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IRU: TIR continua gerando valor no GCC

por | mar 30, 2021 | Notícias

Fonte: IRU
Chapéu: Sistemas

Com o uso de TIR crescendo na região do Conselho de Cooperação do Golfo, as operadoras de transporte estão percebendo cada vez mais os benefícios nos tempos de viagem reduzidos e dos custos mais baixos que o sistema traz.

TIR é o único sistema de trânsito aduaneiro global. Ele permite que as mercadorias sejam enviadas de um país de origem, por meio de países de trânsito, para um país de destino em compartimentos de carga selados e seguros por meio de um sistema multilateral mutuamente reconhecido, respaldado por uma convenção da ONU.

Kuehne + Nagel recentemente começou a usar TIR para suas operações no Oriente Médio. Falamos com eles sobre como isso afetou suas operações.

Como as pré-declarações alfandegárias eletrônicas TIR e TIR-EPD estão ajudando a Kuehne + Nagel a reduzir os tempos de transporte?

O TIR reduziu o tempo de transporte em algumas rotas em 25%, com o tempo de espera usual na fronteira entre os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita reduzido de uma média de dois para três dias para menos de um. O envio de pré-declarações alfandegárias eletrônicas TIR-EPD permite-nos saber com antecedência se a alfândega recebeu nosso pré-alerta e se iniciou o pré-desembaraço. Isso nos permite informar nossos motoristas sobre o tempo previsto de liberação antes de chegarem à fronteira.

Quais são os benefícios de segurança e eficiência para o seu negócio de transporte de mercadorias em compartimentos selados sob TIR?

A placa TIR de um caminhão é como um certificado de conformidade com elevados padrões de segurança. Está claramente identificado pelas autoridades e dá-lhes a certeza de que o caminhão permaneceu lacrado durante toda a viagem. Isso também dá a nós e aos nossos clientes a garantia de que as mercadorias estão totalmente protegidas desde a coleta até a entrega.

Como o TIR o está ajudando a reduzir os custos de transporte?

O TIR está ajudando a reduzir nossos custos de várias maneiras, principalmente relacionadas a tempos de transporte mais curtos. Em primeiro lugar, reduz o tempo que o condutor passa na estrada com o motor ligado, quer esteja ou não a conduzir, reduzindo assim o consumo de combustível por viagem.
Em segundo lugar, aumenta as taxas de utilização dos caminhões, pois os caminhões podem fazer mais viagens por mês, reduzindo assim o custo por viagem. Por último, reduz as taxas que às vezes costumávamos pagar por motivos fora do nosso controle.

Onde você está usando o TIR? Foi fácil de implementar?

Atualmente, usamos o TIR apenas para transporte de caminhão para a Arábia Saudita, mas planejamos usá-lo para a rota de Omã também em um futuro próximo. O processo é muito fácil, pois inserimos todos os dados em um único documento – a caderneta TIR – que também é enviada via TIR-EPD antes da partida do caminhão, notificando assim a alfândega sobre a chegada iminente do caminhão TIR.

O TIR e suas ferramentas digitais facilitaram a organização e a preparação para transportes?

Sim. O TIR-EPD nos permite evitar o envio de e-mails para agentes, pois não há necessidade de corretor.

Há mais alguma coisa que você gostaria de compartilhar sobre sua experiência com o TIR?

O TIR provou ser uma solução de trânsito simples e segura e mal podemos esperar para vê-lo implementado em mais países da região em breve.