Flat Preloader Icon

NTC&Logística realiza reunião ordinária de Abril para debater as principais pautas do setor junto à diretoria

por | abr 28, 2023 | Notícias, Outros

Fonte: NTC&Logística
Chapéu: Reunião de Diretoria

O presidente da NTC, Francisco Pelucio, realizou ontem, quinta-feira (27), mais uma reunião ordinária para debater as principais pautas do setor de cargas do mês de abril com os representantes da diretoria da entidade, presidentes de entidades, assessores e empresários convidados.

Na oportunidade, Pelucio iniciou a reunião apresentando a participação da entidade nos eventos do mês e, em sequência, iniciou a pauta informando sobre o trabalho desenvolvido na votação referente a MP 1153 e ressaltou a importância desse processo.

Em seguida, o presidente passou a palavra para o diretor jurídico da entidade, Dr. Marcos Aurélio Ribeiro também salientou o trabalho da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, que acompanhou de perto os trâmites referentes à medida provisória sobre a contratação de seguros. “Ainda não temos um resultado final, mas temos que reconhecer que trabalhamos incansavelmente para que a aprovação ocorra. Parabenizo a todos os envolvidos durante esse processo”, ressaltou.

O vice-presidente extraordinário de segurança, Roberto Mira, pediu licença para explanar sua opinião também a medida provisória e seus efeitos no desenvolvimento do trabalho do transportador de cargas: “Nós temos que reforçar cada vez mais, principalmente se o resultado da votação sobre a MP 1153/22 não for satisfatório, precisamos criar um trabalho junto ao cliente para que ele entenda”.

Posteriormente, a palavra foi passada para o empresário e CEO da Patrus Transportes, Marcelo Patrus que ressaltou o trabalho desenvolvido pela entidade: “Me senti representado e muito orgulhoso de ver vocês lutando em Brasília por um dos maiores temas para o setor, parabéns a todos da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística que vem fazendo um trabalho excepcional, não somente nesta, mas em outras lutas do setor”, finalizou.

O diretor financeiro da entidade, Marcelo Rodrigues, também foi convidado para comentar sobre a atuação da entidade sobre MP, “Estávamos em Brasília fazendo esse árduo trabalho de reforço sobre a importância da aprovação da medida provisória 1153/22, fizemos o possível e o impossível para lutarmos por essa questão tão importante para o nosso setor e nada se sobrepõe ao que queremos sobre a responsabilidade civil objetiva do transportador pela carga. Continuaremos sem desistir”, pontuou o diretor.

Ele também ressaltou o posicionamento da presidência, “a NTC possui um grande presidente, preocupado com todas essas questões, e sempre ativo, estivemos juntos pelos corredores da Câmara, conversando com os parlamentares e fazendo nossa parte”, finalizou.

Houveram diversos outros relatos dos participantes e todos foram unânimes sobre o impecável trabalho da entidade sobre a Medida Provisória, destacando a força e motivação da atual gestão em demandas que impactam o segmento transportador, causa pela qual sua tradição é reconhecida há muitos anos.

Dando continuidade às demais pautas, a palavra foi passada para os assessores da casa. A primeira a reportar foi a assessora jurídica da entidade, Gil Menezes, que aproveitou a oportunidade para informar sobre as prestações de conta da entidade referente às questões jurídicas como os ofícios sobre a dispensa da impressão de documentos fiscais auxiliares, que já foram publicados por alguns estados, e a atualização será feita a cada publicação, para que todos fiquem por dentro de como anda o assunto em questão.

O assessor jurídico, Narciso Figueirôa Junior destacou as questões trabalhistas e de negociações coletivas e  pontuou: “É muito importante que a CNT, junto a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, continue acompanhando junto ao governo essas pautas, para estarmos sempre à frente dos assuntos que dizem respeito ao transporte rodoviário de cargas”.

Os assessores técnico, Lauro Valdivia e de segurança, Coronel Mauro Ricciarelli também destacaram suas áreas. Ainda na ocasião, o Coronel foi apresentado formalmente aos representantes que estavam presentes na reunião, que está à frente da assessoria de segurança da entidade para mitigar o roubo de cargas no país.

Os vice-coordenadores da COMJOVEM, Joyce Bessa e Geovani Serafim, também utilizaram o tempo de fala para indicar os próximos eventos da comissão e a importância da representatividade dos jovens em eventos como o ocorrido em Nova Iorque, na 36ª assembleia geral da CIT na sede da ONU, em que a comissão foi representada pelo coordenador nacional da COMJOVEM.

Os demais presentes ainda comentaram o andamento de suas áreas e suas atividades e como vem sendo o desenvolvimento junto aos órgãos responsáveis sobre os temas de maior impacto para o transporte rodoviário de cargas, como os combustíveis, desoneração da folha de pagamento, reforma trabalhista, entre outros assuntos.

Em suma, todos os representantes agradeceram o apoio das entidades e o trabalho feito pela NTC&Logística no quesito da medida provisória.

Com isso, o presidente Francisco Pelucio então finalizou as atividades solicitando ao convidado Marcelo Patrus, a encerrar a solenidade: “Obrigado a todos os presentes e pela honra de participar dessa reunião. Volto a insistir que a NTC de 2023 está dando orgulho em tudo que estão fazendo, e nós transportadores só temos que agradecer”, finalizou.