Flat Preloader Icon

IVECO iniciará testes operacionais com caminhões movidos a gás no Brasil

por | set 14, 2022 | Notícias, Outros

Fonte: Caminhões e Carretas
Chapéu: Montadoras
IVECO HI-WAY Natural Gas deverá ser o primeiro modelo apresentado pela marca – Foto: IVECO/Divulgação

IVECO HI-Way Natural Gas deverá ser o primeiro caminhão apresentado pela marca através do programa Brasil Natural Power, modelo será testado por grandes embarcadores do país.

Atenta a crescente busca por maior sustentabilidade no transporte de cargas, através de soluções menos poluentes, mas com alta capacidade operacional, a IVECO, marca pertencente ao Iveco Group, se prepara mais uma vez para inovar no mercado brasileiro.

Por meio do programa Brasil Natural Power, a montadora de origem italiana vêm concentrando esforços no desenvolvimento de uma gama completa de caminhões pesados movidos a Gás Natural Veicular (GNV) e ou Biometano. Ao que tudo indica, o primeiro exemplar que deverá ser apresentado em breve pela marca será o IVECO HI-WAY Natural Gas, modelo extra pesado que chegará ao mercado contando com motores mais eficientes e com a promessa de entregar uma autonomia para até 500 quilômetros.

Além de se tratar de um caminhão produzido originalmente para ser abastecido com GNV e/ou Biometano, ou seja,  não ser um modelo diesel convertido, o inédito IVECO HI-WAY Natural Gas promete entregar aos transportadores brasileiros verdadeiras soluções que otimizam o dia dia das operações. Destaque para uma redução de 10% nas emissões de CO2 quando abastecido com GNV e de até 90% quando utilizado com Biometano e dispensa da necessidade de modificações nos implementos, juntamente por se tratarem de caminhões desenvolvidos exatamente conforme as especificações das operações brasileiras e produzidos no país.

Outra importante novidade que estará presente nos inéditos caminhões IVECO movidos a gás será a presença de três válvulas de abastecimento, sendo, duas válvulas de abastecimento do tipo ABNT (mesmo modelo utilizado em veículos de passeio movido a GNV) em paralelo, ou seja, que poderão ser utilizadas simultaneamente para reduzir pela metade o tempo de abastecimento, e uma válvula de alta vazão do tipo NGV2, solução que permite o abastecimento em um tempo similar ao dos modelos a diesel.

Testes operacionais

Para garantir que o inédito IVECO HI-WAY Natural Gas está devidamente alinhado com as demandas do transportadores brasileiros, bem como, com as características operacionais do mercado brasileiro, a marca se prepara agora para iniciar operações assistidas em todo o país. Para isso, a montadora contará com o apoio de importantes embarcadores, como Mercado Livre, Ambev, Coca-Cola FEMSA e Pepsico. Na prática, a IVECO promete realizar o maior field test da América Latina.

Infraestrutura de abastecimento

Afim de confirmar a viabilidade dos novos caminhões IVECO movidos a gás no transporte rodoviário de cargas brasileiro, a marca também vem concentrando esforços no mapeamento e construção de um ecossistema completo de abastecimento. Para isso, a montadora italiana vem mantendo contato com parceiros e concessionárias de gás. Além disso, dados recentes revelam que as regiões Sul, Sudeste e uma boa parte do Nordeste já estão cobertas por pontos de abastecimento de gás. As capitais por todo o Brasil também contam com o serviço, incluindo todo o litoral.