Flat Preloader Icon

Exportações de Corumbá crescem 14% no primeiro semestre do ano

por | jul 25, 2014 | Artigos Técnicos, Internacional

Fonte:
Chapéu:

Exportações de Corumbá crescem 14% no primeiro semestre do ano

 

Corumbá registrou aumento de 14% nas exportações no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2013. A constatação é do relatório elaborado pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SMIC) com base em dados fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil (MDIC).

 

De acordo com o estudo, o crescimento foi influenciado pelo comportamento das exportações nos meses de maio e junho. Somente em maio deste ano o volume exportador foi 80% superior ao contabilizado no mesmo período do ano passado. Em junho, houve incremento de 62% em comparação ao sexto mês de 2013.

 

O levantamento da Secretaria de Indústria e Comércio mostra que os produtos manufaturados tiveram aumento de 17% nas exportações, os industrializados 11% e os produtos básicos 14% na comparação do primeiro semestre de 2014 com 2013.

Somente em junho passado, Corumbá exportou 40 tipos de produtos. O principal foi o minério de ferro, seguido por minérios de manganês, arroz semi branqueado, cimentos não pulverizados, óleo refinado e tratores.

 

No que se refere às importações de Corumbá o crescimento foi de 2% na comparação entre os primeiros semestres estudados. O gás natural é o principal produto de importação do município e maior influenciador no saldo negativo da balança comercial. A cidade importa ao todo oito produtos. Além do gás natural se destacam como produtos importados na região carvões vegetal; máquinas de sondagem/perfuração, autopropulsoras e feijões.

 

O relatório da Balança Comercial mostra que em maio deste ano Corumbá representou 21,88% de todos os produtos exportados no Estado. Já em importações soma 70,40%.