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Iveco produzirá caminhão elétrico Nikola Tre

Fonte: Estradão
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Fruto de uma parceria entre a Iveco, a FPT Industrial e a Nikola Motor Company, caminhão Nikola Tre
tem motor elétrico alimentado por a célula a hidrogênio que será apresentado ao público em setembro e deve ser lançado em 2023

A Iveco, a FPT (empresa da CNH Industrial) e a Nikola Motor Company anunciaram a produção em série do caminhão Nikola Tre. O cavalo-mecânico com motor elétrico será feito na fábrica da Iveco em Ulm, na Alemanha. O Nikola Tre é baseado no Iveco S-Way, tem motor a eletricidade alimentado por célula a combustível e será lançado em 2023.

Trata-se de uma evolução e tanto. O Nikola Tre é um Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV), ou veículo elétrico a célula a combustível. Esse tipo de modelo é raro até em países como Japão e Coreia. E, diferentemente dos elétricos convencionais, os FCEV não precisam ser recarregados na tomada.

No Nikola Tre, a pilha a combustível transforma hidrogênio em eletricidade. O sistema é baseado em uma reação química. Não há combustão, tampouco emissão de poluentes. Pelo escapamento, sai apenas água.

Com a parceria, firmada em setembro de 2019, a CNH Industrial investiu US$ 250 milhões (mais de R$ 1 bilhão) na Nikola Motor. A empresa norte-americana é uma startup. O termo designa as companhias que tem como principal objetivo criar e/ou desenvolver ideias e modelos de negócio que possam ser feitos em série.

A Nikola Motor Company projeta picapes e caminhões elétricos. Sua sede fica em Phoenix, no Arizona, mas a companhia foi fundada em 2014 em Salt Lake City, no Estado de Utah. O nome é uma homenagem ao cientista austríaco Nikola Tesla, cujo sobrenome também batiza a maior fabricante de carros elétricos do mundo.

A fábrica de Ulm é o núcleo de engenharia de chassi da Iveco. Na planta estão concentrados os laboratórios de pesquisa de marca italiana. A região é um polo de pesquisa e produção de células a combustível. Isso significa que a unidade da Iveco se  beneficia da proximidade com os principais fornecedores.

Outro motivo para a escolha da Alemanha é o interesse do governo em financiar programas voltados ao desenvolvimento de tecnologias “limpas” de produção. A país investirá € 2 bilhões (cerca de R$ 9,4 bilhões) em pesquisa e infraestrutura para reabastecimento de veículos a célula a hidrogênio.

“A parceria com a Nikola prova que o transporte de longa distância com emissão zero (de poluentes) está se tornando realidade. Isso vai resultar em benefícios ambientais tangíveis para os transportadores”, diz Hubertus Mühlhäuser, CEO da CNH Industrial.

Iveco vai produzir caminhão a célula de hidrogênio

No primeiro estágio do projeto, as empresas parceiras investirão € 40 milhões de euros para aprimorar as instalações de manufatura. A previsão é que o início da produção ocorra no primeiro trimestre de 2021.

“O Nikola Tre está provando ser o caminhão articulado mais moderno do mundo e vai continuar definindo o padrão de veículos com emissão zero hoje e no futuro”, afirma Trevor Milton, CEO da Nikola Motor Company.

Os primeiros caminhões a sair da fábrica terão tração 4×2 e 6×2. Os cavalos-mecânicos têm baterias modulares com capacidade de até 720 kWh. A potência do motor elétrico é de 653 cv.

A fábrica de Ulm receberá as partes do caminhão das plantas da Iveco em Valladolid e Madri, na Espanha. A nova plataforma do Iveco S-Way inclui evoluções no sistema de infotainment (informação, conectividade e entretenimento) da Nikola.

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