Gestão Por Processos

A Gestão por processos chega às organizações em busca de resultados eficazes para alcançar o sucesso através de novas maneiras de
trabalhar coletivamente.

Sendo assim, as empresas que seguem o modelo tradicional de gestão, ainda muito orientado a realizar tarefas e pouco a gerar resultados não conseguem competir no mercado atual, no qual as mudanças são constantes.

Grandes empresas mudaram sua maneira de enxergar os processos dentro da organização. Na maior parte, as companhias acabam fazendo a gestão de processos, onde tudo é monitorado, mantidos sob controle e se realmente estão funcionando conforme planejado.

Quando falamos de gestão por processos, procura-se ver a organização de forma mais ampla, onde vários processos estão interagindo e se olha isso como um todo.

Em uma organização onde a gestão é focada no fluxo vertical de , ou seja, focada apenas na estrutura funcional, podemos também falar de processos por setor, nenhuma área tem a responsabilidade por um processo completo, implicando muitas vezes em um produto ou prestação de serviço não muito qualificada para o cliente.

A ideia de desenvolver uma gestão por processos em uma empresa não é apenas migrar o poder de suas áreas funcionais para um escritório de processos, mas sim em distribuí-lo ao longo de sua própria estrutura, entre os gerentes subordinados ao diretor da área.

Algumas sugestões podem ser oferecidas para que a empresa mude sua forma de agir.
• Incentivar a montagem de projetos para solucionar os problemas da empresa ou melhorar algum de seus processos.
• Aumentar a visão processual da organização, patrocinando treinamentos para seus gestores e pessoas chave.
• Melhorar a distribuição de poder na empresa, dando maior autonomia ao seu nível tático ou funcional.
• Tornar o mapeamento dos processos da empresa condição obrigatória.
• Torna-se público todos os indicadores chave de performance.
• Melhorar a comunicação entro os níveis hierárquicos da empresa e entre suas diversas áreas.

A gestão por processo se destina a melhorar como os negócios das empresas são executados e administrados. Podemos citar vários benefícios de uma empresa ao trabalhar com gestão por processos:
• Formaliza e entende os processos da empresa.
• Visualiza corretamente toda cadeia de valor e seus processos.
• Maior agilidade para oferecer novos produtos e serviços ao clientes.
• Reutiliza os recursos tecnológicos utilizados pela empresa.
• Aproveita o legado de conhecimentos e práticas acumulado.
• Monitora as tarefas e processos em tempo real.
• Diminui os custos.
• Redução de tempo na execução de tarefas.
• Valoriza o pessoal e melhora o uso de competências.
• Possibilita simular as melhorias em um ambiente.

A importância do conhecimento dos 4P (Planejamento, Processos, Pessoas e Projeto) é peça fundamental para maximizar os lucros de uma organização.

Nada adiantaria ter processos definidos sem que esses estejam alinhados com o planejamento da empresa, ter pessoas ineficientes trabalhando para alcançar resultados e por último não ter uma discussão sobre um projeto específico.

A mudança de cultura dentro das organizações é algo muito complicado, mas os benefícios de trabalhar com a horizontalização de processos traz bons resultados para a empresa e melhores produtos e serviços para nosso cliente.

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Para ser bem-sucedida, toda organização precisa aproveitar ao máximo os recursos disponíveis, ter pessoas altamente eficientes e engajadas com o objetivo da empresa, ter recursos para dar esse suporte, investir constantemente em tecnologia e por fim, ter processos claros e bem definidos, caso contrário a empresa perderá muita produtividade e até mesmo a competitividade.

Responsável: Jacson Rabello Natal

Fonte: NTC&Logística

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