Flat Preloader Icon

Sindicar completa 15 anos em Carazinho

por | ago 26, 2020 | Notícias

Fonte: Jornal da Manhã
Chapéu: Entidades

Entidade criada para apoiar empresas do transporte de cargas também atua em outras frentes de interesse da comunidade, como asfaltamento e duplicação de rodovias e campanhas de auxílio por conta da pandemia de Covid-19

Em 2002 um grupo de empresários formou uma associação para defender interesses dos transportadores de Cargas de Carazinho e região. Três anos mais tarde, em 2005, formou-se um sindicato com personalidade jurídica. Assim, em 26 de agosto de 2020 está completando 15 anos de atuação. A carta sindical foi concedida pelo Ministério do Trabalho em 2006.

Em junho de 2015, já com o presidente Moises Santos, o Sindicar envolveu-se na instalação da unidade local do Sest/Senat, um sonho antigo, para atender os trabalhadores do transporte e seus familiares na área da saúde. Entre os serviços ofertados estão odontologia e fisioterapia. No Sest/Senat, a categoria também tem a disposição cursos profissionalizantes e de atualização, como direção defensiva e econômica.

Entre os serviços ofertados pelo Sindicar, atualmente, está o cadastro de empresas junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT e o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas e realização de convenções coletivas junto com o sindicato laboral.

O Sindicar também tem se empenhado em várias ações sociais, entre elas doações de alimentos e agasalhos para entidades que atendem pessoas em vulnerabilidade social. Este tipo de ação ocorre mais de uma ver por ano e objetiva minimizar as dificuldades de pessoas que estão sem trabalho ou que sofrem em razão de alguma doença que as impossibilitam de trabalhar.

Atualmente, o Sindicar é presidido por Moises Knopf dos Santos e tem como vice-presidente João Schwengber, mas todas as diretorias tiveram papel fundamental na construção da trajetória de sucesso da instituição. A entidade tem suporte também, na Federação das Empresas de Logística e Transporte do Rio Grande do Sul – Fetransul, presidido atualmente por Afrânio Kieling.

Em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, a entidade empenhou-se em auxiliar financeiramente o Hospital de Caridade de Carazinho – HCC. Também realizou campanha de arrecadação de agasalhos, alimentos e máscara para a secretaria de Desenvolvimento Social de Carazinho, que distribuiu para famílias assistidas. O Sindicato  também distribuiu mais de  três  mil máscaras  para as  empresas  associadas e  seus colaboradores.

O Sindicar ainda se envolve em várias questões de interesse da comunidade, junto com outras entidades de classe e o poder público. Um dos exemplos foi a participação na cobrança por asfaltamento da RS 142, entre Carazinho e Não-Me-Toque, inaugurada em março deste ano.

Representantes do sindicato foram até Cruz Alta levar a reivindicação para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT da manutenção e duplicação da BR 386, entre Carazinho e Lajeado, e da BR 285, entre Carazinho e Passo Fundo. Como possui estreitamento com alguns deputados federais, o Sindicar também encaminhou correspondência sobre estes pleitos ao Ministério dos Transportes.