Flat Preloader Icon

Economia brasileira cresceu 2,2% em agosto, aponta monitor do PIB FGV

por | out 20, 2020 | Notícias

Fonte: G1
Chapéu: PIB

Alta foi na comparação com o mês anterior. Frente ao mesmo mês de 2019, houve queda de 4,9%.

A economia brasileira registrou alta de 2,2% em agosto na comparação com o mês anterior, segundo dados do Monitor do PIB-FGV, divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (19). Frente ao mesmo mês de 2019, no entanto, o resultado é uma queda de 4,9%.

“A economia continuou a apresentar crescimento em agosto (2,2%) mantendo a trajetória de recuperação observada desde maio. No entanto, o ritmo de retomada parece ter desacelerado após o expressivo crescimento de 4,6% da economia em junho”, afirma em nota Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV.

Segundo a FGV, nos três meses encerrados em agosto, houve uma alta de 4,4% ante os três meses anteriores. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, o PIB teve queda de 5,9%.

O economista prossegue: “E, é o setor de Serviços, particularmente de outros serviços (restaurantes, hotéis, etc.), fortemente atingido pelo distanciamento social, onde a recuperação é mais lenta. Certamente, a elevada incerteza quanto ao futuro da pandemia inibe uma recuperação mais robusta de todas as atividades.”

Principais resultados

O Monitor do PIB apontou que no trimestre encerrado em agosto, em comparação com o mesmo período de 2019:

  • O consumo das famílias caiu 6,7%, com retração de 9,8% no consumo de serviços;
  • Os investimentos (formação bruta de capital fixo) tiveram queda de 4,2%, com recuo de 10,7% em máquinas e equipamentos;
  • A exportação teve alta de 7,2%; enquanto a importação encolheu 23%.

Perspectivas e projeções para 2020

O indicador da FGV ficou melhor que o apontado pelo Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), do Banco Central (BC), que apontou uma alta de 1,06% no mês.

  • O mercado financeiro estimou, nesta segunda-feira (19), uma retração de 5% para a economia brasileira neste ano
  • No mês passado, o governo brasileiro manteve a expectativa de queda de 4,7% para o PIB de 2020
  • O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou a previsão de tombo do PIB para 5,8% em 2020.