E-commerce cresce 12% no primeiro semestre de 2019, segundo 40º Webshoppers

O e-commerce no Brasil manteve a expectativa e voltou a registrar mais um semestre de crescimento. Pesquisa divulgada pela Ebit/Nilsen nesta quarta-feira (21/08) faz parte da 40ª edição do levantamento Webshoppers.

De acordo com o estudo, o eletrônico teve um crescimento de 12% em vendas online no primeiro semestre de 2019. No primeiro semestre de 2018, o crescimento também tinha sido de 12%. Nos últimos seis meses, esse crescimento representa um faturamento de R$ 26,4 bilhões.

Já de acordo com o volume de pedidos, o primeiro semestre de 2019 registrou um crescimento de 20%, ante 8% registrados no primeiro semestre de 2018. O dado atual representa R$ 65,2 milhões em volume de pedidos, como mostram os gráficos abaixo.

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Fonte: E-Commerce Brasil

De acordo com a análise da Ebit/Nielsen, esse incremento no número de pedidos não está sendo causado por uma recuperação da . O que tem ocorrido é uma migração e uma descoberta do canal online. Em outras palavras, os consumidores que já compravam, passaram a experimentar novas lojas, novas categorias e novos produtos. E há muitos consumidores novos entrando, o que faz acreditar na evolução do canal, segundo Ana Szasz, líder da Ebit/Nielsen.

Novos compradores

Dos consumidores pesquisados no primeiro semestre de 2019, 5,3 milhões (18,1% do total pesquisado no período), fizeram sua primeira compra online. Portanto, a entrada de novos compradores no cenário de comércio eletrônico tem ajudado a alavancar os dados generosos do setor.

Houve uma variação positiva de 7% a mais de consumidores em e-commerces. Ao todo, 29,7 milhões no primeiro semestre de 2019, em comparação com o primeiro semestre de 2018.

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Regiões

Sobre o desempenho do e-commerce por região, o sudeste continua com a maior concentração de e-commerces, com faturamento de quase R$ 15 bilhões no primeiro semestre de 2019.

Porém, o setor tem crescido nas outras regiões. O Sul do país registrou no mesmo período um faturamento de R$ 5,4 bilhões. O Nordeste aparece com um faturamento de R$ 3,3 bilhões. O Centro-oeste, R$ 1,8 bi. E a região norte, R$ 0,9 bi.

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Digital Commerce

O estudo mostra a evolução do faturamento no Digital Commerce, que cresceu dois dígitos no primeiro semestre de 2019. O Brasil é o país com maior faturamento entre as nações da América Latina. Ainda, segundo os números, 36% da população é Digital Buyer.

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