Flat Preloader Icon

Indústria sul-coreana planeja instalar fábrica no Paraná

por | mar 27, 2023 | Notícias

Fonte: Amanhã
Chapéu: Industria
Foto: Divulgação

A previsão de investimento da Phycoil Biotechnology International é de cerca de RS 315 milhões em Ivaiporã

Na passagem pela Coreia do Sul, a comitiva do governo paranaense assinou um memorando de entendimento para instalação de uma planta da empresa Phycoil Biotechnology International na cidade de Ivaiporã, no Vale do Ivaí. A previsão de investimento é de US$ 60 milhões – cerca de R$ 315 milhões –, com geração de 200 empregos diretos e indiretos, segundo a prefeitura do município, que já vinha em negociação com a empresa desde o ano passado. A companhia sul-coreana detém a patente de uma tecnologia que extrai ômega 3 de algas marinhas. O extrato é usado na produção de cosméticos, na indústria farmacêutica e, principalmente, na suplementação animal.

O memorando foi assinado em Seul pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, na visita da comitiva paranaense à Born 2 Global, hub de inovação do Ministério de Tecnologia e Inovação da Coreia do Sul. Na explanação das startups coreanas à missão paranaense, a Phycoil chamou a atenção pelo potencial de o ômega 3 extraído de algas aumentar a produção de duas proteínas que o Paraná já é líder no Brasil: frango e tilápia.

Líder brasileiro na produção de frangos, o Paraná abateu 2 bilhões de aves em 2022, respondendo por 33,5% da produção dessa proteína, conforme dados da Estatística da Produção Agropecuária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Número bem acima do segundo e terceiro maiores produtores de frango: o Rio Grande do Sul, com 13,4% dos abates, e Santa Catarina, com 13,1%. No caso da tilápia, o Paraná produziu 187,8 mil toneladas do peixe em 2022, liderando a produção nacional. Segundo a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe-BR), o estado responde por 34% do volume nacional desse peixe.

“Esse produto coreano é de alta tecnologia. Estamos confiantes de que eles virão para o Paraná pela importância que o ômega 3 tem para a saúde, do coração em especial”, afirma o prefeito Carlos Gil. “As pessoas buscam cada vez mais o ômega 3 no salmão. Com esse suplemento da Phycoil será possível enriquecer a tilápia, que é um peixe muito mais acessível à população”, completa. O secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, explica que o extrato de algas desenvolvido pela empresa coreana pode aumentar em até 20% a produção, dependendo da proteína animal. A partir do memorando de entendimento assinado em Seul, a Invest Paraná, agência de captação de negócios do governo do estado vinculada à Seic e que organizou a missão à Ásia, vai elaborar um plano de implantação da fábrica da Phycoil em Ivaiporã. O planejamento será realizado junto com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR).