MS registra mais de 7 mil novas empresas em 2019

2660.png

Houve um crescimento de 11,4% em relação a 2018.
Empresas de transporte de cargas estão entre as principais.
 

Os sul-mato-grossenses aproveitaram 2019 para começar novos empreendimentos, segundo a Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) foram 7.087 abertos no último ano. A quantidade de abertura de empresas representa 11,4% a mais do que em 2018.

De acordo com o presidente da Jucems, Augusto César Ferreira de Castro, um dos principais pontos positivos para este crescimento foi o registro automático, que corresponde a 50% da abertura de empresas. Além disto ele comenta também sobre o papel da retirada da taxa para registro de extinção e a dispensa dos procedimentos de alvará para 287 atividades consideradas de baixo risco.

Segundo o titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), secretário Jaime Verruck, as adaptações criam um ambiente de negócio favorável para abertura de empresas. “Tivemos grandes avanços em 2019 com a lei de Liberdade Econômica atuando na simplificação das juntas comerciais, e em 2020 queremos ampliar a integração de sistemas dos municípios com a Secretaria de Fazenda e a Jucems, assim como já ocorre com Campo Grande”.

Mais empresas, mais ganhos

Com o crescimento do número de empresas somado as que já eram regularizadas, 2019 atingiu o maior ganho líquido dos últimos cinco anos. O resultado é de 3.957 empresas, 27,03% maior que as 3.115 de 2018.

O setor principal em MS é o de serviços, que segundo o levantamento anual é representa 62,9% das empresas que começaram no ano anterior. Os outros dois colocados são o , com 32,6% e a indústria, com 4,3%.

As principais atividades escolhidas para dar início a uma empresa foram o transporte de cargas, restaurantes, comércio de vestuário e construção de edifícios. Entre os municípios, Campo Grande foi o que mais se destacou, foram 3.005 novas empresas abertas, cerca de 42% do total em MS.

Fonte:


Desenvolvido por Controle Online - Desenvolvimento de aplicativos

Hospedado por Go Infinite