Flat Preloader Icon

Pátios de triagem de caminhões iniciam operação nesta segunda no Porto de Suape 

por | ago 3, 2020 | Notícias

Fonte:
Chapéu:

Após 11 dias em soft opening, os pátios de triagem de caminhões Suape Logística – Sulog e Conelog foram homologados pela autoridade portuária e iniciam operação plena a partir desta segunda-feira (3) no Complexo Industrial e Portuário de Suape em Pernambuco.

Com isso, os cerca de 1.700 caminhoneiros que todos os dias fazem o transporte de produtos no Porto de Suape poderão contar com mais segurança, conforto e agilidade para embarcar ou desembarcar suas cargas nos terminais portuários, além de melhores condições de prevenção à Covid-19.

A implantação dos pátios de triagem de caminhões em Suape vem atender as resoluções estabelecidas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e às exigências do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS CODE).

“Desde o dia 22 estávamos realizando testes para avaliação dos sistemas e das rotinas operacionais por isso os caminhões não eram obrigados a se cadastrar no pátio antes de entrar no Porto. Mas, a partir de segunda-feira (3), os veículos de carga terão que seguir a nova rotina, exceto transportadores de contêineres para os quais essa obrigatoriedade só estará valendo a partir do dia 10”, afirma Manoel Ferreira, diretor da Sulog.

Segundo ele, do dia 3 ao dia 9 de agosto os caminhoneiros poderão utilizar a estrutura do Sulog sem nenhum custo.

“Será a oportunidade para os usuários conhecerem as instalações e realizar os cadastros de veículos e motoristas”, informa Ferreira.

Após esse período serão cobradas as tarifas padrão de acordo com as características do veículo e da carga.

Nos pátios de triagem, os caminhoneiros terão os seus dados checados e agendarão o horário de acesso ao terminal portuário para carregamento ou descarregamento.

De acordo com os operadores, esse procedimento irá disciplinar o fluxo de veículos e oferecer aos caminhoneiros uma significativa redução no tempo de espera para início das operações.

Atualmente, os motoristas são obrigados a aguardar até 12 horas estacionados às margens da rodovia antes de entrar na área portuária.

Estarão dispensados de acessar o pátio de triagem os caminhões relativos à carga de projeto ou carga de operação especial; serviços internos do porto; obras de ampliação de infraestrutura, manutenção e reparos em geral; suprimentos para embarcações; veículos tipo cegonha; caminhões de instituições e órgãos públicos.

Nesses casos, a administração portuária receberá a comunicação dos próprios terminais ou empresas responsáveis e fará a liberação da entrada desses veículos.

Os pátios de triagem, com capacidade para atender mais de 500 caminhões cada um, funcionarão 24 horas por dia, de domingo a domingo.

No local, os motoristas contarão com serviços de apoio, como sala de descanso, unidade de atendimento de primeiros socorros, restaurante, sanitários, chuveiros e vestiários, além de salas de escritórios para empresas que operam no complexo portuário.

O Disque Caminhoneiro, serviço gratuito disponibilizado por Suape para prestar apoio à categoria com informações sobre os serviços essenciais no Estado durante a pandemia da Covid-19, passa a funcionar com um outro enfoque, a partir desta segunda-feira (03): tirar dúvidas sobre o novo acesso ao Porto de Suape, via pátios de triagem. O telefone 0800.095.0448 continuará operando 24 horas por dia, nos dias úteis, por tempo indeterminado.