CNT e SEST SENAT celebram Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste ano, a data traz como tema central algo que é bastante sensível ao setor de transporte: a poluição do ar. No momento em que o mundo busca alternativas sustentáveis de crescimento, o transporte, atividade fundamental para o desenvolvimento de qualquer país, assume sua responsabilidade em favor da qualidade de vida e do meio ambiente. Assim, a CNT e o SEST SENAT desenvolvem diversas ações em prol da sustentabilidade. 

O Programa de Aperfeiçoamento para Eficiência Energética oferece cursos que ensinam os motoristas a dirigirem de maneira mais eficiente. “As técnicas apresentadas nos treinamentos contribuem para reduzir o consumo de combustível e o desgaste dos veículos. Dessa forma, além de diminuir o impacto ambiental do setor, é possível elevar a produtividade e reduzir custos operacionais do transporte”, explica a diretora-executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart.  Com a redução do impacto ambiental, destaca a diretora, também se garante mais saúde aos motoristas que estão diariamente expostos à poluição.

Na modalidade presencial, estão disponíveis os cursos Motorista de Transporte de Cargas SmartDriver; Motorista de Transporte de Passageiros SmartDriver; e Inclusão Digital. Eles são gratuitos para trabalhadores do transporte. Já na modalidade a distância, o curso Gestão de combustível – Fuel Management está disponível para qualquer pessoa gratuitamente. Todos eles têm certificação internacional a partir de acordo internacional de cooperação técnica firmado pela CNT e pelo SEST SENAT com o NRCan (Ministério dos Recursos Naturais do Canadá) e com o ICCT (Conselho Internacional de Transporte Limpo).

Outra linha de ação é o Despoluir ­– Programa Ambiental do Transporte, que já atua há 12 anos promovendo boas práticas de responsabilidade socioambiental no setor. “Temos várias iniciativas voltadas à redução das emissões de poluentes por veículos rodoviários, ao uso de tecnologias e energias limpas, à adoção da gestão ambiental no transporte e à capacitação continuada de caminhoneiros, taxistas e trabalhadores do setor, além da melhoria das condições de saúde desses profissionais”, ressalta o diretor-executivo da CNT, Bruno Batista.

A ação de maior destaque é a Avaliação Veicular Ambiental, que visa melhorar a qualidade do ar, especialmente em áreas urbanas, diminuir a exposição dos transportadores a substâncias nocivas e estimular o uso racional de . No total, cerca de 49 mil transportadores já foram atendidos. Desde 2007, mais de 2,5 milhões de avaliações veiculares já foram realizadas.

Ações pelo Brasil

Diversas ações estão sendo realizadas em todo o país no Dia Mundial do Meio Ambiente. A Fetranspar (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná) promove a ação Transporte Consciente, Motorista Saudável, no Pool de Combustível de Maringá. Além de aferições e orientações do SEST SENAT, haverá um trabalho de conscientização sobre a importância da prevenção e do tratamento de pessoas que sofrem acidentes envolvendo a face.

O governo do Brasil e a ONU Meio Ambiente também promovem evento para celebrar a data e vão lançar a Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar e a campanha “Respire Vida no Brasil”. O objetivo é mobilizar as cidades e indivíduos para proteger a saúde do planeta dos efeitos nocivos provocados pela contaminação do ar.

Outra ação de destaque, em parceria com a NTU (Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos), é a campanha “Deixe o carro em casa = Deixe a poluição em casa”, durante todo o mês de junho.  A ideia é estimular, por meio de cartazes e banners em ônibus de todo o Brasil, a reflexão sobre o que cada cidadão pode fazer para reduzir a poluição do ar estimulando, ao mesmo tempo, o uso do transporte coletivo para deslocamentos nas cidades.

Fonte:


Desenvolvido por Controle Online - Desenvolvimento de aplicativos

Hospedado por Go Infinite