Cinco lições que a crise do coronavírus está trazendo para as empresas 

A crise trazida pelo coronavírus já é considerada por muitos a pior desde a grande depressão de 1929. O Indicador Antecedente Composto da Brasileira (Iace), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre), em parceria com o The Conference Board (TCB), caiu 10,1% em abril na comparação com março, passando de 112,6 para 101,2 pontos. Segundo a FGV, essa é a pior queda da série histórica iniciada em 1996 e já mostra os impactos econômicos trazidos pela covid-19.

Ainda de acordo com o Indicador da FGV, os índices de Expectativas da Indústria, Serviços e Consumidores foram o que mais contribuíram negativamente para o resultado, mostrando recuos na margem de 46,6%, 33,5% e 28,9%.

Porém, assim como nas outras crises, o mundo  empresarial está aprendendo a lidar com esse momento e tirará lições para aprimorar seus processos e conseguir se destacar mesmo em meio ao caos da pandemia.

Pensando nisso, listei cinco lições que podemos tirar dessa crise para sairmos dela fortalecidos e com uma nova e aprimorada visão de mundo.

1 – Adaptação e criação de novas oportunidades

Lembre-se a GOL nasceu durante uma das maiores crises da aviação (antes da atual é claro) que foi o 11/09. Veja quais mercados se assemelham ao seu para expandir suas operações, olhe para dentro de casa e analise seus pontos fortes que te trouxeram até aqui, sua melhor qualidade pode se tornar um produto (seu sistema, seus processos, sua gestão, consultoria e etc).

2 – Reuniões e trabalho online

Já virou clichê falar disso, mas poucos percebem a possibilidade que isso traz de te aproximar dos clientes e familiares. Use essa ferramenta com maior frequência, pois ficou mais fácil marcar reunião com aquelas pessoas extremamente ocupadas.

A tecnologia é extremamente benéfica para a vida atualmente, porém em muitas empresas víamos certo receio de utilizá-la para trabalho e reuniões. Com o coronavírus, fomos obrigados a aceitar essas condições, começamos a trabalhar home Office com uma frequência muito maior e em diferentes setores, essa prática tem dado certo.

3 – Otimização de processos

Clichê número dois no cenário atual, mas as crises são os melhores momentos para fazer mudanças radicais nas empresas e otimizar seus processos, investindo em tecnologia e entregar mais com menos. Todos estão abertos a mudanças e serão muito menos resistentes.

4 – Importância de ter um comitê de crise

Estamos em um momento de extrema incerteza, ou seja, os principais tomadores de decisão não têm todas as respostas e não tomarão as melhores decisões uma vez que o cenário está mudando todos os dias. É fundamental entendermos que ter pessoas especializadas e focadas no bom desenvolvimento da empresa durante o período de crise será um diferencial para seu negócio. Aqui na Flash Courier temos uma reunião diária com mais de 20 pessoas para dividir todas as decisões: redução da jornada de trabalho, medidas de segurança, contingências, planos a, b, c, d, e, f.

5 – Digitalização

O mundo atual pede que nossas empresas estejam conectadas em diversos aspectos. Você precisa oferecer serviço e suporte online, um site decente e com ferramentas funcionais, além de usar a tecnologia nos processos do seu negócio. Quem não estiver muito conectado com as novas tecnologias e melhoria dos seus sistemas estará fora do “novo normal”. Ex: no começo do ano seria impossível convencer um dono de uma pequena loja de frutas. Hoje, por conta da necessidade, ele tem serviço de delivery e atende vários canais digitais.

 

Guilherme Juliani 

CEO da Flash Courier

Fonte:


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