 13,9% nos valores do frete anunciada nos mostra que temos que ir ao mercado colocar preço em nossos serviços e não estender os prazos de recebimento dos fretes”, alerta Lobato. O cenário é de falta de peças, pneus e caminhões, aumento de preços dos insumos do transporte e risco de falta de liquidez nas empresas.

Para Lobato, o papel das entidades é mostrar tecnicamente a realidade aos transportadores para que eles negociem seus preços e prazos de pagamento com seus clientes ancorados em dados e informações seguras. “Dessa forma, melhoramos o ambiente de negócios”, pontua.

Em sua avaliação, o ano será normal, sem sobressaltos, mas será necessário que o empresário fique atento ao seu negócio para que tenha sucesso.

SECRETÁRIO DO MINFRA ANUNCIA ENTREGA DAS BRS-381/262 PARA PRIVATIZAÇÃO

Durante o CONET&Intersindical, o secretário Nacional de Transporte Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Costa, anunciou a entrega da BR-381/MG para o processo de privatização até o terceiro semestre deste ano. O anúncio foi feito em resposta a uma pergunta do presidente da Fetcemg, Sérgio Pedrosa, sobre a rodovia.

O secretário informou que o ministério não tem medido esforços para realizar com rapidez as obras na BR-381 para entregá-la para concessão. “Estamos tocando a obra e já entregamos 100 quilômetros. Vamos realizando até o limite  para a concessão”.

Sobre as privatizações, o secretário defendeu um modelo misto de concessão com outorga e menor preço. “Aprendemos com os erros passados. Vamos buscar uma tarifa justa de acordo com o investimento para que não se pague aquilo que não foi entregue”.

Costa fez, ainda, um balanço das ações do MInfra com foco no transporte de cargas e aproveitou para elogiar a força, a responsabilidade e a união do setor, demonstrada, principalmente, durante a pandemia da Covid-19 com a garantia do abastecimento do país.

“Vocês têm a solução (sobre as questões que afetam o transporte), nós somente precisamos aprender e transformá-las em pública”, afirmou ao finalizar sua fala.

CONET EM BH

O próximo CONET&intersindical será realizado em agosto de 2021, provavelmente, de forma híbrida em Belo Horizonte. A informação foi dada pelo presidente do Setcemg, Gladstone Lobato.