Retomada será em “V”, diz secretário do Ministério da Economia

Para Carlos Alexandre da Costa, a construção será o “motor” da recuperação econômica brasileira

A retomada da será “em V”, segundo o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da , Carlos Alexandre da Costa. “Já voltamos em V”, afirmou Costa, durante entrevista coletiva online da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), nesta segunda-feira.

Na avaliação do secretário, a queda no setor da construção civil foi “muito atenuada”. Para isso, contribuíram, segundo ele, o auxílio emergencial de R$ 600 e o realizado com setor produtivo. “A construção vinha crescendo dois dígitos no primeiro trimestre”, disse.

No entendimento de Costa, as perspectivas para a construção, no segundo semestre, são “muito auspiciosas”. A construção será o “motor da retomada”, de acordo com o secretário.

“Vamos propor medidas para destravar a construção no Brasil. Estamos preparando medidas para os próximos meses, resolvendo problemas históricos”, disse Costa.

O secretário afirmou também que é preciso “desacorrentar” os empresários para que consigam crescer. Segundo ele, há programas públicos que terão continuidade. “Mas é preciso que, cada vez mais, em termos relativos, os investimentos venham do setor privado”, disse.

Costa ponderou que, quando o retorno é mais rápido do que o imaginado, faltam insumos. Mas disse que espera que as indústrias contribuam para evitar altas de preços.

Fonte: Valor Econômico

Economia


Desenvolvido por Controle Online - Desenvolvimento de aplicativos

Hospedado por Go Infinite