Caravana do Sest Senat visita Brumado para apresentar os seus serviços e dialogar sobre prevenção de acidentes no trânsito

Fonte: Jornal do Sudoeste
Social

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Durante a manhã e início da tarde dessa segunda-feira, 4, uma caravana do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), vinda de Vitória da Conquista, esteve presente em Brumado, na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, com uma Unidade Móvel de apoio ao Programa de Prevenção de Acidentes no Trânsito. O objetivo da visita, proposta pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado, por meio da Coordenação de Educação no Trânsito, foi prestar orientações aos trabalhadores do setor de Transportes do município sobre a prevenção de acidentes no trânsito e informar a respeito dos serviços oferecidos pelo Sest Senat, mostrando quais as vantagens em se tornar um contribuinte das entidades.

 

DSC 0003


Segundo o Superintendente Municipal de Trânsito de Brumado, André Luís Dias Cardoso, o município buscou o apoio do Sest Senat por conta do perfil do trânsito de Brumado, em que, de acordo com ele, as pessoas apresentam um comportamento agressivo. “Sempre estão naquela linha de querer mandar, de querer correr mais que os outros nas ruas da cidade, então é por isso que a gente está trazendo essas orientações, principalmente essas orientações aqui sobre prevenção de acidentes”, explicou André Luís Cardoso.


Além disso, André Luís Cardoso ressaltou que esse trabalho junto ao Sest Senat e da pasta, de modo geral, não quer atingir somente o motorista, mas também o pedestre: “A gente está buscando alguma forma de alcançar também o pedestre. Hoje, você tem uma faixa de pedestres e a pessoa acha que a qualquer momento ela pode atravessar. E não é assim, ela tem que visualizar o veículo que vem de lá pra cá, para que o veículo a veja e ela possa atravessar. Se a pessoa atravessa de vez e acontece um acidente, ela vai dizer ‘ah, mas eu estava na faixa’. Não é assim, não é só isso que tem que ser considerado”.


O técnico em campanhas do Programa de Prevenção de Acidentes no Trânsito do Sest Senat, Lucimauro Pales, em entrevista ao JS, afirmou que as entidades têm como meta, com essa visita à Brumado, cadastrar pelo menos 200 profissionais que atuam na área de Transporte, não somente condutores, como também cobradores, carregadores, ajudantes, vendedores de passagens, entre outros agentes diretamente envolvidos em atividades do setor.


Mais do que divulgar os serviços oferecidos pelo Sest Senat e conquistar novos contribuintes, a finalidade da presença das entidades em Brumado, conforme Lucimauro Pales, é também de resgatar o valor e a defesa da vida e fazer um alerta sobre os perigos do consumo de drogas, da falta de descanso dos condutores e, principalmente, do uso do celular no trânsito: “Atualmente, a legislação de trânsito a todo momento precisa ser revista, atualizada, e nesse sentido o Sest Senat trabalha muito com a prevenção de acidentes. E esse é o objetivo da nossa vinda aqui também, para dizer que o celular, hoje, é a terceira maior causa de morte no trânsito. É um dado relevante e que, infelizmente, muitos não se atentaram, uma distração mínima pode levar à morte das pessoas que estão no veículo, além de provocar outros acidentes”.


Como resultado dessa parceria da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado com o Sest Senat também será iniciado nesta terça-feira, 5, no polo da UAB – Universidade Aberta do Brasil, um curso de qualificação para taxistas. O curso contemplará duas turmas, com carga horária de 28 horas e será conduzido por um instrutor do Sest Senat. Segundo o técnico em campanhas do Programa de Prevenção de Acidentes no Trânsito do Sest Senat, Lucimauro Pales, já existem outros cursos previstos a serem ofertados em Brumado, conforme a demanda, como o de Transporte Coletivo de Emergência, o de Transporte Coletivo de Passageiros e o de Transporte Coletivo Escolar. “A partir desses cursos, dessas ações que aqui serão implementadas, nós estaremos ampliando esse atendimento. Vale dizer que quanto mais cadastros, maiores são as possibilidades de ofertas de atendimento do Sest Senat”, completou Lucimauro Pales.


Todos os serviços do Sest Senat são oferecidos gratuitamente aos trabalhadores legalmente registrados em empresas de transporte rodoviário, de locação de veículos, de transporte de valores e de distribuição de petróleo. Já aqueles que não possuem esse vínculo, precisam dispor do valor mensal de R$ 24,95, correspondente a 2,5% do salário mínimo, para ter acesso aos cursos, capacitações, atendimentos de saúde, atividades de lazer e demais serviços oferecidos pelo Sest Senat. Outras informações podem ser adquiridas no site das entidades.

Mais Lidas

Siga no Instagram

São Paulo

Rua da Gávea, 1390 - Vila Maria
CEP - 02121-020 - São Paulo/SP
Fone - (11)2632-1500

Brasília

SAS – Quadra 1 – Lotes 3/4
Bloco “J” – 7º andar – Torre “A” Edifício CNT
CEP: 70070-010 - Brasília/DF
Fone - (61)3322-3133