Flat Preloader Icon

Seminário Itinerante de São José do Rio Preto aborda temas técnicos de importância para os transportadores

por | abr 17, 2023 | ComJovem, Destaques, Eventos, Notícias, Notícias, Outros

Fonte: NTC&Logística
Chapéu: Seminário Itinerante

Na última sexta-feira (14), o auditório do SEST SENAT de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, foi palco da segunda edição 2023 do Seminário Itinerante da NTC&Logística por meio da COMJOVEM.

O evento tradicional, que há mais de 19 anos atua com o objetivo de aproximar a Associação de seus empresários associados, parceiros e representantes de empresas do segmento, levando  para as bases conteúdo técnico e diferenciado, contribuindo com discussões importantes e temas que movimentam o transporte de cargas em todo o Brasil.

Diante de uma plateia com lotação máxima, o coordenador nacional da COMJOVEM, André de Simone e a vice-coordenadora, Joyce Bessa foram os mestres de cerimônia e destacaram em suas falas, a importância do evento para a região e para o desenvolvimento dos empresários.

O presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio agradeceu e parabenizou o trabalho da COMJOVEM e destacou o trabalho desenvolvido pela entidade. “Uma das grandes conquistas do trabalho desenvolvido pela NTC&Logística é a desoneração da folha de pagamento que graças ao nosso trabalho tem sido prorrogado e todos nós sabemos o quanto isso representa em nossas empresas. Estamos trabalhando com muita dedicação no que diz respeito a MP 1153/2022 que entre outras coisas trata sobre o seguro de cargas, esperamos conseguir um parecer positivo, os demais assuntos estão bem encaminhados e seguimos trabalhando bastante com o apoio das entidades regionais e da CNT”, ressaltou.

“É um imenso prazer ter vocês aqui. Nós preparamos esse seminário aqui em São José do Rio Preto com o intuito de trazer informações técnicas para as transportadoras, realizar a integração com as transportadoras, fornecedores e os integrantes da COMJOVEM. Quero agradecer a todos que vieram de outras localidades para participar com a gente, e também agradecer aos nossos apoios, em especial o SEST SENAT pelo espaço e também aos patrocinadores do evento”, destacou o coordenador da COMJOVEM de São José do Rio Preto, Bruno Martinelli.

Representando o presidente da FETCESP, Carlos Panzan, o presidente do SETCAR, Natal Arnosti parabenizou a coordenação nacional da COMJOVEM pelo trabalho realizado e destacou a importância da utilização do espaço do SEST SENAT.

O presidente do SETCARP, Kagio Miura agradeceu a realização do evento e a todos os presentes. “Quero agradecer o presidente Francisco Pelucio pela oportunidade. A COMJOVEM vem ganhando ano após ano espaço e respeito de todo setor graças ao trabalho desenvolvido. Quero agradecer também aos palestrantes presentes, os nossos apoios e também os patrocinadores por estarem próximos da comissão”.

Dando início às palestras, a assessora jurídica da NTC&Logística, Gil Menezes abordou sobre o DT-e, em suas apresentações alertou as empresas associadas sobre o acompanhamento do tema, visto que a sua implementação trará impactos diretos nas operações de TRC. Ela destacou também que não será um documento único de transporte, mas sim uma plataforma tecnológica que pretende unificar as informações e obrigações do segmento e sua implementação depende da publicação de norma do Governo definindo um cronograma que está previsto para o final do mês de agosto.

“A NTC&Logística sempre apoiou a criação de um único documento de transporte, substituindo todos os demais. Não sendo possível ela vem atuando junto ao Governo de forma propositiva para melhoria na implementação do documento”, comentou Menezes.

Outro assunto tratado foi a MP 1153/2022 que trata da DDR e também sobre o gerenciamento de risco, onde o representante da Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento (GRISTEC), Reginaldo Caparino comentou como o gerenciamento de risco pode contribuir para o transporte.

Ele deu exemplos claros de medidas que podem ser tomadas uma vez que o transportador for o único responsável pela contratação do seguro como a gestão poderá apoiá-los em termos de produtividade e resultados na mitigação de riscos.

Finalizando as palestras, o assessor técnico da NTC&Logística, Lauro Valdivia comentou sobre os principais fatores que influenciam a produtividade nas operações de transporte.

Ele passou informações de como acompanhar o processo nas empresas e também destacou pontos importantes que precisam ser vistos com mais atenção nas operações das transportadoras para que haja maior produtividade, com menos recursos financeiro investido.

“É muito importante olhar de perto todos os fatores e custos que influenciam a operação transporte para que revejam suas atividades e tomem as melhores decisões para a manutenção e longevidade das empresas transportadoras”, finalizou.

Durante o evento também houve participação das empresas patrocinadoras, divulgando seus serviços e apresentando novidades para os presentes.

O Seminário Itinerante – Edição São José do Rio Preto foi uma realização da NTC&Logística por meio do Núcleo COMJOVEM São José do Rio Preto, tendo como entidades anfitriãs a FETCESP e o SETCARP, com o patrocínio da BLBROKERS, EMASFI, FENATRAN, IVECO, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus. Contou com o apoio logístico da Braspress, e o apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL, FUMTRAN e da GRISTEC.

[masterslider id=”18″]