Os desafios do trânsito no novo normal

Fórum Digital de Segurança no Trânsito vai reunir especialistas para debater o assunto e buscar soluções que possam reduzir número de mortes por acidentes

A segurança no trânsito é um desafio nos quatro cantos do planeta. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), os acidentes de trânsito causam a morte de mais de 1,35 milhão de pessoas em todo o mundo. Aqui no Espírito Santo o número de vítimas fatais também é alto e mesmo com as medidas de restrição para conter a Covid-19 chegou a 393 óbitos nos primeiros sete meses de 2020. Estatisticamente, houve redução de 17,3% na comparação com o mesmo período de 2019. Mas, ainda assim, os dados são alarmantes. Para exemplificar, o mês de julho bateu o recorde de mortes do ano até aqui, com 66 vítimas fatais.

Por isso, ações de diversos tipos são realizadas para alterar esse cenário. Com o propósito de discutir sobre esse desafio e trocar experiências em busca de soluções, a Fetransportes lança o Fórum Digital de Segurança no Trânsito, que acontece nos dias 15 e 16 de setembro, de forma gratuita e virtual, reunindo especialistas e autoridades, além de representantes de empresas engajadas na causa.

Estimular estratégias de conscientização e educação no trânsito, visando à saúde e ao direito de mobilidade segura para todos está entre as metas do evento, que tem apoio do Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito (Movitran). “O ambiente virtual vai permitir alcançar um grande número de pessoas. Todos os participantes vão poder se comunicar e trocar experiências, ampliando o debate. O Fórum Digital é uma importante ferramenta para proporcionar mais conhecimento, consciência e ação na redução dos números das vítimas do trânsito que se arrastam há décadas no País”, diz o consultor de trânsito da Fetransportes e do Movitran, André Cerqueira.

Entre os palestrantes confirmados estão o secretário Nacional de Transporte Terrestre, Marcello Costa, a instrutora especialista em Direção Defensiva Comportamental, Salete Romero, o especialista em Comunicação em Segurança do Trânsito, J. Pedro Correa, o diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, e o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana do Espírito Santo, Fábio Damasceno, e o diretor-técnico da CNT, Bruno Batista.

Serviço:

Fórum Digital de Segurança no Trânsito

Dias: 15 e 16 de setembro

Horário: Dia 15 (8h30 às 12h / 14h às 18h) e dia 16 (9h às 12h)

Local: Youtube da Fetransportes

Palestras:

Mobilidade Urbana: Soluções para um Trânsito mais Humano e Seguro (Fábio Damasceno);

Psicologia do Trânsito: Comportamento Humano e seus Efeitos na Direção (Salete Romero);

Transporte Seguro: Ações e Medidas da PRF para Salvar Vidas (PRF);

Visão Zero: Nenhuma Vida Merece ser Perdida no Trânsito (J. Pedro Corrêa).

Painéis: 

Futuro da Segurança do Trânsito no Novo Normal;

Transporte 4.0: Tecnologia como Indutora para Salvar Vidas no Trânsito;

Boas Práticas para Salvar Vidas no Trânsito.

Inscrição gratuita:

https://www.sympla.com.br/forum-digital-de-seguranca-no-transito__925504

Fonte: TRANSCARES

Fórum


Desenvolvido por Controle Online - Desenvolvimento de aplicativos

Hospedado por Go Infinite