Marcos Troyjo na Firjan: “não existe milagre econômico sem forte aposta no comércio exterior” - Portal NTC

Marcos Troyjo na Firjan: “não existe milagre econômico sem forte aposta no comércio exterior”

Fonte: COMEX do Brasil
Comércio Exterior

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

2549.jpg

Rio de Janeiro – Quais fatores determinam o alto desempenho econômico de um país, levando-o a uma trajetória fora de série? Com essa reflexão, Marcos Troyjo, secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, participou da reunião do Conselho Empresarial de Relações Internacionais, realizada emno último dia 6 de dezembro, na Casa Firjan.

De acordo com Troyjo, três são os critérios que fazem um país se destacar de forma excepcional: a priorização do comércio exterior, uma grande estratégia de desenvolvimento e uma aliança entre as políticas comercial e econômica.

Para o secretário, o Brasil negligenciou esses três pontos essenciais ao seu desenvolvimento. No entanto, segundo ele, o país tem tudo para retomar o caminho do êxito econômico. “Não existe milagre econômico sem uma forte aposta no comércio exterior. O governo atual assumiu, desde a criação do Ministério da Economia, o compromisso inédito de colocar a política comercial no coração da política econômica. Também estamos trabalhando na criação de uma estratégia comercial, um déficit sério que o país sempre teve”, ressaltou.

Os resultados, conforme Troyjo, já são visíveis no balanço de 2019, a exemplo do Acordo Mercosul-União Europeia. “Avançamos mais em seis meses do que nos últimos 20 anos. Mas eu tenho dito que o grande acordo comercial que o país precisa fazer é consigo mesmo. Precisamos dar prosseguimento às reformas estruturais necessárias, ao pacto federativo, às privatizações e concessões e também às reformas microeconômicas, como a lei da liberdade econômica”.

Troyjo sublinhou ainda que, embora muito se fale da abertura econômica, o desafio brasileiro é de inserção nas cadeias globais de valor. “A cada ciclo de dez anos, o mundo tem um país vencedor. Estamos cuidando de forma responsável de nossa inserção internacional. Com todas as medidas que estão sendo promovidas, acredito que o Brasil será o grande vencedor da próxima década”, afirmou.

Diagnóstico do Comércio Exterior

Vice-presidente da Firjan, Carlos Mariani Bittencourt entregou ao secretário a quinta edição do Diagnóstico do Comércio Exterior do Estado do Rio de Janeiro, elaborado bienalmente pela Firjan, e uma carta com temas prioritários da indústria fluminense.

“Os números do Diagnóstico mostram o bom desempenho do estado no comércio exterior, mas os entraves ainda são muitos, tais como os altos custos tributários, burocracia e dificuldade no ressarcimento de crédito. A Firjan acredita que esse estudo pode colaborar para a efetivação de políticas públicas que melhorem o ambiente de negócios das empresas fluminenses e as tornem mais competitivas no comércio internacional”, frisou.

O embaixador Luiz Felipe de Seixas Corrêa, presidente do Conselho, elogiou a palestra de Troyjo, mas demonstrou cautela com o cenário de abertura. “O secretário fez uma avaliação global, articulada e racional, muito proveitosa. Mas enxergo um cenário pouco aberto a grandes transformações. A realidade interna do país ainda não é favorável”, ponderou.

logorodape

São Paulo

Rua Orlando Monteiro, 21 - Vila Maria
CEP - 02121-021 - São Paulo/SP
Fone - (11) 2632-1500
Whatsapp - (11) 99215-1576

ATENÇÃO!
Devido à mudança em nosso sistema de telefonia, pedimos a todos que esperem mais em linha, nosso sistema encontra-se em desvio de chamada.

Brasília

SAS – Quadra 1 – Lotes 3/4
Bloco “J” – 7º andar – Torre “A” Edifício CNT
CEP: 70070-010 - Brasília/DF
Fone - (61)3322-3133