Flat Preloader Icon

Transcares aposta em curso dedicado a operações de transporte

por | abr 10, 2023 | Notícias, Outros

Fonte: Transcares
Chapéu: Treinamento

Uma das principais apostas do Transcares para reforçar seu calendário de treinamentos, foi o Curso Operações de Transporte, realizado no último mês, em formato presencial, e foi um sucesso. O projeto foi uma indicação da assessora contábil e tributária do sindicato, Mônica Porto, que foi também a responsável pelas três horas de aula, ela preparou um material com todos os conceitos da operação no transporte e regras relacionadas a documentos que integram o segmento. A turma reuniu 27 profissionais de empresas transportadoras, com atuação nas áreas operacional e comercial.

Na avaliação de Mônica, a turma entendeu o propósito do curso, levantando dúvidas acerca da documentação fiscal que as empresas precisam emitir, bem como dos impactos que os erros, por menores que sejam, geram na sua rotina.

“Eles entenderam a relevância do assunto, afinal tratamos dos muitos erros que envolvem documentação fiscal e quando falamos dela estamos falando de receita da empresa. Pois, se um profissional do setor financeiro emite determinado documento fiscal, envia ao cliente e este identifica algum erro, o documento volta e isso gera atraso no recebimento. Sem falar na questão do retrabalho”, explicou.

Além de levar ao curso “detalhes pormenores que muitas vezes as pessoas não sabem tratar” – nas palavras da própria Mônica –, ela ainda abordou mudanças contábeis que já aconteceram este ano, como ajustes de Sinief, alterações no CT-e de anulação e questões relacionadas à impressão de documentos fiscais do manifesto do CT-e e novas alíquotas que entraram em vigor em vários estados.

E embora o curso tenha sido pensado, a princípio, para o setor operacional, ela diz que equipe do setor comercial aproveitou o conteúdo. “Muitas vezes, o comercial quer prestar um determinado serviço, mas é brecado. Então, focamos também naquilo que pode e o que não pode ser feito para otimizar a operação, a produtividade e a prestação do serviço”. Concluído o curso, Mônica Porto espera que os participantes disseminem o que foi aprendido. “Todo mundo interagiu, perguntou, participou. Mas o que foi aprendido tem que circular porque muitas situações que mostrei podem fazer com que a empresa pague mais tributo por estar fazendo uma operação errada”, alertou, defendendo, ainda, que o curso entre de vez no calendário do Transcares, no primeiro trimestre, para que as transportadoras tenham a oportunidade de aprender mais e iniciar o ano já com todos os subsídios para manter a parte fiscal e tributária na direção correta.