Flat Preloader Icon

NTC&Logística realiza hoje primeira edição de 2021 do CONET

por | fev 18, 2021 | Notícias

Fonte: NTC&Logística
Chapéu: CONET
Foto: Acervo de Imagens da NTC&Logística/Divulgação

Evento abordará temas fundamentais para o transporte de cargas

Realizado há quase 50 anos pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística, o Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado (CONET) reúne empresários do segmento de transporte de cargas para debates, análises e divulgações de estudos. Com duas edições anuais, o encontro é voltado para a discussão empresarial de custos, em que o Departamento de Custos Operacionais (DECOPE) da NTC&Logística apresenta as pesquisas de mercado e apontam os direcionamentos relacionados ao frete.

Criado com o objetivo de ser itinerante, percorrendo o Brasil debatendo e apresentando temas do transporte para os empresários do setor, o CONET já passou por diversas cidades brasileiras, como Bento Gonçalves, Curitiba, Fortaleza, João Pessoa, São Luís, Vitória, Natal, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Rio Quente. A última edição, realizada em agosto de 2020, ocorreu de forma totalmente digital devido às restrições causadas pela pandemia do novo coronavírus. Este ano, pela primeira vez o evento assumirá caráter semi-presencial com um número pequeno de convidados no Palácio do TRC, em São Paulo, e com transmissão online para os demais inscritos, atendendo sempre as recomendações das autoridades de saúde.

Atualmente, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística congrega cerca de 2.354 empresas de transporte associadas direta e indiretamente e mais de 50 entidades patronais. Além de uma gama de fornecedores e embarcadores em todo o Brasil, representa um universo de 15.000 empresas que operam uma frota superior a 800 mil caminhões, gerando mais de 2 milhões de postos de trabalho.

Segundo Francisco Pelucio, presidente da NTC&Logística, o objetivo é alcançar o sucesso da última edição do CONET, que ocorreu também em formato digital, e teve muito aproveitamento por parte das autoridades, presidentes de entidades e empresários. “Acreditamos que o evento semi-presencial é limitado é a melhor alternativa para o momento atual e com certeza vamos alcançar o mesmo sucesso da edição anterior. Este ano, o CONET continuará sendo apresentado por grandes nomes do setor, com conteúdo rico, debates atualizados e apresentará o principal estudo sobre a defasagem de frete do país. Nosso objetivo é continuar contribuindo com o setor positivamente com este evento”.

A edição receberá a participação especial  do secretário nacional de transportes terrestres, Marcello da Costa Vieira que falará sobre a infraestrutura do transporte. O advogado, assessor jurídico para transporte internacional e diretor da câmara de arbitragem do TRC, Adauto Bentivegna Filho falará da importância da atuação da câmara de arbitragem e o assessor técnico da NTC é responsável pelo DECOPE, Lauro Valdivia fará a sua tradicional apresentação dos custos do setor e mostrará o panorama do último semestre.

O evento é organizado e realizado pela NTC&Logística, com o patrocínio da Apisul, Fenatran, Grupo Vamos e Volkswagen Caminhões e Ônibus e recebe o apoio institucional da CNT / SEST SENAT / ITL

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO CONET ONLINE– EDIÇÃO ESPECIAL

14h00 ​- ​Abertura CONET – Boas-Vindas

 Sr. Francisco Pelucio – Presidente da NTC&Logística

Sr. Vander Costa – Presidente da CNT

Sr. Eduardo Rebuzzi – Vice Presidente da NTC&Logística

​Informações Técnicas sobre o evento

Dra. Gildete Menezes – Secretária Executiva do CONET

Apresentações

Adauto Bentivegna Filho – Diretor Jurídico da Câmara de Arbitragem do Transporte de ​           ​Cargas

• As vantagens da Arbitragem nos litígios do TRC

Marcello da Costa Vieira – Secretário Nacional de Transportes Terrestre

• Infraestrutura de Transporte – Investimento para os próximos anos.

Eng.° Lauro Valdívia – Assessor Técnico da NTC&Logística

• Pesquisa NTC/ANTT – Mercado de Transporte de Carga – 1º Semestre de 2021

• Evolução dos principais custo do TRC e atualização da Tabela de Piso Mínimo de Frete – janeiro de 2021

Leitura e Aprovação do documento “Comunicado CONET de fevereiro de 2021”

Encerramento