Flat Preloader Icon

NTC&Logística participa de reunião sobre a concessão que faz a gestão da ponte que liga Brasil a Argentina

por | jan 18, 2021 | Notícias

Fonte: NTC&Logística
Chapéu: Internacional

O Coordenador da Comissão Permanente de Transporte Internacional – COMTRIN, e vice-presidente da NTC para assuntos internacionais, Danilo Guedes, participou na última sexta-feira (15), de uma reunião virtual que reuniu várias entidades e representantes do setor de transporte internacional de cargas e de despachantes aduaneiros, para tratar da renovação da concessão ao consórcio empresarial Mercovia S/A.

Neste importante encontro, esteve presente também o Senador da República pelo Rio Grande do Sul, Sr. Luis Carlos Heinze que está capitaneando, no campo político, as tratativas para que se continue a gestão da ponte que liga a cidade de São Borja no Brasil à cidade de São Tomé na Argentina com a iniciativa privada. Já que há proposta do lado argentino de se passar para o poder público esta gestão.   

Esta ponte que liga o Brasil a Argentina foi financiada pela iniciativa privada e pelos governos brasileiro e argentino, que em 1997, por força do Decreto 3.467/1997, criaram o CUF – Centro Único de Fronteira para fins de controle de ingresso e saídas de pessoas, mercadorias e meio de transporte, entre outros serviços. O consórcio empresarial Mercovia S/A é quem faz a gestão do CUF, e o contrato de concessão deve terminar em agosto deste ano.

A preocupação das entidades que atuam no CUF é de que se a gestão for do poder público isso acarretará maior morosidade, burocracia, custos e desemprego de cerca de 500 pessoas que trabalham no mesmo.

Guedes defendeu a continuidade da gestão da citada ponte pela iniciativa privada, e solicitou a integração da NTC para ajudar e atuar ao lado das demais entidades visando manter a estrutura atual que tão bem tem atendido aos usuários e aos bons interesses do Brasil e da Argentina. Proposta, aliás, que foi imediatamente aceita pelo Senador Luis Carlos Heinze. O próximo passo deverá ser uma reunião com autoridades em Brasília para dar andamento neste trabalho, e a entidade manterá todos informados sobre os desdobramentos referente à gestão do CUF.